Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

cPanel: confira o que é essa ferramenta, para que ela serve e os seus benefícios

O cPanel é uma ferramenta de gestão de sites que traz facilidade de uso por ter uma interface simples, no qual não há a necessidade de um desenvolvedor profissional.

Usar o cPanel para gerir um site, além de muito fácil, também terá à disposição uma série de recursos que dão informações sobre sua página. Então, para saber o que essa ferramenta tem de melhor, este artigo irá mostrar para você, portanto, leia com atenção.

O que é o cPanel?

cPanel nada mais é do que uma interface prática de gerenciamento de sites em hospedagem. Em síntese, ele funciona de forma similar ao WordPress, no entanto, o seu painel de controle é mais simples e fácil de usar, seja para:

  • um servidor dedicado;
  • hospedagem compartilhada;
  • VPS.

A ideia é tornar a vida dos desenvolvedores mais fácil sem a necessidade de executar vários comandos com alto nível de complexidade. Ou seja, com uma interface bem mais amigável e que permite um melhor gerenciamento do seu CMS sem muitos problemas.  

Para que serve a ferramenta?

A ferramenta serve para tornar mais fácil a gestão de um site, pois ela dispõe de vários recursos que permite ações mais simples, por exemplo:

  • organizar os arquivos de um site;
  • instalar softwares;
  • criar e gerir contas de e-mail;
  • backup;
  • pesquisas;
  • gerenciamento de banco de dados.

Entre muitos outros recursos que você pode aproveitar com esse painel de controle dinâmico. Ou seja, tudo no seu CMS e hospedagem está sob a gestão da ferramenta e os usuários poderão ajustar como bem entenderem.

Quais as principais funcionalidades que o cPanel possui?

O cPanel permite que, em poucos cliques, crie o banco de dados do seu site. Ou seja, não vai precisar fazer isso de forma independente, pois a plataforma fornece os recursos necessários, contudo, vale destacar outros atributos, veja a seguir.

cPanel
O cPanel permite a criação de um banco de dados do seu site em poucos segundos. Imagem de Lukas no Pexels.

Permite a instalação do WordPress

A hospedagem WordPress é uma das mais populares do mundo, o que não é nenhuma surpresa, e com a ferramenta você pode usá-la. Em síntese, a plataforma conta com instaladores para criar o site para o seu negócio.

Para fazer isso, basta ir até a opção do painel de controle onde está o botão “Scripts” ou em “Instaladores de aplicativos”. Logo, basta seguir com o processo para dar vida à sua página, contudo, para dar um upgrade, não esqueça de consultar os termos do WordPress.

Gerenciamento de banco de dados

A ferramenta também permite que os usuários gerenciem os arquivos do site, mesmo que a maioria não os manipule de forma direta. No entanto, saber onde eles estão é vital para o caso de você precisar fazer um ajuste ou transferir o banco de dados.

São informações sobre um produto ou serviço, bem como dos usuários, tudo em uma lista perfeita organização para consulta a qualquer momento. Contudo, é bem provável que você não mexa nessas seções, porém saber disso é vital para caso haja a necessidade.

Gerenciamento de aplicativos

A ferramenta dispõe de vários recursos para que você possa fazer uma gestão do seu site com mais eficiência e praticidade. Por exemplo, instalar diversas funções de otimização, e-mails com vínculo ao seu domínio e até mesmo criar uma landing page

Como obter acesso e usar o cPanel?

Para acessar o cPanel, tudo o que precisa é dos seus dados de acesso ao plano de hospedagem, que você obtém pela empresa que contratou. Logo com tais informações em mãos, estará apto a seguir os próximos passos do processo.

Acessar o cPanel

Para acessar a ferramenta, você deve ir até a página de login do painel. Contudo, para isso, é preciso usar o navegador Chrome ou outro de sua preferência e inserir o link com os dizeres “seudominio/cpanel”.

É importante lembrar aos usuários que as instalações da plataforma feita de maneira diferente vão incluir funções diversas, mas que não mudam o uso. Ao passo que, logo quando entrar, verá as métricas que contratou pelo plano de hospedagem.

Também mostrará outros dados que dizem qual é o status atual do desempenho do seu site, por isso, não se assuste com tanta informação. Com o tempo, você ficará mais íntimo do painel de controle para poder traçar as metas e estratégias de marketing digital.

A tela para login

Depois de fazer a linkagem, você vai chegar até a tela de login da ferramenta e inserir os dados do seu plano de hospedagem. Todavia, o ideal é que você copie essas informações no seu bloco de notas para depois colar nos campos onde irá preencher.

Isso é vital para que você não erre na hora, além de ser necessário que não deixe nenhum espaço no início, bem como no final. Dessa forma, irá evitar que a ferramenta informe uma autenticação incorreta das informações.

Dentro do painel de controle

Após concluir a etapa anterior, você irá entrar no painel de controle da ferramenta e verá vários dados e informações sobre a sua hospedagem. Logo, terá acesso a todos os recursos da plataforma para gerir sua página e ter um site ou blog de sucesso.

cPanel
Ao logar no cPanel, você verá dados sobre a hospedagem e desempenho do seu site. Imagem de Pixabay no Pexels.

Quais benefícios o uso do cPanel traz ao seu site?

O cPanel torna mais fácil a gestão de um site ou servidor, pois oferece uma interface prática, dinâmica e simples aos usuários. Isso significa dizer que você não irá precisar de um programador para criar comandos com alto nível de complexidade, a plataforma dispõe: 

  • análise de tráfego;
  • recursos de otimização;
  • aplicativos para gestão de banco de dados.

Entre muitos outros benefícios que os usuários podem ter, além de ser uma ferramenta que é bem simples de usar, mesmo para leigos na área. Contudo, toda a interface e atributos da plataforma é para que você, dono de site, consiga deixar tudo conforme queira fazer.

Rastreio de estatísticas

O rastreio de estatísticas é uma das maiores vantagens da ferramenta, visto que o painel de controle permite isso através de diversos recursos. Com ela, o usuário faz uma análise do tráfego do site, além de saber quais:

  • as palavras-chave fazem os usuários chegar à página;
  • páginas tem o maior nível de popularidade;
  • os horários que o site tem mais visitas;
  • de onde as pessoas que acessam o site vem;
  • tempo em que os visitantes ficam na página.

Todos esses dados são vitais para qualquer estratégia, uma vez que com elas, você pode fazer os ajustes onde mais precisam de atenção. Por fim, a ferramenta é a melhor escolha para qualquer um que queira gerir as suas páginas de forma mais fácil.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes