Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Quais são os melhores filmes para empreendedores para se inspirar?

Confira aqui ótimas opções de filmes para empreendedores disponíveis nas principais plataformas de streaming para você assistir ainda hoje e se inspirar.

Os filmes para empreendedores são uma ótima opção para quem já empreende e também para aqueles que desejam começar um negócio. Afinal, quando baseados em fatos reais ou não, eles agem como motivação e sempre trazem reflexões importantes.

Por que assistir filmes para empreendedores?

Acima de tudo, é importante assistir filmes para empreendedores para se inspirar e não desistir. É inegável que ser empreendedor não é nada fácil, em especial, para quem vive o processo sem contar com uma rede de apoio. 

 filmes para empreendedores
Os filmes para empreendedores contam histórias motivadoras. Imagem de Mohamed Hassan no Pixabay.

Na maior parte das vezes, as pessoas que decidem investir em seu próprio negócio enfrentam desafios gigantes e difíceis de lidar sem ajuda de especialistas. Por esse motivo, ao se identificar com a história de um filme, esta serve como uma fonte de força. 

O filme é capaz de levantar causas, abordar pautas, diálogos e situações relevantes para as pessoas que assistem e se identificam com a narrativa. Logo, já fazem anos que o cinema investe em criações que tem por base histórias de empreendedores bem-sucedidos.

Ao ter isso em mente, confira nos tópicos a seguir, as indicações de filmes que trazem boas reflexões e irão te ajudar a aumentar a confiança na jornada até o sucesso. 

Quais os filmes para empreendedores disponíveis na Netflix?

Vale ressaltar que a Netflix conta com uma lista extensa de filmes para empreendedores, como Steve Jobs. Bem como, também há opções em que o tema é abordado de forma mais discreta dentro da história.

Acerca disso, confira os principais títulos:

  • Steve Jobs;  
  • talento e fé;  
  • Barry;  
  • upstarts;  
  • como mudar sua mente;
  • Forrest Gump;
  • coach carter: treino para a vida.

Além desses, é válido citar o documentário “Eu não sou o seu guru”, este aborda critérios importantes para ser empreendedor. Inclusive, há quem afirme que a narrativa é uma consultoria gratuita, realizada por um especialista famoso em todo o mundo. 

“Não sei como ela consegue” é outro título presente na plataforma que aborda o tema da área de negócios de forma divertida, assim, é ideal para quem gosta do gênero de comédia.

Embora o filme “Amor sem limites” tenha um título que remete a um romance, a história traz em seu decorrer ótimas reflexões sobre a vida real de um empreendedor. Enfim, veja a seguir um pouco mais sobre os filmes da Netflix relevantes sobre o tema.

O menino que descobriu o vento 

Para começar, o primeiro filme é “O menino que descobriu o vento”. O mesmo se passa na África e é um relato sobre a história de vida do engenheiro William Kamkwamba. Todavia, o foco principal não é o ato de empreender, mas mostrar a importância de persistir.

Em vista disso, o filme é essencial para aqueles que sonham em ter a sua própria empresa e que não pensam em desistir das suas ideias de negócios.

De modo resumido, o engenheiro teve uma infância muito difícil, o próprio pai o proibiu de estudar, contudo, isto não o impediu de buscar conhecimento. A partir disso, ele descobriu como criar um moinho para abastecer uma comunidade durante o período de seca.

Nao sei como ela consegue: uma inspiração para as mulheres

Sem dúvida, esse é o filme perfeito para as mulheres que lutam para alcançar o sucesso profissional por meio do seu empreendimento. Tal narrativa fictícia aborda a jornada de uma profissional que tenta equilibrar a sua vida de mãe com o trabalho e a vida social.

Conforme isso, o ponto principal deste é a inteligência emocional junto ao jogo de cintura que a protagonista tem para lidar com tudo. Dessa forma, ele é boa fonte de inspiração para as mulheres que acham que não vão conseguir empreender por serem atarefadas.

 filmes para empreendedores
Há filmes para empreendedores disponíveis em várias plataformas de streaming. Imagem de Sam McGhee no Unsplash.

À procura da felicidade

Em contrapartida ao filme anterior, a história de “À procura da felicidade” fala sobre um homem que durante uma crise financeira foi abandonado pela esposa. Logo, ele ficou sozinho com o filho, sem trabalho, sem dinheiro e nenhuma perspectiva. 

É válido destacar que a narrativa foi inspirada na história de Chris Gardner, o escritor afirma que ter um plano é essencial para alcançar o sucesso. Porém, este para ser efetivo, precisa contar com o método dos 5 Cs que envolve ser:

  • claro;
  • conciso;
  • convincente;
  • consistente;
  • comprometido.

A todo tempo, o filme mostra a força de um homem que não desiste de vencer, mesmo em meio a inúmeros desafios e situações difíceis. Sobretudo, o foco é inspirar pessoas a não desistirem dos seus sonhos, a ter fé e garra para lutar por seus objetivos.  

Fome de poder: um filme para te inspirar a inovar no mercado

Certamente você já ouviu falar no tão popular McDonald’s, a maior rede de fast food do mundo, mas talvez não saiba como ela surgiu. Hoje em dia, a marca faz parte do grupo das franquias de sucesso, no entanto, ela só cresceu, porque um vendedor viu o seu potencial.

No decorrer do filme, você vai poder observar vários detalhes sobre como surgiu essa empresa que hoje é gigante e referência no mercado mundial. 

Lições para absorver do filme Fome de poder 

Desde já, ao assistir o filme Fome de poder, você deve se atentar a pontos importantes no que se refere a empreender. Em relação a eles, se pode citar: 

  • estar sempre atento ao mercado e suas inovações;
  • ter visão de futuro;
  • manter-se autoconfiante. 

Há filmes para empreendedores na Globoplay? 

Com certeza, a plataforma da Globoplay conta com vários filmes para empreendedores, como Joy: o nome do sucesso. Portanto, é possível usufruir de bons títulos que abordam o tema, independente do streaming que dispor e alguns deles são:

  • o poderoso chefão;
  • coco, antes de chanel;
  • walt antes do mickey;
  • Joy: o nome do sucesso.

Walt antes do Mickey

Nos dias atuais, a Disney é uma marca muito valiosa, entretanto, o começo não foi fácil e é exatamente isso o que o filme mostra. Em outras palavras, exibe todo o trajeto, dificuldades e barreiras do animador americano Walt Disney até ele criar o tão famoso Mickey Mouse.

Joy: o nome do sucesso

Pode-se afirmar que esse filme é a prova que todo mundo é capaz de ter sucesso ao empreender, uma vez que ele relata a história de uma mulher, do lar, que aos 30 anos, criou um esfregão que não era preciso torcer e faturou mais de 920 milhões de euros.

O que aprender com o filme Joy: o nome do sucesso?

Em primeiro lugar, a grande lição que se tira deste filme é a grande verdade que, por mais que a sua ideia seja boa, nem todos irão comprá-la. Assim como, para empreender você deve pensar além dos demais e ver oportunidades onde os demais enxergam problemas.

Outro ponto é a importância de filtrar o que as pessoas falam, porque, nem tudo lhe convém, então, considere apenas o que for necessário. 

Dicas para não desistir de empreender

No geral, você pode seguir algumas dicas essenciais para não desistir de empreender e a primeira delas é acreditar no seu produto ou serviço. 

Além disso, crie boas estratégias, invista em conhecimento, converse com outras pessoas do ramo, compartilhe a sua ideia com terceiros, faça um estudo de mercado e acima de tudo, persista.  

 filmes para empreendedores
Atualmente, há muitos filmes para empreendedores na Amazon. Imagem de Glenn Carstens-Peters no Unsplash.

Quais as opções de filmes para empreendedores na Amazon Prime?

De antemão, os principais filmes para empreendedores na Amazon Prime são o The big short e o Salvano Mr. Banks

Esses, no entanto, não são as únicas opções da plataforma, visto que a mesma dispõe de outros títulos como “Jobs, Tucker: um homem e seu sonho”, “Um senhor estagiário”, entre outros.

Enfim, são vários títulos com histórias que abordam perspectivas diferentes sobre negócios, todos para você escolher de acordo com as suas preferências.

The big short

No Brasil, o filme se chama “A grande aposta”, uma narrativa que fala sobre um guru que foi visionário e previu que iria ocorrer um alto valor de inadimplências no mercado imobiliário. A partir disso, ele confiou em sua intuição e apostou milhares de dólares dos seus clientes.

Apesar de o protagonista ir contra todos com a sua teoria, ele se mostra certo do que irá fazer, isto posto, outros investidores o seguem. 

Salvando Mr. Banks

Para concluir, o filme “Salvando Mr. Banks” conta a história real de um homem que trabalhou por 20 anos para conseguir transformar um livro em filme. 

Este merece destaque, pois mostra que para empreender em qualquer tipo de negócio é preciso ser sábio, ter perseverança, se esforçar muito e ser constante.

Qual escolher, séries ou filmes para empreendedores?

Em suma, não há uma opção certa na hora de escolher entre séries ou filmes para empreendedores. Afinal, ainda que assista com o intuito de se inspirar nessas histórias, este se refere a um momento de lazer, então, se deve optar pela modalidade que prefere.

Sem dúvida, há quem goste de séries e aqueles que optam por narrações mais curtas, assim, o ideal é escolher dentro das suas preferências. Desse modo, a alternativa ideal é buscar por histórias que façam sentido com a sua área de negócio.

Por fim, se você é do time que ama maratonar, a sugestão são as séries Netflix para empreendedores para se inspirar e ter um momento de lazer produtivo. 

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes