Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Grandes líderes empresariais possuem algo em comum?

Os grandes líderes empresariais têm diversas características em comum, tendo elas sido responsáveis para que alcançassem o sucesso e prosperidade nos negócios.

Os grandes líderes empresariais não possuem receita ou fórmula mágica. Pois liderança é um conceito acerca de doutrinas, ações, comportamentos e a maneira que se cativa e inspira os outros através do seu modo de agir e pensar.

O que os grandes líderes empresariais possuem?

Grandes líderes empresariais têm uma visão ampla e habilidade para antever tendências e o futuro, além óbvio da sua criatividade e insistência, a qual pode ser considerada teimosia.

Assim um empresário de sucesso deve estar atento às variações do mercado e conseguir se moldar em diferentes cenários, tanto na empresa ou na sociedade, cada ambiente precisa de uma abordagem diferente e específica.

Como ser um empresário de sucesso?

Não existe um passo a passo, porque algumas ações podem funcionar para uma empresa e para outra não, então certas ideias para um negócio nem sempre serão suficientes e as ideais para fazer um outro nicho de mercado obter sucesso.

No entanto, existem insights de empreendedores de sucesso que podem inspirar. Com as suas ideias e passos que revolucionam, e a partir de cada um você consegue tirar lições e aplicar no seu negócio da melhor maneira que se encaixe. 

Em quem se inspirar?

Um dos grandes líderes empresariais e inspiração foi Walt Disney, ele nasceu em 1901 e foi um idealista. Isso se dá pois passou muitas dificuldades em sua caminhada rumo ao sucesso, e teve que ser muito resiliente e persistente para conseguir.

Ele passou por diversas áreas, foi animador, desenhista, diretor, cineasta, dublador, roteirista além de produtor cinematográfico. Nesse sentido, Walt Disney era extremamente capaz.

No entanto, no começo da sua carreira teve diversas dificuldades para fazer a sua produtora “Laugh-O-Gram” crescer e se desenvolver de modo satisfatório. Ele enfrentou um problema que quase levou sua empresa à falência.

Isso ocorreu quando um de seus desenhos (a série Alice) alcançou certo sucesso e parecia que as coisas estavam dando certo para ele, porém ele acabou perdendo o direito de uso de imagem dessas criações por impasse contratual.

Volta por cima

Nada o impediu de continuar tentando, ele persistiu até acabar criando o Mickey Mouse. Esse personagem que hoje é um sucesso absoluto, estourou tanto que participou de vários longa metragens e curtas o que rendeu muito lucro.

Em seguida veio o filme “A Branca de Neve e os sete anões”, o qual fez também bastante sucesso.

As coisas estavam indo bem, porém nesse período teve a segunda guerra mundial. Foi uma época difícil para as empresas dos EUA, de modo que mais uma vez a empresa de Walt Disney ficou ferrada. 

Mas ainda confiando nos seus projetos, ele fez o filme “Cinderela” o qual fez estourou e deu muitos fundos para que a empresa conseguisse crescer e se expandir, tornando-se esse fenômeno.

Existem grandes líderes empresariais no Brasil?

O Silvio Santos é um dos grandes líderes empresariais do Brasil, muito além de ótimo comunicador ele é um grande empresário. Começou a sua carreira sendo camelô, e por se comunicar bem conseguiu arranjar emprego em uma rádio.

Desse modo iniciou a sua jornada na mídia, e inovou desde o início com as suas ideias e brincadeiras. Mesmo já estando na mídia o seu primeiro negócio foi o “Baú da Felicidade”, ele enxergou na ideia de um colega uma grande oportunidade. 

A ideia era basicamente trocar carnês pagos por eletrodomésticos e brindes, e seu amigo estava tendo dificuldades para administrar isso. Silvio Santos então expandiu essa operação em curto período e fez do negócio um grande sucesso. 

Criação do próprio legado

Após seu trabalho na televisão, ele conseguiu criar o SBT, sua emissora na qual ele continuou inovando com programas de auditório, campanhas e brincadeiras diferentes. Sendo um dos maiores empreendedores brasileiros.

Ele soube explorar muito bem os canais de transmissão, e com isso criou sua fama. Hoje em dia, além da sua emissora ele possui outras empresas, a Jequiti cosméticos e o hotel Sofitel Jequitimar Guarujá.

Fez sucesso pois mantém-se sempre atualizado, diversificar em seus negócios e é uma referência, principalmente, pela incrível forma de se comunicar e inspirar.

pessoas no trabalho com a mão para cima
Além de inovação, grandes líderes empresariais precisam de uma equipe de confiança. Foto do Freepik

O homem mais rico do Brasil é empresário?

O homem mais rico do Brasil se chama Jorge Paulo Lemann e também é um dos grandes líderes empresariais do nosso país, pois possui grande capacidade de diversificar os negócios. A sua riqueza, em 2014, era avaliada em quase R$ 49,85 bilhões.

É um ótimo negociador e visionário. Passou de tenista pentacampeão brasileiro para fundador de um banco, se tornou também o maior empresário nos setores de bebidas e de alimentos do mundo. 

Ele é uma grande inspiração porque consegue ver oportunidades em diferentes negócios, adquirindo empresas que possuam dificuldades na gestão, e desenvolver estratégias de vendas para corrigir esses problemas. Atendeu marcas como Burger King e Heinz.

Como ser um dos grandes líderes empresariais? 

Vários exemplos de grandes líderes empresariais mostram que não tem uma única e certa maneira de fazer sucesso. Todavia algumas características em comum que possuem são:

  • ser resiliente;
  • buscar persistir; 
  • capacidade de inovar; 
  • ter inspiração;
  • ser persuasivo. 

Vários precisaram começar do zero, e já foram demitidos por não acreditarem nas suas propostas, contudo isso não os parou nem impediu de ir em busca de metas e alcançar os objetivos. 

Mesmo caindo, conseguiram seguir com muita coragem. Superando desafios e vendendo.  A lição é trabalhar bastante, uma jornada com cada pequenos passos. É preciso respeitar o processo.

O que os grandes líderes empresariais têm de diferente?

O que destaca os grandes líderes empresariais é a sua força para reconstruir. Por exemplo, Abílio Ferreira que nos anos 90 o Pão de Açúcar, empresa fundada pela sua família, enfrentou uma crise na qual estava quase falindo.

Nesse momento ele pegou a gestão de vendas e alçou o negócio em uma grande potência nacional. 

Como isso aconteceu?

Nessa época, Abílio perdeu o rumo da empresa em um negócio com investidores franceses, os quais antes haviam ajudado o negócio a crescer. Depois de várias tentativas sem sucesso ele saiu triste e longe da operação. 

Foi na BRF que ele achou a chance de voltar ao mercado. Então pegou a gestão e vendeu operações ruins e internacionalizou a firma. Com 2 anos, fez o lucro da empresa ir de R$ 700 milhões para 2.2 Bilhões, em 2014. 

Essa grande afinidade com o nicho o fez comprar ações do Carrefour, ocupando uma cadeira no conselho. E a sua meta é fincar a empresa no Brasil, já que ela quase encerrou as ações no país.

pessoas em reunião
Grandes líderes empresariais sabem quando devem investir em uma ideia. Foto de Freepik.

Quais são os grandes empresários hoje em dia?

O dono da Starbucks, Howard Schultz, é sem sombra de dúvidas um dos grandes líderes empresariais dos dias de hoje. Em suma, essa empresa de café é uma das mais amadas no mundo. 

Ele possui adjetivos marcantes, como persistência, genialidade, preocupação com os empregados e carisma, o que o traz reconhecimento. 

A sua infância foi sofrida, quando tinha 7 anos o seu pai teve um acidente e perdeu o emprego, a família não tinha ajuda em casa e nem seguro. Sua família passou por muitos problemas e fez dívidas, pois a sua mãe estando grávida de 7 meses não podia trabalhar. 

Apesar de todos os problemas, Howard entrou na faculdade, ele teve trabalhos e conheceu a Starbucks, que na época era uma modesta rede de 3 lojas que vendia café gourmet. 

Como começou a trabalhar

Apaixonado pelo negócio, ele criou relações com os fundadores e arranjou o cargo de diretor de operações, vendas e marketing. No entanto foi afastado pois não queriam escutar as suas ideias para aumentar a satisfação em atrair clientes

Ele fundou então a sua rede, Il Giornale (em italiano “O jornal”). Foi um início bem difícil já que não tinha dinheiro, ele falou com 242 pessoas, recebendo “não” de 217 delas. 

Junto com os que toparam participar, ele levantou U$ 1,6 milhões de dólares em 1985 e abriu algumas lojas do negócio. Cerca de dois anos depois, a II Giornale comprou a Starbucks e assumiu a operação. 

Desde 1992, foram mais de 21 mil lojas abertas pela Starbucks em 65 países. Os funcionários recebem seguro saúde e nos EUA a empresa tem parceria com a Arizona State University, na qual os funcionários têm a sua faculdade paga.

Tem grandes líderes empresariais famosos?

Steve Jobs é um nome mundialmente conhecido como um dos grandes líderes empresariais, possui como qualidades marcantes a sua aptidão para inovação e genialidade, ele é exemplo em dar a volta por cima. 

Criou a Apple e a transformou em uma marca global, mas por conta do seu difícil temperamento os acionistas da empresa o afastaram. Precisou então reiniciar o seu caminho e procurar emprego, acabou encontrando lugar na Pixar. 

Lá ele trabalhou em projetos, por exemplo, o filme Toy Story. A empresa prosperou tanto que foi adquirida pela Disney, e isso fez de Steve Jobs na época o maior acionista pessoa física da empresa. 

Volta à Apple

Todavia seguia amando a Apple, e quando eles passavam por momentos difíceis quase falindo, ele retornou e fez uma revolução. Ao voltar ele parou vários projetos na empresa, mesmo os que faturaram milhões. 

Isso porque ele queria voltar a atenção apenas para as ideias essenciais, em sua concepção a marca precisava de um produto incrível, não de vários com qualidade mediana. 

Assim começou a inovar e lançou o Macintosh, um computador de excelente desempenho, sistema operacional próprio e design diferenciado. Em seguida vieram diversas inovações  nos tipos de lançamentos de produtos de sucesso, como o iPod, iPad e iPhone. 

Mesmo sendo difícil, ele era visionário e um empreendedor que criou coisas revolucionárias e inimagináveis.

pessoas trabalhando e fechando acordo
Os grandes líderes empresariais alcançam o sucesso nunca desistindo. Foto do Pexels.

Grandes líderes empresariais também são pioneiros?

Tendo sido um dos homens mais ricos do mundo e um dos grandes líderes empresariais, Bill Gates, também foi pioneiro na revolução do computador pessoal. Sendo o fundador da Microsoft, a companhia de software mais famosa do mundo. 

Ele criou a Microsoft com 19 anos, em 1975, junto com o seu sócio Paul Allen. Após desenvolver o sistema operacional MS-DOS e vender para a IBM, em seguida alcançou muito sucesso com o lançamento do Windows. 

Sendo o primeiro sistema operacional gráfico usado em praticamente todos computadores pessoais. Todo esse sucesso o deixou bilionário, os seis destaques no entanto se devem ao fato de se envolver nos projetos e criações. 

Sendo também uma pessoa muito preocupada com o planeta e a sociedade, com a fundação “Bill and Melinda Gates Foundation” já doou para a caridade mais de 28 bilhões de dólares, parte da sua fortuna é investida em pesquisas para curar e combater doenças.

Grandes líderes empresariais ainda na área tecnológica

Os donos do Google, Larry Page e Sergey Brin fizeram uma revolução com a plataforma. Inovar é o que os representa, afinal em 1998 quando apareceram no mercado já haviam diversos buscadores, mas o Google não se tornaria apenas outro navegador.

Eles conseguiram ganhar dinheiro criando anúncios personalizados com as pesquisas dos usuários, e também ao cobrar dos empresários por acessos. Isso trouxe diversas empresas interessadas em anunciar na internet, tornando assim o Google uma das mais valiosas.

Sua trajetória não caracteriza-se somente pela plataforma de pesquisa, mas por desenvolverem diversas ferramentas de uso no dia a dia, hoje, existem até projetos de carros autônomos.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes