Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Livros sobre liderança: 12 obras essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional

Os livros sobre liderança são ótimas leituras para quem trabalha com gestão de pessoas ou em várias outras funções, veja 12 alternativas interessantes para ler.

Ler livros sobre liderança é útil para profissionais de todas as áreas, afinal, essa é uma habilidade importante tanto no trabalho quanto na vida pessoal. Portanto, conheça 12 boas sugestões para fazer uma leitura que pode agregar bastante a sua atuação.

Por que ler livros sobre liderança?

Os livros sobre liderança são importantes fontes de referência para quem atua com a gestão de pessoas. Eles são úteis tanto para quem está há pouco tempo em um cargo gestor quanto para os que já trabalham há anos na função.

Ao observar as relações de trabalho durante a história, pode-se observar que muitas mudanças ocorreram. Por exemplo, algo que não era tão comum antes, mas que recebe cada vez mais apoio e espaço são as lideranças femininas no mercado de trabalho.

Essa nova dinâmica, bem como os aspectos sociais que a acompanham geram a necessidade de se manter atualizado. Assim, ler livros para aperfeiçoamento é uma prática de muitos profissionais de qualquer área.

Tanto os que atuam com a gestão de pessoas quanto os que trabalham como gestores de RH, professores e outras áreas podem tirar proveito de diversas leituras.  

Quais os melhores livros sobre liderança?

Os melhores livros sobre liderança incluem títulos como A essência do líder, O poder do hábito e Arte da Guerra. As opções são muito diversas, assim, a sua leitura pode ser feita de acordo com gosto ou curiosidade.

Os títulos a seguir incluem obras de autores que trabalharam na área de gestão de vendas, pessoas ou outras áreas de uma empresa. Além disso, há nomes importantes da psiquiatria e psicologia. Portanto, confira mais detalhes das dicas de livros a seguir.

1- Como fazer amigos e influenciar pessoas

O livro é quase um clássico na categoria de desenvolvimento pessoal, já que foi publicado em 1936 e até hoje é uma das obras mais vendidas. Talvez o motivo de seu sucesso por tantos anos seja a presença de um conselho simples, mas muito relevante.

Uma das principais lições presente nesse livro é o quanto se interessar de fato por pessoas pode ser útil em qualquer área da vida. Por isso, o autor, Dale Carnegie, oferece conselhos, histórias e exemplos práticos para o leitor.

Dale Carnegie 

Dale Carnegie hoje é conhecido como um grande escritor, formador e orador americano. A biografia de sua vida mostra que ele tinha talento para lidar com o público e, por isso, também trabalhou um tempo considerável como vendedor de produtos diversos.

Além dessa obra de grande sucesso, Dale Carnegie também publicou outros livros sobre liderança. Por exemplo, O líder em você e Administrando através das pessoas. Então, são mais sugestões de leitura para quem gosta do estilo do autor.

2- Liderança: a inteligência emocional na formação do líder de sucesso

Essa é uma obra que pode agregar bastante conhecimento para quem atua na gestão de uma equipe de marketing, vendas ou em outras áreas. Neste livro, Daniel Goleman discute a importância da inteligência emocional para a formação de um líder. 

O livro é, na verdade, a reunião de vários artigos do psicólogo e jornalista científico publicados na revista Harvard Business School. Assim, o leitor pode encontrar várias referências científicas no texto.

De forma simples, Goleman desenvolve em todos esses textos a importância da inteligência emocional para o lado financeiro de uma empresa. Nesse livro, o autor mostra como o quociente emocional é crucial para lidar com pessoas e se destacar em sua profissão.

3- A essência do líder

A essência do líder, de Warren Bennis, é um dos livros sobre liderança mais importantes para a área. Em síntese, o autor busca oferecer um guia prático para quem deseja adquirir a habilidade de liderar.

Em primeiro lugar, o autor mostra que é possível se tornar um líder, que não se nasce pronto com essa capacidade. Dessa forma, ele buscou reunir diferentes pontos de vista sobre o tema e encontrar, como o título sugere, a sua essência.

Um dos pontos abordados por Warren Bennis é que a liderança exige autoconhecimento e metas pessoais bem definidas. Assim, vale a pena procurar essa obra em sebos, porque a sua última edição no Brasil já se esgotou.

Livros sobre liderança: a imagem mostra alguns livros sobre a mesa
Os livros sobre liderança contribuem para a formação pessoal e profissional – Imagem de Vlada Karpovich em Pexels

4- 7 hábitos de pessoas altamente eficazes, um dos melhores livros sobre liderança

Escrito por Stephen Covey, 7 hábitos de pessoas altamente eficazes é uma das principais referências em desenvolvimento pessoal e profissional. Trata-se de uma obra que vai muito além do que é comum na categoria e busca oferecer conselhos práticos.

O livro foi publicado pela primeira vez em 1989 e até hoje é um dos best-sellers para quem deseja se desenvolver como pessoa ou profissional. Em síntese, alguns dos hábitos que contribuem para o sucesso são:

  • ser proativo;
  • ter um objetivo;
  • pensar ganha/ganha;
  • compreender antes de ser compreendido.

O livro possui muitas lições para quem precisa lidar com pessoas em sua loja física e loja online. Portanto, é uma boa opção se você deseja se tornar um líder de sucesso.

5- O poder do hábito

O poder do hábito é um dos principais livros sobre desenvolvimento pessoal. Ele é uma das obras importantes para quem atua com pessoas porque aborda como os hábitos são construídos. 

Charles Duhigg busca questionar o leitor sobre qual é a motivação que o leva a fazer o que faz em sua vida, bem como nos negócios. Nesse sentido, ele mostra como os padrões, ou hábitos, são construídos.

Charles Duhigg

É um repórter americano que trabalha para o The New York Times. Além do livro O poder do hábito, ele também já escreveu o Mais rápido e melhor, uma obra sobre produtividade. Assim, vale a pena conhecer seus textos.

6- Mindset

Mindset, de Carol Dweck, é um livro que se tornou best-seller na categoria de psicologia e desenvolvimento pessoal. O termo se refere a atitude mental e como ela vai além de um traço de personalidade, mas também explica a razão de ser:

  • otimista;
  • pessimista;
  • bem-sucedido;
  • fracassado.

Essa atitude mental também é a responsável por definir o relacionamento com as pessoas no ambiente familiar ou no trabalho, bem como com os objetivos. Portanto, esse livro é um dos meios para se conhecer melhor e buscar se aperfeiçoar como líder.

8- Comece pelo porquê

Trata-se de um livro escrito por Simon Sinek que busca, em primeiro lugar, mostrar ao leitor que ele deve se perguntar sobre a razão de fazer o seu trabalho. De acordo com a visão do autor, só é possível obter sucesso e inspirar pessoas quando você tem um propósito.

Para exemplificar a importância de acreditar e ter propósito, Sinek aborda exemplos de pessoas que foram essenciais em um movimento ou negócio. Por exemplo, Martin Luther King e Steve Jobs.

9- As 21 irrefutáveis leis da liderança

É um dos melhores livros para quem deseja se aperfeiçoar como líder de seu time de marketing, por exemplo. O autor, John Maxwell, aborda como você pode aprender cada vez mais e propõe quase um guia prático para exercer a liderança segundo as leis de:

  • limite;
  • influência;
  • processo;
  • respeito;
  • magnetismo.

Esses são alguns exemplos das leis que Maxwell aborda neste livro. Então, é uma ótima alternativa para quem deseja evoluir em sua carreira. Mesmo para os que não atuam em cargos de liderança, o tema desta obra pode ser muito útil.

Livros sobre liderança: a imagem mostra uma pessoa lendo
Os livros sobre liderança podem oferecer orientações práticas para melhorar a sua atuação – Imagem de Foto de Andrea Piacquadio em Pexels

10- Gestão da emoção

Neste livro, Augusto Cury objetiva tratar da importância da inteligência emocional para todos os aspectos da vida. Afinal, lidar com pessoas em qualquer espaço pode ser uma atividade difícil de ambos os lados.

O que Cury propõe, então, é identificar o desgaste que você pode viver e aprender a gerenciar as suas emoções. Afinal, o espaço corporativo pode causar muito estresse por conta de conflitos, cobranças e crises.

Ao gerenciar um time de vendas para agências, por exemplo, o líder pode sofrer vários desgastes emocionais por conta de problemas e imprevistos. Portanto, é importante para um líder em formação ler esse livro.

11- O que precisamos saber sobre liderança?

Escrito por Jim Kouzes e Barry Posner, este é um livro que reúne os princípios fundamentais da liderança. Assim, possui lições essenciais e atemporais sobre como tomar decisões e se aperfeiçoar como líder.

12- A arte da guerra

Trata-se de um tratado militar escrito por Sun Tzu aproximadamente em 500 a.C, o qual continua atual como um dos livros mais vendidos. Então, as lições presentes nessa obra clássica são úteis para profissionais de diferentes áreas.

Como escolher livros sobre liderança para a sua biblioteca?

Para escolher os livros sobre liderança ideais para você, é preciso avaliar seus objetivos, gostos e valores. Leia os comentários de outros leitores, veja quais são os tópicos desenvolvidos no texto e invista nos autores que já conhece.

Quais são as vantagens de ler livros sobre liderança?

As principais vantagens de ler livros sobre liderança são poder estudar, conhecer outros pontos de vista e usar a teoria no seu dia a dia. Com a leitura, você pode encontrar reflexões e sugestões para resolver problemas do seu cotidiano na gestão.

Livros sobre liderança: a imagem mostra uma pessoa lendo.
Livros sobre liderança são úteis para profissionais de todas as áreas – Imagem de Andrea Piacquadio em Pexels

Escolha bons livros sobre liderança para ler

Ler livros sobre liderança contribui não apenas para a sua formação profissional, mas também para o seu desenvolvimento pessoal. Aliás, entender mais sobre si mesmo também ajuda a se preparar melhor para lidar com uma equipe diversa.Portanto, aproveite para comprar e ler e-books sobre o tema de acordo com seus gostos, necessidades ou curiosidade.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes