Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Como fazer seu planejamento financeiro pessoal?

Um planejamento financeiro pessoal ajuda o indivíduo a gerir o seu dinheiro de uma forma mais eficiente ao cortar gastos desnecessários do dia a dia e também a evitar dívidas.

Fazer um planejamento financeiro pessoal é uma estratégia vital para quem busca ter um controle maior sobre o seu dinheiro. Por esse motivo, este artigo traz dicas cruciais que irão ajudar você a gerir melhor o seu capital, bem como, vai mostrar como se livrar das dívidas.

O que é um planejamento financeiro pessoal?

Um planejamento financeiro pessoal é o processo de gestão cujo objetivo é ter o controle das finanças de um indivíduo. Em suma, isso envolve uma série de aspectos administrativos importantes, por exemplo:

  • evitar comprar aquilo que você não precisa;
  • gastar menos do que ganha;
  • ter uma reserva para questões urgentes;
  • economizar para o seu lazer.

Tudo isso faz parte do processo de controle do seu dinheiro, além de uma análise precisa da sua situação atual. Dessa forma, você poderá fazer uma gestão eficaz do que ganha e do que gasta.

Isso, no entanto, precisa de uma série de medidas e serviços financeiros que compõem o planejamento para que ele seja feito com sucesso. Em outras palavras, você irá tomar decisões para suprir as necessidades básicas do dia.

O resultado disso é um controle maior sobre o seu dinheiro, o que vai ajudar a alcançar metas pessoais, como viagens e presentes. Por isso, é crucial ter um bom plano de finanças que o permita ter tais regalias.

Planejamento financeiro pessoal: entenda a importância de controlar os seus gastos
Um planejamento financeiro pessoal visa dar um maior controle sobre o seu dinheiro. Imagem de Karolina Grabowska no Pexels.

Como fazer um planejamento financeiro pessoal?

Em um planejamento financeiro pessoal, o primeiro passo é fazer uma lista de todos os seus gastos fixos, como impostos, boletos, aluguel, entre outros. A princípio, tais custos são obrigatórios, o que significa que jamais deve deixar de pagá-los.

Após essa etapa, calcule tudo e entenda qual é a média desses valores no mês, o que vai ajudar a definir o quanto precisa separar. Use os melhores aplicativos para finanças para auxiliá-lo nesse processo, contudo, todo o dinheiro que sobrar é o seu custo de vida.

É de suma importância que você tenha em mente que esses gastos obrigatórios já comprometem uma boa parte da sua renda todos os meses. Logo, é vital que qualquer outro custo que tenha, esteja sob a variável que é a sua receita mensal.

Plano financeiro com metas

Ao fazer o cálculo de todos os seus gastos mensais obrigatórios, é saber quanto sobra no mês, é vital definir metas alcançáveis. Em suma, o ideal é estabelecer um objetivo de curto prazo para alcançar aos poucos.

Isso vai ajudar a ter um controle maior sobre o seu dinheiro, além de fazer com que sobre mais quando receber. Dessa forma, poderá se planejar para atingir outras metas pessoais, como comprar uma casa, moto ou carro, e até viajar nas férias.

Gaste com sabedoria

Defina as metas para todos os seus gastos, bem como um limite mensal para eles, assim, terá controle sobre cada ação. Em síntese, uma boa ideia é separar isso por categoria, por exemplo:

  • supermercado;
  • aluguel;
  • roupas e acessórios;
  • lazer;
  • gastos extras.

Isso, no entanto, não quer dizer que terá sempre os mesmos custos, mas que há um teto no quanto planeja gastar. Contudo, é vital que faça isso de acordo com a realidade da sua renda, pois a ideia é saber como distribuir o seu dinheiro.

Outro ponto importante é priorizar o que é, de fato, necessário, ao passo que, isso vai evitar que compre algo de que não precisa. Dessa forma, irá evitar que o seu custo mensal saia do controle e acabe com mais dívidas do que o valor da sua renda.

Planejamento financeiro pessoal: entenda a importância de controlar os seus gastos
Um planejamento financeiro pessoal irá ajudar você a gastar com sabedoria. Imagem de Karolina Grabowska no Pexels.

Evite as dívidas

As dívidas limitam a sua capacidade financeira, por isso, é de suma importância que fique longe delas, caso não tenha, já está no caminho certo. Visto que, contas em atraso geram taxas extras e juros, o que aumenta ainda mais o valor que terá que pagar por elas.

Também vale frisar que, quanto menos dívidas você tiver, maior será o seu poder de investir em algo que gosta, como um negócio online. Há vários nichos de mercado que são ótimas oportunidades para investir e ter outra fonte de renda, quem sabe até ser a sua empresa.

Uma forma de se livrar das contas em excesso é negociar com a instituição na qual você deve e pagar parcelas acessíveis. Assim, irá eliminar aos poucos cada uma delas e sobrar mais dinheiro no final do mês para cumprir com as suas metas.

Use apps de finanças

Use a tecnologia ao seu favor, há muitos aplicativos de finanças que podem ajudar você a organizar o seu dinheiro com eficiência. Desse modo, ficará ainda mais fácil de controlar todos os gastos do dia a dia, bem como dicas para investir em algo lucrativo.

A ferramenta também dará um panorama dos seus custos e despesas para cortá-las. Nesse sentido, tudo o que não é essencial, você irá eliminar, assim, aos poucos, irá aprender a cuidar do seu dinheiro.

Qual é a importância de um planejamento financeiro pessoal?

Um planejamento financeiro pessoal é vital para que você tenha o controle absoluto do seu dinheiro e evitar despesas com algo desnecessário. Além disso, optar por essa estratégia uma série de outros benefícios, por exemplo:

  • alcançar as suas metas financeiras pessoais;
  • reduz o estresse ao se preocupar com dívidas;
  • traz uma maior segurança financeira;
  • melhora a sua qualidade de vida;
  • prepara você para qualquer tipo de emergência;
  • faz crescer o seu patrimônio;
  • terá recursos para empreender no Brasil e criar o seu negócio;
  • educação financeira para cuidar melhor do seu dinheiro.

Como você pode notar, um plano financeiro é vital para a vida de uma pessoa. Ao passo que, ela terá boas condições de realizar o seu sonho, seja comprar uma casa, carro, viajar e fazer o que quiser.

Planejamento financeiro pessoal: entenda a importância de controlar os seus gastos
Um planejamento financeiro pessoal trará uma maior segurança financeira para você. Imagem de Karolina Grabowska no Pexels.

Como manter o planejamento financeiro pessoal no caminho certo?

Para manter o seu planejamento financeiro pessoal no caminho certo, você vai precisar de disciplina. Mas, não só isso, é vital destacar outros tópicos de suma importância, como:

  • registre cada transação que fizer;
  • crie um fundo de emergência;
  • faça transferências automáticas para a sua conta de economia;
  • sempre atualize o seu planejamento e faça ajustes se necessário;
  • estudo mais sobre educação financeira;
  • pague sempre as dívidas mais altas;
  • busque investir um valor do seu dinheiro extra;
  • seja flexível a possíveis mudanças que ocorram na sua vida.

Tudo isso será crucial para manter a sua saúde financeira em dia. Por fim, lembre-se que a consulta a um profissional é essencial, pois ele irá ajudar a cumprir todos esses aspectos de uma forma mais eficaz.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes