Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O que é planejamento diário e como funciona?

O planejamento diário é importante para quem quer ser mais produtivo e cumprir todas as metas que ela possui a curto prazo, o que permite que se dê bem nas de grande prazo.

Planejamento diário é uma ferramenta muito importante para quem deseja ser mais produtivo ao longo do seu dia. Por isso, vale a pena conhecer mais sobre o que significa e entender como aplicá-la na sua rotina, para se tornar mais efetivo.

O que é o planejamento diário?

Planejamento diário é uma prática onde você organiza suas atividades e tarefas ao longo de 24 horas. Dessa forma, é um conceito que pode ser feito de modo constante ou apenas em ocasiões específicas. Assim, essa é uma forma ótima de se organizar em esferas como:

  • profissional;
  • acadêmica;
  • pessoal.

Quem o aplica no seu dia consegue ter pequenas vitórias ao longo do dia, o que ajuda a se motivar para concluir suas tarefas. Então, veja mais detalhes sobre porque ele é importante, como isso se aplica e de que modo usar a técnica.

O que é planejamento diário e como funciona?
O planejamento diário é uma das melhores formas de lidar com a sua rotina. Imagem de Pixabay em Pexels.

Por que fazer esse planejamento?

O planejamento tático do dia fornece metas e objetivos para o seu dia, seja no trabalho ou na vida pessoa. Por isso, funciona como um norte para o que você precisa executar, o que ajuda a evitar vários aspectos, como, por exemplo, os que estão a seguir: 

  • desperdiçar o tempo;
  • não ser ocioso; 
  • improdutividade.

Ele funciona como um checklist, que ajuda a priorizar tarefas e concluir cada uma delas ao longo do dia. Portanto, é uma das formas mais efetivas de se organizar e conseguir entregar o necessário para cumprir seus objetivos.

Por que é importante?

O planejamento diário é importante porque permite que você possa se organizar e entender como lidar com várias funções ao longo de um único dia. Além disso, ele ajuda em muitas etapas do seu dia, como as que estão abaixo:

  • priorizar tarefas; 
  • fazer um timebox — definir o tempo que você cogita gastar em uma única tarefa; 
  • auxilia a equilibrar o fluxo de trabalho durante o dia a dia. 

Tudo isso permite a você ter mais controle sobre as entregas que precisam ser feitas. Assim, consegue equilibrar o seu tempo segundo as entregas, evitando a sobrecarga de trabalho e o tempo parado.

O que é planejamento diário e como funciona?
O planejamento diário é um jeito de se tornar mais produtivo. Imagem de Bich Tran em Pexels.

Como fazer o planejamento diário de trabalho?

O planejamento diário permite preparar um passo a passo sobre como lidar com as suas tarefas diárias e cumprir todas as suas etapas. Por isso, é crucial lembrar que, mesmo com várias formas de fazer esse plano, você tem que encontrar uma forma adequada para si.

Tenha tempo para se planejar

Para conseguir definir como será o seu dia é necessário conseguir reservar um tempo para planejar o seu dia. Dessa forma, há quem prefira planejar o seu dia de trabalho no dia anterior, já outros defendem que o melhor período é pela manhã, no começo do dia. 

Não há uma regra específica para que isso funcione, já que cada pessoa tem um método para essas definições e um planejamento financeiro pessoal. Então, o que importa é que esses planos entrem na sua rotina e se tornem uma prática comum.

Faça uma lista de tarefas 

Após definir o momento em que você planeja o seu dia de trabalho, é crucial entender o que entra na lista. Assim, no planejamento diário você pode usar alguns critérios de priorização, como, por exemplo: 

  • prazo de entrega; 
  • impacto da entrega para terceiros; 
  • tamanho do trabalho que será feito.

Uma das formas de definir o que importa mais é por meio de ferramentas que estão disponíveis. Por isso, uma das principais delas é a Matriz de Eisenhower, a qual é muito efetiva para selecionar o que mais importa.

O que é Matriz de Eisenhower?

A Matriz de Eisenhower ajuda a categorizar tarefas por ordem de priorização. Dessa forma, nessa matriz você tem que colocar a tarefa que precisa realizar em um dos quadrados e já saberá o que fazer antes de tudo.

Para usar esse recurso no planejamento diário é crucial que se tenha poucos itens na sua lista. Portanto, ela só funciona quando se têm uns três ou quatro itens, o que é bom para completar todos eles dentro da matriz e definir a sua ordem. 

Tenha planos para os imprevistos

A sua lista não pode ser tão rígida que não permita que imprevistos ocorram no seu dia. Isso porque, muitas das rotinas das pessoas exigem algum tipo de adaptação, já que as coisas ocorrem ao longo do dia. Assim, planeje o que fazer quando tarefas não previstas surgirem.

Registre tudo

Para entender se seus planos funcionam ao longo do dia é crucial registrar tudo o que você fez ao longo do dia. Dessa forma, dá para entender onde estão os gargalos, ou seja, os itens que precisam ser tratados de alguma outra forma. 

Quais são as principais dicas para fazer o planejamento diário?

O planejamento diário é um processo que precisa ser feito quase todos os dias para organizar sua rotina e pode usar dicas práticas para ser feito. Por isso, a seguir estão algumas das principais dicas para quem deseja aplicar esse conceito:

  • liste suas tarefas;
  • priorize seus afazeres;
  • defina metas alcançáveis e prazos realistas
  • use quadros Kanban para se organizar;
  • tenha uma ferramenta de gestão;
  • reserve um tempo do seu dia para planejar;
  • planeje como lidar com imprevistos;
  • registre tudo;
  • tenha no máximo três prioridades no dia;
  • seja gentil consigo no planejamento pessoal.

Isso tudo permite que você crie uma rotina prática, que pode ser aplicada em toda a sua rotina para organizá-la. Além disso, algumas outras dicas para fazer um bom planejamento estratégico, estão listadas a seguir, veja quais são:

  • analisar sua situação atual e identificar onde você quer chegar;
  • estabelecer responsáveis por cada processo;
  • ter métricas de antes e depois;
  • criar metas e objetivos.

É crucial avaliar como se gasta seu tempo ao longo do dia e entender como aprimorar seu plano para poder ser mais efetivo e ter mais tempo livre. Portanto, esse é um processo que precisa ser analisado todos os dias e você pode usar metas SMART e outras ferramentas.

O que é planejamento diário e como funciona?
O planejamento diário é uma ferramenta muito importante para quem lida com várias tarefas. Imagem de Bich Tran em Pexels.

Vale a pena aplicar o conceito?

O planejamento diário é crucial para quem deseja se organizar e ser mais produtivo ao longo do dia. Dessa forma, é uma ferramenta que vale a pena para quem gosta de se planejar e obter sucesso na vida profissional e pessoal.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes