Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O que é estratégia organizacional e como colocar em prática na sua empresa?

Uma estratégia organizacional ajuda as empresas que a adotam a tomarem decisões difíceis em todos os aspectos para manter o negócio sempre competitivo e saudável.

A estratégia organizacional é um fator vital para o sucesso de um negócio, uma vez que ela ajuda a empresa a se manter competitiva no mercado. Neste artigo, você irá entender esse método com mais detalhes, bem como vai descobrir como colocá-lo em prática.

O que é uma estratégia organizacional?

Uma estratégia organizacional é um plano de ações para que a empresa possa alcançar suas metas e objetivos a longo prazo. Em suma, a ideia é criar um projeto eficaz, onde o gestor, líder e todo o corpo administrativo irão dedicar recursos e tempo para tomar decisões.

O que é estratégia organizacional e como colocar em prática na sua empresa?
Na estratégia organizacional, o primeiro passo para aplicá-la é entendê-la. Imagem de Mikael Blomkvist no Pexels.

Esse método engloba todas as áreas do empreendimento, como a visão do negócio, cultura, processos, estrutura até métodos que são mais específicos. Contudo, há alguns elementos que valem destacar sobre esse tipo de estratégia, são eles:

  • missão, aborda o propósito que a empresa tem;
  • visão, onde a empresa deseja estar em um futuro próximo;
  • definir os objetivos, ao passo que a empresa irá estipular as metas a alcançar;
  • traçar estratégias com base nos objetivos;
  • alocar recursos e dividir responsabilidades entre a equipe;
  • monitorar toda a estratégia, desde o desempenho, erros e fazer ajustes;
  • a estratégia deve se alinhar com a cultura da empresa.

São alguns dos aspectos que englobam o sucesso de uma estratégia de organização. Além disso, vale citar que é vital que a empresa busque sempre inovar e adaptar-se às mudanças para chegar até os seus objetivos.

Como colocar a estratégia organizacional em prática na sua empresa?

Para colocar a estratégia organizacional em ação, a primeira etapa requer entendê-la por completo. A princípio, você e toda a sua equipe devem compreender as táticas, ações, bem como as metas a se atingir e os recursos a usar.

O passo seguinte é comunicar, de forma clara e direta, a todo o time da empresa tudo o que envolve a estratégia. Assim, tenha a certeza de que eles entenderam bem a ideia para colocarem em prática, logo depois, siga as etapas:

  • defina as funções de cada membro ou setor da empresa, bem como os prazos;
  • aloque recursos para o sucesso da estratégia, sejam pessoas, capital ou tecnologia;
  • crie um plano de ação para detalhar cada etapa da estratégia;
  • monitore o progresso de cada etapa com o uso de métricas;
  • se adapte às mudanças, caso seja preciso, para atingir as metas da empresa.

Essas são as etapas que você deve colocar em prática para executar a estratégia. Contudo, é vital lembrar que ter uma equipe de qualidade faz toda a diferença, então, busque capacitá-los, caso seja preciso.

Qual é o impacto de uma estratégia organizacional de sucesso na empresa?

Uma estratégia organizacional bem definida para a sua empresa é capaz de dar a direção certa a ela, pois torna as metas e os objetivos claros. Além disso, todo o corpo de líderes e gestores irão tomar decisões com base no que é vital para o negócio.

A alocação de recursos é outro ponto positivo desse método, pois é mais simples fazer a gestão de pessoas, tempo e orçamento para áreas importantes.

No que diz respeito à cultura da empresa, esse modelo de estratégia também ajuda a promover comportamentos e valores que agregam ao negócio. Enquanto isso, nas crises, ela será o guia para a liderança seguir e tomar decisões difíceis.

Este método, da mesma forma, é capaz de motivar toda a sua equipe. Ao passo que todo o quadro de pessoal verá como cada função é vital para o sucesso do negócio, assim, irão fazer tudo com mais empenho.

A importância da resiliência

Com o plano de ação organizacional bem definido, a empresa estará pronta para enfrentar crises, bem como suportar choques financeiros. Nesse sentido, a resiliência é crucial para que todos saibam como se recuperar de períodos turbulentos.

Quais são os principais modelos de estratégia organizacional?

Na estratégia organizacional, o modelo SWOT, as forças de Porter, diversificação e crescimento são as principais que uma empresa pode adotar. Contudo, entenda mais sobre cada um deles para saber qual aplicar.

Modelo SWOT

No modelo SWOT, (Strengths, Weakness, Opportunities and Threats) a empresa faz uma avaliação precisa da força, fraqueza, oportunidade e as ameaças que ela enfrenta.

Essa é uma das abordagens mais comuns que as organizações usam para fazer uma análise estratégica do que precisa da sua atenção. Dessa forma, a liderança poderá tomar decisões de suma importância para o negócio.

Também é vital para que a empresa identifique quais são as áreas em que ela pode se destacar, bem como o que precisa de melhorias. Ou seja, é uma ferramenta que ajuda a corrigir erros e a fazer ajustes pontuais.

O que é estratégia organizacional e como colocar em prática na sua empresa?
Na estratégia organizacional, há o modelo SWOT, que analisa os pontos fracos da empresa. Imagem de Yan Krukau no Pexels.

As 5 forças de Porter

Esse modelo de abordagem é uma análise de Michael Porter e avalia 5 pontos do meio competitivo, são eles: 

  • a rivalidade dos concorrentes;
  • o poder de negociação de clientes;
  • poder de negociação dos fornecedores;
  • ameaça de produtos substitutos;
  • novos concorrentes.

Isso irá ajudar a empresa a entender qual é a sua posição atual no mercado, bem como os seus pontos fortes e fracos. Uma vez que, a ideia desse modelo é você ver tudo o que está a sua volta e saber como agir para se destacar.

Modelo de diversificação

Esse modelo foca na ideia de expandir as áreas de atuação do seu negócio. Em suma, todos os tipos de empresa estão aptas a essa abordagem, pois o objetivo é aproveitar oportunidades de mercado ou criar um novo produto.

Isso será vital para reduzir riscos e ameaças, bem como crescer em várias frentes. Isso porque, a ideia de expansão tem essa finalidade, o que irá resultar em um ganho maior de receitas e nome no mercado.

Estratégia de crescimento

Há dois modelos, o primeiro é a orgânica, cujo foco é aumentar a atuação no mercado, ter um ganho de clientes e novas lojas físicas. Além disso, o objetivo é ser capaz de produzir mais, bem como lançar produtos, serviços e atender um grande número de consumidores.

A segunda é a inorgânica, em que a empresa se funde com outras, faz parcerias ou compra uma com maior potencial de mercado. Dessa forma, ela irá crescer de uma forma mais rápida e entrar em outros nichos de negócio para expandir a sua área de atuação.

O que é estratégia organizacional e como colocar em prática na sua empresa?
Na estratégia organizacional, há o modelo de crescimento, que visa expandir os negócios. Imagem de Mikael Blomkvist no Pexels.

Quais são os desafios de aplicar uma estratégia organizacional?

A estratégia organizacional tem vários desafios, como a falta de recursos. Desse modo, essa é uma barreira que muitas empresas veem na sua frente, o que impede que elas adotem o método, além disso, vale citar a:

  • resistência por parte da equipe, visto que isso afeta a rotina de trabalho e tarefas;
  • falta de comunicação, caso isso não se corrija, a falta de informação irá atrapalhar;
  • criar uma estratégia complexa demais, o que irá dificultar a sua execução;
  • a falta de foco também pode ter um efeito ruim no processo;
  • não usar métricas para monitorar a estratégia irá deixar as decisões às cegas.

São muitos os desafios que uma empresa terá pela frente ao aplicar um plano de ação organizacional, a fim de atingir os seus objetivos. Para concluir, é vital que a liderança tome as rédeas e se comprometa com a ideia e deixe claro as vantagens da estratégia.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes