Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Servidor dedicado: é hora de investir em um? Saiba se o seu projeto digital precisa disso

Quem gerencia um projeto digital em um servidor dedicado garante exclusividade, por sua vez, implica em estabilidade e melhor experiência de navegação ao usuário.

O uso de um servidor dedicado é a solução para alguns problemas relacionados ao alto tráfego de um site. Na verdade, sua função é maximizar o desempenho, a fim de otimizar a experiência do cliente. Entenda melhor sua ação, bem como, os seus benefícios a seguir.

O que é um servidor dedicado?

Por servidor dedicado entende-se uma rede de customização. Antes de detalhar o assunto, vale explicar o que é um servidor. É uma espécie de data center em software que, por sua vez, fornece serviços a uma determinada rede de máquinas, chamadas de clientes.

Servidor Dedicado representado por diversas unidades de armazenamento em sala com luz de led azul
O servidor dedicado tem atuação exclusiva para um único cliente. Imagem de DCStudio no FreePik.

Dito isso, esse tipo de servidor tem atuação específica para um cliente e logo, possui um data center único. Sua atuação pode ocorrer em sistemas (seja Business Intelligence, bem como o ERP), tal qual em sites. Ao possuir um servidor assim, você contempla:

  • suas necessidades, que são customizadas;
  • desempenho do site (RAM e processamento);
  • espaço de armazenamento.

Quem opta por um servidor assim paga por exclusividade. Logo, conta com hospedagem exclusiva, assim como um data center e suporte ao cliente

Tudo isso para fazer com que seu projeto digital decole de forma assertiva. Diferente, por sua vez, do que ocorre com a hospedagem compartilhada, por exemplo.

Diferença entre servidor dedicado e não dedicado

A palavra dedicação é o que determina a diferença destes servidores. No primeiro caso, a exclusividade é uma característica do servidor. Logo, a empresa desfruta de todos os recursos oferecidos de forma mais ampla, ao passo que o acesso pode ser remoto.

No caso da segunda opção, há o compartilhamento do servidor entre alguns clientes, o que implica na performance de entrega. Aliás, esses podem dividir funções para um mesmo servidor. Essa, por sua vez, implica na qualidade e na experiência de uso ou navegação.

Bons servidores não dedicados, no entanto, rendem em relação à essa capacidade. O que não significa, porém, problemas pontuais devido ao excesso de fontes de uso. 

Apesar de ser uma opção mais econômica, é bom avaliar o quanto vale pagar para não ter dores de cabeça. Isso caso a sua página ou sistema contenha um número elevado de acessos.

Qual é a função de um servidor dedicado?

A função de um servidor dedicado é oferecer ao cliente uma espécie de data center próprio. Com todas suas ações, assim como recursos. Isso, a saber, é ajustado sob a demanda do negócio, seja um sistema, bem como um site.

Tal exclusividade garante o melhor desempenho do projeto digital. É como se fosse comparar uma rede de Wi-Fi pública com uma particular. Na primeira, então, a entrega de dados é pequena devido ao grande número de logins.

Enquanto que na rede particular, o uso da internet, assim como sua velocidade ganha em qualidade. Haja visto que o número de logins é limitado.

Quais os benefícios em possuir um servidor dedicado?

A empresa que opta por contratar um servidor dedicado, ganha muito além da exclusividade. No fim das contas, oportuniza a melhor experiência ao público (como as práticas de usabilidade do site) ou aos funcionários (sistemas). Além disso, a saber:

  • torna a performance do projeto mais eficiente;
  • possui versatilidade para soluções sob a sua demanda;
  • garante estabilidade no uso ou navegação.

Esses acima são apenas alguns dos benefícios em possuir um servidor exclusivo. A seguir, entenda como mais detalhes todas as vantagens desse tipo de aquisição.

Desempenho

Tal como no exemplo das redes Wi-Fi, optar por adquirir um servidor exclusivo faz total diferença na equação entre tráfego, velocidade de carregamento e dados.

Caso o projeto digital seja um sistema, um servidor único possibilita a melhor performance no processamento de dados, a fim de agilizar as operações. Caso seja um site, a experiência do usuário é satisfatória, pois a navegação ocorre sem interrupções ou lentidão.

O uso do servidor dedicado é recomendado para as páginas que têm alto tráfego. Imagem de usertrmk no FreePik.

Versatilidade

Ao contratar um servidor exclusivo sob demanda, a empresa assina um pacto com a flexibilidade. Isso significa, a saber, que ajustes acontecem conforme a necessidade aparece.

Por sua vez, a instalação de módulos, plugins e scripts ocorre de forma livre. Isso é como um bônus extra para operações digitais que crescem de modo ágil. Por exemplo, os sites que enfrentam vários picos de acesso ao longo do dia.

Autossuficiência

Autonomia é outra definição para o servidor exclusivo. Isso, por sua vez, confere liberdade a toda a equipe de tecnologia da informação. Uma vez que o time pode controlar os acessos de forma mais eficiente.

Constância

Páginas ou sistemas que contam com um servidor dedicado para loja virtual, por exemplo, possuem mais estabilidade do que aqueles que contam com um servidor compartilhado. A chance de existir problemas com queda, travas ou mesmo inoperação, é menor.

Segurança

Em tempos em que a segurança de site é tema recorrente em relação a preocupação com dados, um servidor exclusivo é sinônimo de tranquilidade.

Ao passo que como o controle é maior, haja visto que os acessos são limitados, o site oferece segurança real. Também é possível, nessa situação, limitar até os IPs suspeitos.

Quem deve usar um servidor dedicado?

O uso do servidor dedicado é comum a páginas, sites e blogs, lojas virtuais, bem como demais projetos que demandam alto tráfego todos os dias. Pense, por exemplo, em grandes empresas como o Google.

Ela precisa ter um controle rígido sobre o acesso, no mundo todo, às ferramentas que disponibiliza. Logo, possuir um servidor exclusivo é uma maneira de garantir uma navegação ágil e segura aos milhões de usuários da empresa.

Nos dias de hoje, a saber, até influenciadores digitais e blogueiros utilizam um servidor único como parte de seu projeto de transformação digital. Isso, a fim de garantir a melhor experiência ao público que consome seus conteúdos.

Como escolher um servidor dedicado com precisão?

Para optar por um servidor dedicado que atenda, de verdade, às demandas do projeto digital, itens complexos devem ser elencados. Diferente da escolha de um VPS, optar entre um servidor exclusivo demanda entender sobre:

  • gerenciamento, se é feito na empresa ou pago;
  • características do data center;
  • recursos de rede.

Entender as necessidades básicas e secundárias do sistema, assim como do site é fundamental para uma escolha assertiva. Para tanto, trabalhe alinhado com sua equipe de tecnologia, pois ela tem condição de opinar de forma técnica.

Uma dica importante na escolha é se atentar às questões de atendimento e suporte. Opte por uma empresa que, de fato, se comprometa em atender problemas ou gerar soluções que facilitem o trabalho. A seguir, veja outras instruções para ajudar na escolha do servidor.

Servidor gerenciado ou não gerenciado

Existem dois formatos de servidores exclusivos, que é o gerenciado e o não gerenciado. O primeiro, a saber, oferece hospedagem dedicada. Ou seja, faz todo o trabalho de gerência junto ao atendimento dos recursos necessários.

Já o servidor não gerenciado, como o nome mesmo indica, não conta com essa gerência. Isso implica que é a sua empresa e a equipe de TI que são as responsáveis pelo servidor a partir do acesso via Windows, bem como Linux.

Caso tenha dúvidas sobre qual escolher, pese a equação tempo x técnica. Então, se você não tem experiência e nem o seu time, poupe tempo e opte pela gerência. Agora, se há conhecimento técnico de sobra, escolha a si mesmo para gerenciar o seu servidor.

O data center é um dos itens que compõem a escolha assertiva do servidor dedicado. Imagem de rawpixel.com no FreePik.

Data center

Busque garantias que a empresa que oferecerá o servidor exclusivo conta com condições de gerenciar o data center sem problemas. Isso implica, a saber, que é de responsabilidade da contratada toda a infraestrutura do servidor.

Especificação de rede, software e hardware

Uma rede boa implica em estabilidade. Logo, percebe-se que as condições de conexão permitem uma perfeita sintonia entre internet, rede do servidor, assim como hospedagem.

Por sua vez, o software e o hardware também precisam de equilíbrio, para que se complementem e funcionem como o esperado. Nesse caso, é válido estudar as opções para formar um par que trabalhe em prol do melhor desempenho da página ou sistema.

Por que o preço não é um atrativo isolado na escolha de um servidor dedicado?

O preço não é um atrativo capaz de escolher sozinho, o melhor servidor dedicado para o seu projeto digital. Embora os valores impactem de forma direta, ou indireta, na escolha, outros pontos são considerados para uma decisão final.

Pense, em primeiro lugar, no tipo de projeto que o servidor deve atender: 

  • quem é o seu público;
  • como é o tráfego orgânico ou se é pago;
  • que tipo de informação ele vai contemplar. 

Isso é importante para compreender suas necessidades. Após realizar essa identificação, você conseguirá observar as opções do mercado em relação ao atendimento da sua demanda. 

Nesse sentido, os recursos, a localização do data center, bem como o suporte, são itens importantes para a tomada de decisão. O interessante é equilibrar custo-benefício. Portanto, não tenha pressa ao fazer a escolha. 

Peça a ajuda de profissionais experientes

Consulte seu time de TI para ajudar. Caso você não tenha profissionais técnicos, busque a opinião de pessoas que atuam no mercado de tecnologia.

Avalie com todo o cuidado onde vai alocar recursos. Lembre-se que o servidor é responsável, em partes, pelo sucesso do seu projeto digital. De nada adianta uma boa ação, se não há o suporte necessário para garantir êxito.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes