Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Confira a lista com 11 sites emprego para encontrar uma vaga de trabalho

Os sites emprego são hoje um dos principais meios por onde as empresas divulgam as suas vagas de trabalho, basta caprichar em seu currículo para ser selecionado.

Os sites emprego são plataformas onde as empresas divulgam suas vagas com especificações para que as pessoas possam se candidatar. Dessa forma, basta ter uma conta no site e pronto, mas acima de tudo, capriche no preparo do seu currículo.

Como funcionam os sites emprego?

É bem simples como funcionam os sites emprego, as empresas anunciam suas vagas e descrevem o cargo, as obrigações, o salário e outros detalhes. Logo após isso, as pessoas podem se inscrever caso tenham interesse.

sites emprego
Alguns sites emprego oferecem um teste de vocação. Foto de Antoni Shkraba no Pexels

Depois disso, as empresas entram em contato com aqueles que atendem o perfil da vaga e marcam uma entrevista ou estes avançam para a próxima etapa da seleção. No entanto, não é algo tão simples, pois costuma ser bem difícil, em especial, a análise do currículo.

Por conta disso é que você deve se atentar ao preenchimento do seu perfil profissional com informações relevantes, bem como manter um aspecto mais profissional nas redes sociais, então, procure evitar conteúdo polêmico.

Atualize o seu currículo

Também é importante manter o currículo sempre atualizado, de preferência colocando suas experiências mais atuais, pois assim a empresa poderá avaliar melhor as suas competências e qualificações profissionais.

Fique atento aos requisitos das vagas

É bom ficar atento a todos os requisitos obrigatórios das empresas, desde a formação acadêmica, experiência até a exigência de idiomas.

Saiba que é comum pessoas terem as suas inscrições recusadas por algum fator, mas, você deve estar ciente de tudo que é preciso para se candidatar à vaga, a fim de não ter falsas esperanças. Uma dica é atender ao menos 50% do que se pede no cargo.

Acesse o site de empregos com frequência

Para ter sucesso nessa jornada, é bom acessar o site de emprego com frequência, pois assim você consegue identificar novas vagas e ainda sair na frente da concorrência. Pode utilizar os alertas de e-mail para te informar sobre as novas colocações disponíveis.

Tenha um diploma de curso superior

Para a maioria das vagas, ter um curso superior é um diferencial. Então, é bom investir nesse quesito para melhorar suas chances. Você pode optar por fazer uma graduação presencial ou EAD nas áreas que mais contratam, por exemplo, T.I.

Você também pode procurar por outras áreas que estão em alta no momento, mas essa que foi citada tem uma taxa de contratação muito acima de 60%, ou seja, a probabilidade de não ter um emprego após o término da faculdade é bem baixa.

Quais os melhores sites emprego para usar?

No Brasil, há vários sites emprego que realizam a mediação da pessoa com a empresa, no entanto, a mais famosa é a Catho.

Algumas funcionam como uma rede social, enquanto outras como um banco de dados de currículos. Então, a dica que fica é conhecer as melhores plataformas do mercado hoje.

LinkedIn

A maior plataforma de profissionais do mundo e que está presente no Brasil desde 2007. Ele permite que os usuários possam criar e publicar um currículo online, além de se conectar com possíveis empregadores, trocar ideias e conhecimentos com outras pessoas.

Oferece uma variedade de recursos úteis para networking, por exemplo, listas profissionais, grupos de discussão, pedidos de referências e ferramentas de pesquisa avançada.

É a melhor ferramenta para as pessoas construírem sua marca online, desenvolverem as suas soft skills em uma área específica ou encontrar oportunidades de emprego.

Catho

Esse é o site mais conhecido no país, mas não é para menos, já que está no mercado desde 1977. A Catho dispõe de uma plataforma integrada para postar currículos, receber ofertas de emprego, bem como, encontrar as melhores vagas de trabalho.

É 100% gratuito, mas caso queira aumentar as suas chances em conseguir um trabalho, pode optar pelo pacote premium para que o seu currículo esteja em uma fila exclusiva.

sites emprego
A rede social LinkedIn é um dos melhores sites emprego disponíveis, pois nele você pode trabalhar a sua marca pessoal. Foto de George Milton no Pexels

InfoJobs

Outro site famoso no Brasil, mas que chama atenção porque permite que o usuário veja as opiniões de outras pessoas sobre a empresa, além de descobrir se a entrevista é difícil ou não.

O serviço recebe milhares de vagas nacionais e internacionais de empregos de diferentes níveis de qualificação. Além disso, oferece recomendações de vagas disponíveis e uma lista atualizada de empregos por localização, por exemplo.

Empregos.com.br

O Empregos.com.br é um site de busca de emprego no Brasil. Possui mais de 270 mil vagas disponíveis para candidatos e é usado por cerca de 150 mil empresas.

Oferece um serviço de assinatura para ajudar o candidato a melhorar a sua visibilidade, podendo ainda ser baixado como app em dispositivos Android e IOS.

SINE

É um site de emprego do Governo Federal brasileiro, que oferece ao público uma grande variedade de vagas e está presente em todos os estados do país.

Sua base de dados é atualizada de forma constante e conta com ofertas relacionadas às áreas de atividades na:

  • agricultura;
  • cultura;
  • administração;
  • comércio.

O usuário pode também cadastrar seu currículo para que possa ser considerado por empresas que desejam contratar, realizando processos seletivos online.

O SINE também é uma excelente fonte para esclarecer dúvidas a respeito de trabalho, direitos do trabalhador e até mesmo sobre recursos para os desempregados.

Vagas.com

Localize vagas por área de interesse, rastreie candidatos ou empresas, receba alertas de ofertas novas, solicite feedbacks e gere dados ou insights sobre a reputação online de profissionais.

Sua plataforma completa possui ferramentas de busca ativa, que permite que os usuários cadastrados recebam notificações por e-mail com oportunidades de acordo com as informações contidas no currículo.

Indeed.com.br

O Indeed é uma ferramenta que oferece aos candidatos a possibilidade de buscar por vagas de emprego de maneira gratuita.

Ela permite que você procure avisos de diferentes sites de emprego ao mesmo tempo, reunindo todas as informações necessárias para que encontre oportunidades de acordo com o seu perfil.

Trovit Brasil

Há poucos anos, o Trovit chegou ao Brasil como um serviço de busca internacional especializado em anúncios em geral, cobrindo áreas como empregos, carros e imóveis.

O site está presente em 38 países, sendo um dos mais populares na Europa e América Latina. Para facilitar o acesso ao seu conteúdo, os usuários podem baixar de forma gratuita o aplicativo para Android e iOS.

CIEE

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) dá aos jovens brasileiros a chance de encontrar estágios e aprendizados no mercado de trabalho de forma gratuita. Este site oferece a oportunidade de obter experiência profissional antes da conclusão dos estudos.

Emprega Brasil

Outro portal de emprego do Governo Federal. Aqui, você terá acesso às vagas disponíveis, poderá criar o seu currículo e cadastrar-se em processos seletivos. Além disso, o site também oferece recursos como um canal online para tirar dúvidas.

Deficiente Online

Também conhecido como PCD.com.br, este é um site dedicado à divulgação exclusiva de vagas de emprego para as pessoas com deficiência.

É possível achar opções em diversos segmentos e filtrar as buscas por tipo de deficiência, estado, cidade, setor e palavras-chave para encontrar resultados mais precisos. O portal possui grandes empresas parceiras de todo o Brasil.

Como fazer um currículo para sites emprego?

O segredo para fazer um bom currículo para sites emprego está nas palavras-chave, pois são robôs que filtram os CVs para os recrutadores.

sites emprego
Você pode usar o Canva para criar um currículo e postar nos sites emprego. Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

Para começar, tente fazer tudo caber em no máximo uma folha, mas isso serve apenas para cargos mais simples, enquanto que para vagas de liderança, pode oferecer mais detalhes.

No topo do currículo, adicione o seu nome e logo abaixo seu contato, logo após faça um resumo pessoal, tente se vender já nessa parte. Depois disso:

  • liste suas habilidades profissionais;
  • inclua o seu histórico profissional;
  • use bem as palavras-chave para o cargo.

Também é bom colocar os cursos e treinamentos que fez durante a vida e que tenham a ver com o cargo, além disso, enfatize as suas qualidades profissionais.

Depois de ter feito tudo isso, tire um tempo para descansar e volte para revisar o currículo, veja se está tudo certo com o conteúdo, bem como se não há erros de ortografia e de gramática.

Opte por uma formatação simples, limpa e fácil de ler. Em relação a foto, veja se deve ter ou não, mas por via das dúvidas, adicione uma com aspecto profissional.

Vale a pena usar os sites emprego?

Sim, vale a pena usar os sites emprego, ainda mais se for o LinkedIn, já que nessa rede social irá trabalhar a sua marca pessoal. Dessa forma, é bom continuar a se aperfeiçoar e desenvolver novas habilidades.

Aprenda a usar o LinkedIn, assista a vídeos para criar um ótimo perfil e que chame a atenção dos recrutadores. Além disso, ela oferece alguns cursos e testes para certas áreas como programação.

Ao usar essa rede social, vai entender mais a fundo a importância do marketing pessoal. Uma dica final é colocar a procura por emprego em sua rotina diária, pois os sites recebem muitas vagas durante o dia. 
Separe, então, um momento do seu dia para procurar emprego, ler as descrições com atenção e avaliar bem as empresas que estão contratando.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes