Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

WHM: A ferramenta ideal para gerenciamento de contas de hospedagem

O WHM é uma ferramenta de gerência de hospedagem de sites que oferece controle e flexibilidade na administração de recursos e também  suporte a bancos de dados.

WHM (Web Host Manager) é uma ferramenta de gerência de hospedagem de sites que permite aos usuários gerenciar diversas contas de hospedagem em um único lugar. Ele oferece recursos como controle de acesso, criação de contas, entre outros.

O que é WHM?

WHM é uma sigla em inglês que significa “Web Host Manager” ou Gerenciador de Hospedagem de Sites, em português. Assim, ele é uma ferramenta que ajuda a gerenciar vários sites que estão hospedados em um mesmo servidor.

Como é possível gerenciar contas de hospedagem de sites com o WHM?

Com ele, é possível gerenciar várias contas de hospedagem de sites em um só lugar. Isso porque, ele permite criar, editar e excluir contas, além de cuidar das configurações de segurança dos sites.

Também é possível definir limites de recursos para cada conta, como o espaço em disco e a transferência de dados, o que garante que nenhum site use mais recursos do que o necessário.

Os benefícios de usar o WHM para hospedagem de sites

O WHM é uma ferramenta muito útil para quem deseja hospedar um site na internet. Com ele, é possível ter uma série de benefícios.

Gerenciamento simplificado de contas de hospedagem de sites

Com ele, a gerência de contas de hospedagem de sites é muito mais fácil e rápida. Pois, através dele é possível criar, modificar e excluir contas com poucos cliques, sem precisar digitar comandos complicados.

Facilidade na configuração das opções de hospedagem

O WHM oferece uma interface amigável e intuitiva para a configuração das opções de hospedagem, o que, assim, torna o processo mais fácil para quem não tem muita experiência com isso.

Aumento da eficiência na manutenção dos sites hospedados

Com ele, é possível realizar a manutenção de vários sites hospedados ao mesmo tempo, o que, dessa forma, aumenta a eficiência e reduz o tempo gasto com tarefas repetitivas.

Maior controle e flexibilidade na administração dos recursos de hospedagem

O WHM oferece um alto grau de controle e flexibilidade na administração dos recursos de hospedagem, pois permite ajustes finos no uso dos recursos e na configuração das opções de segurança.

Suporte a múltiplas linguagens de programação e banco de dados

Ele suporta várias linguagens de programação e bancos de dados, o que permite que os desenvolvedores de sites possam escolher a opção que melhor se adapte às suas necessidades.

WHM
O WHM é uma ferramenta de hospedagem para sites na web. Imagem de rawpixel.com no Freepik.

Como configurar um WHM para hospedar sites?

Configurar um WHM para hospedar sites pode parecer um pouco complicado no começo, mas com algumas dicas pode ficar mais fácil. Em primeiro lugar, é preciso ter acesso ao painel de controle dele e conhecer as opções de configuração.

Depois, é necessário escolher as opções que melhor atendem às necessidades de hospedagem do site. Aliás, é importante lembrar que, em caso de dúvidas, é possível procurar ajuda no suporte.

Forma de obter suporte para WHM

Para obter o suporte para WHM, basta acessar a área de suporte e buscar pelas opções de contato com a equipe. É possível enviar um ticket com as dúvidas ou problemas encontrados, e a equipe de suporte irá ajudar a solucioná-los.

Vale mencionar, além disso, que também é possível acessar a documentação oficial dele, que contém informações detalhadas sobre as funções e configurações da ferramenta.

Os principais recursos do WHM

O WHM possui diversos recursos que facilitam a gestão de hospedagem de sites. Dessa forma, vale citar alguns dos principais, que são:

  • gerenciamento de múltiplas contas de hospedagem;
  • controle de recursos de CPU, RAM e espaço em disco;
  • suporte a múltiplas linguagens de programação e banco de dados;
  • opções de backup e restauração de sites;
  • ferramentas de segurança e proteção contra ataques;
  • chance de personalizar o painel de controle.

Quais são as diferenças entre WHM e outras ferramentas de hospedagem de sites?

O WHM é uma ferramenta de gerenciamento de hospedagem de sites que tem algumas diferenças em relação a outras ferramentas. Uma das principais é a sua flexibilidade e capacidade de gerenciar várias contas de hospedagem em um único lugar.

Vale mencionar, além disso, que ele também oferece uma ampla gama de recursos para ajudar a configurar e gerenciar sites com facilidade.

Como acompanhar o status de seus sites hospedados com o WHM?

Com ele, é fácil monitorar o status dos seus sites hospedados. Pois, o painel de controle dele mostra informações como por exemplo:

  • uso de CPU;
  • memória;
  • tráfego de rede em tempo real.

Isso pode ajudar a identificar problemas de forma rápida e tomar medidas para resolvê-los antes que afetem o desempenho do site.

Dicas para usar o WHM eficazmente

Para usá-lo de forma eficaz, é importante conhecer todos os recursos e opções disponíveis. Aliás, algumas dicas úteis incluem, por exemplo:

  • personalizar as configurações para atender às suas necessidades;
  • definir limites de recursos para evitar sobrecarga do servidor;
  • manter o software atualizado para garantir a segurança do site.

WHM e segurança: como manter seus sites seguros

A segurança é uma preocupação importante para qualquer site. Assim, com o WHM, você pode manter seus sites seguros ao usar recursos como firewalls, proteção contra vírus e monitoramento de atividades suspeitas.

É importante também manter o software atualizado e usar senhas fortes para proteger as contas de hospedagem. Além disso, recomenda-se fazer backups regulares dos dados do site para evitar perda de informações em caso de falhas.

WHM
O WHM ajuda a manter o site seguro.  Imagem de rawpixel.com no Freepik.

Como migrar seus sites para o WHM com segurança?

Para migrar seus sites para o WHM com segurança, é importante seguir alguns passos para evitar perda de dados ou indisponibilidade do site durante o processo.

Primeiro, é necessário fazer um backup completo do site e de todos os seus dados antes de realizar a migração. Aliás, isso pode ser feito por meio de um plugin de backup ou através do próprio painel de controle do seu provedor de hospedagem atual.

É preciso, em seguida, configurar o WHM para hospedar o seu site, ao criar uma nova conta de hospedagem e configurar as opções de DNS para apontar para o novo servidor. Aliás, esse processo pode variar de acordo com o provedor.

Após a criação da conta de hospedagem, é hora de fazer o upload do backup do site para o novo servidor dedicado e restaurar os dados. Ainda mais, esse processo também pode ser feito por meio do painel de controle ou com uso de ferramentas de FTP.

Por fim, é importante testar o site para verificar se tudo está a funcionar corretamente e atualizar as configurações do site, como URL base e caminhos de arquivos, para refletir as alterações de servidor.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes