Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Planejamento de conteúdo em vídeo: entenda como essa estratégia é importante

O planejamento de conteúdo em vídeo é de suma importância para superar as expectativas do seu público-alvo com esse material, então, saiba tudo sobre o tema.

Ter um bom planejamento de conteúdo em vídeo é importante, ainda mais que no marketing digital nada é ao acaso. Portanto, saiba como definir suas metas e como agir ao adaptar conteúdo para o formato e atingir as expectativas de quem consome da sua marca.

O que é planejamento de conteúdo em vídeo?

Planejamento de conteúdo em vídeo consiste em colocar no papel o que será preciso para produzir um material, para se antever a possíveis problemas. Do mesmo modo, é possível ainda definir quanto vale o seu conteúdo e se vale a pena seguir com o mesmo.

Planejamento de conteúdo em vídeo: a imagem mostra uma pessoa gravando um vídeo
Um bom planejamento de conteúdo em vídeo pode te ajudar a criar materiais virais. Imagem de Freepik

Definir esse dado ainda tem vantagens para quem pretende trabalhar com a área. Portanto, vai te ajudar na hora de precificar o seu serviço, por exemplo.

Aproveite as tendências do vídeo marketing

Você deve aproveitar as tendências de vídeo marketing para saber como prosseguir e direcionar o seu conteúdo em vídeo. Afinal, isso vai te ajudar a:

  • atrair clientes e/ou leads mais qualificados;
  • converter mais pessoas;
  • prender a audiência.

Com um bom plano no papel e uma ação dedicada, pode se tornar mais fácil criar vídeos virais para estratégia digital. Então, sempre planeje tudo e cumpra à risca, mas esteja aberto à possíveis mudanças que forem precisas no processo para não comprometer tudo.

Como pensar um planejamento de conteúdo em vídeo?

Para quem deseja iniciar um planejamento de conteúdo em vídeo, é ideal respeitar todas as etapas do processo. Além disso, é preciso pensar também em como será a distribuição do material gerado.

Sempre fique atento ao plano para evitar possíveis “furos” na sua estratégia de criação de conteúdo em vídeo. Por isso, siga algumas dicas presentes a seguir.

Pense com calma

Evite se precipitar em como começar o seu projeto. Por outro lado, também não adie muito e não espere iniciar tudo o mais perfeito possível, já que, em suma, você precisa basicamente de:

  • um celular em mãos;
  • suas redes sociais ativas e em pleno funcionamento;
  • muito trabalho.

Vale destacar que você precisa de um bom cenário e um contexto para os materiais que irá produzir. No entanto, não pense que as coisas irão cair do céu, pois não acontece bem assim na prática.

O trabalho pode ser árduo

O trabalho pode ser árduo e precisar de muita dedicação. Por isso, não desista quando faltar forças e sempre mantenha viva:

  • a vontade;
  • o esforço;
  • a perseverança;
  • o planejamento de conteúdo em vídeo.

Afinal, mesmo que as coisas não estejam boas no começo, planejar é a maior garantia de que o seu trabalho possa dar frutos. Portanto, jamais deixe essa etapa de lado ou pense que é a menos importante, pois ocorre o contrário na prática.

Nada é por acaso

Nada na vida é por acaso, e no marketing digital ou de conteúdo isso não seria diferente, claro. Assim, a etapa de planejar suas ações é o que vai te levar para o resultado esperado, por exemplo.

Qual o passo a passo para um planejamento de conteúdo em vídeo eficiente?

Em suma, existem oito passos simples que vão te ajudar no planejamento de conteúdo em vídeo para que ele seja mais eficiente. Por isso, veja a seguir quais são os principais tópicos e leve todos em conta.

1. Objetivo

O objetivo é o motivo que te fez apertar o play para produzir conteúdo em vídeo. Portanto, é tão importante quanto a etapa de definir um tema para os seus materiais, por exemplo, o que também pode ser uma tarefa que demanda um bom esforço.

Termômetro para seus resultados

Em geral, o motivo será o termômetro para deixar sempre a sua produção de conteúdo no nível hard. Portanto, sempre faça análises precisas para saber se a sua estratégia está indo por um caminho positivo ou negativo, de acordo com seu planejamento.

Planejamento de conteúdo em vídeo: a imagem mostra uma pessoa gravando vídeo
Um bom planejamento de conteúdo em vídeo te ajuda a atrair mais leads. Imagem de master1305 em Freepik

2. Quem é seu público-alvo?

Um passo muito importante é saber quem é o seu público-alvo, para entender como será a produção do conteúdo. Dessa forma, você consegue entender qual arquétipo cairá melhor para o que pretende, por exemplo.

Defina suas personas

Sempre saiba quais são as personas do seu negócio, para que você não dedique esforços em algo que não trará retorno nem a curto e nem a longo prazo para a sua marca. Nesse sentido, nenhum esforço antes de começar a produzir o conteúdo será em vão.

Analise bem o mercado

Veja sempre como está o mercado, para saber qual a melhor hora de “mostrar a cara”, por exemplo. Do mesmo modo, é preciso fazer essa análise mais precisa para saber o que os concorrentes já fazem e o que precisa ser mudado ou melhorado internamente.

3. Defina o tipo de conteúdo

Defina qual será o tipo de conteúdo que deseja apresentar ao seu público-alvo, para fugir o mínimo possível da sua estratégia principal. Então, sempre pense em como deixar essa pessoa cativada pelo seu material e muito mais propensa a consumir mais.

Conduza seus leads no funil de vendas

A ideia é sempre pensar em formas de levar seu lead pelo funil de vendas e sempre conduzir o mesmo para as próximas etapas. Desse modo, o foco principal deve ser sempre a conversão no fim das contas, por exemplo.

4. Não subestime os roteiros

Jamais subestime a importância de ter um bom roteiro na sua estratégia de vídeo marketing. Afinal, não são apenas as grandes produções que precisam de um norte, já que a ideia é diminuir a timidez e organizar suas falas.

Facilite seu trabalho

Deixe tudo mais simples com um roteiro, mesmo que você não tenha costume de trabalhar com esse tipo de material. Com isso, será mais fácil conseguir lidar com as mudanças na forma de trabalhar.

5. Equipamentos a usar

Sempre pense bem no que irá precisar para criar um conteúdo relevante e minimamente interessante. Assim, faça uma análise do que irá precisar para tal, como quais equipamentos serão necessários para trabalhar de uma forma mais eficiente.

Imagem

Os celulares tem uma boa câmera hoje em dia e em grande parte dos modelos. Dessa forma, já exclui a necessidade de um aparelho próprio para filmagens, caso consiga configurar bem seu smartphone para isso, além de pensar em um bom suporte para tal.

Som

A imagem pode até ser boa, mas você precisa considerar também a qualidade da captação de áudio. Então, procure por bons microfones e que possam ser acoplados ao aparelho de filmagem que você já usa atualmente para ter bons resultados.

Cenário

O cenário também é muito importante para a produção de um bom vídeo. Isso porque, ele deve transmitir uma sensação de harmonia com o público e com o conteúdo principal do material, então, o que irá dizer isso é o estudo de suas personas, por exemplo.

6. Pós-produção

Depois de pronto, certifique-se de que seu conteúdo segue à risca o seu roteiro e que cuidou de todos os detalhes. Em seguida, analise a pós-produção, etapa que pode ser tida por muitos especialistas como a mais importante de todas.

Planejamento de conteúdo em vídeo: a imagem mostra uma pessoa gravando vídeo
O planejamento de conteúdo em vídeo é o que define seu sucesso ou fracasso na estratégia. Imagem de artursafronovvvv em Freepik

Cuidado com esse tópico

O tópico merece atenção porque é aqui que você decide o que mais deseja incluir no vídeo. Assim, é possível fazer:

  • edições ou cortes no material;
  • incluir logomarcas, por exemplo;
  • usar efeitos.

Sempre veja e reveja todo o vídeo para analisar quais são os melhores locais e momentos para usar esses dados. Desse modo, seu conteúdo será o mais enxuto e direto possível.

7. Tenha um calendário

Opte por ter um calendário editorial, a fim de te ajudar a controlar a produção e publicação dos vídeos. Com isso, defina a frequência de posts e o tamanho dos conteúdos que serão lançados, de acordo com a hora ou dia da semana.

8. Confira sempre os seus resultados

Faça análises periódicas e constantes dos resultados do seu planejamento de conteúdo em vídeo. Desse modo, você consegue definir se a sua estratégia vale a pena e se a sua equipe caminha para atingir todas as metas.

Como proceder?

Ao primeiro sinal de falha nos resultados, pare e veja onde ocorreu o erro. Em seguida, faça uma análise se vale a pena corrigir ou continuar com o planejamento, bem como, se é hora de mudar um pouco a ideia.

Como fazer um checklist para o planejamento de conteúdo em vídeo?

Ter um checklist é uma garantia de cumprir todas as etapas do planejamento de conteúdo em vídeo da forma certa. Portanto, para fazer uma lista de checagem é preciso definir todos os seus objetivos de antemão.

Passo a passo para o checklist

Após definir suas metas e objetivos a curto, médio e longo prazo, é hora de fazer o seu checklist. Então, a lista de checagem deve ter os seguintes pontos, para não ficar incompleta:

  1. definir as personas;
  2. escolher o tipo de vídeo;
  3. crie um roteiro;
  4. faça uma seleção de equipamentos necessários;
  5. invista no pós-produção;
  6. mantenha um bom calendário de postagens e produções.

Por último, mas não menos importante, faça análises frequentes dos resultados obtidos. Assim, você evita aquele medo de esquecer de algo importante.

Por que fazer um planejamento de conteúdo em vídeo?

O planejamento de conteúdo em vídeo é fundamental para produzir algo que seja pelo menos próximo à perfeição. Além disso, é a garantia de que seus esforços serão bem direcionados.

Saia na frente dos concorrentes

É ideal planejar tudo com maestria para sair na frente dos concorrentes. Desse modo, seja a marca a ser batida para não ter que correr atrás do prejuízo.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes