Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Termos do WordPress: conheça os principais para melhorar a sua aplicação

Para quem quer trabalhar com conteúdo digital e criar páginas relevantes, deve saber os principais termos do WordPress para conseguir fazer o melhor uso das funções.

Conhecer os termos do WordPress é vital para que você consiga criar um domínio na web com bons resultados e relevância frente à concorrência. Por meio deles, é possível criar, personalizar e tornar o seu site ou blog muito mais atrativo e funcional aos usuários.

Porque é preciso compreender os termos do WordPress?

Antes de mais nada, é importante conhecer os termos do WordPress para conseguir fazer o melhor uso desse sistema. Desse modo, essas palavras técnicas são consideradas o primeiro grande desafio de quem decide usar essa plataforma.

Termos do WordPress representado por pessoa usando notebook para editar post com uso desse CMS
Conhecer os termos do WordPress é vital para quem produz conteúdo na plataforma. Imagem de Stock Snap no Pixabay.

No geral, o WordPress é um famoso sistema de gestão, que foca em criar sites e blogs online, assim, alimenta cerca de 35% do total das páginas digitais. Logo, por meio dele é viável gerenciar todo o conteúdo de um domínio, o que inclui:

  • criar;
  • editar;
  • publicar;
  • deletar.

Ao ter isso em mente, é essencial entender os termos para fazer bom uso do sistema, a fim de obter resultados positivos com os domínios. Bem como, ao usá-lo as empresas ficam livres para alterarem os sites sempre que desejarem, sem que seja preciso um profissional.

Por qual motivo é importante investir no termos do WordPress?

Em suma, é crucial aplicar os termos do WordPress de modo eficaz para se ter destaque com sua loja digital. Pois, esses compreendem uma base importante quando o assunto é criar conteúdo relevante e de bom alcance na internet.

Este é um sistema usado para gerenciar conteúdo, um CMS, onde seu objetivo principal é tornar o processo de administração de material mais simples e acessível a todos que optam pelo ambiente virtual.

Contar com um gerenciador desse tipo vai facilitar seu trabalho, assim, você pode se dedicar a qualidade do texto usado para fazer marketing de conteúdo. Dessa forma, usar o termos deste sistema de modo eficaz vai assegurar um site com relevância.

Quais são os principais termos do WordPress?

Os termos dos WordPress são muitos, cada qual com sua função e relevância, como FTP, widgets e plugins. No entanto, alguns aparecem com maior frequência na rotina de quem utiliza o sistema para trabalhar e desenvolver páginas, são esses:

  • tema;
  • plugins;
  • permalinks;
  • FTP;
  • widgets;
  • child theme;
  • categoria;
  • SEO.

Acerca do valor desses termos para um bom uso do sistema, veja a seguir um pouco mais sobre cada um deles, o que são e quais as suas funções dentro da plataforma.

Tema

Para começar, o primeiro termo presente no WordPress é tema e tem muito valor, pois, corresponde a nada mais que a interface da sua página online. Isto significa que é a imagem disponível para os visitantes, responsável pela comunicação visual inicial.

Ele também é conhecido como template, ambos se referem ao mesmo conceito, portanto, são todos os atributos e funções que ficarão à disposição do usuário.

Você consegue personalizar o domínio com os recursos gratuitos da própria plataforma, mas, quem desejar ter mais opções, então, vai precisar pagar pela versão premium.

Plugins

É indiscutível que todo domínio na internet tem problemas e é exatamente por esse motivo que os plugins são vitais. A partir deles, é possível adicionar funções à página para que se torne mais eficaz e diminuam os erros que podem dificultar a execução da mesma.

Permalinks

Desde já, o permalink equivale ao URL definitivo que ficará para qualquer tipo de post que realizar no seu domínio. Este precisa de atenção, pois é o formato de endereço que vai ser usado para divulgar e compartilhar a sua página.

A boa notícia é que com o WordPress, de fato, é viável personalizar a estrutura de URLs de acordo com o seu desejo e estratégia de negócio.

Termos do WordPress representados por tela de postagem com foco na parte de edição da data para agendamento de publicação
Um bom uso dos termos do WordPress ajuda a criar sites mais relevantes. Imagem de Pixel Creatures no Pixabay.

FTP

Acima de tudo, FTP é a abreviação de File Transfer Protocol que, em português, significa protocolo de transferência de arquivo, este é primordial por permitir que você consiga acessar os seus documentos em qualquer lugar, bem como, é útil para fazer backups.

Widgets

Tal como os plugins, o objetivo principal dos widgets é melhorar a eficiência da página, isso inclui desde fazer alterações simples de layout, como também verificar e administrar os anúncios que se publica em seu site.

Child theme

Em português, child theme quer dizer tema filho, é um dos termos do WordPress e que tem como foco, atualizar páginas sem alterar a estrutura principal. De modo mais simples, é uma extensão de um template, que herda todos os atributos e funções do tema “pai”.

Sempre que se deseja fazer alterações em um tema, mas não se quer correr o risco de perder o projeto original, se cria um child theme. Por ser uma extensão, toda vez que a ideia inicial sofre modificações, este também é alterado.

Categoria

Dentre os principais termos presentes no WordPress, não se pode deixar de fora a categoria, uma vez que a organização é indispensável para qualquer site. Ao categorizar a página, navegar pela mesma passa a ser bem mais simples.

Um site de informações gerais, por exemplo, pode ter categorias como política e tecnologia, a fim de tornar a navegação do visitante mais ágil. Pois, ele vai abrir a aba que tem interesse e buscar com maior exatidão sobre o tipo de notícia que deseja ler.

SEO

É impossível falar de CMS e não abordar SEO, que se trata de uma sigla usada para abreviar o termo Otimização para Mecanismos de Busca. Logo, todos que criam conteúdos desejam crescer e ter relevância, para que isso ocorra é necessário otimizar as pesquisas.

Nos dias atuais, há muitos riscos de não usar o SEO, porque ele impacta de modo direto nos resultados do tráfego orgânico da sua página online. Conforme isso, o ideal é estudar e aplicar para obter os melhores resultados no ranking do Google.

Outras expressões comuns

Esse CMS também conta com outras expressões que são importantes ter em mente ao iniciar a produção de conteúdo. Em primeiro lugar, tem o jetpack, que é um plugin para registrar, fazer backups das ações realizadas, melhorar o desempenho, funções e outros.

Além desse, há também termos comuns, tais quais:

  • página de entrada;
  • bloco;
  • painel;
  • registro DNS e de domínio;
  • editor de blocos e clássico.

Por último, convém lembrar, no entanto, que estes são os mais comuns, entretanto, não são os únicos, já que a lista de expressões é muito extensa.

De que formas é possível adicionar termos do WordPress?

Em poucas palavras, é possível adicionar termos do WordPress de três formas diferentes, por meio de widget, via um link direto ou a partir da incorporação direta. A própria plataforma disponibiliza um passo a passo para te ajudar a efetivar a ação.

O que faz do WordPress um diferencial entre os CMSs?

Apesar do WordPress ser um CMS e dispor de inúmeros termos técnicos, ele é o preferido daqueles que investem em tráfego orgânico para o seu conteúdo digital. Isso se dá devido ao fato de ser fácil para instalar e se adaptar às funções ou aplicações do mesmo.

Outro ponto é que esse sistema permite fazer alterações a todo tempo, sem muita complicação, tal como, viabiliza personalizar a página como desejar. Tudo isso através dos próprios comandos que existem dentro da plataforma e que a torna tão especial.

Termos do WordPress: tema representado por pessoa usando notebook para acessar tela que permite adicionar Plugins à esse CMS
Reconhecer os termos do WordPress te ajuda a fazer um trabalho mais eficaz. Imagem de Werner Moser no Unsplash.

Qual é o mais importante entre os termos do WordPress?

Desde já, vale ressaltar que todos os termos do WordPress tem a sua importância, mas backend e frontend se destacam. Assim, alguns possuem mais peso do que outros, em especial, quando o assunto é administrar o conteúdo que é exposto na internet.

A força desses dois termos se dá pelo uso em conjunto dos mesmos, afinal, a partir deles se consegue ver o conteúdo que ficará disponível e o que o usuário tem acesso. Todavia, o backend se refere ao interior do seu domínio, em outras palavras, o painel de controle.

Enquanto isso, o frontend corresponde ao layout final que fica visível para os indivíduos que visitam o site, isto é, tudo que foi definido no backend. De maneira resumida, é a imagem definitiva das suas páginas, aquelas em que você publica o seu conteúdo.

Ambos são termos presentes no WordPress que precisam ser explorados, dado que por intermédio deles, você garante acessibilidade e um bom visual para o seu site. Ainda mais nos dias de hoje, em que é crucial investir em uma boa experiência do usuário.

A tag é um dos termos do WordPress?

Pode-se afirmar que a tag é um dos termos do WordPress, inclusive, muito importante para quem deseja qualificar uma página na web.

As mesmas, também são chamadas de palavras-chave secundárias, servem para que o usuário encontre a página de forma mais rápida ao procurar por um termo específico. Assim como, ao categorizar o conteúdo do seu site você consegue organizar e agrupar seus posts.

Embora o uso de tags não seja obrigatório, ele é essencial, visto que é muito mais fácil para o usuário encontrar o que deseja quando as publicações estão divididas por temas.

Tags são palavras que resumem a ideia central de um texto, são capazes de informar sobre o conteúdo abordado e guiar melhor a pesquisa. Ela precisa ser usada com estratégia, porque também é um elemento que ajuda a melhorar o ranking do seu conteúdo online.

Por último, o WordPress conta com termos técnicos cruciais no que se refere a produzir conteúdo e manter o seu domínio em alta nos buscadores atuais.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes