Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O que é Web crawler e qual a sua relação com o Marketing Digital?

Web crawler é um algoritmo que consegue analisar o código de sites e com isso gerar métricas que ajudam a traçar a melhor estratégia digital. Assim, é uma ferramenta que pode impactar muito o seu negócio, bem como, auxiliar na gestão da marca no futuro.

O que é um Web Crawler ou WC?

Esse termo é usado para denominar um bot que pode varrer o site em busca de informações. Dessa forma, dá para gerar insights e classificar todos os dados que se obtém neles, a fim de ter resultados únicos.

Sites de busca como o Google são um exemplo simples e usuais de sistemas que, com base em uma expressão, lista um tanto de sites. Isso porque, usam esse mecanismo para encontrar e classificar os itens, como:

O uso do algoritmo hoje é bem mais amplo e pode ser aplicado em buscas pessoais para analisar o próprio site. Por isso, dá para encontrar novas ideias e pontos para melhorar os seus conteúdos.

Para criar o próprio sistema é preciso um bom nível de programação e de software para que funcione de modo prático. Mas, há opções pagas e gratuitas para quem deseja um código único para sua plataforma.

Como funciona o WC?

O sistema analisa sites e obtém dados claros sobre o que procura os seus clientes. Assim, antes era necessário enviar a sua página para mecanismos de busca de informações para que eles mostrassem os resultados da mesma.

Hoje essa função ainda é importante, mas, com a ajuda de alguns backlinks, a plataforma já consegue lhe dar um bom ranqueamento. Então, veja a seguir como o Web crawler funciona para examinar links.

Varredura pela web

O sistema é capaz de fazer uma boa varredura da web e coletar dados para cada linha do código de sua página. Dessa forma, ele segue cada link, seja interno ou externo para obter informações precisas.

Esse mecanismo é capaz de mapear todos os sites que têm links entre si e correlacionar cada um deles. Por isso, consegue montar um quadro geral do que a internet diz a respeito do assunto de um.

A ferramenta pode ser usada de modo particular, você pode utilizar os dados para avaliar seu próprio conteúdo. Assim, o processo ocorre em uma escala menor e se limita aos sites que quiser pesquisar.

laptop aberto com a tela mostrando uma série de gráficos diferentes
Legenda: O Web crawler tem uma relação estreita com o marketing digital. Imagem de Lukas Blazek no Unsplash.

Qual a relação da Web Crawler com o Marketing?

O marketing digital se relaciona de forma bem próxima com o Web crawler ao longo do dia a dia dos sites. Então, dá para identificar uma participação ativa do algoritmo em aspectos cruciais para montar a sua estratégia.

SEO

Muitos mecanismos de busca servem como uma das fontes de usuários mais comuns para qualquer tipo de site. Dessa forma, usam o SEO (Search Engine Optimization) para identificar a sua persona.

Eles ajudam quem tem um plano claro para que a marca cresça de modo natural. Por isso, a organização precisa se adaptar para tirar algum proveito do tráfego e das vendas que obtém de modo orgânico, a fim de otimizar os dados mais importantes da análise.

Produção de conteúdo

A produção de materiais deve ser focada na estratégia digital escolhida para alavancar o nome da marca. Assim, esse é um dos elementos que mais importam ao longo do seu plano de marketing e a qualidade deve ser o principal aspecto do conteúdo.

Experiência do usuário

Focar nesse processo envolve criar páginas que dão boas respostas para as buscas de seus clientes. Então, é crucial focar na experiência do usuário para garantir bons resultados em sua interação.

Quais os 5 principais benefícios do Crawler na sua estratégia?

Os benefícios do Web crawler são específicos para cada um dos usuários dessa tecnologia. Portanto, veja a seguir alguns deles e entenda qual a sua importância para o marketing digital:

  • Concorrência;
  • Reputação;
  • Leads;
  • Atrair visitantes;
  • Gerar alertas em tempo.

Com tudo isso, a ferramenta oferece uma boa variedade de análise para melhorar o seu site e ampliar as chances de cativar novos clientes. Então, veja a seguir um pouco mais sobre como ela funciona.

Ferramenta de análise

Esse é um sistema poderoso para quem deseja buscar dados que te ajudem a observar o comportamentos dos seus usuários. Isso porque, ele consegue reconhecer e separar pesquisas que sejam comuns.

Para entender melhor como a plataforma funciona, veja abaixo um pouco mais sobre os detalhes de cada uma das vantagens. Dessa forma, é mais fácil entender as métricas que o processo oferece a seu favor.

1- Como aprender sobre a concorrência com o Web Crawler?

A ferramenta é uma grande ajuda para quem pretende estudar a concorrência e aprender o que os rivais fazem. Assim, é possível evitar alguns erros e aproveitar melhor as chances oferecidas ao longo do processo.

O Web crawler ajuda na hora de pesquisar e entender como os seus concorrentes atuam de modo geral. Por isso, é um dos principais aspectos que se tem hoje para identificar as dificuldades e obter resultados superiores.

Insights

Os insights são dados obtidos ao longo da busca que podem auxiliar de várias formas a sua estratégia. Então, algumas das melhores formas de usar as informações extraídas são as que estão logo a seguir:

  • Entender as chances que podem ser mais exploradas pela marca;
  • Achar erros que dá para corrigir e transformar em um diferencial competitivo.

As grandes empresas não devem pesquisar dados dos concorrentes apenas com o intuito de os copiar. Isso porque, se diferenciar é um ponto importante que deve ser explorado em cada uma de suas estratégias.

2- Monitore a reputação da sua empresa com o Web Crawler

O crawler permite não só aprender com os rivais, como também analisar a sua própria situação. Assim, ele é bem útil para quem deseja analisar a marca e até mesmo entender o que as pessoas em geral pensam sobre você.

Isso é possível, porque ela trabalha em vários segmentos, o que permite observar até mesmo o que foge do usual como o seu escopo de atuação. Dessa forma, por meio do Web crawler, dá pra ver o que se fala em:

Tudo isso fornece dados sobre o que os clientes acham da organização, bem como, dos produtos e serviços ofertados. Por isso, ajudam a identificar como melhorar os aspectos do marketing digital e ampliar a qualidade em várias etapas.

3- Como gerar leads na sua estratégia?

Para cativar novos usuários e manter contato com os atuais é crucial gerar outras chances de negócio. Então, nesse sentido, a plataforma pode lhe auxiliar mais uma vez a ampliar as oportunidades.

Bot

O Bot auxilia na pesquisa por dados que os sites de busca usam para qualificar o processo comercial. Dessa forma, é mais fácil gerar leads com um valor maior de seus conceitos e ampliar a sua atuação no mercado.

Ele trabalha em várias frentes, o que possibilita que forneça métricas precisas para se desenvolver. Além disso, consegue mostrar como elas atuam para tornar o projeto mais forte em diferentes aspectos.

4- Como atrair mais visitantes para o seu site com o Web Crawler?

A prática do Web crawler serve muito bem para quem deseja atrair um tráfego qualificado para o seu site. Por isso, é crucial no marketing digital e qualquer tipo de plano que vise obter um número maior de visitas e obter um bom retorno nessa prática.

Tráfego qualificado

Conforme as otimizações de SEO aparecem em seu conteúdo e passam a se destacar, elas conseguem melhorar a experiência do usuário. Portanto, auxilia a produzir um conteúdo relevante e com isso acha novas formas de explorar um novo nicho de mercado.

A prática serve para que seu tráfego orgânico se amplie, bem como, as alternativas para mantê-lo em alta. Dessa forma, ajuda a criar um ciclo positivo que atrai bons resultados, identifica de modo mais rápido as chances do mercado e otimiza as suas ações.

dois homens sentados usando cada um seu respectivo laptop
Legenda: O Web crawler é uma forma de ajudar o seu negócio a crescer e se diferenciar. Imagem de charlesdeluvio no Unsplash.

5- Gere alertas em tempo real com o Web Crawler

Alguns negócios precisam acompanhar as mudanças em tempo real para garantir que elas sejam eficazes. Então, a ferramenta auxilia essas empresas a monitorar o comportamento da web e entender como ela deve se posicionar no futuro acerca de alguns aspectos. 

Estratégia digital

Unir informações às estratégias de marketing digital é crucial para quem usa o Web crawler. Afinal, ele tem uma forte influência nos mais diversos tipos de negócio e pode auxiliar para que a marca se consolide no mercado atual.

Ter uma equipe qualificada é a melhor forma de lidar com tudo que se coletou e ter uma leitura mais clara de como usar os dados. Dessa forma, o ideal é contar com um apoio para atender a necessidade do público e sempre evoluir a sua atuação nesse sentido.

Como implementar o uso do Crawler na estratégia da sua empresa?

O sistema serve para rastrear e identificar informações na web em um grau complexo, do mesmo modo que os mecanismos de busca. Por isso, entender sobre como ele age já é um grande passo para quem deseja:

  • Buscar dados;
  • Encontrar novas chances no mercado.

Para garantir a sua eficácia é crucial que se saiba analisar e melhorar as informações coletadas ao longo do processo. Mas, elas têm o poder de te diferenciar da concorrência e tornar o seu negócio respeitado por uma vasta gama de clientes com a sua estratégia digital.

Uma boa equipe de marketing é necessária para entender como as informações coletadas podem ser usadas a seu favor. Então, é preciso contar com profissionais qualificados que possam instruir uma forma mais clara de melhorar seus resultados com base na busca feita.

Seja o primeiro a ser notificado, sempre que um novo artigo ser publicado

Deixe uma resposta

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes