Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Domínio: as melhores dicas para criar o seu

Confira o que é, como configurar, quais os principais sites de domínio e outras informações essenciais para garantir que seu site se destaque frente a concorrência.

O domínio é um elemento muito importante para quem deseja passar mais confiança a sua empresa online, é a porta de entrada do seu negócio. Portanto, continue a leitura e descubra as principais informações para te ajudar a construir uma forte presença online. 

domínio
O domínio é essencial para os negócios online. Imagem de Freepik no Freepik.

Porque você deve ter um site de domínio?

Acima de tudo, é essencial ter um site domínio porque este serve como a entrada principal para o seu negócio online. Logo, para todos os tipos de e-commerce o site se refere ao primeiro contato do usuário com a sua empresa.

Embora ser a primeira impressão seja um ótimo motivo para investir em site no mesmo, também é possível citar outras razões, como por exemplo: 

  • a sua loja vai ficar a dispor do cliente 24h horas por dia;
  • ajuda a gerar autoridade para a marca;
  • auxilia a criar interação com o cliente e a reconhecer o seu público alvo;
  • empresa mais visível.

Outro motivo muito relevante pelo qual você deve ter um site se dá por ser mais barato manter um negócio virtual do que um físico. 

Qual a diferença entre site e domínio?

De maneira resumida, o site é um grupo de faces online de um servidor e corresponde ao local onde o indivíduo vai colocar todos os dados da sua empresa. Enquanto isso, o domínio é o endereço que o usuário vai digitar para conseguir encontrar o seu site na web.

Quais são os melhores sites de domínio para comprar? 

Nos dias atuais, há inúmeras opções de domínios para adquirir e criar projetos incríveis. Conforme isso, confira abaixo o top 6 das melhores alternativas para adquirir ao decidir montar uma loja virtual

  1. hostinger;
  2. ionos;
  3. hostgator;
  4. godaddy;
  5. network solutions;
  6. webhostingpad.

Convém lembrar que, o melhor é aquele que atende todas as suas necessidades, então, o ideal é analisar para fazer a melhor escolha para você. 

Como escolher um nome de domínio para o seu site?

É indiscutível que a escolha do nome é sua, e este deve ter a ver com a sua empresa, contudo, é importante considerar alguns detalhes. Tais como: optar por um nome curto e fácil de decorar, usar palavras chave, evitar tendências e explorar a identidade da marca.

Além disso, é crucial evitar usar números e caracteres especiais, considerar que muitos usuários irão acessar por dispositivos móveis e definir as extensões ideais.  

Como registrar seu site de domínio com segurança?

Antes de mais nada, o registro de domínio se refere ao direito que o indivíduo terá para usar toda a dimensão do endereço. Por esse motivo, é crucial fazer isso de modo eficaz para garantir a liberdade de uso das extensões do mesmo. 

Nessa perspectiva, o primeiro passo para registrar o seu domínio é selecionar um registrador, em seguida, escolher o nome e verificar se ele está disponível. Após isso, você deve selecionar a extensão e finalizar a compra. 

O que você precisa saber sobre transferência de domínio?

É importante saber que esse processo diz respeito a trocar o CPF/CNPJ do dono do site, ou seja, vai transferir o mesmo para outra pessoa. Para fazer tal ação, é preciso acessar o site RegistroBR e preencher o formulário para a transferência. 

Como configurar seu site de domínio?

Em primeiro lugar, configurar o site de domínio é simples, porém, estes devem estar registrados. A partir disso, você deve acessar o host, ir até os seus domínios e acessar aquele que irá configurar, a partir disso, deve seguir o passo a passo que a página sugere.

O que são DNS e como eles funcionam?

DNS é a sigla para Domain Name System que em postugues significa Sistema de Nome de Domínio. Logo, a sua principal função é converter os nomes que estão presentes nas URL e são legíveis por humanos, em códigos de IP para que uma máquina seja capaz de ler.

Princípios do DNS

Em suma, o princípio do DNS é controlar qual servidor o usuário vai conseguir acessar depois de digitar uma URL na barra de pesquisa do seu navegador. Por isso, também é crucial investir em uma boa estrutura de URLs, para fornecer o melhor resultado final.

Tipos de serviço DNS

Há dois tipos de serviço de DNS, o modelo autoritativo e o recursivo, o primeiro se caracteriza por disponibilizar mecanismos para ser viável gerenciar os DNS públicos. Assim como, ele é responsável por entregar resposta ao servidor do tipo recursivo. 

Em contrapartida, o DNS recursivo também é chamado de resolvedor e funciona como veículo para acessar os dados pelo usuário.

domínio
Um bom domínio melhora a sua presença online. Imagem de Freepik no Freepik.

Quais são os benefícios de ter um site de domínio?

Pode-se afirmar que ter um site de domínio oferece muitas vantagens, a principal delas é poder personalizá-lo. Então, por meio dele, o desenvolvedor consegue personalizar sua URL com termos que tenham a ver com a sua marca.

Dentre os benefícios inclui-se a maior presença da empresa no meio virtual e ajuda a melhorar a experiência do usuário em relação a empresa.

Como gerenciar seu site? 

Para gerenciar o seu site, você precisa ir até o nome do domínio e clicar para ver os detalhes na coluna de status. A seguir, clique para acessar as configurações avançadas ou na opção gerenciar domínios, na opção que estiver a dispor no seu host. 

Após esse passo a passo, você vai conseguir editar os registros DNS, transferir titularidade, entre outras ações. 

Qual é o melhor serviço de hospedagem para site? 

Hoje em dia, há inúmeras opções de hosts para escolher, em vista disso, a melhor opção é aquela que atende a sua demanda. Ao ter isso em mente é vital se atentar a alguns pontos na hora de escolher qual serviço de hospedagem comprar.

Em relação ao pontos importantes, se pode citar os seguintes: volume de domínios gratuitos, quantidade de caixas de email, se é um site mobile friendly, oferta de ajuda técnica, auxílio para melhorar a  performance, entre outros benefícios. 

Quanto custa o domínio de um site?

Não é possível informar quanto custa para adquirir um domínio para o seu site, pois, isso irá variar de acordo com o pacote de cada empresa. Afinal, há aquelas que oferecem combos completos e outras, apenas serviços separados.

Entre as opções disponíveis, há aquelas que oferecem hospedagem e construtor de sites, bem como, domínio e também lojas virtuais. Portanto, o valor vai depender da sua necessidade e da empresa que escolher para efetivar a compra.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes