Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O que é Airtable e como ele aumenta sua produtividade?

O Airtable é uma ferramenta de gestão e organização de dados que se destaca por ser simples, fácil e flexível no seu uso, e é capaz de automatizar as tarefas repetidas.

Usar o Airtable na sua equipe pode tornar a gestão dos seus dados mais eficaz, bem como aumentar a produtividade do time. Conheça mais sobre essa plataforma neste texto, veja quais são os seus principais recursos e o que ela pode fazer por você.

O que é Airtable?

Airtable trata-se de uma ferramenta cuja finalidade é gerenciar dados e organizá-los de uma forma eficaz, muito similar a uma planilha. Em resumo, a sua interface se destaca por ser intuitiva e dinâmica, de fácil uso, no qual os usuários podem inserir elementos, como:

  • tabelas;
  • imagens;
  • vídeos;
  • textos;
  • ícones;
  • links;
  • entre outros.

O intuito é permitir que você crie uma base de informações importantes de maneira simples sem ter o domínio das principais linguagens de programação. A princípio, isso se traduz nos recursos e características que a ferramenta possui.

Você pode montar tabelas flexíveis como se fosse uma planilha para organizar os seus dados, ao passo que, elas são altamente customizáveis. Além disso, é possível criar uma relação entre elas, ajudando a conectar informações do seu projeto de várias partes dele.

Essa ferramenta de gestão de banco de dados também é perfeita para automatizar tarefas. Uma vez que, com ela você configura informações e integrações de atividades repetitivas.

Também permite a colaboração entre as equipes da mesma empresa em tempo real. Ou seja, um time que trabalha num mesmo projeto, por exemplo, pode compartilhar os seus dados com os demais membros do grupo.

Airtable: como essa ferramenta de dados ajuda a aumentar a sua produtividade
O Airtable é uma ferramenta de gestão de dados. Imagem de AlphaTradeZone no Pexels.

Para que serve a ferramenta?

A ferramenta serve como gestor de projetos, uma vez que com ela, você pode criar tabelas em formato de planilhas com as suas informações. Enquanto isso, ela dispõe de uma série de recursos vitais para você personalizar, bem como configurar o banco de dados.

Uma empresa que visa ter uma estrutura para armazenar e ter uma visão clara sobre os seus clientes também usam a ferramenta. Ao passo que ela permite não só a inserção de elementos sobre o consumidor, mas também os organiza de uma forma fácil e acessível.

São muitas as utilidades dessa ferramenta que você pode aplicar, pois ela é muito versátil. Afinal, toda empresa, organização ou até mesmo no âmbito pessoal, a organização de informações é vital para ter uma boa gestão do tempo.

Como funciona o Airtable e como usar os seus recursos?

O Airtable, funciona como um banco de dados ao organizar as suas informações. Todavia, para usá-lo, você pode optar pelo plano gratuito, que dispõe de ótimos recursos, ou pagar a assinatura Pro, com ainda mais atributos.

Depois concluir o seu cadastro na ferramenta, terá em sua tela uma interface intuitiva que se destaca por ser de fácil manuseio. A princípio, você irá criar tabelas como se fossem planilhas, com tamanhos e espaços do seu gosto, assim como campos para cada dado.

Visualize todo o seu projeto de várias formas, seja em grades, calendário Kanban ou galeria. Isso não só dá uma visão mais clara sobre as informações como permite a sua personalização, bem como organização e ajustes.

Outro ponto que vale ressaltar é a privacidade, uma vez que você define quais membros da sua equipe terão acesso à ferramenta. Além disso, mesmo que as pessoas que definiu para ver os dados, só vão poder fazer algum tipo de edição com a sua autorização.

Como o Airtable ajuda a aumentar a sua produtividade?

O Airtable ajuda na produtividade ao organizar os seus dados de uma forma mais simples. Em suma, isso significa que além de ter um local para gerir informações, você irá editá-las conforme as suas necessidades, ou da sua equipe.

Por falar nisso, a ferramenta é o recurso ideal para trabalhar em grupo. Em síntese, uma empresa que precisa que a sua equipe de marketing trabalhe com mais precisão e necessita de mais organização, pode usar a plataforma.

Airtable: como essa ferramenta de dados ajuda a aumentar a sua produtividade
O Airtable ajuda você a ser mais produtivo ao organizar melhor as suas tarefas e dados. Imagem de Pixabay no Pexels.

Automatizar tarefas 

No caso de tarefas que se repetem ao longo da sua rotina, você pode inserir na plataforma e automatizá-las para não precisar fazer sempre. Em suma, um exemplo disso são o envio de notificações, assim como atualizações de dados e campos, assim, economiza tempo.

Adaptação ao vários contextos

Essa ferramenta de gestão é muito flexível, permitindo o seu uso e vários tipos de contextos, desde rastrear inventário a gerir eventos. Ou seja, a depender da necessidade que você tenha, ela vai conseguir atender, além de tornar a experiência do usuário simples.

Fácil uso

Por ser de uso fácil e simples, não terá problemas para lidar com a ferramenta. Ou seja, além de oferecer recursos que otimizam as suas tarefas, você também fará isso da maneira mais acessível possível.

No caso de adaptar para um time cujo nível de conhecimento em softwares é baixo, a implementação da plataforma será fácil. Afinal, mesmo para quem tem uma noção básica, consegue lidar com ela em poucos passos.

Quais as dicas para usar os recursos do Airtable ao máximo?

Para usar o Airtable ao máximo, planeje como você pretende usar a ferramenta. Ou seja, o que deseja obter ao organizar os seus dados, eventualmente, considere a estrutura das informações e como elas se relacionam. contudo, avalie também:

  • explore os campos personalizados para atender às suas necessidades;
  • cria uma relação entre as tabelas;
  • automatize as tarefas que se repetem;
  • use fórmulas;
  • integre apps que você usa a plataforma;
  • controle quem pode acessar os dados do projeto;

Todas essas dicas têm como foco fazer com que você use a ferramenta de uma forma mais eficaz e lhe dê mais produtividade. Afinal, ela dispõe de uma gama de recursos de alto nível com funcionalidades bem úteis, além de ser uma plataforma de fácil uso.

Airtable: como essa ferramenta de dados ajuda a aumentar a sua produtividade
Para usar o Airtable ao máximo, planeje os seus dados e como usará as tabelas e espaços. Imagem de Lukas no Pexels.

Por que usar o Airtable?

O Airtable se destaca das demais por ser uma ferramenta simples e fácil de usar. Embora tenha muitas funções similares a maioria das ferramentas de dados, ela é uma interface intuitiva, o que a torna especial, além de ter:

  • personalização de tabelas avançadas;
  • faz relação com outras tabelas;
  • colaboração entre equipes em tempo real;
  • fácil acesso de qualquer dispositivo.

Isso e muito mais fazem parte dos motivos claros que destacam o quão eficaz é o uso dessa plataforma de gestão de informações. Por fim, ela pode ser a escolha ideal para a sua empresa, projeto e equipe, todavia, avalie sempre o que é melhor para seu trabalho.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes