Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O que é Automação de Marketing? Entenda como usar a tecnologia na estratégia do seu negócio

.

A automação de marketing é feita com o uso de softwares a fim de gerenciar uma jornada de compras e a interação com os leads em maior escala e de maneira eficiente. Assim, a empresa consegue alcançar mais seu público-alvo, com agilidade e assertividade nas ações.

Guia Rápido

O que é automação de marketing?

Consiste no processo de automatizar e escalar as vendas do seu negócio sem precisar contratar mais pessoas. Desse modo, depende muito do uso de tecnologia e softwares que auxiliem na gestão dos seus clientes potenciais.

Nem todo processo automático é automação de marketing. Isso porque, a sua principal função é manter uma interação personalizada com o lead. Por exemplo, não consiste em manter envio de e-mails sem qualquer critério.

Quando se fala nesse tipo de automação, na verdade, deve-se pensar em toda a estratégia de marketing. Assim, é um sistema importante para criar um funil de vendas eficiente, o qual leva em conta cada estágio do cliente antes de fazer uma interação.

Escalabilidade com automação

Quem deseja ampliar o alcance da sua marca precisa escalar seus processos. Por exemplo, em uma loja física, isso poderia ser instalar pontos de venda em locais distintos e contratar mais vendedores. 

Com a automação, é possível entrar em contato e vender para um número maior de pessoas sem aumentar sua equipe. Afinal, é o software quem pode planejar, distribuir e alimentar o lead até a conversão.

pessoa trabalhando no tablet e no laptop ao mesmo tempo. Enquanto no tablet ela olha o calendário, no laptop ela analisa alguns gráficos
A automação de Marketing permite fazer a gestão de dados e das interações com o lead. Imagem de Pixabay no Pexels.

Quais as diferenças entre automação de marketing e e-mail marketing?

O e-mail marketing é apenas uma das formas de automatizar a interação com o cliente. Além disso, ele é configurado de modo manual e faz o disparo de mensagens de acordo com o que você define.

A automação de marketing, por outro lado, considera as ações do usuário para realizar o disparo de alguma comunicação. Desse modo, consegue interpretar em qual estágio do funil ele estaria e envia os materiais que podem ajudá-lo a avançar na jornada.

Funil de marketing e a automação

Topo, meio e fundo de funil podem ser definidos em um software de automação. Vale destacar que ele pode usar o e-mail como canal de comunicação, mas não se restringe a isso. 

Quando o usuário realizar uma ação, o software pode interpretar e enviar algo que seja coerente com seu interesse. Por exemplo, se ele fizer uma visita ao blog para conhecer um produto, pode receber uma mensagem para fazer a compra depois.

Automação na jornada de compra

Um dos principais objetivos de usar um software de Automação de Marketing é fazer o lead avançar na jornada de compra. Por isso, ele pode passar pela descoberta, reconhecimento, consideração e decisão.  

O papel do sistema é perceber essa evolução de acordo com as ações que o usuário realiza. Assim, ela usa os materiais e critérios que você já configurou para enviar conteúdos personalizados com cada etapa. 

Quais as diferenças entre automação de marketing e CRM?

Apesar de serem muito parecidos, não se deve confundi-los. CRM é uma área que tem o objetivo de melhorar as interações entre a sua marca e as pessoas. Então, isso pode envolver as vendas e o suporte.

Um software de CRM também funciona como um banco de dados sobre o comportamento do usuário. Dessa forma, é possível criar melhores estratégias com base na análise de métricas.

Já a automação de Marketing, por sua vez, busca atrair, nutrir e converter os leads. Em síntese, pode-se dizer que ambos estão ligados, já que a interação entre a empresa e o cliente tem impacto direto nas vendas.

Integração de ferramentas para automação

Por serem áreas parecidas, muitos sistemas de automação oferecem a opção de integração com um software de CRM. Desse modo, você pode não apenas gerenciar a jornada de compra e funil de vendas, mas também otimizar a relação com o usuário.

Métricas de automação

Uma das principais diferenças entre as duas é que a automação se concentra no ciclo de vendas de fato. Por isso, as suas métricas estão ligadas a atração até a conversão. Já as de CRM visam registrar, organizar e acompanhar as interações.

Vale destacar que integrar esses sistemas é muito vantajoso para o negócio. Afinal, você poderá fazer a gestão das duas e oferecer um conteúdo ainda mais personalizado para o seu cliente em potencial.

Como funciona a automação para redes sociais?

O principal objetivo de uma ferramenta de automação de Marketing para redes sociais é otimizar a sua gestão. Gerenciar um perfil exige não apenas publicar, mas também analisar as métricas de cada post e conhecer o público. Por isso, conheça algumas a seguir.

Buffer

A Buffer permite avaliar a performance de cada post e planejar os posts. Além disso, você pode monitorar todos os dados importantes e ajustar sua estratégia de acordo com eles. Por fim, equipes menores podem usar recursos gratuitos.

Postcron

Ela possui tanto uma versão paga quanto uma gratuita. Ela permite fazer a gerência de várias contas, agendar posts e analisar o desempenho delas. Então, é uma opção para agilizar o trabalho com as redes sociais.

Agorapulse

Mais uma opção para quem deseja gerenciar as redes sociais de modo eficiente. Assim, conta com as principais funções para esse tipo de plataforma. Por isso, pode-se agendar posts e acompanhar as métricas em cada um deles.

pessoa analisando gráficos que estão sendo mostrados no tablet em suas mãos
A automação de Marketing pode ser usada para monitorar diversos canais, como as redes sociais e e-mail. Foto de Mikael Blomkvist no Pexels.

Quais os principais benefícios da automação de marketing?

Fazer uma boa gestão dos seus negócios nas plataformas online permite conseguir vários benefícios. É por esse motivo que quem deseja crescer precisa conhecer as vantagens:

  • Escalar vendas com a automação de marketing;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução do CAC;
  • Ciclo de vendas menor;
  • Times integrados.

Escalar o seu negócio significa crescer em todos os aspectos como vendas, alcance, clientes e tudo sem precisar gastar a mais com equipe. A automação é um processo que permite realizar várias ações de forma simultânea e com um número alto de pessoas.

Mais competitividade com a automação

Com a redução do custo de aquisição de clientes e do ciclo de vendas, sua empresa se torna muito mais competitiva no mercado. Além disso, o aumento da produtividade contribui para o seu crescimento.

A cada etapa do funil, o cliente tem a chance de conhecer mais tanto sobre o produto quanto sobre a empresa. Por isso, estão mais propensos a investir em suas soluções e levam em conta não apenas o preço, mas também o valor agregado.

Agilidade e resultados com processos automáticos

Vale lembrar que o uso de automação reduz também o número de falhas. De fato, uma pessoa não pode avaliar em que etapa do funil o usuário está nem mandar várias interações para muitos leads ao mesmo tempo, mas o software sim.

Como gerar maior escalabilidade com a automação de marketing?

Antes de tudo, investir na automação de marketing não é o único passo para escalar o seu negócio. Na verdade, é preciso conhecer seu foco primeiro para que esse tipo de estratégia funcione com sucesso, por exemplo:

  • Estudar a sua persona;
  • Definir seus objetivos;
  • Analisar os resultados.

Esses três pontos básicos devem funcionar como um guia para que saiba como avaliar se conseguiu o que planejou ou não. Assim, deve-se estar disposto a investir tanto em softwares de automação de marketing quanto em treinar a sua equipe.

Captação de leads com o uso de processos automáticos

Os sistemas de automação também permitem usar a função de geração de leads. Desse modo, pode usar sites, perfis nas redes sociais ou anúncios pagos. Em síntese, as principais formas de obter o contato de um usuários são:

  • Formulários;
  • CTAs;
  • Landing pages;
  • Anúncios;
  • Presença constante e relevante nas redes sociais.

Note que, mesmo que exija a sua atuação, a pessoa fornece seus dados de forma espontânea. Ou seja, ela tem interesse pela sua oferta e pode se tornar um cliente no futuro. Por isso, é essencial criar conteúdo de qualidade em todos os canais.

Aumento do alcance com automação

Diferente de um alcance com trabalho manual, com a automação a sua marca pode interagir com diversas pessoas ao mesmo tempo. Assim, reduz-se o trabalho da sua equipe e as pessoas que chegam à última etapa do funil estão prontas para realizar uma compra.

Como tornar o funil de vendas mais eficiente com a automação?

Para tornar o funil de vendas eficiente, é preciso planejar com detalhes a sua estratégia. Então, isso quer dizer que as suas interações via e-mail ou anúncio, por exemplo, precisam seguir uma ordem que faz sentido no relacionamento com o cliente:

Nesse contexto, as suas CTA’s em landing pages precisam estar alinhadas com a etapa da jornada de compra em que o cliente se encontra. Assim, a pessoa vai ter tempo de se relacionar e conhecer a sua marca antes de tomar uma decisão de compra.

Em um software de automação, você pode configurar os gatilhos para que ela reconheça quando a pessoa passou de uma etapa para outra. Por exemplo, se ela inclui produtos no carrinho e não finaliza a compra, pode enviar mensagens de remarketing.

Como aumentar a produtividade da equipe com automação de marketing?

A automação de marketing permite que a sua equipe realize os trabalhos criativos de forma mais livre. Assim, um time mais produtivo ocorre, porque é possível deixar as tarefas mecânicas da rotina para uma sistema de gestão, por exemplo:

  • Envio de e-mail marketing;
  • Agendamento de posts para um período maior;
  • Testes A/B;
  • Análise de métricas detalhadas.

Quando se tem uma base de leads pequena é possível fazer uma análise de forma manual. Mas, para quem deseja escalar seu negócio, a automação é uma aliada para realizar essa atividade com detalhes em um tempo muito menor.

Nesse cenário, a sua equipe pode se dedicar com mais foco a criar os artigos, e-mails e definir as estratégias que podem apresentar melhores resultados. Portanto, a automação, sem dúvida, é uma aliada para a sua empresa.

pessoas diferentes sentadas em uma mesa de biblioteca, em reunião e sorrindo. Duas delas estão fazendo o sinal de high five
A automação de Marketing reduz o tempo em tarefas técnicas e a sua equipe pode ser mais criativa. Imagem de Kampus Production no Pexels.

Integração entre os times com a automação

Uma das vantagens de ter um sistema de automação é a facilidade de integrar a sua equipe de marketing e vendas, por exemplo. Desse modo, a sua tática pode ficar muito mais alinhada, porque todos podem acompanhar o processo completo.

Acesso aos dados de Marketing

O acesso ao mesmo histórico permite que essa integração ocorra. Assim, as pessoas que realizam funções distintas podem conhecer os principais dados da execução de uma estratégia. Então, alguns exemplos disso são:

  • Evolução de leads no funil de vendas;
  • Integrar com outras plataformas usadas na área do marketing;
  • Avaliar as métricas de cada estratégia.

Com todas essas vantagens, o time consegue manter a interação a respeito do que precisa de ajustes ou não. Além disso, é uma forma de centralizar o processo, já que apenas um sistema pode ser acessado por várias pessoas.

Facilidade nos processos com automação

Outra vantagem da automação é que se reduz erros e falhas em seus processos. Por exemplo, com um post agendado ou um e-mail programado, a sua equipe não precisa realizar essa tarefa manualmente todos os dias.

Qual a melhor forma de reduzir falhas com a automação de marketing?

A melhor maneira de fazer isso é manter um acompanhamento constante da ferramenta. De fato, apesar de oferecer diversas facilidades, o uso de recursos que dependem da conexão com a internet pode ter falhas, por exemplo:

  • Queda de rede;
  • Sobrecarga do sistema;
  • Problemas com aparelhos como notebook ou PC.

Não há como saber quando essas situações vão ocorrer, mas se pode criar formas de contornar isso da melhor maneira. Assim, evita-se perder um dia de trabalho online por conta de erros técnicos.

Acompanhe de perto os processos automáticos

Por falhas na rede, um post agendado pode não ser carregado, por exemplo. Então, o ideal é que você e a sua equipe monitorem o uso do sistema de perto. Isso quer dizer que conferir com uma certa frequência já pode evitar um erro.

Faça adaptações dos processos automáticos quando necessário

Nem sempre o uso de automação vai garantir que tudo sairá como planejado. Portanto, se prepare para realizar pequenos ajustes quando for preciso, seja de estratégia ou de configurações.

Como reduzir o CAC com a automação de marketing?

A automação de marketing permite que você trabalhe em uma escala muito maior e interaja com várias pessoas ao mesmo tempo. Dessa forma, o custo de aquisição de clientes, o CAC, se reduz porque com apenas um software é possível realizar várias ações.

Quando você tem um negócio e atua nele sozinho, por exemplo, a sua comunicação é de um para um. Em síntese, isso quer dizer que o responsável por acompanhar toda a jornada de compra e motivar a pessoa a avançar é você.

Trabalhe em escala

Nesse contexto, a sua empresa pode crescer, mas com um limite, já que não é possível atender milhares de pessoas sozinho em tempo hábil. Desse modo, uma solução seria ter que:

  • Contratar mais pessoas;
  • Investir em mais pontos de venda;
  • Treinar cada equipe e monitorar de modo manual.

Um sistema de automação consegue acompanhar a jornada de compra e fazer o cliente avançar no funil de vendas de forma muito mais ágil. Além disso, não há um limite exato de quantas pessoas sua empresa pode atender com o uso dela.

Indicador de investimento do marketing

O ticket médio é um dos indicadores mais usados para entender a relação entre o número de vendas realizadas e o número de clientes. Também pode-se usar a fórmula do faturamento bruto dividido pelo volume de vendas em um período.

Essa métrica, em síntese, busca analisar o valor médio que uma pessoa gasta em compras ao seu negócio ou a média de compras que ele faz. Assim, é possível descobrir quanto seus clientes estão dispostos a gastar em interações com a sua marca.

Redução de custos com automação

O uso de automação pode aumentar o ticket médio, já que seu público poderá amadurecer melhor com o uso de um funil de vendas eficiente. Então, um maior número de compras indica que você precisará gastar menos e terá um retorno mais expressivo.

pessoa usando o celular para fazer compras online
O uso de automação de Marketing ajuda no aumento de vendas. Imagem de PhotoMIX Company no Pexels.

Qual a melhor forma de aumentar o ticket médio com automação?

A melhor maneira de fazer o seu ticket médio crescer é oferecer maior número de produtos que sejam atrativos para o seu lead. Dessa forma, a automação serve para identificar quem já fez uma compra e fazer uma oferta relacionada.

Agregar opcionais no seu produto ou serviço

Uma boa forma de motivar seu cliente a comprar mais da sua marca é investir em um catálogo diversificado. Assim, ele poderá escolher entre as opções que considerar mais atrativas. Por isso, algumas dicas são:

  • Várias opções de produtos, planos ou serviços;
  • Mostre produtos mais comprados juntos;
  • Faça ofertas atrativas em um bom catálogo.

Fazer uma sugestão de produtos comprados em conjunto pode aumentar o valor do seu ticket médio. Desse modo, é necessário fazer a análise das vendas e levar em conta os que são mais buscados pelo público.

Agregar valor ao cliente

Invista em serviços, planos ou produtos mais completos e um bom funil de vendas ou remarketing para oferecer valor agregado. O cliente percebe isso e fica mais disposto a adquirir essas soluções.

Como reduzir o ciclo de vendas com automação de marketing?

Antes de tudo, vale lembrar que o ciclo de vendas ocorre desde o primeiro contato até o pós-venda. Dessa forma, a redução de tempo entre os dois deve ser feita de acordo com o amadurecimento do cliente em relação ao produto.

Para reduzir esse processo, portanto, conhecer os hábitos da sua persona é essencial. Afinal, são eles que guiam qual a melhor estratégia e o que observar em seu sistema de automação de marketing, por exemplo:

  • Principais meios de pesquisa;
  • Temas que pesquisa e em quem confia;
  • Fatores que o motivam a fechar uma compra.

O funil de vendas é o principal recurso que se pode usar com a automação. Assim, ele serve para preparar a pessoa e a motivam a dar o próximo passo quando as noções sobre o produto aumentam.

O que são leads qualificados?

Ao final do processo, ou fundo de funil, o seu cliente já conhece seu produto ou serviço e o considera como uma opção. Nesse ponto, ele é um lead qualificado, alguém que está preparado para a última etapa e precisa apenas quebrar objeções.

Conquiste e retenha mais clientes com processos automáticos

Depois de passar por uma jornada de compra completa, na qual teve importantes orientações, o cliente tende a ficar mais satisfeito. Por isso, é essencial que o produto agregue o valor que a oferta prometeu, o que aumenta as chances de que o usuário tenha:

  • Satisfação;
  • Vontade de indicar seus produtos;
  • Interações no pós-venda.

Vale destacar que toda a interação no pós-venda é crucial para fidelizar o seu cliente. Então, oferecer um suporte personalizado e perguntar sobre a sua opinião é importante.

Monitore o seu funil de vendas com ferramentas de automação

Para entender se a sua estratégia está boa, é essencial conferir as métricas de cada etapa do seu funil de vendas. Com a automação, é possível monitorar todos os dados que mostram o interesse:

  • Taxa de abertura de emails;
  • Cliques para a landing page em diversos tipos de conteúdo;
  • Número de conversões.

As conversões podem ser para realizar um cadastro, fazer uma inscrição, baixar um material ou realizar a compra. Isso varia de acordo com a etapa do funil em questão e com seus objetivos.

O que é uma ferramenta de automação de marketing?

É o software de automação de marketing, ou seja, sistema que permite configurar toda a sua campanha. Para funcionar, ele depende da ação humana, porque é a equipe quem define as respostas e envios para o usuário após uma atividade.

Há vários softwares disponíveis para fazer a gestão do marketing na sua empresa. Portanto, pode escolher aquele que atende às suas necessidades de forma completa. Aliás, o que elas têm em comum é a variedade de funções ligadas a:

  • Integração entre equipes e outras softwares;
  • Acesso a várias métricas da campanha;
  • Opção de configurar todo o funil de vendas;
  • Captação de dados do usuário;
  • Opção para criar materiais e landing pages.

Por conta de todos esses recursos, escolher um software de automação é o que a maioria das empresas fazem. Assim, podem ter processos mais produtivos e oferecer soluções assertivas e rápidas para o lead.

Como funciona uma plataforma de gestão de marketing

Apesar de realizar todo o processo de forma automática, é a equipe de gestão quem define o objetivo, os dados a serem captados e o que deve ser enviado. Por exemplo, se o usuário faz o cadastro com e-mail para baixar um material, ele deve receber um conteúdo definido.

pessoas diferentes sentadas em uma mesa com vários laptops, elas parecem estar em reunião
Um software de automação de marketing integra suas equipes. Imagem de Canva Studio no Pexels.

Como funcionam os fluxos de automação?

Com uma ferramenta de automação de marketing é possível mapear com detalhes qual é o caminho que você deseja que o lead siga até se tornar qualificado. Dessa forma, deve-se fazer o controle de quais são os canais de fluxo e o que ocorre após cada ação.

Fluxo de Nutrição

É o que ocorre quando o usuário fornece seu e-mail, por exemplo, para adquirir um material ou acessar um conteúdo. Então, o canal é um meio para enviar mais textos e sugestões de artigos a fim de levá-lo até a última etapa do funil.

Fluxo de abandono de carrinho

Depois que o cliente seguiu toda a jornada criada por sua equipe para chegar ao time de vendas, ele pode fazer a consideração de compra. Portanto, caso ele abandone o carrinho, o sistema de automação pode disparar mensagens para o recuperar.

Fluxo de ativação

Após o ciclo de vendas, o seu cliente pode receber textos de boas-vindas ou primeiros passos sobre o uso do seu serviço ou produto. Desse modo, é uma forma de manter a interação com o lead e talvez o fidelizar no futuro.

Como fazer o processo de atribuição de leads de forma automática?

A atribuição consiste em separar seus leads de acordo com a etapa do funil em que ele está. Assim, pode-se até mudá-lo de um grupo para outro a fim de avançar ou voltar para a jornada que você planejou.

Atribuição de status aos leads

De acordo com as ações do lead em relação a um  gatilho ele pode receber um status distinto. Então, pode passar da categoria de oportunidade para cliente de fato, por exemplo.

Atribuição de responsável pelo lead

Outra vantagem de usar automação é definir um vendedor responsável pelo lead. Dessa forma, pode-se escolher o que tem mais noções sobre um produto e que tem mais chance de realizar uma venda.

E-mail marketing como ferramenta de automação de marketing

Usar o e-mail marketing é uma das principais maneiras de manter o contato com o lead. Assim, pode-se definir quais artigos enviar de acordo com a ação que ele tiver. Ou seja, é possível:

  • Segmentar seus contatos;
  • Enviar mensagens para o fluxo de nutrição;
  • Fazer ofertas;
  • Remarketing.

Você pode configurar, por exemplo, quais textos ele deve receber caso não abra os e-mails. Mas, caso ele leia algum deles, terá um status distinto como qualificado. Por isso, o uso de automação permite realizar uma interação mais assertiva.

Remarketing por email

É uma estratégia de marketing para quem já mostrou algum tipo de interesse pelo seu produto ou serviço. Portanto, há várias formas de realizá-lo se levar em conta a ação do possível cliente, por exemplo:

  • Pesquisa;
  • Baixou um material;
  • Fez uma inscrição ou cadastro.

Para isso, as listas são a principal forma de segmentar seus leads. Depois que ele viu um produto, pode-se enviar mensagens de remarketing, já que poucas pessoas decidem a compra na primeira pesquisa.

Fique atento ao spam com a automação

Não compre listas de e-mail ou envie mensagens sem que o lead tenha mostrado interesse em receber. Além disso, evite usar muitas imagens e fontes em vermelho, porque são práticas de spam.

Como fazer a segmentação da base com automação de marketing?

A segmentação de base consiste em separar grupos de acordo com uma característica a fim de oferecer conteúdos distintos. Desse modo, é possível classificar com o uso de automação com:

  • Dados do lead como funil, conversão e fluxo;
  • Cidade;
  • Telefone;
  • Cargo.

Com esse recurso, você pode fazer ofertas de produtos, serviços ou materiais para quem de fato tem interesse. Aliás, segmentar por conversão é uma boa opção para fazer o remarketing, por exemplo.

Faça a coleta de dados de forma automática

Pode-se recolher os dados na hora do cadastro ou pelo seu histórico de interação. Então, evite se tornar um spam na caixa de entrada do usuário. Isso vale para esse contato e para os e-mails.

Organize dos dados coletados com a automação

Há várias formas de definir qual é o grupo de destino para uma mensagem. Assim, escolha as categorias que fazem sentido para a sua oferta. O sistema apresenta os mais diversos como fluxo, funil, cidade e até o cargo.

pessoa colocando um papel branco em uma pequena caixa com algumas pastas
Envie conteúdos de acordo com os dados do lead com a automação de marketing. Imagem de rawpixel.com no Freepik.

Como inserir leads no seu funil de vendas com automação?

A captação de leads pode ocorrer por diversos meios como formulários, landing pages e anúncios pagos. Em síntese, a sua empresa oferece um conteúdo útil e pede apenas um meio de contato como email ou número de telefone.

Landing page para captação de leads

Muito usada com os formulários, a página de destino é um ótimo meio de fazer a geração de leads. Assim, pode-se pedir alguma forma de contato com a inscrição para um evento ou para baixar um ebook, por exemplo.

Marketing de conteúdo para gerar novos leads

Oferecer conteúdos úteis e de qualidade ligados ao problema que a sua persona busca resolver é uma estratégia para atrair leads. Portanto, invista na criação de um blog e perfis sociais que abordam temas atrativos.

Links patrocinados para novos leads

A mídia paga também é uma opção eficaz para atrair novos clientes. As redes sociais e os maiores motores de busca são ótimos meios para divulgar um link patrocinado com uma oferta e captação de contato.

Qual a melhor forma de monitorar leads de forma automática?

Definir uma forma de avaliar se o seu lead está pronto para a próxima etapa é essencial. Assim, você pode monitorar a sua evolução de forma automática. Por isso, o Lead Scoring é tão útil.

Como funciona o Lead Scoring

O Lead Scoring é uma das melhores formas de monitorar seus leads. Em síntese, consiste em atribuir uma pontuação a cada um dos seus clientes em potencial de acordo com o quão próximo o perfil dele é da sua persona.

As interações que cada pessoa faz com a sua marca também recebem pontuações como baixar um material ou responder pesquisas. Por fim, a intenção da pontuação é definir se ele pode ser considerado qualificado para o time de marketing ou de vendas.

O que são testes A/B nos meios de automação de marketing?

São testes em que você escolhe algo da sua landing page, por exemplo, para variar. Isso significa que uma parte do seu público verá uma versão e a segunda verá a outra. 

Com as ferramentas de automação, é possível definir apenas uma variável para cada teste. Títulos, imagens, URLs, formato de email  e CTA’s. Então, o objetivo de fazer essa  avaliação é saber qual tem o melhor resultado.

Versão com melhor desempenho para a campanha de marketing

A versão que vence é aquela que tem melhor desempenho. Isso pode ser avaliado de acordo com as métricas de abertura e conversões, por exemplo. Assim, a sua equipe pode definir como padrão para aumentar o número de vendas.

Vale a pena integrar ferramentas de CRM com automação de marketing?

Pensar na experiência e satisfação do cliente é essencial para uma estratégia de marketing. Integrar sistemas pode trazer vantagens para ter equipes mais produtivas e reduzir as falhas na interação dos usuários com a sua marca como:

  • Fortalecer a relação entre a marca e o lead;
  • Deixar dados centralizadas;
  • Maior eficiência em suas interações;
  • Evitar duplicar ações ou deixar o lead sem nenhuma delas.

Com essa integração, portanto, pode-se criar fluxos de nutrição personalizados muito mais eficazes. Além disso, ter os dados de relacionamento com os de conversões e etapas do funil de vendas em um só lugar ajudam no trabalho das equipes.

Como fazer relatório de resultados de automação de marketing?

É preciso levar em conta os dados que o software mostra sobre os resultados das suas ações. Então, cada etapa do funil de vendas terá um número que indica quanto do seu público evoluiu em um certo período.

Indicar a taxa de conversão das etapas

Topo, meio e fundo de funil terão taxas distintas de conversão. Em geral, o último estágio é o que tem a menor, enquanto o primeiro tem a maior. Esses dados indicam não só a evolução do lead, mas também em quais fases há menor desempenho.

Melhorar a estratégia para vender mais com automação

Com base nos dados analisados em cada etapa, pode-se fazer o ajuste da sua estratégia. Assim, investigue o que pode atrapalhar cada fase a fim de realizar a mudança e obter melhores resultados.

dois homens sentados em uma mesa de reunião com outros colegas, parecendo estarem discutindo sobre alguma coisa
Analise dados com detalhes com a automação de marketing. Imagem de Tiger Lily no Pexels.

Quais as melhores ferramentas de automação de marketing do mercado?

Agora você já sabe a importância de usar um software para automação de marketing. Então, é essencial conhecer quais são as melhores a fim de fazer uso da que mais se adequa a realidade do seu negócio:

  1. HubSpot;
  2. RD Station;
  3. ActiveCampaign;
  4. Mautic;
  5. O MailChimp.

Conheça as principais funções de cada uma a seguir para gerenciar suas ações de marketing de forma muito ágil. Assim, a sua equipe se torna mais produtiva e é possível escalar o seu negócio.

1 – HubSpot Marketing Hub

A HubSpot é um sistema muito importante para o conceito de Inbound Marketing, já que seus fundadores desenvolveram esse tipo de estratégia. Em síntese, os principais recursos dela são:

  • Gestão de funil completo;
  • Relatórios para análise;
  • Integração com a ferramenta de CRM da HubSpot.

Ela é uma das mais completas e também oferece chats para atender clientes, testes A/B de e-mail marketing e monitorar seus resultados em tempo real. Ainda não é a mais usada no Brasil, porque sua cobrança é em dólar, mas oferece alguns recursos gratuitos.

Ferramenta de automação mais usada na América Latina

Com exceção do Brasil, a HubSpot é o software de automação mais usado na América Latina. A sua fama não é à toa, visto que esse é um programa de alta eficiência.

2 – RD Station Marketing como ferramenta de automação de marketing

É um software de automação brasileira criado pela Resultados Digitais. Desse modo, apresenta seus recursos em português, o que é uma vantagem para quem não domina o inglês. Além disso, permite realizar várias ações como:

  • Otimização para SEO;
  • Criar landing pages;
  • Disparo de emails;
  • Gerenciar e segmentar seus leads.

Sabe-se que a RD Station também tem um design intuitivo e bonito, além de ter um preço acessível e várias funções. Você pode criar posts para diversas redes sociais e usar o sistema de blog para otimizar.

Líder em softwares de automação

A RD Station sem dúvidas está entre entre os softwares líderes da mesma categoria do Brasil. Portanto, é ótima para gerenciar vários processos.

3 – ActiveCampaign na automação de marketing

A ActiveCampaign é um software dos EUA e uma das melhores a nível mundial. Dessa forma, apresenta diversos recursos essenciais a quem precisa automatizar seus processos em marketing:

  • Formulários para captação de leads;
  • Testes A/B para o funil inteiro;
  • Segmentar leads para vendedores;
  • Envio de e-mails automáticos;
  • Pode ser integrada com 300 ferramentas.

Fora isso, ela também serve para saber a qualificação de leads em tracking e scoring. Por fim, o envio de e-mails pela ActiveCampaign tem uma taxa de abertura média de 45% por conta da qualidade de seus servidores.

Plataforma com CRM integrado para automação

Integrar automação de Marketing e CRM é uma boa opção para manter dados e ações em um só lugar. Por isso, esse software apresenta a opção de fazer esse processo com várias outras.

4 – Mautic no processo de automação de marketing

O Mautic é um sistema gratuito e que possui código aberto. Dessa forma, pode-se incluir outros recursos e integrar com outros softwares. Algumas das suas funções são:

  • Funil de e-mail;
  • Criação de landing page;
  • Nutrição e geração de leads.

Uma vantagem do Mautic é que seu sistema está em português também. Mas, caso precise de suporte, não terá essa opção. É por esse motivo que ela é ideal para quem já tem algum conhecimento sobre programação.

Também é o software ideal para pequenos negócios que não querem investir tanto em automação. Então, avalie se as funções que ele oferece para saber se ela atende ao seu contexto.

Aplicação gratuita e com código aberto para automação

Os sistemas de código aberto podem ser melhorados por várias pessoas que dominam o assunto. Assim, uma das principais características dos open source é serem de licença gratuita.

desktop de trabalho. Na mesa tem-se papéis, caneta, uma caneca e uma luminária
A automação de marketing ajuda a monitorar todo o funil de vendas. Imagem de Mikael Blomkvist no Pexels.

5 – Como usar o MailChimp no seu processo de automação de marketing?

É uma ferramenta que agrega diversos canais como e-mails e várias redes sociais. Desse modo, se define como uma solução acessível para pequenos negócios. Alguns de seus principais recursos são:

  • Testes A/B;
  • Relatórios;
  • Segmentação de base;
  • Criação de landing pages e formulários.

O MailChimp existe desde 2001, quando servia apenas para disparo de e-mails. Além disso, foi criada por uma agência de web design que buscava oferecer uma opção mais barata para o mercado.

Um outro ponto de destaque desse software é que ela oferece um plano gratuito para até dois mil contatos. Mas, as opções são limitadas nele. Ainda assim, é uma solução para empresas que estão em seus primeiros passos no mundo digital.

Plataforma do tipo all-in-one para automação

Hoje, o MailChimp é um software de marketing completo. Isso porque, agrega diversos canais, CRM e permite fazer a criação de diversos formatos de materiais. Portanto, é uma solução para negócios pequenos e médios.

Como escolher a melhor ferramenta de automação de marketing?

Antes de tudo, leve em conta o que o seu negócio precisa para escalar vendas com automação de marketing. Afinal, o porte dele e o tamanho do público que deseja interagir fazem diferença. Além disso, outros critérios importantes são:

  • Critérios de segmentação complexos;
  • Listas dinâmicas;
  • Notificar vendedor responsável por um lead;
  • Lead scoring;
  • Integrar com CRM;
  • Lead tracking.

Fora isso, é importante que ela seja de uso intuitivo e seja flexível para atender a sua empresa. Apresentar relatórios detalhados a fim de guiar a sua estratégia de modo mais assertivo também é crucial.

Por fim, leve em conta os custos e se o software oferece suporte ou treinamento para a sua equipe. Assim, escolha de acordo com o que o seu negócio precisa e realize os ajustes com o time.

Como começar a automação de marketing do zero?

O principal é começar com o uso de recursos mais simples e básicos para uma estratégia. Dessa forma, você e sua equipe terão tempo para aprender mais sobre a plataforma e as formas de explorá-la. Além disso, leve em conta:

  • Comece pelo básico;
  • Planeje a sua estratégia com automação de marketing;
  • Defina quais dados precisa coletar sobre os leads;
  • Crie conteúdos para o seu blog;
  • Escolha um software de automação.

É importante que o seu site já tenha conteúdos que atendem a todas as etapas do funil de vendas e jornada de compra. Assim, será possível criar os primeiros fluxos para sua estratégia.

Analise o perfil do seu negócio para usar a automação

Há várias opções de softwares de automação e formas de usá-las. Mas usar todas sem conhecer o perfil do seu negócio não é a melhor opção. Então, pontos para levar em conta são: 

  • Canais que a sua persona mais usa;
  • Quem é sua persona;
  • Base de clientes atuais;
  • Meta para crescer com o uso de automação.

O número de pessoas no seu time e o nível de conhecimento delas sobre esse tipo de sistema também faz diferença. Afinal, pode ser preciso investir em cursos a fim de integrar suas equipes com o uso de um software.

Crie uma estratégia personalizada de automação

Depois de analisar tudo isso, escolha usar as funções que fazem sentido para o seu negócio. Assim, será uma tática que atende tanto a sua empresa quanto a seus clientes.

Confira dicas para ter uma automação de sucesso

O sucesso da automação de marketing depende não apenas da escolha de um bom software, mas também da interação com a sua equipe e com seus clientes. Dessa forma, é essencial que você:

  • Deixe os objetivos claros para a sua equipe;
  • Planeje a estrutura dos seus processos antes de contratar um sistema;
  • Segmente e personalize a interação com os seus leads;
  • Integre a equipe de marketing e a de vendas.

Processos e metas precisam estar claros a fim de engajar a sua equipe e não deixar dúvidas. Portanto, explique o papel de cada um e os motivos para usar automação no seu negócio.

Fora tudo isso, é crucial que a cada estratégia se monitore e analise os resultados. Aliás, isso é muito importante para corrigir erros e ter ainda mais sucessos a cada nova execução.

Você já usa a automação de marketing no seu negócio?

O uso de automação de marketing é uma das melhores formas de conseguir aumentar o alcance da sua empresa. Também é um meio para aproveitar a sua equipe nas etapas criativas e gastar menos tempo com tarefas técnicas de rotina, além de:

  • Oferecer interação singular com seus clientes;
  • Poder usar diversos canais de forma simultânea;
  • Relatórios completos;
  • Equipes mais produtivas;
  • Gestão de diversas campanhas.

A interação personalizada com seu cliente, sem dúvida, faz toda a diferença. A vantagem do uso de automação é que você não precisa fazer isso de apenas um para um, mas em escala muito maior. Ou seja, há um melhor uso do tempo e custos menores.

Use automação de marketing

Por fim, seja a sua empresa de qualquer porte, o uso de automação pode melhorar seus resultados e aumentar sua base de clientes. Por esse motivo, escolha a que mais se adequa ao seu negócio e planeje seus processos.

Seja o primeiro a ser notificado, sempre que um novo artigo ser publicado

Deixe uma resposta

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes