Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Tipo de empreendedor e a importância de saber qual é o seu perfil

Ao saber qual é o seu tipo de empreendedor, você saberá com quais pessoas se relacionar, bem como criar um plano de ação com base nas características.

Saber o tipo de empreendedor que você é pode te dar algumas vantagens como montar um time para o sucesso. Além disso, vai poder focar desde o início nas principais habilidades que cada perfil possui, bem como entender o caminho que vai seguir.

Por que saber o seu tipo de empreendedor é importante?

Saber o que seu tipo de empreendedor é uma das tarefas mais importantes que você precisa realizar, já que é um caminho para o sucesso.

Primeiro, compreender o seu estilo de liderança irá ajudar você a identificar o que pode motivar ao empreender. Por exemplo, se o seu negócio tem que usar a inovação para continuar competitivo, então você precisa liderar seu time para seguir dessa forma.

Agora, se possui um estilo mais tradicional, então será necessário inspirar seu time a manter o compromisso com a qualidade do seu serviço ou produto. Ao descobrir qual é o seu perfil permitirá que você identifique os melhores talentos para construir o seu time.

Conhecer seu estilo permitirá que você faça melhores escolhas do que colaboradores irão melhorar o desempenho do seu negócio. Por exemplo, a escolha de pessoas com estilos de liderança semelhantes ao seu pode significar melhores resultados.

Sabendo do seu perfil, você vai poder melhorar suas habilidades de comunicação com todos os envolvidos no processo de criar e manter um negócio.

São por essas razões que você vai compreender melhor os desejos e necessidades, dessa forma poderá interagir com seus parceiros com maior eficiência. Então, é bom descobrir e entender os principais tipos.

tipo de empreendedor
Ao entender qual o seu tipo de empreendedor, você poderá já criar um plano com tudo que vai precisar com base no seu perfil. Foto de William Fortunato, site pexels

Quais são os perfil de tipo de empreendedor?

Existem vários perfis de tipo de empreendedor, desde o mais clássico que vai atrás do seu sonho até aquele que faz uma franquia. Então, você precisa saber os principais tipos para depois descobrir em qual perfil você se encaixa.

O público

Esse perfil já trabalha ou conhece bem a área de administração pública. Ele é responsável por gerar novas ideias que podem ajudar o governo a otimizar seus processos, melhorar a eficiência dos serviços prestados e gerenciar recursos.

Vai usar as habilidades criativas para criar soluções produtivas para problemas reais. Então, para fazer isso precisa entender bastante sobre as empresas e como funciona o sistema do governo.

Devido ao que vai ter que enfrentar, vai precisar ter uma mente aberta, a capacidade de trabalhar sozinho e a habilidade de construir laços com a comunidade.

O serial

Esse perfil é aquele que tem o desafio de criar e liderar vários negócios ao mesmo tempo. As habilidades que essa pessoa possui são várias, o que inclui liderança, análise, comunicação e essas são as básicas, já que também possuem senso de aventura.

O informal

Esse daqui deve ser o perfil mais falado dentre todos e ela é definida pela falta de leis. Dessa forma, quem opta por esse tipo não precisa arcar com impostos, porém não tem benefícios trabalhistas como auxílio maternidade, doença e entre outros.

Conhecimento

Aqui, temos uma pessoa que tem a intenção de transformar as habilidades dela em uma forma de empreender de modo rentável, ao mesmo tempo que faz o que gosta.

Esta categoria de profissionais inclui artistas, atletas, autores, entre outros. O objetivo é se tornar uma referência no tema, um indivíduo reconhecido por suas habilidades.

Isso requer foco e determinação para se destacar e criar algo que será lembrado. Quem tem essa característica inata deduzir por não se prender à rotina convencional tem êxito nesse tipo de empreendimento.

O digital/inovador

Esse tipo de empreendedor é o que nasceu no meio digital. Está na moda os modelos de startups, o empreendedor digital se tornou uma realidade em muitos casos, com grandes resultados financeiros.

Quem escolhe esse modelo tem em comum o amor pelo risco, a busca por inovação e a necessidade de se manter atualizado para não ficar para trás.

Se você está em busca de saber como montar uma loja virtual do zero, é fundamental conhecer detalhes sobre esse modelo de empreendimento.

tipo de empreendedor
Não importa qual seja o seu tipo de empreendedor, o sentimento de criar algo produtivo para a sociedade está em todos os perfis. Foto de Michael Burrows, site pexels

O cooperado

Para esse perfil, o trabalho em equipe é crucial, já que ela é definida pela parceria entre os empreendedores individuais com o intuito de partilhar informações e recursos para um melhor desempenho e resultado.

O padrão

Esse tipo possui uma ideia e quer realizá-lo, mas não é uma tarefa fácil, o que faz muitas pessoas desistirem. No entanto, tem um caminho para esse perfil que é montar um planejamento prático, pô-lo em ação e trabalhar na execução.

O corporativo

Também é conhecido como intraempreendedorismo, pois esse perfil foca em criar mudanças e inovações para o trabalho da sua empresa.

Comum em empresas modernas com uma cultura de inovação organizacional onde permite que todas as pessoas deem ideias e possam criar projetos. Isso traz como efeito um aumento na produtividade e dever das pessoas.

O individual

Esse tipo é onde uma única pessoa cria sua própria empresa de modo em geral são pequenas ou micros. Mas esse setor vem crescendo, assim como oportunidades para quem deseja se iniciar na sua própria atividade.

Tem três opções que são as principais para quem quer optar por esse modelo: MEI, EI e EIRELI. Então ao escolher é bom procurar saber a fundo a diferença entre as opções.

De modo bem simples, as siglas quer dizer microempreendedor, sendo a primeira e a segunda é empresa individual, já a terceira Empresa Individual de Responsabilidade Limitada. Cada um tem seus benefícios e por isso pesquisar a fundo é crucial.

O franqueado

O empreendedorismo de franquias trata da abertura de uma nova unidade de uma empresa já existente. É um modelo de negócio que oferece menos riscos do que a abertura de uma empresa a partir do zero.

Neste tipo de negócio, muitos processos estão pré-determinados e o público já tem conhecimento das soluções oferecidas.

Apesar disso, para que a operação e o crescimento sejam bem-sucedidos, é importante que haja comprometimento do empreendedor para enfrentar e superar as dificuldades existentes.

Como saber qual é o meu tipo de empreendedor?

O caminho para o empreendedorismo pode ser árduo, mas não há como negar o poder transformador dessa jornada.

Para se destacar nesse mundo empreendedor, é preciso descobrir qual o seu tipo de empreendedor e começar a trabalhar com ele.

Existem muitas formas de se tornar um empreendedor: desde aqueles que desenvolvem produtos inovadores, como os que trabalham com serviços digitais, passando pelos que gerenciam novos negócios e modelos de negócios.

Cada um desses tipos de empreendedor tem suas próprias particularidades e desafios. Por isso, é importante ser consciente sobre quais deles têm mais a ver com você. Para isso, o autoconhecimento é essencial.

Não tenha medo de experimentar, inclusive com ferramentas como testes empreendedores, para descobrir seu melhor caminho.

Uma vez que você entenda qual o seu tipo de empreendedor, você estará pronto para elaborar um plano sólido e começar a trilhar seu caminho empreendedor a partir daí.

tipo de empreendedor
Existem vários testes na internet para descobrir o tipo de empreendedor que você é, mas todos possuem uma coisa em comum, a liderança. Foto de Roberto Hund, site pexels

Ser bom com pessoas

Empreendedores precisam saber gerenciar bem relações interpessoais e de trabalho, pois lidar com as demandas do mercado e da equipe exige liderança e comunicação ativa. Por isso, é necessário possuir habilidades em networking, persuasão, criatividade e confiança.

Ter visão gerencial

Para investir melhor e gerenciar bem as suas finanças, é importante que você mantenha a organização e planeje bem. Além disso, você fique de olho em tudo o que está acontecendo para poder aproveitar melhor as oportunidades.

Ser motivado

Tem que está disposto a desenvolver novas habilidades e aprender cada vez mais para poder se sair melhor nos desafios que forem surgindo. Então a persistência e a motivação são cruciais para atingir os objetivos.

Ter tolerância ao risco

Há muitas incertezas e, portanto, é preciso estar ciente do risco que ela representa. No entanto, isso não quer dizer que deva ser imprudente, mas debater e considerar muito bem os riscos antes de assumir uma certa decisão e aceitar quando errar.

Ser criativo

Criatividade é algo que não pode ser ensinado. É necessário desenvolver uma capacidade de criar em seu próprio caminho e achar soluções desafiadoras.

É preciso também avaliar e solucionar os problemas de forma eficaz e se distinguir da concorrência. Além disso, para pensar fora da caixa você deve esquecer as convenções e criar estratégias novas.

Ser versátil

É preciso abraçar o desafio de conhecer novos métodos, adaptar ideias, ouvir feedbacks e mudar seus produtos ou serviços para melhorar sua eficácia.

O empreendedor também deve conhecer sua clientela e considerar novas formas de atendê-la, para garantir que ela continue satisfeita com o produto.

Uma dica que fica é que não precisa ficar preso em um perfil, então pode testar e conversar com pessoas que você acha que são parecidas com si. Dessa forma, você pode ter mais certeza de qual caminho quer seguir.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes