Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Marketing Cloud: entenda como funciona essa estratégia

O marketing cloud é a aposta para melhorar o relacionamento da sua empresa com os clientes, pois serve para automatizar os processos de marketing de uma marca.

O marketing cloud é uma ferramenta necessária para as empresas, em especial, as que buscam melhorar a aplicação de suas campanhas no marketing digital. Assim, é possível gerenciar canais de em um só lugar, o que acaba por economizar dinheiro e tempo. 

Afinal, o que é marketing cloud?

Marketing cloud é um termo usado para descrever um conjunto de tecnologias. Ou seja, ferramentas que ajudam as empresas a gerenciarem e otimizarem suas campanhas de marketing em vários canais, como:

  • e-mail;
  • mídias sociais;
  • SMS;
  • publicidade online.
marketing cloud
O marketing cloud pode ser útil para empresas de diferente tamanhos. Imagem de Mikael Blomkvist no Pexels

Mais do que isso, oferece uma abordagem completa para o marketing. Isso permite que as marcas usem dados em tempo real para personalizar as mensagens. Ou seja, fornece uma prática para o cliente consistente e personalizada em todos os canais.

A tecnologia no marketing evoluiu bastante nos últimos anos. Agora há ferramentas incríveis livres para empresas de todos os tamanhos. Uma das soluções mais poderosas é o cloud. 

Um recurso útil para melhorar a aplicação das campanhas de marketing. Afinal, ele gera uma experiência chocante para os clientes em todos os canais.

Como isso funciona?

Essa ferramenta funciona integrando várias tecnologias em uma única plataforma. Ou seja, as empresas coletam e analisam dados em tempo real em todos os canais de marketing.

A partir disso, o marketing cloud permite personalizar as mensagens e a experiência do usuário. Desse modo, usa como base dados precisos, que geram uma análise geral do cliente mais aprimorada.

Ele reúne dados de várias fontes, como as:

  • atividades de navegação do cliente;
  • interações nas mídias sociais;
  • preferências de e-mail.

Todas essas informações, então, são usadas para criar campanhas de marketing mais direcionadas e personalizadas, a fim de gerar melhores resultados para a marca.

Quais são as principais tecnologias usadas nessa estratégia?

Algumas das principais tecnologias usadas no marketing cloud incluem gerenciamento de dados do cliente (CDM), gerenciamento de experiência do cliente (CEM), automação de marketing, gerenciamento de conteúdo e análise de dados.

Quais são as vantagens deste tipo de marketing?

Essa técnica conta com algumas vantagens. Isso porque, inclui a capacidade de coletar e analisar dados em tempo real e ainda:

  • personaliza mensagens em todos os canais de marketing;
  • automatiza tarefas repetitivas;
  • direciona o foco em atividades pontuais.

Com a criação de conteúdo e a análise de dados, o marketing cloud consegue ser ainda mais eficiente para criar e gerenciar ferramentas de marketing. Por fim, segmenta o público, aumenta a taxa de conversão e melhora o ROI.

Por último, as empresas, com o cuidado certo, podem administrar várias contas, em diferentes plataformas de um só lugar, a fim de criar campanhas mais eficazes.

Como o marketing cloud melhora a segmentação de público?

O marketing cloud pode ser usado para segmentar o público. Isso é possível através da análise de dados e das ações dos clientes. Com essas informações, então, as empresas podem criar campanhas de marketing voltadas para públicos específicos.

Esses dados também tornam possível criar mensagens diferentes. Isso permite que as marcas usem de maneira precisa as informações para segmentar o público em todos os canais de marketing.

Quais são os recursos envolvidos?

Os recursos incluídos no marketing cloud podem variar. Entre eles estão, por exemplo, ferramentas de automação de marketing, análise de dados, gerenciamento de mídias sociais, e-mail marketing e produção de conteúdo. Algumas soluções no mercado incluem:

  • Salesforce;
  • Marketing Cloud;
  • Adobe Marketing Cloud;
  • Oracle Marketing Cloud;
  • IBM Marketing Cloud;
  • HubSpot Marketing Hub.

Todos os dias, novas soluções são encontradas e desenvolvidas na internet. No entanto, o recomendado é se especializar em uma, mas sem deixar de se manter atento às novidades. 

marketing cloud
O marketing cloud permite integrar vendas, marketing e serviços. Imagem de Pixabay no Pexels

Qual é a melhor solução de marketing cloud?

Antes de escolher a solução de marketing cloud certa para sua empresa, deve-se levar em conta os seus objetivos de marketing, tamanho da empresa e orçamento disponível. 

É vital avaliar as funções e recursos oferecidos pela solução. Bem como, a qualidade do suporte ao cliente e a união com outras ferramentas de marketing, como o CRM ou a análise de dados.

Quais desafios as empresas têm ao implementar o marketing cloud?

Alguns dos desafios comuns ao usar o marketing cloud incluem integrar a solução com outras ferramentas de marketing existentes. 

É preciso garantir a qualidade e precisão dos dados coletados para, então, gerenciar e afirmar a adoção e uso adequado da solução por parte da equipe.

Como avaliar o resultado do uso desta ferramenta?

Após estudar as maneiras de utilizar essa ferramenta na empresa, é importante projetar os possíveis resultados que o marketing cloud pode trazer.

Como, por exemplo, se a empresa crescer recomenda-se considerar a capacidade da mesma em lidar com um grande volume de dados. Além disso, manter sua operação à medida que a base de clientes só cresce.

Como o marketing cloud acompanha as mudanças na jornada do cliente?

O marketing cloud pode ajudar as empresas a verem as mudanças na jornada do cliente ao coletar e analisar dados em tempo real. Assim, entende como eles atuam com a marca e ajustam a campanha de acordo com esses insights.

A partir disso, a marca cria campanhas contínuas e personalizadas ao fornecer suporte ao cliente em tempo real. Ele usa esses dados para entender as falhas e para, enfim, fornecer soluções de acordo com as expectativas.

Como esse marketing pode ajudar a melhorar a eficácia online?

O marketing cloud pode ajudar a melhorar a eficácia do e-mail marketing. Já que, permite que as empresas usem dados em tempo real para mudar as mensagens. Isso divide o público e automatiza tarefas para aprimorar a campanha.

Para mecanizar o marketing de maneira hábil, a marca tem que programar as tarefas repetitivas. Isso muda o seu foco em certas atividades, como, por exemplo:

  • criação de conteúdo;
  • análise de dados.

Para ter uma melhor atuação na publicidade online, sem dúvida, também é preciso investir em relevância e melhorar o ROI, junto com os dados já recolhidos.

Ainda, para que as mídias sociais vejam as mudanças esperadas pelo cliente, deve-se monitorar e analisar os dados a todo momento. A fim de criar conteúdo personalizado e de interação para as plataformas sociais mais relevantes.

marketing cloud
A maior vantagem do marketing cloud é integrar dados obtidos nos mais distintos canais de marketing. Imagem de Kampus Production no Pexels

Como mensurar o ROI do marketing cloud?

O marketing cloud pode ajudar as empresas a medirem o ROI de suas campanhas de marketing. Afinal, elas coletam e analisam dados em tempo real para entenderem melhor como estão as suas ações.

Para mensurar o ROI, é importante estabelecer metas claras de sucesso. Portanto, usar ferramentas de análise de dados para medir a ação da campanha em relação a esse fim. 

Também é importante comparar o ROI da campanha com o custo de execução e uso da solução no marketing. Aliás, isso deve ser feito sempre.

Quais são as melhores formas de fidelizar o cliente?

Para o bem do cliente é preciso criar campanhas de marketing cloud muito pontuais. Além disso, que atendam às necessidades específicas de cada persona, a fim de gerar uma melhor experiência ao usuário.

Com as campanhas omnichannel, as empresas podem usar em tempo real mensagens para seus clientes por todos os canais, por exemplo:

  • e-mail;
  • SMS;
  • whatsapp;
  • mídias sociais;
  • publicidade online.

Para superar os desafios de integração útil para cada ferramenta, no entanto, é preciso criar boas práticas de gestão de dados. Além disso, fornecer treinamento e suporte adequado para a equipe.

Qual é o futuro do marketing cloud?

O futuro do marketing cloud parece brilhante. Isso indica que a previsão do mercado global para esta ferramenta crescerá bastante nos próximos anos e as suas soluções irão evoluir ao anexar ainda mais a inteligência artificial

A união com outras tecnologias de marketing e inteligência de negócios também será cada vez mais importante. Desse modo, vai fornecer insights mais profundos e uma visão mais completa do desempenho dessa área.

Essas novas tecnologias de marketing estão relacionadas a gestão de conteúdo e a análise de dados. Acima de tudo, elas devem estar ligadas para produzirem novas soluções.

Quais são as tendências atuais em marketing cloud?

A moda atual em marketing cloud inclui o uso de inteligência artificial e machine learning para criar mensagens pontuais e a automação de tarefas. Assim como, o uso dessa ferramenta baseada em nuvem para que seja mais ágil.

É preciso estabelecer uma estratégia clara para os objetivos de negócios. De maneira que garanta integração adequada com outras ferramentas de marketing já existentes. Por fim, o uso de dados precisos é uma característica básica neste tipo de marketing.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes