Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Desafios de todo empreendedor: descubra quais são e como lidar com eles

Todo empreendedor de grande ou pequeno porte, passa por desafios diários que são decisivos para o sucesso da empresa. Assim, cabe a ele conhecê-los para manter sempre bons resultados. 

Todo empreendedor enfrenta desafios comuns, mas que se não forem cuidados podem levar a empresa ao fracasso. Logo, qualquer que deseja fazer esse sucesso e manter esse problema distante, precisa saber quais são eles e como lidar. Então, se isso chamou sua atenção, veja tudo logo abaixo. 

Por que entender o que ser um empreendedor ajuda a superar os desafios? 

Ao saber o que é ser um empreendedor, você conseguirá entender muito bem o seu papel e assim, ter base para superar os desafios. Assim, vale mencionar que o senso comum acredita que esse termo significa que o indivíduo é dono do negócio, mas essa ideia é um verdadeiro equívoco. 

Acontece que esse termo se aplica para aqueles que têm uma determinada forma de pensar, que tem como objetivo agregar valor e aproveitar as oportunidades. Além disso, ele tem como característica uma visão holística, voltada para a liderança. Desse modo, através dele, o pode crescer de forma intensa. 

A verdade é que para ser um empreendedor de sucesso, você precisa sempre ter um pensamento à frente. Assim, é possível prever os problemas, criar as melhores estratégias de marketing de conteúdo e conseguir resolver todas as burocracias com eficiência e precisão. 

desafios
Ao se planejar, os desafios para se tornar um empreendedor ficam superáveis. Imagem de Firmbee do Pixabay.

Quais são os maiores desafios que todo empreendedor enfrenta? 

Um dos maiores desafios que todo empreendedor enfrenta é conseguir calcular os custos antes de abrir uma empresa. Isso porque, existem diversas variáveis que englobam esse objetivo, o que pode causar um pouco de confusão. Além disso, há outros que você precisa saber, como:

  • tornar a empresa pioneira no mercado;
  • conquistar novos clientes;
  • compreender quais são as taxas e tributos;
  • manter os clientes antigos fiéis;
  • criar um valor para o negócio;
  • inovar de forma constante;
  • saber lidar com as burocracias.

Todos os pontos citados, quando reunidos, consegue assustar com facilidade até mesmo os que possuem mais experiência no mercado. Mas, quando você conhece cada um deles de forma detalhada, tudo fica mais fácil. Logo, para te ajudar nesse processo, veja como eles funcionam logo abaixo. 

Como calcular os custos para abrir uma empresa? 

O primeiro passo para calcular os custos é determinar o seu ramo. Depois, você terá que fazer uma pesquisa para saber qual o valor médio para abri-lo. Por fim, determine um capital para manter o negócio funcionando enquanto não existir lucro, o que via de regra, acontece no início. 

Todos os pontos citados são irrenunciáveis para abrir uma empresa. Dessa maneira, se você não sabe fazer esse cálculo, será necessário fazer um treinamento para aprender ou contratar um profissional da área que ajude.

Como abrir uma empresa com pouco dinheiro? 

Muitas pessoas têm o sonho de se tornar empreendedor, mas não possuem capital para isto. Então, nesse caso, existem algumas alternativas baratas que podem te ajudar a alcançar o seu sonho, por exemplo:

  • montar um e-commerce através de blogs ou redes sociais como Instagram;
  • aproveitar o espaço da sua casa.

Após a COVID-19, as pessoas passaram a realizar compras na internet. Assim, você pode apostar nela para criar o seu negócio. Mas, para aqueles que precisam de uma loja física, uma boa ideia é aproveitar um cômodo da casa. 

Pequenas empresas precisam registrar a marca? 

Qualquer empresa precisa ter a sua marca registrada que deve ser renovada a cada dez anos. Então, por mais que se trate de um pequeno negócio, esse processo deve ser sempre realizado. Mas, a boa notícia é que, nesses casos, há um desconto no registro. 

Qual o segredo para tornar a empresa pioneira no mercado?

O mercado é uma área de extrema competitividade. Dessa maneira, muitos empresários desistem dos seus sonhos por não saberem como deixar de ser apenas mais um do ramo. Mas, para que isso não aconteça com você, existem algumas dicas que podem ajudar, por exemplo:

  • busque entender o que é e como aplicar o funil de vendas;
  • conheça as suas personas;
  • invista em estratégia de marketing digital, sociais e outros;
  • estude sobre SEO com a sua equipe;
  • procure ajuda de um profissional do marketing;
  • esteja preparado para todas as fases da empresa;
  • conheça as tendências do mercado atual.

A realidade é que para que a sua empresa seja pioneira, você precisa entender todas as áreas do marketing. Isso porque, de certa forma, salvo as questões jurídicas e financeiras, ele mostra o que o seu negócio precisa para se destacar. Ou seja, é algo necessário que faz toda diferença. 

Como conquistar novos clientes? 

A conquista de novos clientes sempre vem do esforço da equipe em mostrar que a sua loja se preocupa com a satisfação. Logo, ela oferece produtos de qualidade, possui métodos rápidos e justos para resolver conflitos e possui um ótimo custo-benefício. 

Parece estranho, mas apenas investir em itens bons não é o suficiente para a sua empresa estourar no mercado. Isso porque, as pessoas precisam ser convencidas de que ele é uma boa escolha. Ou seja, que haverá uma boa experiência antes, durante e após a compra. 

Ao fazer o processo informado, o seu negócio ganha popularidade de forma natural e assim, você consegue conquistar novos clientes. Inclusive, vale mencionar que esse é um fator muito relevante para o marketing de indicação. 

Quais são as taxas e tributos necessárias para empreender?

O Brasil é um dos países que mais cobra taxas e tributos no mundo. Desse modo, muitas empresas acabam fechando em seu primeiro ano porque não conseguem pagar os valores que são cobrados. Então, para que isso não aconteça com o seu negócio, sempre mantenha a organização. 

A realidade é que todo mundo sabe que existem impostos que devem ser pagos, mas poucas pessoas se preparam para ele. Logo, o segredo para que ele não seja um problema, é anotar todos que vão surgir durante o ano, e sempre deixar o valor reservado para eles. 

Contrate um bom profissional da área

Outro ponto importante é procurar um contador que de fato entenda do assunto. Assim, ele vai conseguir identificar o que precisa ser pago. Vale mencionar que, com ele, você vai conseguir ter informações antecipadas sobre os custos. 

Qual o segredo para manter os clientes antigos fiéis? 

O segredo para manter os clientes antigos fiéis é nunca diminuir a qualidade do produto. Além disso, você deve lembrá-los que a sua loja existe e isso pode ser feito criando enquetes nas redes, elaborando promoções ou sorteios e muito mais. Ou seja, tudo que consiga chamar a atenção do público. 

Como criar um valor para o negócio? 

Parece inusitado, mas tem lojas que vendem o mesmo produto, com a mesma qualidade e o valor difrente. Isso acontece porque, uma das duas conseguiu criar valor para o seu negócio. Ou seja, ela mostrou que o nível de profissionalismo e preparo são elevados e por isso, vale a pena pagar mais. 

Pelo que foi citado, ficou claro que alcançar esse objetivo é crucial para qualquer um que deseja fazer sucesso. Mas, para isso, você precisa dar origem a sua marca, de uma forma que ao pensar no produto, ela já venha em mente. Então, na prática, será necessário investir em um marketing único.

É possível inovar de forma constante em qualquer ramo?

Algumas áreas, como as vinícolas, costumam ser bem tradicionais e por isso, é comum acreditar que não há como inovar. Contudo, é possível criar algo novo, mas claro que ele precisa combinar o seu público. Logo, vale a pena fazer uma boa pesquisa de personas antes de traçar qualquer estratégia.

É interessante saber que muitas vezes buscar o novo não significa fazer algo extremo. Dessa maneira, se mesmo de forma sutil, você está sempre levando novidades para o seu negócio, já uma inovação, que pode funcionar como qualquer outra.

Quais são as burocracias que um empreendedor passa?

Ao abrir uma empresa, você vai perceber que o Brasil é um país muito burocrático e por isso, muitos negócios ficam apenas no mundo das ideias. Contudo, para ajudar com esse ponto, é sempre interessante ter um advogado no time. Afinal, ele já conhece os processos e vai saber como resolver.

desafios
O estudo e dedicação tornam os desafios para se tornar um empreendedor de sucesso superáveis. Imagem de Firmbee do Pixabay.

Os desafios são menores se houver uma boa postura?

Quando existe uma postura na liderança, os desafios não são menores, mas fica mais fácil lidar com eles. Isso porque, você vai saber como resolver os problemas sem entrar em desespero. Assim, conseguirá passar a confiança para que a equipe se mantenha buscando bons resultados. 

É importante saber que no mercado, existem livros sobre liderança que podem te ajudar a saber lidar com as variadas situações da melhor forma. Desse modo, eles fazem com que você tenha a base para aumentar a visibilidade de sua empresa de forma eficaz.  

desafios
A equipe certa pode te ajudar a lidar melhor com os desafios diários de um empreendedor. Imagem de StartupStockPhotos do Pixabay.

Quais dos desafios é o mais difícil de lidar? 

Com certeza criar um valor para o negócio é o maior dos desafios citados neste artigo, ainda mais se não houver ainda muita experiência no ramo. Isso porque, esse ponto é o resultado do sucesso dos outros. Então, para muitos, ele é muito incerto.

Quando você consegue captar clientes de forma regular, manter os antigos, inovar de forma constante, ter ciência das obrigações jurídicas e financeiras, o seu negócio se destaca. Afinal, ele vai conseguir passar a impressão de organização e profissionalismo, o que o torna mais atrativo e valoroso. 

Qualquer decisão na vida vai ter desafios.Contudo, todos os obstáculos podem ser superados se houver resiliência. Então, se é o seu sonho ser um empreendedor, não desista dele, aplique todas as dicas citadas nesse artigo e esteja sempre disposto a aprender para alcançar o sucesso. 

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes