Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

RP baseado em dados: por que usar informações de Big Data neste setor?

Com o RP baseado em dados, isto é, fazendo uso das informações de Big Data, uma empresa consegue, antes de tudo, melhorar suas ações de marketing e comunicação.

Uma marca que possui um setor de RP baseado em dados, tem uma noção mais clara e precisa de quais estratégias estão funcionando e quais delas exigem mudanças imediatas. Isso, aliás, é essencial para ajudar o seu time de marketing a otimizar as suas campanhas. 

O que tornou o trabalho de RP baseado em dados possível?

Saiba que o RP baseado em dados se tornou uma realidade graças à transformação digital. Ela, por sua vez, não apenas impactou a vida em sociedade, mas também o modo de atuação de setores como:

  • tecnologia;
  • relações públicas;
  • marketing.

Hoje em dia, é possível ter mais sucesso em suas ações de marketing digital ao se fazer uso de métricas e dados. Afinal, conhecer tudo a respeito do seu público-alvo, seus gostos e comportamento, é vital para direcionar o seu trabalho de maneira mais eficaz.

RP baseado em dados
Um RP baseado em dados, permite que este setor monitore a reputação da sua empresa no mercado, a partir de indicadores e métricas mais recentes. Imagem de freepik no Freepik

Formas de uso da captura de dados no setor de RP

Mais do que isso, ter ferramentas ao seu favor que use a ciência de dados e o Big Data é essencial para que a sua equipe de RP possa:

  • monitorar a reputação da marca por meio de indicadores e métricas mais atuais;
  • calcule o ROI de forma mais assertiva para comprovar os resultados obtidos;
  • fortaleça o brand equity da empresa.

Fica claro que o dia a dia de quem atua nesta área mudou bastante e que o melhor modo de estar atento a todas as demandas do mercado é se baseando nos dados e usando-os ao seu favor.

Diante disso, entenda a fundo no decorrer deste conteúdo a importância disso no trabalho de Relações Públicas. Além disso, veja dicas para aplicar com sucesso um RP com base em informações concretas.

Por que é vital ter um RP baseado em dados?

Um RP baseado em dados é mais do que essencial, é o futuro da comunicação e de quem deseja atuar nesse ramo com sucesso. Aliás, não só para saber quantos veículos de imprensa noticiaram um evento da sua empresa.

Ou para saber quantos views teve um artigo em seu blog. Tudo isso é muito pouco diante de todo o potencial que inovar em suas táticas pode agregar a sua empresa, como:

  • ganho de autoridade;
  • aumento nas vendas.

Perceba que aplicar o Big Data, de fato, tem sido uma ação cada vez mais comum e nas mais distintas áreas, como na de Relações Públicas. 

Hoje em dia, por exemplo, é possível conhecer as tendências de mercado ou o comportamento do usuário só de colher informações nas redes sociais. Basta saber como explorar esse meio.

Muitas empresas checam dados apenas superficiais como o volume de acessos a uma notícia. Entretanto, não se aprofundam para ver a reação do público a ela (que pode ter muitos comentários negativos), o que no fim, acaba gerando resultados pouco satisfatórios.

Para tornar mais claro a importância do RP baseado em dados, veja os benefícios para a sua marca ao usar as métricas obtidas no meio digital de forma correta.

Facilidade em criar um bom planejamento estratégico

Um time de Relações Públicas está sempre envolvido em alguma ação. Mesmo quando uma já está sendo bem-sucedida, todos da equipe já começam a pensar em quais serão as próximas iniciativas a tomar para mostrar a empresa para o mundo.

Tendo a ajuda de informações concretas em que se basear, o planejamento estratégico se torna até mesmo mais simples. Afinal, a partir disso é possível:

  • mensurar quais ações foram um sucesso;
  • quais iniciativas não alcançaram o resultado esperado.

Nesse sentido, todo o seu time vai saber qual passo dar em seguida, a quais veículos de imprensa se associar, por exemplo, a fim de que a marca tenha uma maior relevância no mercado.

RP baseado em dados
A sua empresa pode impactar o cliente de forma mais positiva e também evitar desperdícios com um RP baseado em dados. Imagem de freepik no Freepik

Trabalho com menos erros e perdas

Um trabalho de RP baseado em dados evita perdas. Isso porque, as informações te ajudam a conhecer melhor o comportamento do seu público-alvo, assim:

  • a sua equipe de Relações Públicas tem menos esforço;
  • obtém-se mais resultados.

As suas ações se tornam mais assertivas e sua marca passa a alcançar aqueles que ela, de fato, deseja atingir, a fim de que se convertam em clientes. Até porque uma campanha sua pode atrair muita atenção, mas se impactar as pessoas erradas, deixa de ser um sucesso.

Equipe mais eficiente

A coleta de dados é essencial para que o seu negócio tenha um trabalho mais eficiente, reduza os desperdícios e impacte o cliente em potencial da melhor maneira possível. Afinal, a concorrência está sempre lançando ofertas e oportunidades para atrair a sua audiência.

Avalie os resultados de suas campanhas em tempo real

Com o RP baseado em dados é possível acompanhar em tempo real a performance de suas campanhas, bem como, a reação da sua audiência. Já que, o uso de informações concretas permite analisar o que já funciona e o que pode ser aprimorado.

No momento em que a sua equipe de marketing lança uma campanha, é vital checar de forma imediata a reação do público nas redes sociais. A fim de descobrir se a sua estratégia deu certo ou não.

Vale adicionar ainda que caso ocorra algum erro durante a divulgação, a marca pode se posicionar o quanto antes e assim, prevenir uma crise e a partir disso, se corrigir a tempo para evitar maiores danos.

Como ter sucesso com RP baseado em dados?

Para ter sucesso em seu trabalho de RP baseado em dados, é essencial ter metas e objetivos bem claros, antes de tudo. Além disso, use conteúdos analisados e muito bem pesquisados para criar notícias em seu blog corporativo.

Ficar atento às tendências mundiais e estabelecer métricas também faz parte do processo. Então, veja a seguir e com mais detalhes, todos esses e outros tópicos que vão tornar o seu trabalho não só mais eficiente e preciso, mas também muito melhor.

1 – Estabeleça objetivos e metas

Definir metas e objetivos em um negócio é sempre o primeiro passo antes de se tomar quaisquer ações. Portanto, reúna todas as suas equipes, tanto as de marketing e vendas, quanto a de RP, a fim de discutir:

  • os planos futuros da empresa;
  • problemas e desafios que a marca enfrenta hoje.

A partir disso, com o ponto de vista de cada time sob a sua liderança, será possível criar as melhores estratégias para tornar o seu negócio cada vez mais eficiente.

RP baseado em dados
O trabalho de RP baseado em dados permite que seu time criativo foque em temas que o seu público-alvo deseja saber mais. Imagem de javi_indy no Freepik

2 – Crie artigos com base na preferência da sua audiência

É importante entregar o que o seu público busca. Por exemplo, se eles procuram por temas como sustentabilidade, o seu time criativo deve criar textos sobre as ações em prol do meio ambiente que a sua empresa realiza.

3 – Fique atento às tendências mundiais

Com o RP baseado em dados e graças às redes sociais, a sua empresa tem acesso às principais tendências mundiais. Desse modo, tente inserir a sua marca nos tópicos do momento.

Nesse sentido, se ESG é um tema em alta, entre em contato com a sua equipe de produção de conteúdo e invista em artigos sobre o assunto. Assim, aborde nele como esse conceito se aplica em seus negócios.

4 – Segmente os seus canais de comunicação

Não é o suficiente apenas criar um conteúdo voltado para a sua persona, também é essencial divulgá-lo nos meios de comunicação ideais, a fim de que o seu público possa visualizá-lo.

Use as informações coletadas sobre o perfil do seu cliente perfeito, por exemplo, para descobrir em quais canais de interação ele está mais presente e assim, passe a priorizá-los em suas divulgações.

5 – Defina métricas assertivas

Após segmentar suas ações, oferecer o tipo de conteúdo que interessa ao seu público e postá-lo no canal de comunicação de preferência da sua persona, resta saber se as suas campanhas estão tendo o retorno que você e sua equipe esperam.

Nesse caso, para ter essa resposta é crucial adotar algumas métricas como o número de visitas em seu blog ou site, bem como, o volume de reações positivas que um post seu obteve da sua audiência.

Acompanhe as suas campanhas

Para ter sucesso em seu trabalho de Relações Públicas com base em dados, é preciso ficar atento às suas campanhas. Então, cheque a performance de cada ação e se for necessário, faça mudanças para que atinja os melhores resultados possíveis.

Vale a pena investir em um trabalho de RP baseado em dados?

Um trabalho de RP baseado em dados torna as ações da sua equipe bem mais eficazes e precisas. Então, pelo bem do seu negócio e o sucesso da sua marca, utilize todas as informações disponíveis no meio digital ao seu favor.

Esse é o melhor caminho para se destacar e acima de tudo, obter resultados cada vez mais satisfatórios, seja em estratégias futuras quanto para monitorar as campanhas atuais.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes