Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Hostgator Webmail: veja como funciona esse serviço da Hostgator e suas vantagens

O Hostgator Webmail permite que o usuário crie e-mails personalizados com o nome do seu domínio, o que ajuda na identificação da marca e na conquista de clientes.

Com o Hostgator Webmail, você pode ter um e-mail profissional que seja capaz de agregar muito mais valor ao seu negócio. Então, confira neste artigo o que é esse serviço, os benefícios que ele traz e acima de tudo, como criar uma conta nesta plataforma.

O que é o Hostgator Webmail?

Hostgator Webmail nada mais é do que um serviço de e-mail dessa empresa de hospedagem de sites para os usuários. Uma vez que o intuito é que seja para uso profissional nas estratégias de marketing digital, contatos e outras formas de utilização.

hostgator webmail
Para criar um Hostgator Webmail, você deve acessar o painel de recursos da hospedagem. Imagem de Pixabay no Pexels.

Mesmo para quem optar por um plano mais básico nesse host, poderá criar uma conta de email grátis com até 1GB de armazenamento. Todavia, caso queira mais espaço, a opção é pagar pelo recurso, em suma, com esses serviços, você tem algumas vantagens, como:

  • personalizar o e-mail com o nome do seu domínio;
  • app para dispositivos móveis;
  • proteção antivírus e anti-spam avançada.
  • maior garantia na entrega dos e-mails.

Tudo isso para que você consiga ter sucesso na sua estratégia de e-mail marketing ou ter uma relação mais próxima com o cliente. Ao passo que o recurso Titan da Hostgator permite um maior gerenciamento e organização dos contatos da marca na plataforma.

E-mail com o domínio da empresa

Um e-mail com o domínio da empresa, nome do colaborador ou setor no qual ele trabalha, tem uma chance de abertura maior. Visto que nem todos os usuários sentem confiança para verificar ou clicar em links de contatos que eles não conhecem.

Isso deixa claro o quão importante é contar sempre com ferramentas de uso profissional. Desse modo, você poderá conquistar clientes de uma forma mais fácil, pois vai passar confiança a eles de que o negócio é responsável.

Como criar uma conta no Hostgator Webmail?

Para criar um Hostgator Webmail, você deve acessar o painel de recursos da sua hospedagem. Lá, o passo seguinte é escolher o domínio que será utilizado na sua conta, após isso, defina a plataforma, como o:

  • Titan, com plano gratuito de 1 GB ou pago com 10 GB;
  • cPanel, interface básica e gratuita.

A ideia é que você opte por aquele que melhor atenda às suas necessidades. Depois disso, é só continuar com as configurações para criar o e-mail com o nome do domínio do seu negócio.

O processo leva apenas alguns minutos para concluir e a sua conta já estará ativa. Contudo, vale lembrar que também é possível vincular outros aplicativos, como o Outlook, Gmail, Thunderbird e muito outros, cujas configurações dependem da plataforma.

Isso significa que poderá integrar a sua conta a essas ferramentas para enviar e receber e-mails sem nenhum problema. O que é uma grande vantagem, visto que terá tudo em um só lugar para traçar as melhores estratégias para fidelizar clientes com e-mail marketing.

O que é o Titan?

Titan é o gerenciador de e-mails do Hostgator que dispõe de uma série de recursos para o usuário ter sucesso na construção de sua marca. Em suma, você cria a sua conta com o domínio do seu negócio para facilitar a relação com o cliente da sua empresa.

O empreendedor também terá acesso à sua caixa de entrada via dispositivos móveis ou desktop, o que facilita o gerenciamento. Contudo, vale lembrar que quanto melhor for o plano que você escolher, mais recursos terá com Hostgator e os serviços de webmail.

cPanel, o que é?

O cPanel é uma ferramenta de gestão para sites e está presente no Hostgator. Em suma, para os serviços de webmail, as suas funções são bem similares às do Titan, porém, com uma interface menos atrativa.

Isso não significa que a plataforma seja inferior, muito pelo contrário, já que também pode enviar e receber e-mails com muita qualidade. Além de ter o recurso de vincular com outros aplicativos, como o Outlook e o Gmail.

hostgator webmail
O Hostgator Webmail tem a plataforma Titan, com uma interface prática e vários recursos. Imagem de rawpixel.com no Freepik.

Vincular o Hostgator Webmail a outras aplicativos

Isso vai depender da plataforma que você escolheu para a criação do Webmail. Para o Titan e cPanel, acesse as configurações do seu aplicativo de e-mail e adicione a nova conta para a vinculação. 

Isso, no entanto, são procedimentos padrões e alguns ajustes vão mudar, por isso, é recomendado que consulte o suporte para cada plataforma. 

Quais os benefícios e desvantagens do Hostgator Webmail?

Com o Hostgator Webmail há diversos benefícios, como criar uma conta de e-mail de forma gratuita na plataforma pelo Titan ou cPanel. Além disso, você pode ter quantas quiser, pois são de uso ilimitado.

Outra grande vantagem fica por conta dos preços, que a depender do plano que escolher, são bem em conta e cabem no seu bolso. Também vale citar que ao contratá-lo, terá 1 ano de domínio livre do cobranças, dentre várias regalias que o host oferece aos clientes.

Titan

O Titan tem um painel mais agradável e de fácil uso, ao passo que isso o torna mais simples de lidar. Todavia, essa plataforma vai muito além da interface, visto que a sua reputação evita que seus e-mails sejam taxados como spam.

Isso é vital para quem busca conquistar os clientes e impulsionar as vendas do seu negócio, pois suas mensagens serão entregues. Por último, os pontos negativos ficam a cargo dos poucos recursos do plano grátis, como apenas 1 GB por conta de e-mail.

cPanel

O cPanel não tem um painel tão robusto e atrativo quanto o do Titan, o que é uma leve desvantagem no seu uso. Porém, um dos pontos positivos é que essa plataforma usa o armazenamento do seu plano, assim pode ter contas quase ilimitadas.

Um outro aspecto positivo é o suporte Hostgator por 24h por chamada ou chat. Além disso, poderá enviar até 500 e-mails por hora. Contudo, a ferramenta não é profissional para essa função, o que afeta o nível de reputação e aumenta os riscos de spam.

Como resolver os problemas encontrados no Hostgator Webmail?

No Hostgator Webmail, a depender do seu problema, você pode resolver ao consultar o suporte. Todavia, há alguns erros que são comuns, mas com solução simples, que podem afetar tanto o envios de e-mails, quanto o funcionamento do site, como:

  • domínio vinculado ao e-mail, verifique a sua ativação no Hostgator e DNS;
  • o destinatário recebe e-mails como spam, verifique os registros no DNS;
  • não consegue enviar e-mails, pode ser que atingiu o limite por hora.

São várias questões básicas que você pode resolver de maneira simples, sem precisar ir até o suporte ao cliente e perder tempo. No entanto, caso o problema seja bem mais complexo, entre em contato com o Hostgator para receber o auxílio da empresa.

hostgator webmail
Além do Hostgator Webmail, há outros serviços tão bons quanto, como o GoDaddy. Imagem de freepik no Freepik.

Quais são as alternativas além do Hostgator Webmail?

O Hostgator Webmail é um dos melhores do mercado, porém há outros, como a Locaweb, Hostinger e GoDaddy, que são tão bons quanto. Portanto, conheça um pouco sobre cada um deles nos tópicos a seguir.

Locaweb

A Locaweb é uma plataforma do Brasil para hospedagem de sites que oferece vários serviços, entre eles os de Webmail. Em síntese, é uma das ótimas opções para quem busca fazer estratégias de e-mail marketing com qualidade e de forma simples.

Hostinger

A Hostinger possui recursos muito similares ao Hostgator, porém, com preços nos planos um pouco menores, o que ganha muitos clientes. Contudo, você pode criar um e-mail profissional com muitos atributos para promover a sua marca.

GoDaddy

O GoDaddy é outra das boas ferramentas para hospedagem e criação de sites. Todavia, ela também oferece os serviços de gestão de Webmail para os seus clientes e com personalização com o nome de domínio.

Como usar e criar os filtros do Hostgator Webmail?

No Hostgator Webmail, é possível usar filtros para que os e-mails fiquem em pastas sob os critérios pré-definidos por você. Contudo, para criar é bem simples, basta fazer os passos a seguir no cPanel:

  1. pesquise por “Filtros”;
  2. clique em “Gerenciar Filtros”;
  3. depois vá em “Criar Novo Filtro”;
  4. após isso, dê um nome à ele;
  5. configure as regras e as ações.

É um processo fácil de fazer, ao passo que isso vai permitir que e-mails indesejados sejam direcionados direto para o lixo. Por outro lado, poderá definir um ajuste para que aqueles mais específicos sejam levados a uma outra pasta com uma melhor organização.

Para finalizar o artigo, é vital que você escolha com muita atenção a plataforma que irá usar, bem como, entenda os recursos que ela oferece. Contudo, no caso do Titan ou cPanel do Hostgator, avalie qual deles é o ideal para a estratégia do seu negócio.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes