Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

LinkedIn: a expansão da empresa para o mundo

O LinkedIn foi fundado em dezembro de 2002 e é uma plataforma de mídia social voltada para empregos e negócios, por meio de sites e aplicativos móveis. 

O LinkedIn com a sua plataforma conseguiu conectar vários profissionais que apresentam as suas especialidades. Ou seja, o aplicativo ajuda empresas e trabalhadores a se conectarem por um objetivo comum que é a procura e a oferta de novas oportunidades.

O que é o LinkedIn?

O LinkedIn é uma rede social muito conhecida e focada nas relações profissionais, a plataforma ajuda pessoas a encontrar emprego. Além disso, é possível anunciar vagas, fazer networking para alimentar a rede de contatos e conquistar parcerias relacionadas.

LinkedIn
LinkedIn é uma rede social que contribui para as relações profissionais. Foto de Fauxels do site Pexels

Como o LinkedIn surgiu?

A plataforma surgiu em maio de 2003 e foi lançada por Eric Ly, no entanto a empresa foi fundada no fim de 2002 na sala do co-fundador Reid Hoffman. Porém, hoje a empresa está sob a liderança de Ryan Roslansky e conta com um modelo de negócio diversificado. 

Reid Hoffman

Reid Hoffman foi o co-fundador e presidente executivo da rede social que é direcionada para o networking profissional. E assim, ele foi o CEO nos quatro primeiros anos.

Eric Ly

O Ly em 2002, era o CTO fundador e ajudou a criar os principais recursos do aplicativo. Isto é, com esse recursos a empresa alcançou a lucratividade e uma ótima base de usuários.

A evolução da empresa

No primeiro ano da plataforma a empresa apresentava fortes indícios de sucesso. Mas, foi em 2007 que a rede começou a ficar mais organizada. Ou seja, neste mesmo ano a rede teve algumas mudanças que foram a opção de colocar a foto no perfil e as conexões. 

Em 2012, o objetivo era criar novas funções e novos layouts na rede social. Isto é, deixar a plataforma ainda mais simples e ter um desempenho maior no uso. Portanto, essa mudança foi necessária para aumentar o crescimento não só da rede, mas de todos os usuários.

Desse modo, a empresa cresceu bastante e hoje é considerada a maior rede de profissionais do mundo. E assim, ele conta com 900 milhões de usuários em 200 países.

As principais funções da plataforma

A rede tem diversas funções, mas ultimamente está tendo um forte papel nas contratações. Isto é, à medida que a tecnologia ganha cada vez mais espaço nas relações profissionais e na contratação é natural que as pessoas e a empresa cresçam na comunidade na rede.

E para aumentar as suas chances aproveite as principais funções que são:

  • faça novas conexões;
  • avaliações de habilidade;
  • recomendações de pessoas;
  • anunciar vagas para a sua empresa;
  • aproveite as comunidades e fortaleça o marketing pessoal.

Portanto, se você pretende ficar visível entenda como funciona o aplicativo. E então, tenha o perfil em dia e mantenha uma rede estável de contatos para ser visto pelos recrutadores.

Como o LinkedIn se tornou importante na busca de emprego?

Nos últimos anos as redes sociais se tornaram ferramentas essenciais para o mundo dos negócios. Desse modo, o aplicativo é um ótimo lugar para fazer networking, criar conexões acessíveis e com facilidade mesmo que você seja uma pessoa mais introvertida.

Em 2020, o networking online teve uma supervalorização com o alto índice de desemprego no mundo inteiro. Logo, a rede social teve um papel importante para muitos profissionais e empresas que anunciavam vagas e efetivaram durante a crise mundial que surgiu. 

E assim, a empresa continua a crescer e entregar mais visibilidade para os seus usuários. No entanto, ela também ajuda a fortalecer ainda mais a sua imagem e marca pessoal.

LinkedIn
O LinkedIn cria conexões acessíveis. Imagem do Sales Navigator do site PexelsL

A expansão da empresa para o mundo

A empresa se destaca por ser uma rede profissional, mas também por ser uma excelente plataforma para produzir vários conteúdos. Dessa forma, com uma ótima postagem você pode atrair a atenção de diversas pessoas para a sua empresa e popularizar ainda mais.

A rede social não permite apenas fazer conexões com diversos profissionais do mundo inteiro, mas também é uma ótima plataforma de marketing. Ou seja, o conteúdo fornecido na plataforma é considerado confiável e tem mais de 50% de tráfego social B2B.

Qual a importância do LinkedIn para os negócios?

A importância do LinkedIn para os negócios é a aproximação da empresa com os colaboradores e a interação ágil entre si. Além disso, o aplicativo oferece várias ferramentas para facilitar os anúncios de vagas de empregos e cursos sem burocracia.

Principais usuários da plataforma e os benefícios 

Os principais usuários na rede social profissional são os Estados Unidos com 84 milhões de usuários, a Índia com 21 milhões e o Brasil em terceiro lugar com 15 milhões de usuários.

Um dos principais benefícios dessa rede social é que ele tem a direção para o mundo profissional. Isto é, através da plataforma com a grande visibilidade é possível gerar vários negócios, aumentar o network e melhorar ainda mais o desenvolvimento na carreira.

E assim, a rede social tem esses benefícios:

  • gera visibilidade;
  • permite o marketing digital;
  • facilita a busca por empresas;
  • conecta várias amizades profissionais;
  • conecta os profissionais da mesma área;
  • mostrar a autoridade online da sua empresa.

Além disso, os grupos e empresas que seguem a mesma empresa fazem parte do mesmo grupo de ligação indireta. Dessa maneira, o seu círculo de visibilidade aumenta bastante.

Qual a importância de criar um perfil profissional no LinkedIn?

Ter um perfil no LinkedIn aumenta de forma significativa a sua visibilidade e contribui ainda mais para a sua presença online.  Portanto, o aplicativo é uma ferramenta muito importante e necessária para manter o seu perfil visível no mercado profissional. 

Desafios enfrentados pelo plataforma

Um dos desafios enfrentados pela empresa é driblar os péssimos hábitos dos usuários e se consolidar em um determinado país. Isto é, informar sobre a real proposta da rede social. 

Futuro da empresa

A rede social tem ganhado um pouco mais de destaque no quesito marketing de algumas empresas. Porém, a plataforma tem poucos recursos se compararmos com outras redes sociais. E assim, a rede lançou algumas novidades na melhoria dos resultados de pesquisa.

Qual a influência do LinkedIn na sociedade moderna?

A influência do LinkedIn na sociedade moderna está ligada ao uso da rede social e que por meio dela facilitam o contato. E assim, ela é considerada uma ferramenta valiosa para vários profissionais que adotaram o avanço de conquistar uma posição de casa.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes