Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Links patrocinados: o que são e como fazer uso dessa ferramenta de marketing

Umas das melhores ferramentas de marketing digital são os links patrocinados. Contudo, é preciso entender bem como eles funcionam e a maneira correta de utilizá-los. Portanto, conheça um pouco mais sobre eles e descubra como incluí-los em sua estratégia.

O que são links patrocinados?

Esses links são anúncios simples em forma de texto achados em páginas de busca. Desse modo, eles ficam em destaque no topo da primeira página de resultados do Google, por exemplo.

Os links são mostrados com a identificação de anúncio e têm relação com o tema pesquisado. Então, você com certeza já deve ter visto alguns deles ao buscar algo na internet. 

Anúncios da era digital

Essa categoria surgiu com o marketing digital, que tem crescido nos últimos anos, bem como, tem se espalhado por toda a web e pelas redes sociais. Por isso, novas formas de divulgação surgiram para que o mercado esteja adaptado a essa realidade.

pessoa segurando um celular com a página de cadastro do Google aberta
Legenda: Os links patrocinados aparecem no topo da primeira página de motores de busca. Imagem: Freepik.

Quais os principais tipos de links patrocinados?

Existem hoje quatro tipos de links patrocinados, que se relacionam com a interação do usuário. Nesse sentido, o tipo escolhido também tem a ver com a estratégia usada pelo vendedor. Então, eles se dividem da seguinte forma:

  • Custo Por Clique (CPC): o anunciante faz o pagamento a cada clique;
  • O Custo por Mil Impressões (CPM): pagamento após mil visualizações/impressões;
  • Custo Por Ação (CPA): o usuário precisa fazer alguma ação no site;
  • O Custo Por Visualização (CPV): o valor é pago a cada pessoa que ver o anúncio.

Qualquer um desses tipos precisa ser pensado e analisado para definir qual mais se encaixa com o planejamento. Dessa forma, ele precisa estar de acordo com o público-alvo e o veículo de anúncio, por exemplo.

Custo por clique e as estratégias de marketing

O CPC requer que se analise o tipo de publicidade, o produto e o serviço. Além disso, se deve pensar no valor que o anunciante está disposto a pagar pelo clique. Isto é, sem deixar de considerar o retorno de interação esperado com os links.

Com esses detalhes em mente, o time de marketing deve criar um bom plano. Dessa maneira, o risco de um resultado negativo será menor, assim como, as chances de prejuízo.

Por que usar links patrocinados na sua estratégia?

Enquanto muitos são contra o tráfego pago, outros sabem usar os links patrocinados do modo certo. Ou seja, sabem ter um equilíbrio entre essa forma e os resultados orgânicos. Portanto, dá sim para aproveitá-los para se ter alguns benefícios.

Baixo investimento e muitos resultados

Mesmo as empresas iniciantes podem ter as vantagens sem precisar gastar muito. Afinal, com poucos recursos para investir, ainda há como ter um retorno. Então, depois que o negócio evoluir, pode-se aumentar o investimento.

Nos dias atuais, é fácil medir os resultados que podem ser alcançados por meio dessa estratégia. Desse modo, pode-se usar as funções de análise das plataformas. Assim, é outra maneira de evitar riscos por meio de mudanças no marketing.

Aprenda a usar os anúncios de forma estratégica

Com os links patrocinados, você consegue direcionar seu anúncio para o público correto. Dessa forma, todos aqueles que o verem serão justamente os que têm interesse em comprar seu produto.

O que considerar antes de usar os links patrocinados?

Antes de planejar uma campanha de publicidade e comprar anúncios, ter um bom plano é necessário. Por isso, existem alguns passos a se seguir para se investir nas coisas certas e, assim, obter a diferença nos resultados finais.

Elementos vitais para a sua estratégia de marketing

Primeiro, é crucial definir todos os custos que a campanha vai gerar e entender como equilibrá-los. Dessa maneira, é ideal que tenha um profissional de marketing interno ou terceirizado. Então, ele fará as análises para unir os gastos com o retorno esperado.

Quanto menor for o valor gasto com os anúncios, mais demorado será o ganho. Portanto, encontrar esse equilíbrio é vital para não investir mais ou menos que o necessário.

Você também pode decidir por colocar um valor alto na campanha desde o início. Assim, pode obter resultados muito mais rápido com o tráfego adquirido. Contudo, ela também terá que ser muito bem estruturada para atingir esse objetivo. 

Conheça bem o seu público para direcionar sua campanha

Outra questão vital é conhecer bem o seu público-alvo para que a campanha funcione. Desse modo, é preciso definir, por exemplo, se ela será voltada às redes sociais ou outros canais.

Cada tipo de usuário se comporta de uma maneira, então, é preciso que o anúncio se adapte a isso. Além disso, é essencial que ele esteja alinhado com a persona do seu negócio.

pessoa segurando uma caneta analisando na tela do computador vários gráficos diferentes
Legenda: Para se usar links patrocinados é preciso um bom planejamento. Imagem: Pixabay.

Veja 5 benefícios do uso dos links patrocinados

Ao optar pelo uso dos links patrocinados, você consegue ter alguns benefícios para seu plano, bem como, um aumento eficaz dos lucros, quando usados da maneira correta. Assim, as vantagens que poderá adquirir são:

  • Um retorno mais rápido;
  • Mais conversões;
  • Acelerar resultados de outras estratégias;
  • Redução dos custos com o marketing.

Pode-se dizer que de forma resumida, os benefícios giram em torno de ter mais resultado em pouco tempo. Dessa forma, investir nesse tipo de tráfego pode sim valer a pena mesmo que alguns sejam contra.

Fortaleça a sua marca com anúncios digitais

O último benefício é o fortalecimento que a marca adquire com esse tipo de anúncio. Isto é, quando o público está em contato direto com seus anúncios, sua marca será mais presente. Ou seja, ela vai permanecer na mente dos usuários.

Por esse motivo, eles vão perceber como o plano de divulgação é sólido. Então, estarão mais inclinados a querer saber qual a sua mensagem. Além disso, terão mais respeito pela marca mesmo antes de entrar em contato. 

Como usar os links patrocinados na prática

Agora que você tem essas informações sobre os links patrocinados e seus benefícios, é importante saber como praticá-las. Por isso, veja a seguir alguns passos para executar seu plano de modo eficaz.

Passo a passo para uma estratégia inteligente

Em primeiro lugar, é preciso definir o canal em que irá divulgar sua campanha, como as redes sociais. Desse modo, deve-se conhecer bem a persona que pretende atingir para direcionar os anúncios para os canais que ela utiliza.

Logo depois, devem ser definidas as palavras-chave, PCs, a serem usadas. No entanto, aqui deve-se ter um cuidado especial, visto que esses termos precisam ser condizentes com seu público.

Outro passo vital é ter um plano de divulgação para manter a frequência de postagem organizada. Assim, será possível ter anúncios de tipos variados além de não se perder com o fluxo.

Por último, não se pode esquecer de mensurar os resultados para ver o que funciona e o que precisa ser otimizado. Assim, esse estudo constante é que vai te ajudar a alcançar seu objetivo.

Principais canais para usar links patrocinados

Agora você já sabe que é vital saber em qual canal divulgar seus links patrocinados. Nesse sentido, existem várias opções com seu próprio público e as principais hoje em dia são:

Todos esses canais requerem um modelo próprio de anúncio que condiz com a proposta de cada um. Por isso, é preciso conhecer bem aquela que escolher para garantir bons resultados.

Arte que tem um celular como centro dela e dele, sai uma mão segurando um megafone. Nas laterais da imagens tem-se vários ícones menores representando as redes sociais
Legenda: Os links patrocinados devem se adaptar aos canais de divulgação. Imagem: Freepik

Escolha o canal ideal para o seu negócio

Apesar de terem muitas opções, nem todas vão se encaixar no seu tipo de marketing, bem como, com o público-alvo que se quer atingir e atrair para o seu produto. Dessa maneira, é preciso estar alinhado com sua persona para não ter prejuízo com a escolha.

Qual a importância do uso das palavras-chave nos links patrocinados?

Além de estarem ligadas ao custo por clique, a palavra-chave tem outra função. Nesse sentido, elas são responsáveis por levar o usuário até você. Pois, para que seu anúncio apareça, ele precisa estar no padrão de busca.

Por esse motivo as palavras-chave devem ter uma atenção especial em seus planos. Além disso, existem técnicas para melhorar o uso delas e garantir um resultado mais satisfatório. Isto é, por meio do uso do SEO.

SEO para ranquear seus anúncios

O SEO consiste em métodos orgânicos para melhorar o ranqueamento das publicações de um site nos motores de busca. Ou seja, é uma forma de ganhar ainda mais destaque no universo online.

Isso fará com que seus posts apareçam na primeira página de buscas de forma natural. Desse modo, quando usado junto aos links patrocinados, resultará em um maior retorno para sua marca.

Elementos SEO para links patrocinados

As técnicas SEO trabalham muito com as palavras-chave mencionadas no tópico anterior. Portanto, é possível usá-las para garantir mais visibilidade às suas publicações. Assim, é mais um elemento que pode ser utilizado para potencializar sua campanha.

O que é retargeting e como usar na sua estratégia de marketing?

Em um site configurado para retargeting, se um usuário não finalizar uma compra, ele ainda verá anúncios do produto. Ou seja, por meio dos cookies instalados no navegador, as ferramentas de divulgação podem encontrá-lo de novo.

Isso faz com que seus anúncios apareçam nos mais variados canais que o usuário acessar. Dessa forma, todos que já interagiram com sua marca continuarão em contato com ela. Assim, terá mais chances de vender seu produto de acordo com o real interesse do público. 

Crie autoridade para sua marca

Por meio do retargeting, também é possível aumentar a autoridade da sua marca. Isto é, quanto mais o usuário notar sua presença, mais ele vai entender que há uma autoridade naquele nicho. Dessa maneira, sua percepção sobre a mesma será ainda melhor.

Como otimizar sua campanha de anúncios?

Organização é um fator crucial em uma campanha de anúncios e que confere maior otimização a ela. Por isso, existem algumas ações a se tomar para que isso seja possível. Agora, confira alguns exemplos do que pode ser feito:

  • Montar um calendário de postagens;
  • Definir os horários de publicação;
  • Adaptar os anúncios aos canais de divulgação escolhidos.

Seguir esses passos fará com que a campanha seja mais fluida e fácil de gerenciar, bem como, contribuirá para o seu sucesso, visto que, cada passo dela foi planejado e pensado.

Nem sempre os anunciantes valorizam esse detalhe da organização, em especial aqueles que buscam retorno rápido. Como consequência, muitos terminam frustrados e até perdem dinheiro por executarem as ações sem pensar.

Acompanhe seus anúncios e ajuste o seu orçamento

Verificar as métricas e os resultados dos anúncios é algo que deve ser feito com frequência. Afinal, essa é a forma de se entender se a estratégia deu certo e, também, é possível saber se é preciso ajustar o orçamento. Nesse sentido, o acompanhamento permite:

  • Investir onde for mais necessário no momento;
  • Identificar problemas na campanha;
  • Manter os anúncios mais atrativos;
  • Realizar ajustes gerais nas ações de marketing.

Tudo depende de uma boa gerência para evitar prejuízos financeiros. Ou seja, todos os elementos estão ligados e influenciam de forma direta nos gastos com a divulgação. Desse modo, é vital que se dê atenção a todos os detalhes.

arte com mega fone de fundo e símbolos espalhados nas suas laterais como moedas, gráficos e lâmpadas. No centro da imagem tem-se quatro pessoas em uma mesa como se estivessem discutindo sobre um tema importante
Legenda: Os links patrocinados são mais eficazes com um orçamento planejado. Imagem: Freepik

Vale a pena usar links patrocinados na sua estratégia de vendas?

Com todos esses detalhes que você adquiriu, agora está claro que links patrocinados valem a pena. Então, relembre a seguir alguns dos pontos que justificam essa afirmação:

  • Rápidos resultados de crescimento;
  • Acelera as estratégias de marketing;
  • Redução de custos, quando usados de forma estratégica;
  • Maior exposição ao público-alvo;
  • Fortalecimento da sua marca.

Além de ser vantajoso, esse tipo de link pode sim ser usado em conjunto com outras estratégias. Nesse sentido, ainda que o modelo orgânico seja importante, é possível ter mais retorno com os dois. 

Vale lembrar,porém,  que para que tudo dê certo é necessário ser cuidadoso em cada passo. Aliás, muitos planos fracassam pelo desleixo e falta de atenção na execução dos mesmos.

Também deve-se fazer uso de outros métodos, como o próprio SEO e criação de um bom conteúdo. Assim, fica muito mais fácil obter resultados positivos e dar o devido destaque que a sua empresa merece.

Seja o primeiro a ser notificado, sempre que um novo artigo ser publicado

Deixe uma resposta

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes