Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Crawl budget: estratégias para otimizar o rastreamento de mecanismos de busca

Crawl budget refere-se à quantidade de páginas que um mecanismo de busca, como Google, pode rastrear em um determinado período de tempo e em um site específico.

Crawl budget é um termo utilizado no contexto de otimização para mecanismos de busca (SEO) que se refere à quantidade de recursos que um motor alocará para rastrear um site específico. É um fator importante para quem quer melhorar a presença online.

O que é Crawl Budget?

Crawl Budget é um termo técnico utilizado no mundo da internet. Dessa forma, ele se refere à quantidade de páginas de um site que os motores de busca, como o Google, podem rastrear e indexar em um determinado período de tempo.

Notebook sobre mesa de madeira com tela inicial da pesquisa Google aberta no mesmo representando tela Crawl budget
O Crawl Budget é a quantidade de páginas que o motor de busca pode rastrear. Imagem de rawpixel.com no Freepik.

É, portanto, a quantidade de páginas que os buscadores podem rastrear em um site por um certo tempo. Assim, esse conceito importa porque, quanto mais páginas um motor de busca rastreia, maior é a chance do usuário encontrá-la.

Como o Crawl Budget é determinado?

O objetivo está em garantir que os motores de busca possam rastrear as páginas mais importantes do seu site, para que seu conteúdo seja encontrado pelos usuários. Determina-se o Crawl, aliás, por uma combinação de fatores, o que inclui:

Sites maiores, de uma forma geral, têm um Crawl Budget superior do que os sites menores. Assim, é essencial ter um website bem estruturado e com uma boa arquitetura de informações, para facilitar o trabalho dos motores de busca.

Por que o Crawl Budget é importante para o SEO?

O Crawl Budget é muito importante para o SEO, porque determina a quantidade de páginas que o Googlebot pode rastrear.

Quando o Googlebot acessa o seu site, ele analisa as páginas e as indexa no índice do maior buscador do mundo. Ou seja, quanto mais páginas forem rastreadas, maior a chance de que o domínio apareça nas pesquisas feitas pelos usuários do Google.

Como otimizar o Crawl Budget do seu site?

Para otimizar o Crawl do seu site, você pode tomar algumas medidas importantes. Uma delas é remover páginas desnecessárias ou duplicadas do seu domínio. Isso pode ser feito com uma ferramenta de auditoria de site para identificar o que pode ser excluído.

Outra medida importante é otimizar a estrutura do seu site para que o Googlebot possa rastreá-lo de forma mais eficiente. Assim, isso é possível ao criar um mapa do site XML e ao verificar se há links quebrados ou erros 404 no seu domínio.

Certifique-se, além disso, de que o seu site esteja otimizado para os dispositivos móveis e que as páginas carreguem de forma rápida.

Diferença entre Crawl Budget e Crawl Rate

O Crawl Budget é a quantidade de páginas que o Googlebot pode rastrear em seu site. Já o Crawl Rate é a velocidade com que ele rastreia o seu domínio. Ou seja, o segundo determina a frequência com que o Googlebot acessa seu website para rastrear as páginas.

Já o Crawl Rate tem aumento ao usar ferramentas como o Google Search Console, que permite, assim, definir uma taxa de rastreamento mais alta para seu site.

Quais os fatores que podem afetar o Crawl Budget?

O Crawl Budget pode ser afetado por diversos fatores, um deles é a qualidade do texto do seu site. Então, se ele possui conteúdo duplicado ou de baixa qualidade, os motores de busca podem decidir que não vale a pena gastar muito tempo em rastreá-lo.

Um outro fator que pode prejudicar é a velocidade de carregamento da sua página. Pois, se ela demora muito para carregar, o site de busca pode decidir que é melhor usar o tempo de rastreamento em outros domínios que carregam mais rapidamente.

A estrutura, além disso, também pode afetar, afinal, se ele tem muitas páginas desnecessárias ou muito profundas, os motores de busca podem ter dificuldade em rastrear todo o conteúdo.

Importa, por fim, mencionar que o Crawl Budget também pode ser afetado pelo próprio motor de busca. Por exemplo, se o algoritmo do Google atualizar, pode acontecer que o tempo de rastreamento do seu site se reduza por um certo tempo.

Pessoa acessando site em notebook enquanto lê news no endereço
O conteúdo duplicado no site afeta o Crawl Budget. Imagem de rawpixel.com no Freepik.

Como monitorar o Crawl Budget do seu site?

O Crawl Budget é muito importante para que os mecanismos de busca, como o Google, possam indexar as páginas do site. Para monitorar, é preciso estar atento a alguns fatores que podem afetá-lo, assim, alguns deles incluem:

  • qualidade do material;
  • conteúdos duplicados;
  • velocidade da página.

Qualidade do material

Um dos principais fatores que podem afetá-lo é a qualidade do conteúdo. Por isso, é importante ter materiais relevantes e atualizados em todas as páginas do seu site, pois isso ajuda a aumentar a visibilidade dele nos mecanismos de busca.

Conteúdos duplicados

Os conteúdos duplicados são outro fator que pode afetar o Crawl Budget. Pois, o Google e outros mecanismos de busca não gostam desses materiais, já que podem afetar a experiência do usuário. Veja se todas as páginas têm um texto original e exclusivo.

Velocidade da página

A velocidade da página é outro fator que pode afetá-lo. Afinal, se o seu site demora muito para carregar, os mecanismos de busca podem não conseguir rastreá-lo por completo, o que prejudica a indexação das suas páginas.

O que fazer se o site estiver com problemas de Crawl Budget?

Caso o seu site esteja com problemas no Crawl Budget, é importante identificar a causa dele. Então, verifique se há conteúdo duplicado, páginas com pouco conteúdo ou se a velocidade de carregamento está muito lenta.

Corrija esses problemas e monitore regularmente para, assim, garantir que ele esteja sendo rastreado e indexado de modo correto pelos mecanismos de busca no Google, por exemplo.

Pessoa usando notebook para acessar página web em site que conhece Crawl budget
A velocidade de carregamento da página é importante para o Crawl Budget. Imagem de rawpixel.com no Freepik.

Como os buscadores avaliam o Crawl Budget?

O Crawl Budget serve para evitar sobrecarregar os domínios e garantir que seus robôs não fiquem muito tempo em um único site. Ou seja, é basicamente um limite para o número de páginas que o robô pode rastrear em um determinado período de tempo.

Quando você pesquisa algo em um buscador, como o Google, ele precisa encontrar e analisar milhares de páginas da internet para fornecer os resultados da busca.

Para fazer isso, o Google usa um processo chamado “crawling”, que é basicamente como um robô digital que visita cada endereço na web e analisa os seus conteúdos.

O maior buscador do mundo leva em consideração muitos fatores, como a qualidade do texto, a velocidade de carregamento, a quantidade de páginas indexadas e a autoridade do domínio.

Faz-se isso para garantir que ele não gaste muito tempo no rastreio de um site de baixa qualidade, mas sim priorize aqueles com conteúdo útil e relevante.

Crawl Rate Limit

Um dos fatores mais importantes que os buscadores levam em consideração ao avaliar o Crawl Budget de um site é o Crawl Rate Limit. Isso é basicamente um limite de velocidade que determina quantas páginas o robô pode rastrear em um determinado período de tempo.

O Rate Limit se define pelo próprio Google e baseia-se na qualidade e na velocidade do seu site. Então, se ele for rápido e de alta qualidade, ele permitirá que o robô rastreie mais páginas em um período de tempo mais curto.

Crawl Demand

Outro fator importante que os buscadores levam em consideração ao avaliar o Budget é a demanda de rastreamento. Ou seja, se muitos usuários estiverem a acessar o seu site ao mesmo tempo, o Google aumentará o Crawl Budget.

Ele garante, dessa forma, que as páginas mais populares sejam rastreadas com mais frequência. Por outro lado, se o seu domínio não estiver tendo muitas visitas, ele limita o Budget para garantir que os seus robôs não desperdicem tempo.

Qual a relação entre Crawl Budget e a frequência de atualizações do site?

O Crawl Budget é a quantidade de páginas que o Google pode e vai rastrear em seu site em um determinado período de tempo. Então, se você atualiza com frequência, o buscador pode rastreá-lo mais vezes também.

Isso significa que o seu domínio pode aparecer nas pesquisas mais rápido e as pessoas podem encontrá-lo sem dificuldade. Mas, se você não atualizar seu site com frequência, ele vai rastreá-lo de forma menos assídua.

Crawl Budget limitado, como evitar esse problema?

Crawl Budget limitado é quando o Google não rastreia todo o seu site, porque tem um limite para a quantidade de páginas que pode rastrear. Aliás, isso pode acontecer com endereços que têm muitas páginas, como os de comércio eletrônico, por exemplo.

Para evitar isso, você pode otimizar seu domínio. Isso inclui melhorar a velocidade do site, garantir que não haja conteúdo duplicado, usar URLs amigáveis e garantir que seu website esteja bem estruturado.

Quanto mais otimizado ele estiver, mais fácil será para o Google rastreá-lo e mais páginas ele poderá rastrear. Isso significa, então, que seu domínio na web terá uma chance maior de aparecer nas pesquisas.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes