Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O que é o Grammarly e como ele pode aumentar sua produtividade?

Descubra como o Grammarly oferece correções avançadas, aprimoramento de estilo e integração em tempo real para elevar a qualidade e o impacto dos seus textos.

O Grammarly tem se destacado como uma aliada essencial para os redatores que buscam aperfeiçoar a qualidade e precisão da sua escrita. Assim, esse guia explora em detalhes o que a torna uma escolha popular e, ainda, como o seu uso pode aumentar a produtividade.

O que é o Grammarly?

Grammarly é uma ferramenta de alto padrão que serve para corrigir a gramática dos textos, bem como elevar a qualidade da comunicação escrita. Ela usa algoritmos poderosos para identificar e corrigir uma ampla gama de erros como, por exemplo:

  • escrita correta das palavras;
  • concordância verbal e nominal;
  • pontuação;
  • sugestões para melhorias no estilo e tom de escrita.

Ao ir além da simples detecção de erros, ela se destaca ao fazer uma análise contextual, ao passo que se adapta ao tipo de documento ou comunicação, seja um e-mail profissional, um artigo acadêmico, ou uma postagem em redes sociais.

Grammarly: o que é e como pode aumentar sua produtividade?
Grammarly é uma ferramenta que serve para corrigir a gramática dos textos. Imagem do Freepik.

O que levou à sua criação?

Os fundadores Alex Shevchenko e Max Lytvyn, lançaram a plataforma no ano de 2009 para criar uma solução ampla para aprimorar não apenas a gramática, mas também o estilo em textos de usuários de todas as áreas.

O motivo por trás da sua criação está focado na observação de que a comunicação escrita tem um papel vital em vários aspectos da vida, desde o acadêmico e profissional até as interações do dia a dia.

Dessa forma, eles viram a chance de lançar uma ferramenta que, além de corrigir erros de gramática e ortografia, oferecesse sugestões contextuais para melhorar o estilo e a coesão do texto.

Quanto custa a versão premium do Grammarly?

A versão paga do app custa cerca de US$ 30 (R$ 146,42) mensais, mas pode ser obtida de mês a mês. O pagamento ocorre por meio de cartão ou Paypal. Contudo, você pode fazer o teste grátis durante os primeiros 7 dias antes de se mudar para a versão premium de vez.

Como o Grammarly identifica e corrige erros gramaticais?

O Grammarly possui um extenso banco de dados linguístico que abrange uma ampla gama de regras gramaticais, bem como estruturas de frase e estilos de escrita. Ademais, o processo envolve as seguintes etapas:

  • técnicas de aprendizado de máquina para reconhecer padrões ao longo do tempo;
  • sugestões de acordo com a estrutura global do texto e o contexto das frases;
  • feedback sobre o estilo, a clareza e a coesão das orações;
  • integração em tempo real com várias plataformas online.

Como o Grammarly lida com a segurança dos dados?

O Grammarly usa protocolos de criptografia robustos para proteção dos dados durante a sua transmissão. Isso garante, aliás, que as informações enviadas para os servidores do app e as correções propostas tenham uma proteção contra acessos não autorizados.

Além disso, ela retém os dados dos usuários apenas pelo tempo necessário para fornecer os serviços. Os textos processados são mantidos por um curto período e, de fato, não são armazenados sem previsão de exclusão.

Quais são os tipos de erros que o Grammarly identifica?

O Grammarly identifica e corrige os erros gramaticais que podem comprometer o seu texto em termos de coesão e clareza. Isso porque, um produto textual mal escrito não tem o efeito desejado e, desse modo, pode não ser entendido da forma que deveria.

Nesse sentido, o app analisa cada frase para buscar termos escritos de forma errada, assim como a concordância. Confira a seguir 5 os principais pontos onde a plataforma foca para fazer ajustes de modo que o texto fique coerente.

Grammarly: o que é e como pode aumentar sua produtividade?
O Grammarly identifica e corrige os erros gramaticais. Imagem do Freepik.

Erros de gramática e ortografia

A ferramenta identifica discrepâncias entre sujeitos e verbos, bem como entre substantivos e os seus modificadores. Dessa forma, eles garantem que esses elementos concordem de maneira gramatical, para, então, manter a precisão na comunicação escrita.

Ela também corrige erros de digitação comuns, que podem fazer com que o texto não fique claro e profissional o suficiente. Isso inclui correção de:

  • letras trocadas;
  • omissões acidentais;
  • palavras com nova grafia;
  • frases muito formais ou informais.

Pontuação incorreta

Outro aspecto crucial é que ela avalia o uso de sinais de pontuação, como, por exemplo, as vírgulas, pontos-finais e outros, para, assim, garantir a correção gramatical e tornar a frase mais clara, coesa e com uma boa estrutura ao escrever texto online.

Além disso, ela dá sugestões para aprimorar a pontuação com o intuito de formar frases mais claras que causem um impacto aos leitores.

Estilo e tom

O programa fornece sugestões para melhorar o estilo de escrita, enquanto aborda questões como repetições ao longo do texto, escolha de palavras mais precisas e reestruturação de frases para ter uma maior fluidez.

Do mesmo modo, auxilia na manutenção de um tom ideal ao longo do texto, de modo que a comunicação escrita reflita a intenção do autor de forma coesa e apropriada ao contexto.

Melhoria na escolha de palavras

A escolha de palavras é uma das partes mais difíceis ao escrever um texto e, por isso, essa plataforma pode te ajudar a optar por termos simples, mas ajustados. Aliás, ela dá dicas para tornar a redação mais envolvente, com táticas para cativar a atenção do leitor

Revisão de plágio

Por fim, ela verifica o texto em busca de possíveis indícios de plágio, ao passo que destaca trechos que podem exigir citação ou reformulação para, então, evitar os problemas de autenticidade e integridade acadêmica.

Como incorporar o Grammarly em seu fluxo de trabalho diário?

Incorporar o Grammarly em seus fluxos de trabalho diários é uma forma eficaz para aprimorar a qualidade do seu texto. A propósito, aqui estão algumas maneiras de integrar o app no seu dia a dia:

  • extensão do navegador;
  • apps de escrita e edição;
  • integração com e-mails;
  • revisão antes de publicar;
  • trabalho em equipe;
  • atalhos do teclado.
Grammarly: o que é e como pode aumentar sua produtividade?
O Grammarly ajuda a aprimorar a qualidade do seu texto. Imagem do Freepik.

Vale a pena investir na versão premium do Grammarly?

A versão premium do Grammarly possui uma gama mais ampla de sugestões, que pode ser de grande valia. Isso porque, ela abrange aspectos como clareza, tom, concisão e coesão.

Sendo assim, se você busca aprimorar diversos aspectos da sua escrita, ela pode ser mais abrangente e trazer recursos únicos para os pagantes.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes