Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Tráfego orgânico: saiba como ter mais acessos no seu site

Com o tráfego orgânico é possível atrair os usuários com interesse em seu produto ou serviço. Assim, não é preciso usar anúncios, basta saber como se promover para ganhar mais acessos. Contudo, o processo leva tempo, mas os lucros são bons e constantes. 

O que é tráfego orgânico?

Tem relação com o volume de acessos que um canal online recebe, mas sem anúncios. Dessa forma, é sobre a quantidade de pessoas que chegam ao seu site, redes sociais ou apps. Ou seja, trata-se de conquistar novos usuários com base em:

  • Conteúdo;
  • Interesse.

É normal que seja usado com uma estratégia de inbound marketing. Contudo, seu objetivo é levar até os clientes em potencial, um conteúdo que chame atenção e agrade. Por isso, precisa de planos para chegar ao público-alvo certo e levá-lo até sua página. 

home trabalhando no seu desktop
Legenda: O tráfego orgânico traz acessos para uma página sem o uso de anúncios. Imagem de ArthurHidden no Freepik.

4 tipos de tráfego

Sua divisão é em quatro partes, mesmo que os mais conhecidos sejam o pago e o orgânico. Assim, seus termos explicam como cada visitante chega até a alguma página ou site por meio do tráfego. 

Pago

A ideia é que as visitas aconteçam por meio de anúncios na internet. Portanto, pode ser com campanhas no Google ou outros sites que seus usuários tenham acesso frequente.

Direto

Quando alguém chega ao seu site de maneira direta, sem que outro canal a leve até lá. Contudo, é tráfego orgânico pelo fato de não precisar de anúncios pagos para ter essa visita.

Social

Esse jeito de acesso vem das redes sociais, por exemplo, o Facebook, Twitter, Instagram e Youtube. Assim, ao clicarem em links compartilhados por lá, estes levam a pessoa até sua página.

De referência

É um link que leva o usuário para outra página na internet. Ou seja, a pessoa não procura por você no Google, mas chega até o seu site por meio de outro domínio online.

Quais os 5 principais benefícios de investir em tráfego orgânico?

Uma das maiores vantagens do tráfego orgânico é chegar até as pessoas certas. Ou seja, no momento ideal em que procuram produtos ou serviços. Contudo, ainda tem vários pontos positivos em investir nessa estratégia como:

  1. Redução de custos;
  2. Escalabilidade;
  3. Tornar-se relevante;
  4. Não tem prazo para parar de usar;
  5. Cria relações.

Torna-se mais fácil prever os próximos caminhos a serem tomados para melhorar as estratégias. Assim, é possível criar uma base sólida com leads e ainda reduzir os custos de investimento. Aliás, a marca pode ganhar atenção dos usuários ao mostrar-se confiável.

Alvo principal das empresas

O tráfego orgânico ganha atenção de várias empresas nos dias atuais. Portanto, quando investem no marketing digital, também incluem esse método. Ele é útil para obter os resultados desejados, mas também por tornar o negócio escalável.

Há custos para atrair um número grande de visitas e alguns empreendedores não conseguem arcar com eles. No entanto, com essa técnica, quanto mais acessos, menor o gasto. Além disso, oferece a chance de fazer vendas a longo prazo e traz ganho de clientes. 

Como gerar tráfego orgânico em 3 estratégias?

Dentre as principais formas de conseguir usar esse tipo de tráfego, tem-se a criação de conteúdo. Ou seja, é essencial desenvolver blogs e sites, com base no seu perfil de cliente ideal (persona). Contudo, o que se deve seguir para ter total sucesso é:

  1. Marketing de conteúdo;
  2. SEO;
  3. E-mail marketing.

A ideia é fazer com que a sua página esteja ranqueada nos buscadores. Portanto, é preciso estar logo nas primeiras posições, quando as pessoas procuram por palavras-chaves. Assim, baseia-se no interesse dos usuários para achar o seu site, conforme pesquisas.

Invista em estratégias personalizadas

Uma das melhores formas de se comunicar com seus clientes é pensar em como chegar até eles. Por isso, mesmo com o tráfego orgânico, requer ter um plano completo. Então, pode usar até mesmo o marketing personalizado para complemento.

1 – Marketing de Conteúdo

Esse é um dos pilares que o marketing digital possui e seu objetivo é atrair clientes. No entanto, a ideia é criar para os usuários um conteúdo relevante. Então, há vários meios que podem ser utilizados para chegar aos consumidores:

  • E-books;
  • Vídeos;
  • Blogs;
  • Posts em redes sociais.

Serve para levar informação ao público-alvo, sem promover a marca de forma explícita. O objetivo é ajudar a resolver problemas. Assim, precisa ser feito de maneira espontânea e natural, sem criar pressão.

Persona

Trata-se do seu cliente ideal. Dessa forma, serve para as empresas entenderem seus consumidores. Conhecer sobre esse perfil, ajuda a levar o conteúdo certo para cada um de seus usuários com potencial de compra.

homem trabalhando no celular e no laptop ao mesmo tempo
Legenda: O tráfego orgânico precisa dar atenção para a persona e ao Google. Imagem de jcomp no Freepik.

2 – Como funciona o SEO no tráfego orgânico?

É o modo de ter uma página que seja bem vista pelo Google. Assim, o SEO é uma forma de tornar melhor a experiência dos usuários neste buscador. Então, ele se baseia em fazer conteúdo otimizado, para tornar o posicionamento orgânico mais fácil.

Ranqueamento buscadores

O Google organiza seus conteúdos com base nos sites que oferecem soluções e respostas. Por isso, existe o ranking em que as melhores páginas aparecem nas primeiras posições. 

3 – E-mail marketing

Uma forma de conectar as empresas com o seu público é com essa estratégia tradicional. Ela é uma prática de comunicação que pode ser feita com:

  • Texto;
  • HTML.

Dentro desse método, as organizações usam o e-mail para chamar seus clientes de volta. Assim, pode oferecer seus produtos, promoções e outros conteúdos para chamar atenção. 

Construir relacionamento

Fazer esse cultivo do interesse do público é o ponto alto do e-mail marketing. Os usuários tendem a voltar quando se sentem valorizados por alguma marca. Além disso, torna-se mais fácil de ter acessos para o seu conteúdo, contanto que ele seja atual e relevante.

5 hacks básicos para aumentar o tráfego orgânico

Manter o foco nas estratégias é um bom objetivo para usar o tráfego. No entanto, tem atitudes menores que podem ser tomadas para o planejamento:

  1. Foco na persona;
  2. Uso de palavras-chaves;
  3. Descrição do conteúdo;
  4. Poste o mesmo assunto em vários formatos;
  5. A promoção e produção devem estar no mesmo nível.

O uso dessas cinco dicas pode fazer toda a diferença para ter sucesso. Assim, ao focar em adquirir mais tráfego para sua página, nem sempre é preciso pagar. Dá para aproveitar ao máximo, sem o uso de anúncios e ainda conseguir clientes.

1 – Foco total da persona na estratégia de tráfego orgânico

Não crie conteúdo apenas com base no que o Google vê como relevante. Dessa forma, sempre pense no que a sua persona gostaria de ver ao ter acesso ao seu site. Então, foque nas necessidades dos seus clientes, antes de tudo.

Traga soluções ao cliente

Demonstre que seus produtos podem resolver os seus problemas e com soluções reais. A pesquisa dos usuários serve para que eles tirem dúvidas e encontrem o que precisam no momento. Então, procure mostrar que está ali para ajudar e não apenas fazer vendas.

2 – Como criar uma estratégia com as suas palavras-chave?

As palavras-chave são ótimas para o tráfego orgânico e também para o ranqueamento. Mas, pense no que o cliente mais procura para achar o seu site. Por exemplo, quem vende sapatos, os usuários podem buscar botas ou tênis de marcas.

No caso da sua página não conter palavras que buscam no Google, como essas, torna-se difícil de achá-lo. O buscador recomenda as que falam sobre o assunto pesquisado. Portanto, use ferramentas para descobrir o que os usuários mais procuram.

Prioridade da campanha

Sua estratégia de marketing pode precisar de SEO e palavra-chave para funcionar. Eles são prioridades para ter sucesso e atrair cada vez mais clientes para seu site. Portanto, faça o possível para pôr em prática.

3 – A descrição do conteúdo Google gera tráfego orgânico?

Usar palavras que atraiam os clientes pode ser a solução para a estratégia. Assim, dá para aplicar títulos de forma personalizada, bem como, a meta descrição. Ela é uma pequena fonte de informações, com um breve resumo de seu conteúdo para chamar atenção. 

Técnicas de copywriting

O uso desse método serve para criar textos que tendem a convencer o leitor a fazer uma certa ação. Por exemplo, comprar um produto ou se cadastrar para receber newsletter. Então, no tráfego orgânico, pode ajudar a ter acessos ou levar a alguma venda.

humlher trabalhando no seu laptop
Legenda: Invista em bons conteúdos para atrair os seus clientes ideais sem custos com campanhas. Imagem de picjumbo no Pexels

4 – Por que publicar o conteúdo em diferentes formatos?

As publicações precisam chegar ao máximo de usuários possíveis para ter visitas. Mas, criar apenas em um formato, gera limites ao engajamento da marca. Por isso, é preciso que seja feito de formas diferentes para atrair, por exemplo:

  • Vídeos;
  • Apresentação de slides;
  • Infográfico.

Cada formato pode ser posto em locais diferentes para que tenha alcance. Assim, não precisa depender dos anúncios feitos em alguns lugares. Criar o máximo de conteúdo para publicar em canais faz a diferença nas campanhas.

5 – Gaste o mesmo tempo na promoção e produção de conteúdo

Na criação de um vídeo, não se limite a publicá-lo em apenas um local. Ou seja, invista em todos os lugares em que é possível aplicá-lo como:

  • Youtube;
  • Facebook;
  • Site próprio.

Invista o seu tempo em promover o conteúdo e não apenas em fazê-lo. Dessa forma, as pessoas vão conseguir achar a marca e terão interesse em saber sobre ela. Portanto, não serão precisos anúncios pagos para alcançar os seus futuros clientes.

Como está a estratégia de tráfego orgânico do seu negócio?

Fazer os seus planos para usar o tráfego orgânico pode exigir um pouco de tempo. Por isso, é preciso que ela se mantenha com esses ideais para funcionar:

  • Pesquisa;
  • Regularidade.

Precisa criar conteúdo sempre. Dessa maneira, faça cronogramas para que seus posts tenham boa frequência de postagem. O principal é chegar até a persona, a fim de que todos os resultados sejam consistentes, escaláveis e duradouros.

Seja o primeiro a ser notificado, sempre que um novo artigo ser publicado

Deixe uma resposta

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes