Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Joomla é uma interessante ferramenta de CMS que você deve conhecer

Joomla é um sistema de gestão de conteúdos na internet, que foi lançado para facilitar sua vida na hora de criar sites personalizados, então saiba tudo sobre ele.

Saiba tudo sobre o Joomla, uma ferramenta de CMS que vale a pena usar para criar e gerenciar seus conteúdos na web. Portanto, veja detalhes importantes sobre o tema e decida se essa é a solução ideal para seu blog pessoal ou até mesmo um corporativo.

O que é o Joomla?

O Joomla é uma solução ou ferramenta de CMS, lançada para ajudar no gerenciamento de conteúdos web em sites ou blogs. Desse modo, oferece templates prontos para você usar de forma fácil, como:

  • formulários de contato;
  • galeria de fotos;
  • opção de incluir comentários.

Vale destacar que o Joomla é aberto ao uso de inúmeras funcionalidades a mais sem precisar instalar outros programas à parte. Então, não deixe de ler mais detalhes sobre o mesmo nesta matéria.

Posso criar um blog corporativo?

É possível criar o seu blog corporativo com o Joomla de forma simples e inserir alguns formatos prontos, se preferir. Dessa forma, fica mais fácil recuperar posições no Google, caso a sua estratégia de marketing de conteúdo não esteja com bons números.

Como a gestão é facilitada, você consegue identificar possíveis problemas na sua otimização, para agir antes do problema gerar efeitos negativos ao seu site. Por isso, esse é um dos principais CMSs do mercado.

Uma boa concorrência ao WordPress

O Joomla é, afinal, uma das melhores alternativas ao WordPress que existem no mercado atualmente. Aliás, nessa aplicação, é preciso optar entre as extensões WordPress.com ou WordPress.org, por exemplo.

Faça uma gestão completa do seu site

Com essa ferramenta e as extensões compatíveis com a sua plataforma, a gestão do seu site pode ser completa e simples. Desse modo, você consegue adaptar seu planejamento de marketing de conteúdo e design em um só local.

Essa é uma das soluções de CMS mais completas e, mesmo com concorrentes mais fortes, ainda ocupa uma posição interessante no mercado. Isso porque mais 5% dos usuários gerenciam o seu material na WEB com o Joomla.

Mas o que é um CMS?

CMS é uma sigla para Content Management System ou, em tradução direta, Sistema de gestão de conteúdos. Então, é ideal para quem não entende de programação e precisa ou gostaria de ter uma página na web.

Vale destacar ainda que muitas pessoas que sabem criar sites preferem ainda esse tipo de ferramenta. Afinal, se torna bem mais fácil usar uma plataforma como essa do que criar tudo do zero, por exemplo.

Use mesmo sem ter experiência

Devido à facilidade de usar essa solução, você não precisa ter experiência para usá-la. Isso porque o seu passo a passo é bem didático e a ferramenta é, de certa forma, auto explicativa.

image 147

O Joomla é uma ferramenta de CMS fácil de usar. Imagem de  em Freepik

O Joomla é open source?

O Joomla é uma ferramenta de modelo Open Source, então você pode usá-la para criar designs, produtos ou sites em geral. Além disso, tem muitas funções pré-definidas dentro da própria base de dados do sistema.

A solução surge como atrativa porque você não precisa ter uma ideia principal de como criar o seu site. Dessa forma, a própria ferramenta pode te inspirar com a simplicidade de colocar o seu blog no ar.

O que é open source?

Esse termo se refere ao tipo de programação que usa código aberto. Ou seja, ele é aberto, em geral, para que outras pessoas consigam usar a solução de forma livre, seja qual for o tipo de produto.

Quais são as principais características do modelo?

O modelo de criação e desenvolvimento Open Source permite uma distribuição aberta e livre do programa e suas licenças, por exemplo, Além disso, esse tipo de desenvolvimento ainda conta com as seguintes características principais:

  • livre para distribuir de forma compilada;
  • disponível para qualquer camo;
  • licença e alterações na base livres.

Esse formato é muito interessante, pois o usuário se sente menos preso à funcionalidades básicas nas soluções. Portanto, vale a pena considerar esse tipo de ferramenta para criar e gerenciar o seu material na internet.

Como o Joomla funciona?

O Joomla funciona a partir do download e instalação da sua última versão, o que pode ser feito. Em seguida, você precisa criar o seu login para acessar a parte destinada aos adms de conteúdo na base do sistema.

A ferramenta oferece opções para personalizar o site com sua cara. Por isso, o funcionamento não será problema para você.

O Joomla é fácil de instalar?

O processo de instalação do Joomla é simples. Desse modo, veja a seguir um passo a passo para te orientar no processo:

  1. baixe o conteúdo e extraia no local onde deseja instalar o sistema;
  2. crie um banco de dados para o mesmo;
  3. siga as instruções na pasta de instalação;
  4. configure o banco criado.

Após concluir essas etapas, o programa irá mostrar uma mensagem de “Parabéns!” com mais alguns dizeres. Então, isso significa que o seu sistema estará pronto para uso.

O Joomla é fácil de usar?

O uso do Joomla é simples e você só precisa fazer o login na plataforma para começar a configurar o local para exibir seus conteúdos web. Nesse sentido, é preciso acessar a aba de Aparência do site para iniciar as modificações.

Adicione temas e extensões

Você já pode buscar e incluir temas interessantes na sua página a partir do Joomla. Assim, alguns dos mais conhecidos são o Template Monster ou ThemeForest, mas é preciso conhecer bem as personas do seu negócio para escolher o tema que mais se adeque.

Quais são as principais funcionalidades do Joomla?

O Joomla oferece algumas funções que o destacam de outras ferramentas, como a opção de suporte da mesma. Em suma, você pode ver mais detalhes a seguir sobre cada um desses diferenciais dessa solução no mercado.

1. Suporte do Joomla

Devido à sua característica de criação, é possível que as pessoas envolvidas no desenvolvimento possam incluir sua contribuição no projeto. Então, ao surgirem dúvidas, por exemplo, os fóruns podem te ajudar rapidamente sobre a maioria ou todos os temas.

2. Atualizações

As atualizações no Joomla são feitas com foco nas preocupações da maior parte dos sistemas do mercado. Por isso, você consegue fazer verificações periódicas e automáticas do que é preciso para o sistema rodar sem nenhum problema como lentidão, por exemplo.

image 146

O Joomla é bastante conhecido pela sua logomarca, mas o seu diferencial é a liberdade oferecida aos usuários. Imagem de nti.ufabc

3. Recursos e ferramentas de marketing

Com essa solução, o usuário consegue gerenciar dados da sua estratégia de marketing para blogs de forma simples. Isso porque dá para analisar um melhor aproveitamento dos banners e outros recursos na plataforma.

O Joomla favorece a sua conversão de forma mais simples com a estratégia certa de conteúdo. Então, outro diferencial da solução é ajudar a levar mais leads às próximas etapas do seu funil de vendas.

4. Gerenciador de conteúdo

Um diferencial da plataforma é a facilidade em gerenciar seu conteúdo, afinal esse é o foco do sistema. Assim, fica fácil categorizar todas as suas páginas e fazer um site completo e bem estruturado para o seu público.

5. Compatível com extensões

Outro diferencial da plataforma é a compatibilidade com a maioria das extensões do mercado, o que o tornam ainda mais completo. Desse modo, aproveite as mais de 7 mil opções de extensões e plugins que o Joomla oferece.

Quais são as principais extensões?

Existem algumas extensões que se destacam entre o público em geral. Portanto, conheça um pouco mais sobre as principais a seguir, para te ajudar na decisão de qual ferramenta de CMS irá usar para ferir seu material na web.

Akeeba Backup

A extensão é voltada ao backup de conteúdos e é de longe a mais usada no Joomla. Isso porque ela oferece a opção de restauração simples, além de conseguir mover backups para outros servidores e até programar o salvamento dos seus dados.

EasyBlog

Com essa extensão, você consegue transformar o seu site em um blog completo, seja ele pessoal ou corporativo. Do mesmo modo, grande parte dos templates são compatíveis com a solução.

HikaShop

Aqui, a dica de extensão é para quem precisa criar uma loja virtual e ainda não sabe como iniciar. Desse modo, basta instalar o HikaShop no seu Joomla para incluir seus produtos e ainda vincular sua conta do Paypal ou até Google Checkout.

Sigplus

Nesse caso, a extensão consegue criar uma galeria completa para exibir imagens no seu site. Da mesma forma, fica fácil gerenciar recursos como carrosséis, por exemplo, para ficar mais atrativo ao seu público-alvo.

Quais são as vantagens do Joomla?

O Joomla oferece inúmeras vantagens para qualquer pessoa ou empresa na hora de criar conteúdos, como a não necessidade de ter experiência com sites. Além disso, veja a seguir mais vantagens de usar a ferramenta.

Invista menos para criar um site

A parte financeira é uma das maiores vantagens da solução, já que exige um investimento inicial mínimo ou nenhum investimento. Portanto, é perfeito para iniciantes ou até blogs mais avançados.

Existem desvantagens na ferramenta?

Uma das “desvantagens” do Joomla é que ela pode ser um pouco mais complicada que o WordPress. Por outro lado, não irá comprometer a sua otimização SEO de páginas web.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes