Prefere conteúdo pelas redes sociais? Então siga minhas redes para receber conteúdo em primeira mão.
Firewall o que é: entenda a importância para a segurança dos seus dados

Entender sobre Firewall o que é e suas vantagens é importante para navegar na internet com mais segurança e sem expor sua rede à ameaças cibernéticas.
Quando se trata de proteger a rede de uma organização, entender sobre firewall o que é é de suma importância para se sentir mais seguro ao navegar na internet. Por isso, saiba como funciona um firewall, veja quais são os principais tipos e como cada um pode ajudar.
Firewall o que é?
Firewall o que é é uma barreira de segurança que age como um guardião virtual entre uma rede interna de uma organização e a internet, em geral.
Assim, é ideal para monitorar e controlar o tráfego de dados que entra e sai da rede, com base em um conjunto de regras predefinidas. Por sua vez, as regras determinam quais conexões permitir ou bloquear, conforme configuração do usuário.
Para que serve o firewall?
O firewall serve, principalmente, para proteger uma rede de computadores, como uma barreira de segurança entre a rede interna e a internet. Nesse sentido, seu papel principal é monitorar e controlar tudo o que entra e o que sai dessa rede, além de:
- controlar acessos;
- monitorar atividades;
- aplicar políticas de segurança.
A ferramenta permite ainda a inclusão de políticas de segurança personalizadas, o que permite que as empresas controlem quais serviços, aplicativos e portas de rede são acessíveis para usuários internos e externos.

Firewall o que é e como funciona?
Existem diferentes tipos de firewall o que é e seu funcionamento depende de forma direta da sua configuração. Contudo, para maior eficiência é ideal combinar o uso dessa solução com um programa antivírus e antimalware.
Examine tudo na sua rede
A ferramenta examina informações, como pacotes de dados e baseia suas regras em endereços IP, portas de rede, protocolos de comunicação e outros critérios. Em suma, é possível ainda usar no caso da organização trabalhar com servidor dedicado ou sistema integrado.
Nesse sentido, quando um pacote de dados chega à rede, o firewall examina o cabeçalho para verificar se ele corresponde a alguma das regras definidas. Caso corresponda, o pacote recebe permissão para passar; caso contrário, é bloqueado.

Firewall o que é e quais são os tipos?
O Firewall o que é pode ter diferentes tipos, seja voltado à pacotes de dados ou ainda um firewall de aplicativos, por exemplo.
Firewall de pacotes
Nesse caso, o firewall examina cada pacote de dados que entra ou sai da rede e verifica dados e informações como endereço IP de origem e destino, portas utilizadas, protocolos de rede e outros dados relevantes. Assim, torna o tráfego na rede mais seguro.
Firewall de aplicação
Essa é uma solução focada na proteção de aplicativos específicos. Dessa forma, esse tipo de firewall monitora e controla o tráfego relacionado a um aplicativo em particular e pode inspecionar os dados transmitidos por esse aplicativo.
Ainda assim, a partir das análises, é capaz de tomar medidas para bloquear ameaças específicas. Por isso, é muito útil para proteger aplicativos da web contra ataques direcionados.

Firewall de próxima geração
Os firewalls de próxima geração ou NGFW incorporam recursos adicionais além da filtragem tradicional de pacotes.
Além disso, essas soluções podem incluir recursos como inspeção profunda de pacotes (DPI), prevenção de intrusões (IPS), controle de aplicativos, filtragem de URL e muito mais.
Esses firewalls oferecem uma camada adicional de proteção, o que permite uma análise mais avançada do tráfego de rede. Da mesma forma,
Firewall de hardware
O firewall de hardware, por sua vez, é um tipo de firewall que protege um dispositivo físico dedicado à segurança de rede. Assim, este é um dispositivo específico projetado para executar as funções de firewall de maneira eficiente e confiável.
Firewall de Software
O firewall de software é um tipo de firewall que você pode implementar para proteger softwares que atuam em sistemas operacionais.
Mas, ao contrário do firewall de hardware, não requer um dispositivo físico dedicado e pode ser instalado em uma variedade de plataformas, como computadores pessoais, servidores ou dispositivos móveis.
Você precisa fazer log in para comentar.