Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Uber: conheça a história desse marketplace de serviços de sucesso

A Uber é mais do que um empreendimento, é um marketplace que surgiu com uma proposta bastante simples e acabou se tornando um dos negócios de maior sucesso.

A Uber, em 2020, contava com mais de 122 milhões de passageiros em sua plataforma, possuia cerca de 5 milhões de motoristas e entregadores parceiros, bem como, fazia mais de 20 milhões de corridas e entregas diárias em mais de 10 mil cidades do mundo todo.

O que é a Uber?

A Uber é um marketplace de serviços, um aplicativo para transportes individuais de passageiros. Dessa forma, o motorista que se cadastra na plataforma não possui relações empregatícias com a empresa, já que atua como um autônomo e em seu próprio carro.

Uber
A Uber surgiu no mercado em 2010, mas o seu serviço de aplicativo só chegou ao Brasil em 2014. Imagem de freepik no Freepik

Esse plano de negócio impactou bastante o serviço de transporte particular de médias e grandes cidades, tanto do Brasil quanto do mundo. Além disso, rivalizou com os tradicionais táxis e ainda gerou uma nova fonte de renda para muitas pessoas.

Tudo isso por meio de uma plataforma bastante acessível e simples. Desse modo, no universo dos marketplaces, esse é um dos casos de maior sucesso ao negociar corridas de carro para os mais distintos locais.

Como funciona esse serviço de aplicativo?

A Uber funciona de um modo bem básico, já que existem apenas três players envolvidos nesse mercado:

  • a empresa: administra o serviço e faz a mediação do pagamento;
  • motoristas: são autônomos, sem vínculo com a marca e usam os próprios veículos;
  • passageiros: solicitam as corridas pelo app e pagam com dinheiro ou cartão. 

Quando o cliente pede por uma viagem, o aplicativo faz o cálculo da distância da corrida e ainda leva em conta o número de parceiros disponíveis. Então, se há um baixo volume de motoristas ativos, o percurso acaba tendo um custo mais alto.

Nesse caso, viagens aos finais de semana e de madrugada, por exemplo, possuem um preço mais elevado do que uma corrida em plena quarta-feira fora do horário de pico, já que tem uma demanda menor.

A partir disso, a plataforma busca pelo motorista mais próximo do solicitante. Assim, quando um deles aceita a corrida, o parceiro vai até o endereço do cliente e o leva até o seu destino.

Outros serviços da empresa

A empresa também conta com outros serviços de transporte, como o UberPool, em que o motorista faz uma corrida para vários clientes de uma só vez. Portanto, é uma opção mais acessível do que a categoria Black e X.  

Qual é a história de origem da Uber?

A Uber surgiu no mercado em 2010 e a sua proposta de negócio partiu de dois amigos da Califórnia, Garrett Camp e Travis Kalanick. A ideia inicial era oferecer “táxis de luxo”, mas o conceito se expandiu ao receber generosos investimentos de marcas como:

Hoje, esse serviço de motorista particular está ativo em mais de 200 países. É claro que durante a sua jornada houve momentos de crise de marca e polêmicas. Mas, a plataforma continua a crescer atingindo até mesmo outros mercados, como o de delivery de comida.

O lucro líquido da empresa no quarto trimestre do ano de 2022 chegou a 595 milhões de dólares. Já a sua receita, teve um aumento anual de 49% para o valor de 8,6 bilhões de dólares.

Chegada deste serviço de corridas ao Brasil

A Uber chegou ao Brasil em 2014. Dessa forma, a primeira localidade a receber os serviços da empresa foi o Rio de Janeiro em maio daquele ano. Já no mês seguinte foi a vez de São Paulo e em setembro, Belo Horizonte.

Hoje em dia, o país é um dos maiores mercados desse serviço, perdendo no ranking apenas para os EUA. Assim, ele já está disponível em mais de 500 municípios brasileiros.

Só que em certos bairros e localidades, as corridas são interrompidas depois de um horário específico, a fim de garantir o bem-estar e a segurança dos motoristas.

Operações suspensas

A estreia da empresa em terras brasileiras aconteceu, mas não sem alguns percalços. Isso porque, ela teve os seus serviços suspensos e revogados por duas vezes, em especial, em São Paulo.

Até que em maio de 2016, no entanto, o prefeito de SP na época, Fernando Haddad, tornou oficial as operações da plataforma na capital paulistana.

Concorrentes no Brasil

Outros apps de mobilidade urbana estão presentes no Brasil e rivalizam com essa empresa de São Francisco. Então, dentre eles pode-se citar o InDriver, 99, Waze Carpool e Cabify.

Uber
A Uber já conta com mais de 5,4 milhões de motoristas e entregadores parceiros. Imagem de rawpixel.com no Freepik

Como é a estrutura da Uber?

Hoje, a Uber já está ativa em mais de 10 mil cidades ao redor do mundo. Aliás, possui mais de 131 milhões de passageiros em sua plataforma, além de:

  • cerca de 5,4 milhões de entregadores e motoristas;
  • uma média de 23 milhões de entregas e corridas por dia.

A sede da empresa é na Califórnia e o seu modelo de negócio é do tipo “Plataforma Multilateral”. Ou seja, é marcado por conectar os parceiros aos usuários que precisam fazer viagens privadas.

Sistema de avaliação

O aplicativo da empresa conta com um sistema de avaliação. Desse modo, tanto os motoristas quanto os passageiros podem trocar notas (de uma a cinco estrelas) entre si. Portanto, leva-se em conta alguns aspectos como:

  • conduta de ambos durante a corrida;
  • higiene do carro;
  • atendimento;
  • trajeto;
  • qualidade.

Com esse feedback, é possível checar se os parceiros estão dando o melhor de si. Ainda, o usuário conhece a experiência do condutor no aplicativo, o que gera uma maior sensação de segurança.

Também permite, por outro lado, que os motoristas escolham entre os níveis de clientes aqueles que desejam levar em seus carros. Portanto, esse sistema é benéfico para todas as partes. 

A empresa mantém os seus serviços em um alto padrão de qualidade e oferece não só aos seus motoristas e entregadores, mas aos clientes a melhor experiência possível.

Quais são as aquisições e investimentos da Uber?

Mais do que o serviço de mobilidade urbana, a Uber ampliou as suas soluções também para o setor de delivery de comida. Assim, entenda mais sobre as suas expansões e investimentos logo abaixo.

Lime

Em julho de 2018, a empresa investiu na Lime, um negócio que aluga patinetes elétricos. Fundada em 2017, a proposta é que o usuário possa usar por um tempo e depois deixar essa scooter leve na calçada para o próximo cliente.

Um modelo de negócio que tem como base a energia limpa. Assim, você pode alugar esse serviço no próprio aplicativo da Uber, inclusive, essa já é uma opção para quem mora no Rio de Janeiro, por exemplo.

Postmates

Já em julho de 2020, a empresa comprou a Postmates por 2,65 bilhões de dólares, um negócio iniciante de delivery de alimentos. Esse foi um grande planejamento estratégico da mesma para expandir o seu alcance neste setor, junto com o seu Eats.

A aquisição aconteceu em um bom momento, já que a marca estava enfrentando dificuldades na parte de carona compartilhada durante o período da pandemia. Após essa decisão, no entanto, as suas ações voltaram a subir de forma histórica.

Uber
Uma das expansões mais bem-sucedidas da empresa é o Uber Eats, que faz delivery de comida. Imagem de Kai Pilger no Unsplash

Uber Eats

Esse, a princípio, é o serviço de delivery de alimentos da empresa. Mas, ele vai mais além dessa categoria. Isso porque, o usuário adquire itens de mercados, pet shops e lojas de conveniência e depois, solicita que os parceiros da marca façam a entrega em sua casa. 

Então, a Uber trouxe lições para o mundo empreendedor?

A Uber trouxe lições valiosas para o empreendedorismo, dentre eles, sempre atender a demanda do público e buscar se inovar com frequência. Nesse quesito, aliás, a marca se destaca por ter mudado a forma como as pessoas se locomovem pelo mundo hoje.

Durante os seus anos de atuação, muitas decisões foram cruciais para a expansão da empresa no mercado, como a ideia de fazer parte do setor de delivery, algo que salvou este negócio na época da pandemia de Covid-19.

Atenda a demanda do seu público

Não adianta apenas prestar um bom serviço, é vital que a empresa conheça o seu público-alvo e as suas demandas. Por exemplo, o app de corridas da marca conta com preços competitivos.

Quando existe uma alta na procura por transporte e uma baixa na oferta, de fato, os valores se tornam mais dinâmicos, o que gera equilíbrio no mercado.

Esteja aberto a mudanças

O empreendedor precisa estar aberto a mudanças, sem dúvida, essa é uma regra para quem deseja ter um negócio de sucesso. Afinal, evoluir é uma necessidade e é o tempo que dita isso.

Com o passar dos anos, as demandas das pessoas mudam e nesse sentido, os produtos e serviços precisam caminhar juntos. A Uber, por exemplo, fez alterações em seu aplicativo mais de uma vez, sempre em busca de crescer e se alinhar às necessidades dos usuários.

Descubra qual é o seu espaço no mercado

A proposta desse negócio surgiu quando os seus criadores andavam tarde da noite pelas ruas da França e notaram que não havia um carro que pudesse levá-los de volta ao hotel.

Naquele momento, refletiram que seria interessante desenvolver uma tecnologia que pudesse unir passageiros e condutores. Portanto, a partir daí veio a ideia desse tipo de serviço que conquistou o seu espaço no mercado de forma sólida e bem-sucedida.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes