Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O que é latência? Descubra como ela pode prejudicar a experiência do usuário

Entender o que é latência de rede, de fato, é importante para qualquer empreendedor, afinal, é ela que está ligada de forma direta a eficiência do seu site e fluxo de vendas. 

Um empreendedor de sucesso precisa entender o que é latência. Isso porque, ela é um ponto importante que pode interferir na experiência do cliente. Então, se você quer propagar felicidade aos seus consumidores, saiba mais sobre esse conceito. 

O que é latência de rede?

Latência de rede significa atraso na comunicação no meio virtual. Ou seja, é como se uma pessoa clicasse em um comando em um site e ao invés dele responder de forma imediata, demorasse um tempo considerável. 

o que é latência
Entender o que é latência é compreender o quanto ela pode ser estressante para o usuário. Imagem de JESHOOTS-com do Pixabay. 

Uma das maiores vantagens da internet é que nela tudo funciona de forma instantânea. Desse modo, quando qualquer indivíduo acessa uma página, ele espera que ela responda a qualquer comando no momento em que ele for acionado. 

Por fim, vale mencionar que quando há latência na rede, não há como proporcionar uma boa experiência ao visitarem o seu site. Logo, fica muito mais difícil atrair clientes e avançar no funil de vendas

Como monitorar a latência de sua rede?

Para monitorar a latência, você deve acessar a rede de comando do computador. Em seguida, execute o ping e registre o tempo. Além disso, vale destacar que esse processo pode ser feito em um site específico ou em tudo de forma geral. 

É importante saber que se quiser, pode fazer todo o processo com um celular através de aplicativos específicos. Então, basta acessá-los e eles já vão mostrar o resultado. 

Como selecionar um site específico na web?

Para selecionar um site, o primeiro passo é encontrar um website que proporcione isso, caso o seu provedor não tenha a função. Depois, será necessário seguir um passo a passo bem simples:

  • desconecte todos os usuários da sua rede;
  • execute o teste de velocidade do seu site colando a URL.

Alguns sites oferecem a possibilidade de você comparar o seu provedor com uma página específica. Desse modo, será possível ver se o problema está na velocidade da sua internet pessoal ou no website. 

É necessário contratar um suporte?

Fazer o teste de latência de um site é simples para quem já tem familiaridade com a área. Além disso, vale mencionar que detectar o problema não significa saber resolvê-lo. Então, por todos esses motivos, é interessante ter um suporte. 

Caso a sua plataforma tenha algum provedor específico, vale a pena entrar em contato com o time deles para falar do ocorrido. Entretanto, caso ela tenha sido desenvolvida por uma equipe específica, o ideal é entrar em contato com o T.I.

Por que a latência influencia na velocidade de um site?

A latência é a relação entre o emissor do sinal de rede e o receptor. Então, seguindo essa lógica, quando um desses dois pontos falham, há perda de velocidade em um site. Desse modo, ela pode causar sérios problemas como:

  • desistência de uma compra por parte do cliente;
  • insucesso no marketing de indicação. 

A realidade é que ninguém vai indicar uma página que não tenha uma boa navegação. Isso porque, a própria experiência do indivíduo será tão frustrante que ele não vai querer que outros passem pelo mesmo. 

Como reduzir a latência para melhorar a velocidade do seu site?

A melhor forma de reduzir a latência para melhorar a velocidade de um site é investindo na CDN. Afinal, isso permite distribuir os dados de forma eficiente, evitando que a página fique sobrecarregada. Outra ação interessante é:

  • otimizar as imagens;
  • regularizar os rastreadores da web;
  • escolher uma boa plataforma de hospedagem. 

É importante evitar comandos desnecessários que tornem a página muito densa. Isso porque, quando essa ação acontece, fica mais difícil para carregar o conteúdo, o que piora a latência. 

O CDN só ajuda na latência? 

Muitas pessoas não sabem que o CDN ou Rede de Fornecimento de Conteúdo, ajuda muito na proteção do site. Assim, com ele você pode ter velocidade e segurança, dois fatores importantes para quem quer conquistar clientes

O que é latência e quais são os tipos?

Entender o que é latência sem conhecer os seus tipos é um processo falho. Então, para ficar claro, existe a de fibra e interrupção. Além dessas, ainda há a de storages. 

A primeira é quando um computador que está parado leva um tempo grande para responder aos comandos quando ligado. A segunda se relaciona ao período em que a luz leva para correr através do cabo de fibra óptica. 

Por fim, a última se refere ao tempo em que a matriz leva para concluir uma gravação ou leitura. Ou seja, o quanto pode demorar para acessar um conteúdo em um site ou blog.

o que é latência
Entende-se por o que é latência como a dificuldade em navegar nos sites com precisão. Imagem de fancycrave1 do Pixabay.

O que é latência de rede e qual a sua importância no SEO?

Quando relacionada ao SEO internacional ou não, pode-se dizer que o que define o que é latência é a união entre o desempenho, segurança e UX. Afinal, esses três pontos são responsáveis para que o seu site tenha uma boa posição no Google.

A realidade é que o sucesso em um dos buscadores mais famosos do mundo só acontece se o site for bom. Logo, ele precisa ser rápido, ter um marketing de conteúdo de qualidade e ter uma ótima construção visual. 

Qual a importância do Google para um site? 

Quando o seu site está bem posicionado, isso significa que você terá maior facilidade para conseguir clientes de forma orgânica. Isso porque, como ele passou pelos critérios do Google, significa que contém conteúdo excelente e é seguro. 

Não é novidade que grande parte dos indivíduos usam essa ferramenta de pesquisa como referência em suas pesquisas. Desse modo, se um consumidor quer comprar um imóvel, curso digital e outros, ele vai buscar nesta página. 

Por fim, é importante saber que mais de 90% dos usuários não chegam na segunda página de resultados do Google. Ou seja, quem deseja se destacar, precisa se empenhar na qualidade e considerar todos os detalhes. 

Qual a influência da latência no UX do seu site?

A UX diz respeito à experiência do usuário. Logo, quando a latência não está boa, significa que será impossível alcançar o sucesso do cliente, diminuindo assim, a taxa de conversão e o aumento do lucro. 

Qual a opinião das grandes empresas em relação a latência?

Grandes empresas como Uber, Natura e outros, investem muito para que o site não tenha latência. Desse modo, fica claro que a opinião delas é que esse é um problema que deve ser exterminado. 

Não é exagero dizer que, muitas vezes, o sucesso de uma página na internet está nos detalhes. Para ficar mais claro, tente pensar nas redes sociais mais famosas como Instagram e TikTok. 

Sob esse aspecto, pense que todas elas têm um ponto em comum que é fornecer conteúdos de qualidade e carregá-los com rapidez. Mas, caso isso fosse o contrário, a verdade é que hoje elas não teriam nem um terço de usuários ativos. 

O que é latência e como ter um bom site com pouco dinheiro?

Parte do o que é latência é lidar com a realidade. Então, se você não tem condições de ter o próprio site, use um hospedeiro. Ou seja, utilize plataformas que proporcionam essa possibilidade de ter a sua própria página de forma barata e eficiente. 

Em 2023, os melhores do mercado são Wix, Hostinger, Hostgator e Weblink. Isso porque, eles são simples, baratos e conseguem ter uma latência bem baixa. Além disso, eles oferecem designs bonitos e modernos que podem surpreender. 

A maneira correta para fazer o processo é acessando cada uma delas e realizando um estudo detalhado. Afinal, com isso, você verá os prós e contras de cada uma, bem como, conseguirá decidir qual atende melhor a sua necessidade. 

A latência pode falir um negócio?

Entender o que é latência significa saber que quando não cuidada, ela pode falir um negócio, ainda mais se ele for na íntegra virtual. Isso porque, os clientes vão deixar de acessar a sua página pela má experiência e com isso, não haverá vendas. 

Por tudo que exposto neste artigo, ficou claro que otimizar a latência em um site é uma necessidade e não um luxo. Portanto, qualquer empreendedor que quer fazer sucesso no ramo, precisa cuidar desse ponto com excelência. 

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes