Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Investimento em fundo imobiliário: guia do que você precisa saber antes de começar a investir

O investimento em fundo imobiliário pode ser a solução perfeita para quem procura uma boa opção para tornar o seu portfólio de aplicações mais forte. Assim, o texto a seguir traz os principais pontos a se levar em conta antes de começar a investir. 

O que é investimento em fundo imobiliário?

Investimento em fundo imobiliário (FII) é uma forma de aplicação coletiva que permite aos investidores aplicar recursos em empreendimentos do mercado de imóveis, mas sem precisar adquirir propriedades físicas individualmente. 

Ele é formado por um gestor que administra os recursos dos cotistas para investir em vários tipos de ativos, como, por exemplo:

  • prédios comerciais;
  • shoppings;
  • galpões logísticos.

O dinheiro investido pelos cotistas é usado para comprar ou gerar os ativos imobiliários que compõem o portfólio do fundo. Os ganhos gerados, seja por meio de aluguel ou valorização do patrimônio, por outro lado, são distribuídos aos cotistas na forma de rendimentos.

Investimento em fundo imobiliário: guia do que você precisa saber antes de começar a investir
O investimento em fundo imobiliário te permite aplicar em imóveis. Imagem do Freepik.

Qual o valor mínimo para investir?

É possível comprar cotas de FIIs a partir de R$ 0,50, porém, um baixo investimento significa um retorno menor. Então, se você investir R$ 100 ao comprar algumas cotas de um FII, poderá receber uma quantia proporcional a esse valor.

Além do valor mínimo para investir, vale observar as taxas associadas ao investimento em fundos imobiliários, como, por exemplo, taxa de administração e taxa de performance.

O que é preciso para fazer investimento em fundo imobiliário?

Para fazer investimento em fundo imobiliário, antes de tudo, é preciso ter uma noção básica desse tipo de aplicação. Além disso, definir os objetivos financeiros, fazer análise e pesquisa de mercado, usar corretora de valores e comprar cotas de ativos.

Confira abaixo alguns dos principais pontos a se levar em conta antes de começar a investir e saiba como se preparar para evitar perdas de dinheiro.

Conhecimento básico

Entenda como funciona o FII, para, saber por onde começar e qual ativo pode melhor atender ao que você procura. Assim, entre os principais pontos que norteiam esse tipo de título estão:

  • tipos de fundos (rendimento, desenvolvimento, tijolo e papel);
  • distribuição de lucros;
  • bolsa de valores;
  • gestão profissional.

À medida que se aprofunda o conhecimento, estará mais apto para tomar decisões embasadas e, assim, aproveitar os benefícios dessa forma de investimento.

Objetivos financeiros

Os seus objetivos podem incluir a busca por renda passiva, assim como geração de capital, diversificação da carteira ou mesmo a criação de metas a longo prazo, como, por exemplo,  a aposentadoria.

Ao definir os seus objetivos, aliás, avalie como os FIIs se encaixam em seu perfil, de acordo com fatores como volatilidade, liquidez e horizonte de investimento.

Esteja preparado para ajustar a sua estratégia à medida que os seus objetivos mudam, seja devido a mudanças na situação financeira, bem como na idade ou em outros aspectos.

Pesquisa e análise

Antes de decidir onde investir seu dinheiro, a etapa crítica de pesquisa e análise em fundos imobiliários é crucial não só para tomar decisões informadas, como também para elevar as chances de sucesso. Veja a seguir os aspectos-chave dessa fase:

  • busca por diferentes fundos;
  • análise do histórico;
  • composição e tipos de ativos;
  • gestão do fundo;
  • taxas e custos;
  • comparação com benchmarking e setor.
Investimento em fundo imobiliário: guia do que você precisa saber antes de começar a investir
Para fazer investimento em fundo imobiliário é preciso comprar cotas. Imagem do Freepik.

Corretora de valores

A escolha da corretora de valores requer, antes de tudo, uma busca sobre a reputação da empresa no mercado. Pesquise avaliações de clientes, análises online e classificações de instituições financeiras para, desse modo, garantir que seja confiável e respeitável.

Além disso, se certifique de que ela tenha uma ampla gama de fundos para escolher. Veja também se ela disponibiliza dados detalhados sobre os FIIs, de modo que facilita a sua pesquisa e tomada de decisão.

Compra de cotas

Defina o valor que você deseja investir em cotas, mas leve em conta o montante disponível em sua conta na corretora e avalie como essa alocação se encaixa em sua estratégia de investimento geral.

Após definir o valor, use a função de ordem de compra na plataforma da corretora. Escolha a opção “compra de cotas” e insira a quantidade que deseja. Depois, informe o preço limite, caso opte por uma ordem de mercado ou custo específico.

Quais são os benefícios do investimento em fundo imobiliário?

Os benefícios do investimento em fundo imobiliário vão desde um rendimento regular até a isenção de imposto de renda. Veja a seguir, portanto, quais são as vantagens dessa prática para as suas aplicações.

Rendimento regular

Os fundos imobiliários distribuem dividendos por mês, originados não só de aluguéis, como também de ganhos de capital dos ativos do fundo. Isso gera uma estabilidade financeira aos investidores, mas atua como uma fonte de renda que tem duração a longo prazo.

Liquidez

A liquidez é muito atrativa para quem valoriza a capacidade de ajustar as suas posições em resposta a mudanças nas condições de mercado, seja para realizar lucros, bem como cortar perdas ou apenas realocar os ativos.

Isenção de imposto de renda sobre dividendos

Para investidores que dependem dos rendimentos para as suas despesas do dia a dia ou para aposentadoria, a isenção de imposto de renda representa um grande alívio fiscal, ao passo que permite que mantenham uma maior parcela dos rendimentos distribuídos.

Como escolher o melhor investimento em fundo imobiliário para você?

Para escolher o melhor investimento em fundo imobiliário, avalie os seus objetivos financeiros, tolerância ao risco e a liquidez. Para isso, então, faça uma pesquisa sobre o histórico, composição da carteira e gestão do fundo.

Investimento em fundo imobiliário: guia do que você precisa saber antes de começar a investir
Para escolher o investimento em fundo imobiliário avalie as suas metas. Imagem do Freepik.

Como avaliar o potencial de retorno e risco?

Você pode avaliar o potencial de retorno e risco por meio de fatores como a qualidade dos ativos na carteira, bem como as taxas associadas e as condições macroeconômicas. 

Analise a distribuição de dividendos, a variação histórica e o portfólio. Além disso, ajuste a sua estratégia segundo o seu perfil de tolerância ao risco e metas.

Vale a pena fazer investimento em fundo imobiliário?

O investimento em fundo imobiliário pode ser de grande valia, desde que você saiba o seu perfil de investidor. Ele pode oferecer acesso ao mercado de imóveis sem precisar adquirir propriedades físicas

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes