Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O que é inteligência emocional e como isso afeta a produtividade?

A inteligência emocional é uma das características mais interessantes para as pessoas e também para as empresas que desejam uma equipe mais igualitária e eficaz no dia a dia.

A inteligência emocional é uma ótima habilidade para quem quer ter um bom controle sobre o seu psicológico e lidar com pressão. Dessa forma, conheça mais sobre ela, veja como a desenvolver e se tornar um profissional cada vez mais desejado no seu nicho de mercado.

O que é inteligência emocional?

Ter inteligência emocional é se tornar capaz de entender e gerenciar as emoções de modo adequado, tanto as suas próprias, quanto as dos outros. Assim, é a maneira mais prática de identificar o que se sente ao longo de várias situações no trabalho e na vida pessoal.

inteligência emocional
A inteligência emocional é uma das skills mais buscadas no mercado de trabalho. Imagem de Pixabay em Pexels.

Depois de saber como isso afeta a sua mente e os seus atos, a pessoa tem que ver como usar esses dados para tomar decisões mais conscientes. Isso porque, esse aspecto tem vários itens importantes para o indivíduo, como os que estão abaixo:

  • autoconsciência; 
  • empatia; 
  • autorregulação emocional; 
  • motivação; 
  • habilidades sociais. 

Um ponto crucial que todos devem saber sobre a skill é que dá para se aprender e aprimorar ao longo do tempo com treino e prática. Por isso, caso você não tenha essa característica, não se preocupe porque dá para adquirir ela com foco e treino.

Por que a inteligência emocional é importante?

A inteligência emocional é crucial por várias razões e a primeira delas, é o fato que ajuda as pessoas a lidarem melhor com suas próprias emoções. Dessa forma, isso pode levar a um controle próprio bem maior e com isso, a tomar decisões de modo mais racional. 

Ao fazer escolhas mais sábias, os resultados são mais positivos e isso também ajuda a lidar com ocasiões de estresse. Além disso, é um bom jeito para ampliar as suas relações interpessoais e se tornar ainda melhor no mercado. 

Quem possui esse fator tem uma alta capacidade de se conectar com as outras pessoas, o que pode levar a uma relação mais saudável e produtiva. Assim, se torna mais capaz de resolver conflitos e colaborar com a equipe, a fim de que todos se entendam.

No mundo dos negócios, é uma habilidade cada vez mais valorizada pelas marcas e gestores. Isso porque, é comum que os líderes tenham esse perfil para motivar, inspirar seus times e lidar com situações difíceis de modo eficaz e tomar decisões estratégicas.

Como desenvolver a inteligência emocional?

Existem diversas formas de desenvolver a inteligência emocional ao longo do tempo, mas é crucial ter foco para conseguir isso. Por isso, algumas das grandes táticas que podem ajudar nisso estão logo a seguir.

Praticar a autoconsciência 

É preciso identificar suas emoções e como elas afetam o modo como toma decisões. Portanto, com esse tipo de dados dá para ter um nível de consciência maior, bem como ser mais racional e lógico em suas ações.

Trabalhar a empatia 

Um bom funcionário tem que se colocar no lugar do outro, ou seja, tentar entender seus sentimentos e expectativas. Assim, é bom ver como as pessoas se sentem e lidam com cada situação.

Desenvolver a auto-regulação 

Aprenda a controlar seus instintos e qualquer impulso para evitar reagir de maneira exagerada ou prejudicial em sua carreira. Dessa forma, as chances de ter atitudes ruins e das quais se arrependa no futuro, serão baixas.

Melhorar a comunicação interpessoal 

Para ter uma boa inteligência emocional é bom aprimorar sua escuta ativa, seu feedback construtivo e a resolução de conflitos. Então, é crucial saber lidar com críticas e não levá-las para o lado pessoal.

Aprender a lidar com o estresse 

Encontre meios saudáveis de lidar com o estresse diário, como meditação, exercício físico e outras práticas que lhe ajudem a relaxar. Além disso, é bom ter momentos de diversão em suas horas vagas, seja com passeios ou com os amigos.

Buscar aperfeiçoamento contínuo 

Participe de cursos, workshops, leia livros e faça pesquisas que sirvam para aprimorar seu conhecimento. Isso porque, tudo isso pode se aplicar em sua vida pessoal e profissional.

inteligência emocional
A inteligência emocional é essencial, porque te prepara para lidar com várias situações. Imagem de Anna Shvets em Pexels.

Como a inteligência emocional afeta a produtividade?

A inteligência emocional pode afetar de modo bem positivo a produtividade e de várias formas. Assim, a seguir estão algumas das maneiras mais comuns para que você entenda.

Ajuda a lidar com o estresse 

Essa skill ajuda a lidar com o estresse de modo mais eficaz, o que permite que as pessoas se recuperem mais rápido e evita que a sensação se torne crônica. Dessa forma, dá para aprimorar o foco e o seu desempenho no trabalho.

Melhora o trabalho em equipe

Ela serve para desenvolver meios de comunicação empresarial e pessoal eficazes, empatia e respeito pelas opiniões dos outros. Por isso, dá para criar um ambiente melhor, onde todos agem em união, o que amplia a produção e a criatividade.

Amplia a motivação 

Inteligência emocional serve para que as pessoas saibam mais sobre suas próprias emoções e possam motivar a si mesmas para atingir seus objetivos. Então, isso leva a um aumento do trabalho efetivo e ao alcance de metas com mais eficácia.

Favorece a capacidade de liderança

Os líderes com essa capacidade são capazes de inspirar e motivar suas equipes. Além disso, devem ter maior compreensão das emoções de cada membro para garantir um ambiente de trabalho mais positivo e eficiente.

Contribui para a resolução de conflitos

Essa capacidade ajuda a gerenciar conflitos com mais eficácia, o que permite que as pessoas entendam as emoções dos outros e trabalhem para achar soluções que beneficiem a todos. 

Como a inteligência emocional pode melhorar a produtividade?

A inteligência emocional pode melhorar a produtividade ao ajudar na gestão do tempo, por exemplo. Portanto, vale a pena conhecer outras formas mais comuns e saber como usar a habilidade ao seu favor:

  • gestão do tempo – priorizar tarefas importantes e evitar distrações desnecessárias;
  • comunicação eficaz – ao se comunicar de forma clara e assertiva, evita-se conflitos;
  • resolução de problemas –  a capacidade de resolver problemas de forma criativa;
  • trabalho em equipe – lidar com conflitos de forma construtiva e ajudar outros membros.

A autoridade com alta inteligência sobre as emoções inspira e motiva suas equipes e das mais variadas áreas. Por isso, as chances do ambiente se tornar mais eficiente se tornam ainda maiores. 

Exercícios práticos para desenvolver a inteligência emocional

Há muitos exercícios práticos que podem ajudar no desenvolvimento dessa habilidade tão necessária. Então, veja a seguir alguns deles e saiba como eles podem lhe inspirar para colocá-los em prática.

Auto-observação

Observe suas emoções e pensamentos quando for enfrentar algumas situações de desafio. Além disso, identifique o que está desencadeando os sentimentos e o que você pode fazer para controlá-los.

Empatia

Tente colocar-se no lugar de outras pessoas e entender suas perspectivas e emoções para desenvolver a sua inteligência emocional. Dessa forma, isso pode te ajudar a ter uma comunicação mais eficaz e a resolver conflitos de forma mais pacífica.

Meditação

A meditação pode te auxiliar a se acalmar e a se concentrar no presente, a fim de não se preocupar com o passado ou o futuro. Assim, é mais fácil lidar com emoções negativas, bem como aumentar sua resiliência emocional e a gestão de pessoas.

Escuta ativa

Quando conversar com alguém, preste total atenção à pessoa, tente entender suas emoções e perspectivas. Portanto, faça perguntas claras para mostrar que você está ouvindo e que se importa.

Tomada de decisão consciente

Antes de tomar uma decisão, considere suas emoções e as possíveis consequências. Por isso, é bom perguntar a si mesmo se a decisão é alinhada aos seus valores e objetivos de longo prazo.

Gratidão

Pratique o hábito de reconhecer e apreciar o lado bom da vida, mesmo em momentos difíceis. Então, a gratidão lhe ajuda a ter uma perspectiva mais positiva e também a aumentar sua inteligência emocional.

inteligência emocional
Existem práticas bem úteis para desenvolver sua inteligência emocional. Imagem de cottonbro studio em Pexels.

Como estabelecer metas inteligentes para melhorar a produtividade?

Para estabelecer metas de conhecimento que ajudem a melhorar a produtividade, é bom seguir alguns passos. Assim, abaixo estão alguns deles, veja quais são e entenda como colocar seu plano em ação:

  1. estabeleça objetivos claros, que dê para mensurar e atingir; 
  2. defina prazos que se possa alcançar de modo realista; 
  3. priorize as metas e identifique quais são as mais importantes;
  4. defina os recursos necessários para alcançar as metas; 
  5. estabeleça um plano de ação com detalhes para chegar aos seus objetivos;
  6. monitore o progresso de modo regular e avalie se dá para atingir as metas;
  7. faça ajustes caso seja necessário.

O último passo e mais importante é celebrar as conquistas que se obtêm, mesmo que pareçam pequenas. Dessa forma, dá para se manter motivado e engajado para melhorar ainda mais.

Como a inteligência emocional pode ajudar a criar um ambiente de trabalho saudável?

A inteligência emocional pode ajudar a criar um ambiente de trabalho saudável. Isso porque, capacita os indivíduos a lidarem com as próprias emoções e também com a dos outros de forma mais eficaz. 

Quando as pessoas conseguem gerenciar o que sentem, elas tendem a se comunicar de maneira mais clara e apropriada. Além disso, são capazes de resolver conflitos com mais facilidade e de construir relações mais saudáveis no ambiente de trabalho.

Com essa skill, é possível aprender a se colocar no lugar dos outros, compreender suas necessidades e perspectivas, além de agir com empatia e respeito. Por isso, é um modo de ajudar a todos a trabalharem em equipe, saber como estimular criatividade e a inovação.

Em um local mais saudável, cada membro é capaz de se expressar, compartilhar ideias e contribuir mais para realizar os objetivos da marca. Então, quando ela é cultivada, isso pode levar a um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes