Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Natura: uma história de sucesso no mundo do empreendedorismo

A história da Natura tem a capacidade de surpreender e inspirar qualquer um, afinal, ela mostrou que não há problema em mudar e a ousadia é essencial para o sucesso.

A Natura é uma empresa brasileira que se tornou uma líder no ramo de cosméticos. Mas, para isso se concretizar foi necessário resiliência e boas estratégias. Portanto, ela é hoje um exemplo de inspiração para todos os empresários e empreendedores do mundo.

Quando começou a história da Natura?

A história da Natura começou em agosto de 1969 e através do empresário Antônio Luiz Seabra. Assim, ele abriu uma pequena loja na Oscar Freire em 1974. Mas, depois de pouco tempo percebeu que criar um catálogo seria mais atrativo, por isso, fechou a mesma.  

Natura
Devido ao sucesso, hoje a Natura oferece linhas com cheiros inesquecíveis para todo o mundo. Imagem de freepik no Freepik

Para o fundador, a venda direta dos produtos conseguiria atrair um público maior. Isso porque, ao fazer isso você consegue criar um laço com o consumidor. Desse modo, ele será conquistado por pontos que vão além do próprio objeto. 

Após seguir a sua intuição, ele passou a investir de forma árdua em treinamento de vendas para aqueles que desejavam ser seus consultores. Portanto, em pouco tempo, a empresa se destacou no mercado e se tornou uma referência no mundo inteiro. 

Qual o método de vendas da Natura?

O método de vendas da empresa é oferecer produtos de porta em porta. Logo, para conseguir tê-los, você não precisa sair de casa. Mas, para evitar um peso desnecessário, via de regra, as vendedoras levam revistas para que a compra seja feita através delas. 

Existem lojas físicas? 

Com o passar dos anos, ela começou a abrir lojas físicas em shoppings, avenidas e até mesmo em aeroportos. Mas, a forma clássica ainda existe e é bem forte. Portanto, é possível encontrar diversos consultores que estão dispostos a irem ao seu encontro. 

O que a empresa mostra ao abrir as lojas físicas? 

Ao abrir os pontos físicos, fica claro que satisfazer as necessidades de todos os clientes é a sua prioridade. Além disso, ela mostra que criar oportunidades é possível. Isso porque, nem todo mundo tem tempo ou paciência para esperar o produto chegar em sua casa. 

De forma resumida, a marca exemplifica que se reinventar é importante no mundo dos negócios e que muitas vezes, fazer isso significa seguir o tradicional. 

Quais são as maiores conquistas comerciais da empresa? 

No aspecto comercial, a Natura se tornou uma verdadeira colecionadora de conquistas. Desse modo, até os dias atuais, a marca consegue surpreender aqueles que tomam ciência do fato. Mas, para ficar mais claro, veja quais são elas:

  • em 2016, conseguiu comprar a Emeis Holdings Ltda;
  • no ano de 2017, adquiriu a Rede Body da L’Oréal;
  • já em 2017, comprou a Avon. 

Todas as ações citadas foram fundamentais para que ela se tornasse uma marca a nível mundial. Contudo, claro que para ela isso ela teve que assumir riscos, mostrando que a ousadia é algo necessário para qualquer um que deseja crescer. 

É importante saber que através da primeira conquista citada, ela conseguiu iniciar o sonho de aumentar a visibilidade de sua empresa de forma mundial. Portanto, esse é um ponto que sempre estará marcado na história. 

Por que comprar a Rede Body da L’Oréal foi uma boa aposta? 

A Rede Body da Loreal, na época, era reconhecida em diversos países do mundo. Logo, ao comprá-la, ela já teria uma lista de fãs que confiam na marca. 

Ou seja, de certa forma, seria possível pular a longa etapa em busca da popularidade e com isso, adquirir o lucro de uma maneira mais rápida. 

O que comprar a Avon trouxe de bom? 

Ao comprar a Avon, a Natura conseguiu se tornar o 4º maior grupo de beleza do mundo. Afinal, houve uma ampliação em seus negócios de forma descomunal.

Só que, perceba que ao adquirir uma empresa norte-americana e com alta popularidade, e fato, esse resultado não poderia ser diferente.

Natura
A Natura conseguiu entender que a união certa de oportunidades pode ser a chave para o sucesso. Imagem de ArtPhoto_studio no Freepik

Quantas consultoras a marca possui nos dias atuais? 

Existem mais de dois milhões de consultores espalhados em cerca de 63 países. Assim, você pode encontrá-los no Brasil, Chile, Argentina, Peru, França, EUA e Venezuela. Contudo, apesar de ser uma quantidade considerável, ela ainda tem muito o que conquistar. 

Principais curiosidades sobre a empresa

A Natura é o tipo de empresa que se preocupa com tudo que a norteia, inclusive, o bem-estar dos seus funcionários. Desse modo, hoje em dia, é possível encontrar consultores que conseguiram abrir as suas próprias filiais com sucesso. 

Então, qual é o capital atual da Natura? 

Hoje em dia, o capital da Natura é de R$ 12.697.194.064,43. Contudo, se soma a esse valor todas as empresas que ela já comprou, mas ainda assim, esse é um número surpreendente. 

Quem pode ser um consultor da Natura? 

Para se tornar um consultor da marca é necessário ser maior de idade de forma natural e emancipada. Além disso, é crucial aceitar o termo de compromisso imposto pela empresa e realizar um treinamento e desenvolvimento de pessoas

Qual a importância do treinamento? 

Por ser uma empresa de grande renome no Brasil, muitas pessoas acreditam que não é necessário se esforçar para realizar as vendas. Mas, a verdade é que a reputação de um negócio é algo que deve ser trabalhado de forma constante.

Quando você realiza o treinamento, saberá alguns tipos de marketing que existem e como eles são necessários para convencer o público da compra. Ou seja, através dele, será possível mostrar que a Natura é uma boa escolha acima das demais marcas. 

A empresa ensina a ser um empreendedor? 

Algumas pessoas começam como consultoras e constroem a base para ter o seu próprio negócio. Então, se essa é a sua intenção, é vital observar como a empresa se comporta em todas as fases do funil de vendas. Assim, haverá uma boa chance de sucesso. 

Quais são os produtos líderes de mercado da Natura?

Os óleos corporais são os mais procurados entre os clientes fiéis da Natura. Isso porque, a empresa produz milhares de unidades todos os dias para suprir a demanda. Mas, a realidade é existem outros produtos que possuem o mesmo destaque, por exemplo:

  • perfume e creme facial;
  • maquiagem e protetor solar. 

É importante saber que a maioria dos itens citados possuem tanto a versão adulta quanto a infantil. Além disso, há uma grande variedade de tipos, cheiros e texturas. Desse modo, isso mostra o quanto oferecer opções diversas para o público é necessário.

Por que ter diversos líderes de mercado da mesma marca é importante? 

Alguns negócios quando estão no começo, acreditam que apenas um produto pode ser o pioneiro. Isso porque, ele vai representar a empresa por todo o mundo. Mas, a verdade é que seguir essa linha é um grande equívoco. 

Acontece que, no mundo, existe um número enorme de pessoas, onde cada uma delas têm o seu gosto pessoal. Logo, ao mostrar que a sua marca possui itens variados, você está deixando claro que ela pode se adequar a qualquer perfil.

Por sua vez, isso deixa claro que ela sempre está se reinventando. Outro ponto interessante é que quanto maiores as possibilidades, mais fácil será criar um bom marketing digital nas redes sociais. 

Isso porque, haverá mais possibilidades para criar uma boa campanha. Entretanto, é importante ter em mente que a qualidade e a quantidade sempre precisam andar juntas.

Natura
A Natura consegue extrair os melhores cheiros sem agredir o meio ambiente. Imagem de marymarkevich no Freepik

Como a Natura ajuda a criar um mundo sustentável? 

A Natura ajuda a criar um mundo sustentável ao banir os testes em animais para produzir os seus produtos. O fato citado aconteceu em 2000, quando quase nenhuma empresa tinha essa atitude. 

Mais do que isso, ela realiza diversos outros projetos que contribuem nesse objetivo, por exemplo:

  • em 2011, ela criou a EKOS, que usa a biodiversidade para produzir os seus itens;
  • no ano de 2007, ela criou a campanha Carbono Neutro;
  • em 2013, ela lançou a linha SOU que utiliza 70% menos plástico.

Por fim, em 2011, a empresa criou o programa Amazonas com o objetivo de enviar partes dos valores investidos para preservar a região. Então, fica claro que ela, de fato, leva a sério a vontade de preservar o mundo para as atuais e próximas gerações. 

É interessante saber que devido a sua postura, em 2017, ela ganhou o prêmio de “Empresa mais sustentável do ano”. Aliás, vale mencionar que esse ponto faz com que ela consiga ser a preferência entre os milhares de consumidores na hora da compra. 

Por que a história da Natura serve de inspiração?

A história da Natura mostra que ter ousadia, determinação e perseverança é algo essencial para qualquer um que deseja se destacar. Mas, ao mesmo tempo, ter cuidado e conhecer as suas personas é fundamental. 

Ou seja, o segredo é sempre criar um equilíbrio para obter o sucesso. Outro ponto importante é que a história da empresa mostra que erros podem acontecer e mudanças são necessárias.

Já que a primeira aposta do fundador era abrir uma loja física, mas com o tempo, ele viu que faria mais sucesso se investisse em catálogos. 

Caso o seu sonho seja se tornar um consultor ou um grande empresário neste ramo, use a história e valores dela como inspiração. Desse modo, em pouco tempo, você conseguirá colher resultados significativos. 

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes