Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Métricas para eventos: veja quais são as principais e como elas funcionam

Com as métricas para eventos, uma empresa consegue medir o que realmente importa para ela, como as conversões e o número de vendas feitas

As métricas para eventos ajudam a entender os resultados da operação, bem como os retornos ruins e que devem sofrer ajustes. Em síntese, este artigo mostra para você os principais indicadores que irão ajudar a empresa a analisar melhor essa estratégia.

O que são as métricas para eventos?

As métricas para eventos são indicadores usados para medir os resultados principais durante sua realização. Desse modo, é possível ter uma análise mais estratégica dos dados que levantou e saber o resultado da convenção realizada pela sua empresa.

Todas as organizações de qualquer ramo de atuação usam esse modelo de cerimônia com vários objetivos, sendo o principal, gerar oportunidades de novos negócios. Ao passo que, não importa o nicho do qual, você pode realizar eventos como:

  • uma feira;
  • palestras com especialistas;
  • lançamento de um produto;
  • jantar estratégico para parceiros, clientes ou os dois juntos.

Seja qual for o intuito, a ideia é expandir os horizontes da empresa, como alcançar um público novo, impulsionar as vendas e muitos outros. No entanto, para tornar isso possível, acompanhar o evento de perto é vital, visto que, em geral, o custo de investimento é alto.

O fato é que isso ainda é um desafio que os profissionais de marketing enfrentam, pois se trata de uma tarefa offline. Contudo, definir as métricas certas para analisar é vital para conseguir os resultados que almeja, por isso este artigo irá ajudar você, leia com atenção.

Por quais motivos acompanhar as métricas para eventos?

As métricas para eventos tem como um dos principais objetivos justificar todo o investimento feito para que a conferência seja considerada um sucesso. Uma vez que isso vai variar conforme o tamanho da empresa e o tipo de cerimônia que ela irá realizar.

Você precisará mostrar para os líderes que todos os resultados são positivos. Ao passo que, a depender dos gastos, mudanças devem ocorrer ou até mesmo cancelar a ideia, pois a ação não teve retorno.

Esses eventos devem gerar bons frutos, por exemplo vender um produto da empresa, atrair um público novo, entre outras questões. Por isso, as métricas têm um papel importante a fazer, de modo que elas irão ajudar a medir tais performances com dados sobre elas.

pessoas em um evento
As métricas para eventos ajudam a justificar os investimentos feitos em sua realização. Imagem de Pavel Danilyuk no Pexels.

Métricas para eventos para entender o público

As métricas para eventos ajudam uma empresa a identificar o efeito que a realização desse tipo de conferência tem no público-alvo. Em síntese, acompanhar esses KPIs irão mostrar o impacto neles em forma de números, e criar estratégias eficazes a partir deles.

Você também vai entender de forma mais clara as exigências da sua audiência e o que esperam de sua empresa, bem como serviços e produtos. Tudo isso através do evento que e os indicadores que irá definir e acompanhar.

Planejar capital para o evento seguinte

Com os bons resultados dos eventos que a empresa fez, é comum que haja a intenção de investir novamente para ter ainda mais resultados. Ao passo que a estratégia trouxe tanto um retorno sobre o investimento (ROI), quanto o aumento no reconhecimento de marca.

Para isso é vital planejar como será a próxima conferência nos mínimos detalhes. É aí que entram as métricas, pois ao acompanhá-las, você sabe exatamente onde deve focar. Além disso, terá como justificar para os líderes a importância de investir mais verba.

Atrair patrocínio

Com as métricas, você terá como justificar os resultados de um evento para atrair possíveis patrocinadores, bem como parceiros que ajudem a impulsionar a ideia.

O objetivo é mostrar para eles os dados da edição anterior, como a quantidade de pessoas inscritas e que participaram. Além disso, irá comprovar o quão poderosa é a estratégia para a credibilidade das marcas e os benefícios que trará para eles.

Sem contar também que a cooperação com outros parceiros vai fazer com que o alcance do evento seja ainda maior. Do mesmo modo, terá mais verba para trazer palestras de especialistas e criar ações que gerem resultados para a empresa e os patrocinadores.

Como definir as métricas para eventos?

Para definir as métricas para eventos, o ideal é que você escolha aquelas que tenham a ver com o seu negócio. Ao tomar essas decisões, a equipe de marketing precisa ter o objetivo claro, assim os indicadores serão os mais estratégicos, seja com o intuito de:

  • gerar mais oportunidades de fazer novos negócios;
  • elevar o nome da marca no mercado;
  • ter uma melhor retenção de clientes;

Entre diversas metas que queira alcançar, visto que, é através delas que você vai usar as métricas para acompanhar o evento da empresa. Por isso, defina o objetivo e o deixe claro para a sua equipe, dessa forma, a escolha dos indicadores será feita de forma precisa.

Quais são as principais métricas para eventos para acompanhar?

Há diversas métricas para eventos para acompanhar, como o número de vendas na ocasião. Ao passo que, todo o time desse setor estará em ação para atrair os clientes em potencial e fortalecer as relações com eles.

Você irá analisar essas interações e coletar o resultado delas, no entanto, é importante ter em mente que eventos não trazem retornos a curto prazo. O processo é algo que demanda tempo, junto com boas estratégias de vendas, contudo, veja outras métricas vitais a seguir.

pessoas em reunião no trabalho
Há muitas métricas para eventos, por exemplo analisar as vendas feitas na ocasião. Imagem de fauxels no Pexels.

Métricas para eventos de Conversão

As métricas para eventos de conversão são de suma importância, pois elas fazem um paralelo entre os presentes e os inscritos na edição. Em síntese, ao fazer a comparação, você sabe como está a comunicação com o público-alvo.

Com esse indicador, a empresa pode ter uma visão mais clara sobre o planejamento do evento e o porquê a taxa de conversão está baixa. 

O ROI

Uma das principais métricas de negócio é o ROI (retorno sobre o investimento), visto que ela é o que mostra o resultado financeiro. O cálculo para esse indicador é bem simples de fazer, basta pegar os gastos para fazer o evento e o que ele gerou de receita.

É vital que não isole esse KPI e o avalie como o ponto alto ou baixo da estratégia, mesmo que ele seja de suma importância. Isso porque adotar conferências, reuniões e congressos para clientes e parceiros costuma gerar resultados a longo prazo para as empresas.

Resultados com os parceiros

Você pode analisar o resultado que os seus parceiros trazem para o evento. Como na etapa de divulgação, o quanto de visibilidade eles geram, assim irá agir de acordo com os números que verá.

Crie URLs de traqueamento para cada patrocinador, de modo que será possível acompanhar as ações de tráfego para a página do evento pelo Google Analytics

Esse KPI permite que você comece a agir de forma imediata, basta lembrar os seus parceiros de começar a divulgação o quanto antes. Afinal, isso é vital para que haja um grande número de inscritos e presentes.

Custo de aquisição do participante

Ao ter em mente que a empresa busca ter menos custos e mais eficiência, você vai calcular o valor do investimento pelo preço do ingresso. Ou seja, o número de pessoas que compraram a entrada para o seu evento.

Essa métrica permite que se cobre a quantia ideal para não assustar o público-alvo e ter uma boa receita com a venda dos bilhetes. Contudo, é possível ainda combinar o indicador de aquisição com o ROI, assim terá uma visão mais ampla das receitas geradas no evento.

Os feedbacks

Analisar os feedbacks também são métricas vitais para medir o sucesso de um evento, pois são qualitativas e servem para fazer melhorias nos próximos. Crie enquetes para que eles façam suas avaliações com notas ou com grau de relevância.

O intuito é colocar poucas questões para não tornar algo chato, bem como perguntas que são úteis para a sua empresa. Contudo, a opinião das pessoas que não foram à conferência também tem valor, então, procure saber o que os fez desistir de ir ao evento.

Ter esses dados é vital, pois com eles você sabe em quais pontos pode melhorar e o que não deu certo com o seu público. Portanto, busque fazer uma análise mais precisa sobre os feedbacks dos presentes e ausentes.

A quantidade de inscritos

O número de inscritos de um evento é uma das métricas mais básicas para acompanhar, pois com ela você consegue atrair patrocinadores. Além disso, ao combinar com outros KPIs, é possível fazer uma análise bem mais profunda sobre os resultados que obteve.

No caso de você fazer os eventos de forma anual, comparar os números com as edições anteriores irá mostrar como a sua proposta evoluiu. Desse modo, fica ainda mais fácil atrair novos parceiros e também o público que eles trazem, ou seja, só vantagens.

pessoas participando de um evento
Uma das métricas para eventos importantes é o número de pessoas inscritas e presentes. Imagem de Pavel Danilyuk no Pexels.

Como escolher métricas para eventos ideais?

Para escolher as métricas para eventos ideais, você deve primeiro definir quais são os objetivos que busca alcançar com a estratégia. Ao passo que há diversas metas a atingir e que a empresa tem como o seu principal foco, por exemplo:

  • abrir as portas de novos negócios;
  • fazer a marca ter mais conhecimento de mercado;
  • reter mais clientes.

Entre muitos outros, ou seja, tenha o alvo claro, pois você não precisa acompanhar todas as métricas deste artigo, apenas definir as certas. Por fim, avalie com atenção e defina quais são os KPIs que se encaixam melhor na sua estratégia e monte o plano do evento.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes