Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

CMS e hospedagem: por que eles precisam estar juntos para funcionar?

Com o CMS e hospedagem, é possível colocar um site no ar e ainda dar qualidade a ele. Os dois serviços andam juntos para proporcionar o melhor blog nas redes.

Ao usar CMS e hospedagem é preciso pensar em suas aplicações como um todo. Então, mesmo que eles andem juntos, ainda devem entender seus modos de uso. Torna-se mais fácil para saber como começar e botar os dois em prática ao mesmo tempo.

CMS e hospedagem?

Para entender sobre CMS e hospedagem, deve-se conhecer mais sobre CMS. Assim, ele é um termo que pode ser traduzido como Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. Portanto, pode-se dizer que o seu nome é auto descritivo.

Seu objetivo é organizar de uma maneira mais completa alguma estratégia de conteúdo. Portanto, pode se voltar a qualquer tarefa que se volte para blogs ou portais, como:

  • planejar;
  • editar;
  • produzir;
  • otimizar;
  • distribuir.

Uma pessoa que já teve algum blog pode ter visto processos como esses antes ou visto um sistema igual. Por isso, não se volta apenas para a facilidade para o serviço do dia a dia. Também envolve os pontos técnicos, como criar e fazer manutenção do banco de dados.

CMS e Hospedagem representados por duas pessoas usando notebook sobre mesa de madeira com sua tela exibindo montagem com gráficos e fluxograma além de nome HTML acima de tudo
Entre CMS e hospedagem, o CMS é um controle para gerenciar o conteúdo da página. Imagem: de rawpixel.com no Freepik.

Principais softwares de CMS 

Existem muitas opções de CMS dentro do mercado, então pode até faltar tempo para analisar tudo. Assim, a quantidade de sistemas para gerenciamento, seja grátis ou pago, é enorme. Dessa forma, é essencial saber quais são as principais opções para se usar.

WordPress

O WordPress é um dos softwares mais usados pelas pessoas, em todo o mundo. Então, é comum que faça uso dele e não se preocupe com outras opções de sistemas. Assim, tem uma grande participação no mercado e muitos sites fazem a utilização dele.

Como funciona

Trata-se de um sistema muito usado para poder administrar blogs, sites, lojas virtuais e entre outros. Então, ele pode ser o suficiente para adicionar, programar e editar posts de blogs. Mas, também se torna útil para inserir arquivos de mídia, como:

  • imagens;
  • vídeos;
  • áudios.

A ideia é que pessoas que não tem grande conhecimento a respeito de códigos, consiga gerenciar seu site sem problemas. Portanto, ele se torna simples e intuitivo, o que o torna um dos maiores sistemas atuais.

Joomla!

Esse é um outro sistema de gerenciamento capaz de passar confiança e qualidade aos usuários. Por isso, o Joomla! também é muito usado ao redor do mundo e é bem conhecido.

Trata-se de um sistema de código aberto e tem uma ótima aplicação, o que mostra que a plataforma é bem sólida. Assim, também tem vários websites que estão ativos graças a esse sistema, porque ele é flexível e fácil de usar.

Drupal

O Drupal tem muitos dos princípios vistos por dentro do WordPress, como a linguagem em PHP. Mas, a sua ideia é dar poder a projetos digitais que têm destaque entre os outros.

Pode-se dizer que ele é recomendado para os projetos maiores. Então, caso tenha a necessidade de criar um site potente e capaz de lidar com grandes volumes de conteúdo, é a melhor opção.

CMS e hospedagem x o que é a hospedagem?

Ao entender sobre CMS e hospedagem, também precisa saber o que é a hospedagem. Assim, muitos blogs contam com o serviço de hospedagem que funciona como um aluguel para manter os sites ativos. Com a falta dele, o blog não poderá:

  • ser visto na máquina local em que foi programado;
  • não terá utilidade.

Tem muitos tipos de hospedagem web e empresas que vendem esses tipos de serviços. Dessa forma, qualquer pessoa pode colocar um site no ar, de formas mais eficazes para o seu negócio.

Há um momento para contratar serviço de CMS e hospedagem?

Entre CMS e hospedagem, a segunda opção pode ter um momento certo de contratação. Por exemplo, o CMS pode ser um problema resolvido com a ajuda do sistema, mas hospedar um site é mais complicado.

Site ou blog

Como um exemplo, não é possível ter um site sem que ele esteja hospedado em algum lugar. Portanto, mesmo que a sua decisão seja ter apenas uma página simples e poucas informações, ainda precisa hospedá-la.

Fazer a escolha de uma boa hospedagem é o primeiro passo para evitar qualquer problema no futuro. Dessa forma, antes de tomar alguma decisão, dê atenção aos projetos que possui, até mesmo os futuros. 

É uma forma mais eficaz de conhecer a infraestrutura necessária para colocar esses projetos no ar. Depois torna-se fácil saber onde começar a procurar as hospedagens para colocar o site.

Pessoa lendo artigos e notícias em sites por meio de notebook sobre mesa branca
Com o CMS e hospedagem, é possível entender que deve hospedar todos os sites para eles funcionarem. Imagem: de rawpixel.com no Freepik.

Lojas virtuais

Um fato importante é que um e-commerce sempre precisa de uma hospedagem que seja forte e pronta para escalar. Ainda mais porque o objetivo dos empreendedores é ver o seu negócio crescer de verdade.

Quando o negócio der certo, há chances de ter bons números de visitas. Mas, também terá transações de compras e pedidos de ajuda em grande quantidade. Então, todos esses pontos irão exigir mais do processamento do servidor.

Uma hospedagem muito comum e simples pode não ser o suficiente para lidar com eles. Portanto, não pode ser do mesmo tipo que se usaria ao criar um blog.

Software SaaS

O SaaS são sistemas vendidos por assinatura e eles são bem complexos, iguais às lojas virtuais. Então, é comum que existam sistemas de hospedagem que se voltem apenas para eles. São próprios para entender as demandas grandes dessas aplicações.

Um projeto SaaS costuma ser pago ou seguir algum modelo Freemium (plano grátis que leva até o plano pago). Assim, eles precisam suportar o tráfego alto e também o processamento de dados. 

Quando não é forte o suficiente, pode prejudicar a experiência do usuário e trazer problemas. Um cliente não vai dar credibilidade a um produto que sai do ar de repente.

CMS e hospedagem e quais os principais tipos de hospedagem?

Entre CMS e hospedagem, é preciso entender que a hospedagem também tem seus tipos. Assim, a ideia é bem simples, já que sem ela, os sites não irão funcionar. Contudo, dentro da prática, há muitos pontos para se levar em conta.

O normal é que muitos dos usuários comecem pela hospedagem gratuita. Aliás, ela é uma boa recomendação para todos que estão apenas no início e precisam colocar suas ideias em ação. Dessa forma, ela pode ser o ideal para dar tudo o que é necessário no começo.

Compartilhada

Este é um tipo bem comum de hospedagem, já que vários sites fazem o uso do mesmo servidor. Assim, essa é uma opção que pode ter grandes pontos atrativos, como:

  • preço;
  • atende bem às demandas.

Atende às demandas daqueles sites ou blogs que são menores e não atingem tanto tráfego. Então, dispensa a necessidade de ter um servidor mais potente para se trabalhar.

O lado positivo é que é possível achar versões grátis de hospedagem compartilhada. Contudo, a indicação delas se volta para fases de testes muitas vezes. Mas, também torna-se útil para qualquer site ou blog que recebe poucas visitas, como páginas estáticas.

Em nuvem

Trata-se de um tipo de hospedagem que atua com vários servidores físicos que fazem os processamentos por um espaço grande na nuvem.

Seu lado positivo é que caso o servidor passe por algum problema, o site não irá correr grandes riscos. Então, as chances de que ele fique fora do ar por problemas, são reduzidas. Aliás, ficar lento demais também pode ser uma situação que será evitada.

É uma grande flexibilidade e segurança que se garante para os sites e blogs. Mas, o seu custo costuma ser superior ao da versão compartilhada. Contudo, há bons benefícios que se pode aproveitar com essa opção.

Pessoa fazendo projeto de layout ou design de site em computador com grande monitor sobre mesa e diante de janelas grandes de vidro de edifício enquanto anota algo em uma agenda com caneta preta
CMS e hospedagem precisam andar juntos para ter o site no ar e com boa qualidade. Imagem: de rawpixel.com no Freepik.

VPS

O VPS significa servidor virtual privado e igual a opção em nuvem, ele cria uma espécie de máquina virtual no servidor. Assim, existe uma maneira de fazer a divisão de recursos e gerar uma relação bem melhor de custo-benefício.

Tem uma diferença simples, portanto, não terá várias máquinas que dividem o espaço na nuvem. Dessa forma, esse espaço será dividido por diversos projetos diferentes. Então, pode-se dizer que essa é uma versão intermediária entre a nuvem e a compartilhada.

Pode ser uma vantagem para muitas pessoas, então torna-se uma opção para pensar também. Além disso, o custo-benefício pode valer a pena para a hora de fazer seu blog.

Servidor dedicado

Com o servidor dedicado, é possível lidar com uma das opções mais seguras e fortes da hospedagem. Portanto, a sua maior recomendação é aqueles sites que sejam bem potentes. Aliás, também é muito útil para aplicativos que sejam robustos também.

Ele é um 100% de domínio do usuário, então dá a chance de personalizar como quiser. Ele é ótimo para customizar para atender a todas as necessidades possíveis. Contudo, o servidor possui um dos maiores custos para conseguir botar em ação.

CMS e hospedagem estão sempre juntos?

Para usar o CMS e hospedagem, é difícil fazer uma superação de qual dos dois escolher. Portanto, não existe tanto espaço para fazer perguntas comparativas a respeito de ambos. As duas soluções precisam estar sempre unidas para que tudo funcione.

Não é possível ter um site sem hospedagem, mas também é preciso conseguir gerenciá-lo. Então, seja qual for o projeto, as duas alternativas devem estar presentes nele. Contudo, o segredo é escolher entre o que está em alta por dentro do mercado:

  • os melhores serviços e mais famosos;
  • preços com benefícios.

Quando não se tem um site no ar, o ideal é quando fizer essa ação, é usar a hospedagem e criar uma landing page. Depois será o momento de achar um CMS de qualidade para investir.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes