Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Principais linguagens de programação: veja quais são elas e como escolher a ideal

Com as principais linguagens de programação um desenvolvedor pode criar sites do zero a partir dos seus objetivos, seja para e-commerce, blogs ou portais de notícias

As principais linguagens de programação criam sites do zero, mas com os conhecimentos certos. Todavia, é possível aprender tais conceitos, então veja neste artigo quais os “idiomas” mais usados para quais modelos de páginas eles são indicados.

Principais linguagens de programação: por que escolher uma para criar sites?

Com as principais linguagens de programação, você pode criar sites que sejam capazes de fazer várias funções para uma boa experiência do usuário ao exibir:

  • conteúdos;
  • vídeos;
  • imagens;

Entre vários outros tipos de informações, além disso, é uma ótima alternativa para quem busca criar um negócio online e divulgar seus produtos e serviços. 

Ao optar pela linguagem mais adequada, você terá uma página eficaz que oferece uma boa navegação para as pessoas que entrarem no site. Uma vez que, não basta apenas ter um marketing de conteúdo de excelência.

Todas as funções da página devem responder aos comandos do usuário sem falha, bem como ter rapidez no carregamento e uma estrutura de qualidade. Por isso, é vital escolher a linguagem de programação ideal para criar um website.

Neste artigo você vai conhecer quais são as principais e saber qual o diferencial que cada uma possui para fazer a sua escolha. Portanto, acompanhe todos os tópicos com atenção e confira os pontos mais importantes do texto.

Quais as principais linguagens de programação para a criação de sites?

As principais linguagens de programação para a criação de sites são o JavaScript, HTML e CSS, que, em tese, são as mais usadas no mundo. Mas, elas não são as únicas, uma vez que há várias opções que variam de acordo com a opção do desenvolvedor.

O tipo de página a ser construída também é outro ponto que irá influenciar nessa escolha, pois há linguagens mais simples para criar um site. Por esse motivo, o programador pode usar aquela que ele tem mais familiaridade ou que seja melhor para o seu trabalho.

Um aspecto que vale destacar neste artigo é que cada uma delas possuem objetivos diferentes e não são umas melhores que as outras. 

Para que o desenvolvedor tenha mais facilidade para criar os seus projetos, é vital conhecer as principais linguagens para a criação de sites. Dessa forma, poderá dar início às estratégias de marketing digital com uma página de qualidade, veja quais são elas a seguir.

principais linguagens de programação
Entre as principais linguagens de programação para sites estão JavaScript, PHP e Python. Imagem de Luís Gomes no Pexels.

JavaScript

O JavaScript é uma das linguagens mais comuns e importantes na criação de sites. Em síntese, a sua função é basicamente dar vida à ele, como ao clicar no produto de um e-commerce e abrir outra página de conversão.

São configurações simples mas que têm um papel essencial no desenvolvimento de um website para torná-lo mais dinâmico e interativo. Visto que, isso fará com que um negócio online consiga impulsionar as vendas, gerar leads e aumentar os seus lucros.

HTML

O HTML é bem mais básico para a criação de sites estáticos, embora não seja, muitas vezes, considerado uma linguagem para web. Isso porque ele é um conjunto de regras e códigos que ajuda o desenvolvedor a entender a estrutura da página e os seus elementos.

Vale frisar que a ferramenta também é bastante útil para a criação de conteúdo. Uma vez que o HTML ajuda a identificar os componentes que são vitais para o SEO básico, bem como os seus principais atributos.

CSS

O CSS é como um se fosse um complemento ao HTML, afinal, com ele você configura o layout da página ao seu gosto. Em suma, a ferramenta é vital para o desenvolvimento do design do site, por exemplo:

  • escolher as fontes do texto;
  • os backgrounds;
  • cores;
  • posição de todos os elementos.

Entre vários outros componentes que dizem respeito a parte visual, além de fazer a adaptação também para dispositivos mobile, como celular e tablet. Portanto, ao usar o HTML como base da criação do seu site, o CSS é uma boa opção para ajuste de layout.

PHP

O PHP é uma linguagem simples, muito indicada para o programador em seus primeiros passos. Em síntese, há alguns aspectos que destacam essa ferramenta que vão além de ser ideal para iniciantes, os exemplos disso são:

  • é uma linguagem open-source (código aberto);
  • não precisa de licenciamento;
  • para desenvolvimento back-end;
  • constrói sites mais dinâmicos.

Para que você tenha uma ideia mais clara sobre como funciona o PHP, imagine a criação de um negócio e-commerce. A linguagem permite elaborar sistemas de pagamentos online com base em seus códigos.

A sua função, a princípio, é fazer a comunicação do banco de dados com o servidor e na aplicação de recursos mais dinâmicos. Contudo, essa ferramenta de programação back-end é uma das mais usadas do mundo.

Python

A linguagem Python se destaca por ser uma das melhores para trabalhar com números, além do uso para desenvolvedores back-end. Em síntese, é uma das mais usadas em sites do mundo todo por ser versátil em diversos tipos de aplicações, por exemplo:

  • websites;
  • jogos;
  • aplicativos;
  • desktop.

Entre diversas outras finalidades, visto que ela é bem completa, o que a torna preferência por grande parte dos programadores do mundo. Além disso, vários sites usam a linguagem, como o Google, Youtube e Netflix, pois o Python interage bem com outros sistemas.

Ruby

A linguagem é para utilização em back-end e tem o código aberto, além de ser bem fácil e simples de lidar. Em suma, a ferramenta possui um framework cujo nome é Rails, que permite a criação de sites de uma forma bem mais rápida.

O fato de uma startup, ou pelo menos a maioria delas, optarem pela Ruby se deve justamente por essa velocidade de desenvolvimento. Por isso, a depender do seu objetivo, essa linguagem pode ser uma ótima opção.

principais linguagens de programação
Entre as principais linguagens de programação está a Ruby para uso em back-end. Imagem de Christina Morillo no Pexels.

Como escolher uma das principais linguagens de programação? 

Escolher entre as principais linguagens de programação requer que você tenha uma visão ampla sobre o projeto, ou seja, saber os objetivos do site. Nesse sentido, é importante frisar que não há uma melhor que a outra.

O que existe, na verdade, são funcionalidades diferentes de cada ferramenta e que podem atender bem algumas questões. Além disso, ao optar pela linguagem errada, a criação da sua página sofrerá atrasos, bem como aumento nos gastos com recursos e manutenção.

Também é importante citar que, caso queira um site mais simples, como blogs informativos, os “idiomas” mais simples serão bem úteis. No entanto, para quem quer algo mais dinâmico e interativo, as opções mais indicadas são aquelas com atributos mais avançados.

Comparação entre as principais linguagens de programação

A comparação entre as principais linguagens de programação, na verdade, se dá pelo fato de que cada uma tem funções diferentes. Por exemplo, quem deseja criar sites mais estáticos, no qual não há interação com as pessoas, os mais comuns são HTML e CSS.

Já para páginas mais dinâmicas, com recursos avançados no qual uma conexão com o usuário é vital, o JavaScript e PHP são recomendados. 

No mundo da programação, não é correto usar o termo “melhor” para comparar uma linguagem com a outra, pois tudo depende do projeto. Por isso, antes de criar o seu site, defina primeiro qual será o seu objetivo.

Quais vantagens as principais linguagens de programação trazem para criar sites?

Ao usar as principais linguagens de programação, você pode criar um site da forma como deseja e com todos os recursos que achar necessário. Desde fontes de texto, cores, planos de fundo, elementos interativos e muitos outros.

É importante citar também que o desenvolvimento do projeto terá um melhor desempenho ao fazer a escolha da ferramenta certa. Afinal, embora possa construir uma página web com todas elas, optar pela linguagem ideal lhe fará economizar dinheiro, bem como tempo.

Criação de sites modernos

As linguagens de programação mais completas ajudam a criar sites modernos que sejam capazes de trazer bons resultados para o cliente. Em síntese, as ferramentas ideais para esses projetos são o JavaScript, PHP, Python e Ruby.

Existem vários outros também que cumprem bem o seu propósito, no entanto, o uso vai depender da preferência e conhecimento do programador. 

Quem deseja ter uma e-commerce para vendas online, blogs, páginas de notícias e sites com alta rotação de conteúdo, essas linguagens são ótimas opções.

Qual o futuro das principais linguagens de programação para criar sites?

As principais linguagens de programação para a criação de sites tendem a crescer ainda mais com o tempo, bem como o mercado para desenvolvedores. Isso significa que o futuro é de ainda mais destaque para elas, como o:

  • JavaScript;
  • Python;
  • HTML;
  • PHP;
  • CSS.

Entre muitas outras novas que tão com cada vez mais destaque, além de uma expansão ainda maior para as suas aplicações. Por exemplo, no uso de apps e criação de sistemas, como já é feito por outras linguagens antigas, mas com muito mais recursos.

principais linguagens de programação
As principais linguagens de programação tendem a crescer ainda mais no futuro. Imagem de Negative Space no Pexels.

Por que conhecer as principais linguagens de programação para criar sites?

Conhecer as principais linguagens de programação permite que você saiba qual é a ideal para criar um site a partir do seu objetivo. Ou seja, a depender do tipo de página que o seu cliente quer ou para um portal próprio, por exemplo:

  • blogs;
  • landing pages;
  • e-commerce;
  • site de notícias.

Cada formato exige uma ferramenta mais básica ou completa e um conhecimento profundo sobre elas. Todavia, há aquelas que servem como complemento da outra, tal qual o HTML e CSS.

Para finalizar o artigo, é importante lembrar o leitor do quão benéfico é criar um site com linguagem de programação. Visto que, de acordo com o objetivo da página, poderá fazer com pouco custo, menor tempo e do seu jeito.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes