Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Quem é Jorge Paulo Lemann e como ele se tornou um dos homens mais ricos do mundo?

Saber mais sobre quem é Jorge Paulo Lemann é crucial para conhecer a origem e o crescimento estrondoso de diversas grandes empresas do mercado como a AMBEV.

Saber quem é Jorge Paulo Lemann pode ser essencial para entender a história de muitas grandes empresas. Aliás, até mesmo alguns nomes famosos fazem parte da trajetória do economista. Ele é um empresário conhecido como um dos homens mais ricos do mundo.

Quem é Jorge Paulo Lemann e onde ele nasceu?

A resposta sobre quem é Jorge Paulo Lemann é que ele é um dos homens mais ricos do mundo e nasceu no Rio de Janeiro. Aliás, ele é um bilionário que trouxe revolução para o mercado e mudou a forma como as empresas atuavam.

quem é Jorge Paulo Lemann
Conhecer marcas como Popeyes, Heinz e Burger King ajuda a saber quem é Jorge Paulo Lemann. Imagem de InfoMoney

É filho de pais de origem suíça e herdou a cidadania dupla graças a eles. É o criador da famosa AMBEV e a marca de bebidas é um dos seus maiores sucessos. Contudo, ele é famoso também por investir em outras, como:

  • Lojas Americanas;
  • Brahma;
  • Antarctica.

Houve investimentos em outras empresas também, como Telemar, Gafisa e ALL. Aliás, com a ajuda dos fundos do 3G Capital, o homem comprou redes do Burger King e ainda adquiriu a Heinz, Popeyes e Tim Hortons, sendo essa última em parceria com um amigo.

Carreira de Lemann

O seu primeiro passo foram os estudos de economia na universidade de Harvard, no ano de 1957. Assim, quando se formou, o seu objetivo foi ir atrás de um emprego dentro do mercado financeiro. 

Ele conseguiu trabalho na Deltec, uma empresa com foco em negociar ações no mercado. Houve muitos negócios em que investiu seu tempo, como a sua espécie de bolsa de valores paralela para a Invesco. 

Só que, infelizmente, a empresa quebrou quando chegou em 1966 e como resultado, Jorge precisou partir para o seu próximo negócio.

Um dos homens mais ricos do mundo

Ele é um dos homens mais ricos que existem graças a sua trajetória ao investir em muitos negócios. Por exemplo, a AMBEV, sua criação, chegou a ser a quinta maior fábrica de cerveja do mundo.

No ano de 1971, ele comprou a corretora Garantia, que foi o seu primeiro sucesso. Dessa forma, em algum momento deixou de ser apenas uma corretora para virar um banco de investimentos. 

Seus próximos passos foram investir em marcas que são famosas até os dias atuais. Por exemplo, as Lojas Americanas, que foi a primeira empresa do país a ser listada na bolsa de valores. Por fim, foi o investimento diversificado que o ajudou a crescer tanto.

Quem é Jorge Paulo Lemann e qual é o seu legado na economia brasileira?

Ao saber quem é Jorge Paulo Lemann, descobre-se que seu legado é a Brahma e a Antarctica. Foi com a ajuda da Garantia que comprou a Brahma e Marcel Telles fez a reestruturação da cervejaria. Assim, usou princípios que foram testados nas Americanas:

  • corte de qualquer custo supérfluo;
  • demissão em massa;
  • bônus aos melhores profissionais;
  • programa de trainee para caçar talentos.

Em certos momentos, a Garantia chegou a passar por algumas crises por ser deixada de lado. O investimento de Jorge Paulo e os seus sócios em outras empresas reduziu a atenção para o negócio. Nos anos de 1990, houve até mesmo crises financeiras. 

Paixão por negócios 

A vontade de Lemann sempre foi de expandir os seus negócios com a sua sede insaciável. Por isso, a Ambev chegou a ir para o exterior, pronta para ter mais lucro. Assim, nos anos de 2001 e 2002, adquiriu-se a Cervecería Nacional e Quilmes.

Um fato é que Lemann não estava satisfeito no início de sua carreira pelo fato de não conseguir ir longe. Por exemplo, ao trabalhar no banco Credit Suisse quando mais novo, havia pontos que o homem detestava: 

  • lentidão nos processos;
  • hierarquia muito engessada.

Durou apenas sete meses de estágio dentro desse negócio e a decepção com o mercado de trabalho, fez com que voltasse ao tênis. Durante anos de sua vida, Jorge Lemann jogou e até mesmo participou de competições, além de vencer em um campeonato suiço.

quem é Jorge Paulo Lemann
A empresa 3G Capital é uma das maiores partes da história de quem é Jorge Paulo Lemann. Imagem de O TEMPO

Quem é Jorge Paulo Lemann e quais foram seus sucessos?

Saber quem é Jorge Paulo Lemann leva diretamente aos seus sucessos ao investir em cervejarias e outros projetos. Conforme o domínio deste setor de bebidas aumentou, Lemann e os sócios buscaram por ramos parecidos, mas, em 2004, surgiu a 3G Capital.

3G Capital

A 3G Capital é uma empresa de investimento global com foco em valor agregado de longo prazo. Assim, seu objetivo é maximizar o potencial de várias marcas e negócios. Além disso, sua criação foi feita por nomes como:

  • Jorge Paulo;
  • Marcel Telles;
  • Carlos Sicupira.

Trata-se de uma firma que é dona de muitas marcas que são famosas nos dias atuais. Por exemplo, AB-Inbev, Kraft-Heinz, Burger King, Lojas Americanas e entre outros.

Burger King

O Burger King está entre as redes de fast food mais famosas que existem nos dias atuais. Por isso, também pode ser vista como um dos maiores sucessos de Jorge Paulo Lemann. A compra de suas ações foi no ano de 2010, por algo em torno de U$ 4 bilhões..

Kraft-Heinz

Pode-se dizer que a Kraft-Heinz é a quinta maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Aliás, esse é o resultado da fusão que houve entre Kraft Foods e a Heinz. 

Quem a comprou a H.J Heinz foi o Burger King, no ano de 2013, com a ajuda da 3G Capital. Assim, também teve uma boa parceria com o grupo Berkshire Hathaway. A Heinz também é muito famosa pela sua produção de ketchups.

Ao chegar em março de 2015, a H.J Heinz adquiriu a Kraft Foods em uma fusão de empresas. Por isso, o seu nome atual é The Kraft Heinz Company e esta gerou uma receita de algo em torno de US$ 28 bilhões.

Fundação Lemann

No caso da Fundação Lemann, ela é uma organização familiar criada sem fins lucrativos no Brasil. Dessa forma, é uma iniciativa que envolve a educação pública do país e apoia pessoas com diversos cursos.

Cursos

Seus cursos são oferecidos tanto para os estudantes, quanto para os professores. Aliás, existe uma parceria com várias instituições, como por exemplo:

  • Harvard;
  • Yale;
  • Stanford.

Existe o incentivo financeiro para propostas de inovação dentro da área de educação. Assim, é um programa que leva o nome de Start-Ed e também há projetos para políticas educacionais.

Como surgiu?

O seu registro foi em 2001, mas as atividades começaram apenas no ano de 2002. Assim, quando chegou em 2003, surgiram as primeiras turmas para a Gestão de Sucesso Escolar. Elas tinham espaço entre cidades conhecidas, como por exemplo:

  • São Paulo;
  • Santa Catarina.

Com o passar dos anos, passaram a ter turmas em outros territórios do Brasil. Nos dias atuais, o local ainda oferece vários cursos dentro da área de Educação. Além disso, a Fundação também se preocupa muito com o empreendedorismo e pesquisas científicas.

Bolsas e intercâmbios

Foi no ano de 2007 que começaram a fazer a negociação de bolsas e intercâmbios. Por isso, até hoje, a Fundação ainda tem parceria com universidades estrangeiras. Então, é uma grande oportunidade para as pessoas sem muitos recursos financeiros.

Quem é Jorge Paulo Lemann e qual é a sua influência no mercado?

Ao saber quem é Jorge Paulo Lemann, nota-se que ele influenciou o mercado do Brasil com sua empresa de bebidas. Um dos maiores exemplos é a Ambev, que chegou a controlar vários nomes, mesmo que fora do Brasil, como:

  • Skol;
  • Budweiser;
  • Corona;
  • Nortena.

Além de estar entre as maiores fabricantes de cerveja do mundo, detém cerca de 73% do mercado brasileiro de bebidas. Portanto, é notável o quanto Jorge Paulo está presente na economia do Brasil. Enfim, com sua liderança, suas empresas se tornaram bem-sucedidas.

quem é Jorge Paulo Lemann
Muitas cervejarias fazem parte do sucesso e da história de quem é Jorge Paulo Lemann. Imagem de Inteligência Financeira

Destaque como líder

Os grandes avanços de Jorge mostram que ele é um dos grandes líderes empresariais e uma inspiração para as pessoas. Dessa forma, ele tem uma liderança notável, por ajudar a guiar seus sócios. Chegou a ser promovido em muitas empresas em que trabalhou.

Pode-se dizer que também teve tantas parcerias que funcionaram bem graças às regras:

  • sócios sempre tem papéis bem decididos;
  • ninguém opina sobre o serviço alheio;
  • todos possuem valores iguais e apreciam o que é simples.

Jorge Paulo Lemann veio de uma família rica?

Um dos empresários mais influentes do mundo, Jorge Paulo Lemann, não veio de uma família rica. Eles tinham uma situação financeira confortável, ou seja, viviam bem, mas bem longe da realidade atual do empresário. 

A família de classe média alta do Rio de Janeiro, era composta pelo pai, Paulo Lemann, um sócio de uma empresa de investimentos. Entretanto, quanto à mãe dele, não há informações divulgadas sobre a sua profissão ou nome. 

Formação acadêmica de Jorge Paulo

O empresário tem uma formação acadêmica sólida. Afinal, ele frequentou a renomada Universidade Harvard, que fica nos Estados Unidos, e nesse local, adquiriu o seu primeiro diploma. 

Para melhorar, ele fez parte da Harvard Business School, após a sua graduação. Desse modo, ele esteve em uma das melhores escolas de negócios do mundo e obteve seu primeiro MBA. 

É claro que a base acadêmica dele teve grande influência para o seu sucesso. Mas, a verdade é que sem a ousadia e determinação dele, não seria possível alcançar o sucesso de hoje. 

Quando a vida de Jorge mudou?

A vida de Jorge começou a mudar de forma significativa na década de 1970, quando ele começou a criar empresas relevantes para a carreira. Mas, de forma intensa, tudo aconteceu em 1990, quando ele tinha em torno de 50 anos. 

Na época, ele se uniu a Marcel Telles e Beto Sicupira para criar a 3G Capital. Assim, juntos eles investiram em várias empresas, inclusive a Brahma, que no futuro, se tornaria parte da AmBev. 

A realidade é que investir no ramo das bebidas foi a sua aposta mais assertiva. Desse modo, ela o tornou um dos homens mais ricos do Brasil e um dos principais investidores do país. 

Ele está associado a quantas empresas hoje em dia?

Não há um número exato de empresas que ele está associado. Isso porque, hoje em dia, ele investe em ativos de vários setores. Portanto, é possível ver sua participação na AmBev, Burger King, Kraft-Heinz e várias outras.

A verdade é que grande parte dos grandes negócios tem a sua participação direta ou indireta. Desse modo, ele consegue se manter entre os homens mais influentes do Brasil.

Quais são os maiores riscos da carreira de Jorge Paulo Lemann?

Um dos maiores riscos da carreira de Jorge Paulo Lemann está ligada à volatilidade do mercado financeiro. Isso porque, esse é um ramo que muda o tempo e afeta de forma direta os seus investimentos. Além disso, há outros relevantes, como:

  • riscos setoriais;
  • geopolíticos e regulatórios;
  • reputação e imagem da empresa. 

Qualquer tipo de escândalo ou evento negativo, afeta de forma direta a imagem da sua empresa e a confiança dos clientes. Assim, ele deve sempre manter um bom marketing digital baseado, na verdade, para manter a autoridade no mercado. 

A realidade é que ele lida com os riscos comuns da área. Mas, em grande escala. Afinal, caso aconteça algum problema, o prejuízo será muito alto. Desse modo, para manter o sucesso Jorge, deve estar sempre atento a tudo que envolva o mercado.

O que se pode aprender com Jorge Lemann?

Ao descobrir quem é Jorge Lemann se aprende sobre como sonhar alto e manter o foco. Há muitas frases ditas por ele e há muitas interpretações para elas. Mas, suas lições que mostram o que se deve levar em conta para chegar longe são:

  • não há limites para quem corre atrás de seus objetivos;
  • a gestão do foco precisa se concentrar na realidade.

Outro ponto que pode-se aprender com Lemann é que tomar decisões com objetivos é uma habilidade. Inclusive, chega a ser uma das maiores qualidades que o empresário tem. Por exemplo, ele não fazia reuniões e as decisões eram tomadas em conversas simples.

Um dos segredos do seu sucesso também foi contratar uma equipe com profissionais incríveis. Aliás, eram pessoas que considerava superiores a ele mesmo. Suas contratações, de fato, sempre foram feitas com base em achar alguém com mais atributos do que ele.

Há muitas lições que Jorge, um dos maiores empreendedores brasileiros, pode ensinar a quem quer ter sucesso. Dessa forma, elas podem ser grandes motivações para ajudar alguém a chegar longe.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes