Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O WordPress melhor CMS para SEO: veja as razões que comprovam esse fato

Há diversos fatores que tornam o WordPress melhor CMS para SEO e nenhum deles tem base em achismos, basta considerar os resultados de rankeamento do Google.

É fato que o WordPress melhor CMS para SEO, tal afirmação leva em conta diferentes quesitos, mas, acima de tudo, porque essa plataforma de sites torna mais simples otimizar os seus conteúdos e ele ainda é bem intuitivo, o que é ideal para os usuários iniciantes.

Afinal, o WordPress melhor CMS para SEO?

Uma pesquisa serve como base para afirmar que o WordPress melhor CMS para SEO. Assim, o Gotch SEO avaliou os 10 primeiros resultados ranqueados nas SERPs de 10 mil palavras-chave.

image 235

Uma pesquisa do Gotch SEO comprova que o WordPress melhor CMS para SEO. Imagem de Fikret tozak no Unsplash

A plataforma se destacou entre os principais CMSs do mercado, pois 45% dos sites ali presentes têm o WP como base. Portanto, dezenas de milhares de usuários o utilizam e as razões são diversas, como verá no decorrer deste conteúdo.

No começo, a plataforma era mais conhecida como uma ferramenta de blog perfeita. Hoje em dia, no entanto, ele é um CMS devido a sua evolução com o passar dos anos. Então, isso quer dizer que atualmente ele é a base para se construir um site interativo na web.

O WordPress se destaca no mundo dos negócios online e do empreendedorismo digital, pois permite que o dono de uma pequena ou média empresa, por exemplo, gerencie o seu próprio blog sem dificuldade, já que:

  • oferece autonomia para melhorar o aspecto visual do site;
  • interface fácil de usar, logo, não é preciso contratar um desenvolvedor.

Caso ainda não esteja convencido de que o WP é o CMS ideal para você, confira como ele se sobressai aos demais no mercado de acordo com os mais distintos fatores.

1 – Possui código gratuito e aberto

Um dos motivos que tornam o WordPress melhor CMS para SEO é o fato dele ser gratuito e que o seu código-fonte é aberto. Ou seja, você pode personalizá-lo da sua maneira, caso queira.

Qualquer usuário pode baixar o código e mudá-lo para que o seu blog seja o mais funcional e responsivo da web. Assim, é possível projetar do seu modo:

  • plugins;
  • complementos;
  • temas.

Você pode editar praticamente tudo no WordPress, segundo as suas demandas. Além disso, caso não consiga, o usuário também pode instalar um plugin gratuito para tornar isso possível.

2 – Variedade de plugins

O número quase infinito de plugins salvos na plataforma é uma das razões para definir o WordPress melhor CMS para SEO. Para quem não sabe, esse recurso é essencial para oferecer a um site:

  • mais funcionalidades;
  • upgrades.

Qualquer um pode acessar de forma bem simples os milhares de plugins disponíveis no WP, basta ir ao diretório do mesmo ou em seu painel de instrumentos. Aliás, também é possível usar plugins de outros desenvolvedores.

Yoast SEO

Um dos melhores plugins do mercado, por isso, milhares de usuários fazem uso dele e sua avaliação média é de 5 estrelas. Portanto, seja você um iniciante neste universo de SEO ou mais experiente, saber como usar Yoast facilita a sua otimização de conteúdo.

Ele checa todo o seu texto e indica onde é possível melhorá-lo, dessa maneira, você evita errar em aspectos como:

  • escaneabilidade baixa;
  • falta ou excesso de palavra-chave;
  • meta description, título e intertítulos;
  • repetição de URL.

3 – Suporte online

O WordPress melhor CMS para SEO também se destaca por prestar um ótimo suporte virtual para os seus usuários. De fato, há uma grande comunidade ativa, além de fóruns de discussão em que qualquer um pode encontrar a solução de que precisa sem dificuldade.

image 234

O WordPress melhor CMS para SEO por ter uma equipe especializada em segurança. Imagem de Stephen Phillips – Hostreviews.co.uk no Unsplash

4 – WordPress é confiável e seguro

O fato do WP ter o código aberto é ao mesmo tempo, um ponto positivo e negativo. Pois, apesar de ser vantajoso para os usuários da plataforma que desejam fazer alterações, também abre espaço para eventuais ações de hackers.

É claro que nenhum site é 100% seguro, mas com o WordPress essa preocupação pode ser reduzida, já que ele conta com um time de especialistas em segurança, que atuam de modo constante para torná-lo cada vez melhor.

O WP também libera de forma regular patches de segurança, além de atualizações, a fim de que você não precise cuidar disso, caso não queira. No entanto, também há plugins e temas seguros que se pode aplicar que já possuem proteção contra certas vulnerabilidades.

Cuidados extras

Uma dica é evitar instalar plugins que não recebem atualizações há um bom tempo. Bem como, tenha atenção na escolha dos temas, alguns usuários confundem os pagos com os gratuitos. 

A partir desses cuidados adicionais básicos, então, basta aproveitar a experiência de ter o melhor CMS do mercado para amparar o seu site ou blog pessoal.

5 – Simples de instalar e usar

Outro dos motivos que tornam o WordPress melhor CMS para SEO é o fato de ser bem simples de usar. Por isso, ele tem a preferência de milhões de usuários mundo afora.

A própria plataforma fornece um passo a passo com instruções e em pouco tempo, cerca de 30 minutos, o seu site na web já estará no servidor. Além disso, um detalhe que chama a atenção e facilita todo o processo é a sua interface, como você verá no próximo tópico.

6 – Interface intuitiva

Um dos aspectos positivos do WordPress é que ele é ideal tanto para quem é um usuário iniciante ou mais experiente em assuntos como CMS e hospedagem, por exemplo. Isso, acima de tudo, se deve a sua interface bem intuitiva.

A partir disso, qualquer um é capaz de criar livremente na plataforma suas páginas na internet, bem como:

  • posts;
  • formulários;
  • menus.

Por último, também vale adicionar que é possível gerenciar diversos tipos de mídias como imagens e vídeos sem quaisquer dificuldades e de modo bem conveniente.

7 – SEO amigável

Outro dos motivos que tornam o WordPress melhor CMS para SEO é que com ele, a sua página tem mais chances de aparecer entre os primeiros resultados do Google. Isso porque, a plataforma supre as estratégias de Search Engine Optimization dos sites hoje.

No WP, o seu blog será otimizado para SEO de forma automática, ainda mais que o mesmo conta com plugins de excelência que aprimoram ainda mais esse processo. 

Mais do que isso, por ter um código-fonte limpo, consistente e simples, permite que o maior buscador do mundo indexe os seus posts com facilidade. Então, não é exagero afirmar que o Google prefere o WordPress.

Aplique o Yoast

Com esse plugin, aliás, você consegue otimizar e ainda melhorar a velocidade de carregamento das suas páginas. Portanto, com essa plataforma, o seu site tem uma base sólida para estar entre os primeiros resultados nas buscas da internet.

image 233

O WordPress melhor CMS para SEO, porque permite que o usuário tenha à disposição milhares de temas para compor o seu site. Imagem de Fikret tozak no Unsplash

8 – Opções variadas de temas

Uma das razões que tornam o WordPress melhor CMS para SEO é a variedade de temas que o usuário pode aplicar em seu site. Afinal, o design de um domínio é uma das partes mais importantes, logo, é preciso investir tempo e recursos no aspecto visual.

No diretório do WP, no entanto, há milhares de opções gratuitas, inclusive, todas muito bem feitas, de qualidade, a fim de que integre em seu blog. Por outro lado, também há alternativas premium e que possuem funcionalidades extras.

Você não terá problemas em encontrar temáticas prontas, não importa qual seja o seu nicho:

  • e-commerce;
  • restaurante;
  • lojas.

Além de atrativos do ponto de vista estético, os temas presentes na plataforma ajudam no carregamento da sua página, então, não haverá lentidão na navegação, o que contribui para uma experiência positiva para aqueles que acessarem o seu site.

Mobile-friendly

O mobile friendly é um conceito essencial hoje e o WordPress já se adaptou a ele. Desse modo, todos os temas da plataforma são otimizados tanto para celulares quanto para tablets.

Nesse caso, os seus visitantes terão a mesma experiência, não importa o dispositivo que use, seja desktop ou smartphone. Isso além de gerar satisfação no usuário, também afeta de modo positivo o seu ranqueamento no Google.

9 – Escalável

Quando se trata de escalabilidade, o WordPress melhor CMS para SEO, outro aspecto em que ele sai à frente dos demais no mercado. Afinal, imagine ter um site e o seu CMS não suportar um volume alto de páginas ou que caia toda vez que recebe muitos acessos.

O WP, então, dispõe dos melhores recursos para impedir problemas ligados à escalabilidade. Dessa forma, pode adicionar o tanto de conteúdo que desejar que ele não vai falhar nesse quesito.

Hoje em dia, quem tem um negócio online quer que ele cresça à medida que sua página na web ganha espaço e amplitude de público. Isso é possível ao utilizar o WordPress, uma ferramenta escalável.

O WordPress melhor CMS para SEO e também para fortalecer sua marca na internet?

Para ter uma presença sólida no meio virtual, o WordPress melhor CMS para SEO pode ajudá-lo nisso. Afinal, todos os domínios construídos nessa plataforma são funcionais, simples de usar e de boa qualidade.

Isso é tudo que um empreendedor deseja em sua página na web, então, tenha o WP como um parceiro da sua empresa e ofereça a melhor experiência ao seu usuário na internet.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes