Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Eventos corporativos: o que são, principais tipos e como planejar um evento de sucesso

Eventos corporativos são oportunidades de fazer contatos profissionais, lançar produtos e aproximar a marca de clientes, colaboradores e investidores.

Os eventos corporativos são úteis para divulgar a marca, fortalecer a cultura e promover o desenvolvimento do seu time. Portanto, entenda como eles funcionam e quais são os tipos de evento ideais para os objetivos do seu negócio.

O que são eventos corporativos?

Eventos corporativos são momentos planejados pela empresa para interagir com diversos públicos. Por exemplo, clientes, colaboradores, investidores e outros parceiros de negócio.

O principal objetivo é promover a interação entre a marca e um desses públicos. Assim, é útil para lançar produtos, realizar capacitações ou momentos de descontração entre os seus colaboradores.

De fato, os eventos podem ter objetivos diversos e ser realizados de maneiras muito distintas. Existem os modelos mais tradicionais, mas também os mais atuais, os quais incluem dinâmicas mais interativas.

No entanto, a escolha do formato depende de quais são os objetivos da sua empresa e o público-alvo que deseja atrair. Dessa forma, pode-se planejar um evento personalizado que possui mais chances de trazer bons resultados para o negócio.

Quais são os tipos de eventos corporativos?

Os principais tipos de eventos corporativos são palestras, capacitações, workshops e celebrações. Cada um deles pode ser usado a favor do seu negócio a fim de atrair leads, investidores e até mesmo profissionais para a sua empresa.

1- Treinamentos e cursos

Em primeiro lugar, esse é um dos tipos de eventos mais comuns em uma empresa. Afinal, treinar pessoas para desempenhar novas funções ou desenvolver uma habilidade é algo que ocorre em diversos setores de uma empresa.

De modo geral, esse tipo de evento pode durar algumas horas ou até mesmo alguns dias, de acordo com o tema e sua complexidade. Então, são uma ótima opção para aumentar o engajamento dos funcionários e melhorar seu desempenho em algumas funções.

2- Capacitação

É um evento parecido com o treinamento, mas nesse caso o objetivo é desenvolver ou aprender um conhecimento específico. Por exemplo, um líder ou supervisor do setor comercial pode estudar sobre novas estratégias de vendas.

3- Palestra é um dos eventos corporativos mais frequentes

As palestras são eventos de curta duração, já que duram apenas de uma a duas horas em média. Elas podem servir a diversos objetivos, por exemplo:

  • motivar;
  • levar a reflexão;
  • informar;
  • despertar a curiosidade sobre um tema.

Por esse motivo, é um dos principais eventos corporativos para engajar o time da empresa. Mas também pode ser usado a fim de atrair talentos profissionais, bem como mostrar ao público qual é a posição do negócio em relação a alguns temas.

4- Conferência

Trata-se de um evento que reúne pessoas que possuem um conhecimento em comum. De modo geral, é preciso convidar profissionais que conheçam uma área de forma ampla a fim de poder responder as dúvidas da plateia.

5- Lançamento de produto é um dos principais eventos corporativos

Um lançamento de produto é útil para apresentar as novidades da sua empresa, tanto para clientes quanto para investidores. Além disso, é possível incluir os membros do seu time, bem como os gestores e pessoas do público geral.

Esse tipo de evento também é uma ótima oportunidade para trabalhar com o branding da sua empresa. Afinal, é possível despertar o interesse de um grande número de pessoas e aproveitar a exposição da imprensa e redes sociais.

6- Celebrações corporativas

Outro tipo de evento útil para aumentar a interação entre as pessoas que trabalham em sua empresa e fortalecer a consciência de marca. Em síntese, se trata de reunir várias pessoas para se divertir e interagir de forma espontânea fora do local de trabalho.

Realizar celebrações contribui para a melhora do clima organizacional e da comunicação interna. Então, o ideal é que elas sejam feitas em datas como feriados a fim de deixar as pessoas mais relaxadas para interagir umas com as outras.

pessoas assistindo a um evento
Os eventos corporativos como as palestras contribuem para a capacitação das equipes – Imagem de Luis Quintero em Pexels

7- Feiras de negócios

As feiras de negócios são eventos úteis para reunir diversas empresas em um só lugar. Assim, o principal objetivo delas é a exposição de inovações em transformação digital e outras áreas.

Nesse caso, é mais comum que a empresa que organiza o evento escolha um espaço capaz de abrigar os stands de vários negócios. Mas vale destacar que a programação pode incluir também palestras e congressos. 

Por esses motivos, tanto para as empresas que participam, quanto para as que organizam, essa é uma oportunidade de fazer networking. Afinal, é o encontro de vários profissionais que trabalham em áreas próximas.

8- Simpósios

Os simpósios também são eventos de curta duração, já que podem se estender apenas por algumas horas. Em síntese, ele é útil para pessoas que estudam uma área e desejam tirar suas principais dúvidas com um especialista.

De modo geral, há mais de um especialista nesse tipo de evento e eles oferecem respostas com base em pontos de vista. Ainda assim, não se trata de um debate, mas é uma experiência importante para quem trabalha em uma área que exige conhecimento técnico.

9- Workshops e oficinas

Os workshops são eventos que servem para ensinar algo na prática para um grupo com bastante interação. Em resumo, eles são divididos em três momentos:

  • abordagem inicial de um conteúdo;
  • discussão;
  • atividade em grupo;
  • conclusão.

Vale destacar que é preciso incluir alguns intervalos para que as pessoas possam absorver o conteúdo e relaxar um pouco a mente. O tempo de duração de modo geral é de até quatro horas, por isso é importante incluir pausas.

10- Convenções

As convenções também são eventos que priorizam a interação entre as pessoas. De fato, elas são realizadas por diversas instituições a fim de debater algumas questões relevantes e realizar premiações para as suas equipes, por exemplo.

Entre as empresas, esse tipo de evento é mais comum para a equipe de vendas. Assim, a ideia é apresentar um produto ou serviço de modo que seus vendedores aprimorem a captação de leads e clientes.

Como realizar eventos corporativos de sucesso?

Para realizar eventos corporativos, é preciso planejar cada etapa com detalhes a fim de alcançar seus objetivos. Em primeiro lugar, deve-se analisar qual é o tipo que se adequa ao seu objetivo.

Caso o objetivo seja fortalecer a cultura da empresa, por exemplo, pode-se optar por um evento como as celebrações, as quais permitem um momento informal e divertido para o seu time.

Planejamento

Antes de tudo, é preciso começar com a análise do orçamento para realizar esse tipo de ação. Afinal, é preciso definir a expectativa de público, espaço, a forma de divulgação e quais serão os convidados para palestras, oficinas ou conferências.

Uma das principais razões de planejar todo o evento com antecedência é garantir a participação do seu público-alvo. Isso porque ele também precisa se planejar para estar presente na data marcada.

Tendências para eventos corporativos

Durante a etapa de planejar, pode-se definir quais serão os recursos usados para chamar a atenção e contribuir para uma boa experiência. Assim, a empresa pode optar por algumas das tendências como:

  • automação para captar leads;
  • brindes digitais;
  • gamificação.

Tudo isso contribui para otimizar o trabalho das suas equipes e convidados, bem como para o aprendizado das pessoas presentes. 

homem fazendo uma apresentação
Os eventos corporativos contribuem para fazer networking – Imagem de Matheus Bertelli em Pexels

Execução

Durante a etapa de execução, é essencial ter uma equipe bem preparada para lidar com os aparelhos que serão usados e as pessoas. Além disso, deve haver um treinamento das equipes antes do evento a fim de que todos cumpram bem as suas funções.

Antes de iniciar as atividades, é importante conferir se todos os aparelhos estão funcionando de forma correta. Assim, tenha uma equipe para estar no local do evento horas antes de seu início de fato.

Análise de resultados

Após realizar todo o evento, é essencial analisar quais foram os impactos dele para as métricas de negócio. Por exemplo, como ele contribuiu para a gestão de marca, alcance de leads, vendas e outros pontos.

Por esse motivo, durante a etapa de planejamento é preciso definir quais serão as métricas avaliadas, bem como as metas para cada uma delas.

Quais são as vantagens de realizar eventos corporativos?

Realizar eventos corporativos contribui para a cultura da empresa, divulgação da marca e capacitação de equipes. Aliás, eles também contribuem para aumentar as vendas de produtos e serviços.

Outra vantagem de realizar esse tipo de ação é aproximar clientes, colaboradores, gestores e investidores para o seu negócio. Em resumo, é uma oportunidade de interagir de forma mais próxima com a sua marca e fortalecer a conexão.

Divulgar a marca

Uma das vantagens de realizar um evento é poder divulgar a marca, mesmo que esse não seja o foco da ação. De fato, tanto ao publicar o convite nos perfis da empresa quanto o que o público posta, funcionam como uma forma de divulgação.

Capacitar colaboradores

Ao realizar palestras, oficinas e treinamentos a sua empresa contribui para o desenvolvimento profissional do time. Então, é uma vantagem tanto para o seu negócio quanto para as pessoas que trabalham nele.

Networking

Os eventos também são oportunidades para conhecer diversas pessoas da mesma área de trabalho e criar conexões. Com isso, é possível atrair talentos para seu negócio, bem como investidores.

mulheres trabalhando, de máscara
Os eventos corporativos contribuem para divulgar a marca e fortalecer a cultura da empresa – Imagem de RODNAE Productions em Pexels

Realize ou participe de eventos corporativos

Como você viu, esse tipo de evento, que pode ser online ou presencial, oferece diversas vantagens para a empresa. Então, planeje cada etapa com atenção a fim de escolher o que mais se adequa aos objetivos do seu negócio.

Aproveite também para participar de eventos organizados por outras empresas, como uma feira de negócios. Assim, poderá encontrar mais contatos profissionais relevantes para a sua atuação.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes