Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O que significa ser empreendedor? Conheça os diferentes tipos de empreendedores

Empreender está em alta, mas apesar disso, poucos sabem definir o que é ser empreendedor, para esclarecer isso, é preciso também conhecer os principais tipos.

Ser empreendedor é um grande desafio, já que empreender não é fácil. No entanto, a jornada oferece muitas vantagens como realização pessoal e estabilidade. Nesse sentido, conheça os principais tipos e quais soft skills são indispensáveis a esse profissional.

O que significa ser empreendedor?

Ser empreendedor pode ser descrito como alguém que consegue enxergar além do senso comum. Alguém de visão e que é capaz de colocar as suas ideias em ação. É isso, aliás, que difere os maiores empreendedores brasileiros de simples sonhadores.

ser empreendedor: a imagem mostra uma empreendedora
Ser empreendedor é conseguir tirar os sonhos do papel, a fim de torná-los realidade. Imagem de Lifestylememory no Freepik

Todo mundo tem planos incríveis e até mesmo inovadores, mas não são todos que conseguem torná-los realidade. Empreender, portanto, gera valor, o que só é possível por meio de ações concretas.

Em alguns casos, por exemplo, as pessoas empreendedoras criam soluções para grandes problemas do público. Com isso, recebem em troca:

  • poder;
  • reconhecimento;
  • dinheiro.

O objetivo principal, entretanto, é atingir uma meta, seja através da resolução para uma dor comum ou para tornar mais simples a vida ou o dia a dia de uma grande parcela de indivíduos.

Empreendedor x empresário

Ao contrário do que muitos imaginam, há distinções entre ser empreendedor e empresário. Assim, eles se diferem na conduta no trabalho, em seus propósitos e em suas visões de negócios. Entenda a fundo, então, essas divergências.

Conduta no trabalho

Não é sempre que um empresário tem uma postura positiva de acordo com a missão do negócio. Isso porque, é comum que ele se baseie apenas nos resultados financeiros finais sem se preocupar com questões como:

  • reter e capacitar os seus talentos;
  • elevar a moral da equipe;
  • incentivar as boas relações no local de trabalho.

Um empreendedor, por outro lado, sabe que deve priorizar os seus colaboradores e ter uma conduta positiva e saudável na empresa. É alguém que enxerga a longo prazo e faz sacrifícios de ganhos imediatos, a fim de escalar o negócio rumo ao sucesso.

Propósito

O objetivo principal de um empresário é ter uma empresa saudável, capaz de lhe gerar lucros. O empreendedor, por sua vez, além desse foco, conta com outras preocupações como colocar em ação a sua visão de negócio, ou seja:

  • ser um bom líder;
  • inovar;
  • guiar sua equipe com sabedoria.

Visão de negócios

Ser empreendedor é ter uma visão apurada sobre o seu negócio, sempre em busca de explorar novas oportunidades. É alguém que compreende a importância de:

  • ofertar um produto ou serviço de excelência;
  • ter um posicionamento de marca no mercado;
  • satisfazer o público e garantir a fidelização do cliente.

Já o empresário, por outro lado, possui uma visão mais limitada, não enxerga tão a frente, pois foca em ganhar dinheiro para quitar as despesas no final de cada mês.

Como ser empreendedor e quais são os principais tipos?

É possível ser empreendedor e seguir diferentes rumos, nesse sentido, existem os empreendedores digitais, sociais e os cooperados, além de outros mais. O perfil de cada um depende da sua própria visão de negócio, logo, conheça a seguir os principais.

Franqueadores

As franquias, unidades de um mesmo negócio, são uma forma de muitos empreendedores colocarem em ação suas visões de escalabilidade e expansão.

Note que a ideia é oferecer uma chance para que outros as liderem em troca do pagamento de uma taxa. Portanto, esse é o perfil de um empreendedor franqueador. 

Já aquele que cuida da franquia, por outro lado, é o franqueado que tem todo o apoio deste primeiro para fazer a unidade prosperar sob o seu comando.

Empreendedores digitais

Não há dúvida de que o empreendedorismo digital está em alta hoje em dia. Então, ser empreendedor nessa área se tornou possível graças a:

  • transformação digital;
  • avanços na tecnologia.

A venda de infoprodutos e serviços online são apenas alguns exemplos do que se encontra na web atualmente. Para ter sucesso nisso, no entanto, é preciso dominar o marketing digital e suas técnicas, a fim de se destacar nesse meio.

ser empreendedor: a imagem mostra um empreendedor
É possível ser empreendedor de diferentes maneiras, seja como cooperado ou MEI. Imagem de senivpetro no Freepik

Cooperados

Os cooperados são aqueles que se associam a uma cooperativa e assim, passam a produzir para ela. Ou seja, é um tipo de parceira, portanto, o empreendedor não é um empregado. Apesar de não administrar sozinho, é totalmente responsável por sua função.

Empreendedores sociais

Ser empreendedor aqui tem um propósito maior voltado para o lado social. Então, esse perfil deseja criar uma ideia para:

  • tornar o mundo um lugar melhor e mais sustentável;
  • corrigir alguma injustiça;
  • trazer consciência a todos sobre um risco coletivo.

Intraempreendedores

É quando um empreendedor se sente dono de um negócio, mesmo que ele não seja seu. Ou seja, ele é um empregado, no entanto, tem autonomia e capacidade para liderar uma empresa.

Muitas marcas atuais investem nesse tipo de ação que, aliás, pode trazer resultados bem acima do esperado. Isso porque, mantém o profissional satisfeito e leal a organização.

Empreendedores individuais

Conhecido como MEI, este é um novo modelo criado no Brasil, a fim de combater os trabalhos informais. Dessa forma, englobam os:

  • autônomos;
  • prestadores de serviços;
  • lojistas e comerciantes.

O que é preciso para ser empreendedor de sucesso?

Mais do que estar disposto a fazer um negócio dar certo, ser empreendedor requer visão, foco, autoconhecimento e organização. Além de criatividade, afinal, criar uma empresa do zero é uma jornada repleta de desafios.

Não importa qual seja o seu perfil empreendedor, seja desenvolver uma solução que mude o mundo ou supra uma necessidade comercial, algumas características não podem faltar, a fim de que se destaque em seu nicho e por fim, atinja o sucesso. 

Ter uma visão ampla

Esse é um termo que foi mencionado aqui muitas vezes, o que serve para reforçar a importância de um empreendedor ter uma visão de negócio bem apurada. Isso porque, ele precisa enxergar além e mais do que qualquer outra pessoa.

Do contrário, ele será apenas mais um que faz o que todos já aplicam, incapaz de se destacar ou agregar algo de novo no mercado. Isso não implica em criar algo jamais visto no mundo, mas que tenha relevância e busque sanar problemas atuais.

Focar nos objetivos

Ser empreendedor não é só ter mil e uma ideias na cabeça. Afinal, ele é aquele que consegue focar em uma solução específica e assim, investe nela e faz com que aconteça. Portanto, ele é capaz de descartar aquelas que não vão levá-lo a lugar nenhum.

Podem ser até ideias muito boas, mas que não são favoráveis para o momento atual da empresa. Então, o empreendedor deve saber quando é a hora certa de seguir em frente ou investir tudo de si.

Ter autoconhecimento

Todo ser humano tem suas próprias limitações e reconhecer isso faz parte do processo de autoconhecimento. Desse modo, cada um tem os seus pontos fortes e fracos, logo, saber explorá-los e aprimorá-los é vital.

Um deles que ser empreendedor requer é ter consciência de que não é possível chegar a lugar algum sozinho. Nesse sentido, contar com uma boa equipe e ferramentas adequadas, como um CRM, pode fazer a diferença no dia a dia do seu negócio.

Isso é essencial ainda mais quando se trata de empreendimentos mais ambiciosos. Então, saiba delegar tarefas em áreas que lhe são pouco familiares e foque nas que mais domina.

ser empreendedor: a imagem mostra um empreendedor
Ter organização e criatividade é essencial para ser empreendedor de sucesso. Imagem de freepik no Freepik

Organização é essencial

Ser organizado é a base para qualquer empreendedor ter sucesso. Já que, requer muita disciplina para lapidar uma ideia e transformá-la em uma solução real, além de prática. A organização é crucial para manter:

  • produtividade em alta;
  • foco no objetivo.

A falta disso pode resultar em um caos absoluto em seu negócio, o que pode levar a prejuízos, algo que se quer evitar a todo custo. Afinal, a meta é crescer de forma constante, gerar lucro e fazer a diferença no meio em que está inserido.

Ser criativo

Abrir qualquer negócio, seja uma startup ou uma empresa tradicional, requer criatividade. Ainda mais quando se trata de uma ideia única, que pretende fazer a diferença e se destacar no mercado.

Nesse sentido, o dono do negócio precisa pensar rápido e em cada parte do processo, estar atento aos detalhes e criar soluções inovadoras para resolver os problemas, de modo que não prejudique a sua jornada rumo ao sucesso. 

Ser empreendedor oferece quais vantagens?

Quem deseja ser empreendedor, apesar dos desafios, vai colher muitos benefícios como aprendizados constantes, satisfação pessoal e retorno profissional.

Sobre esse primeiro, com tantos obstáculos que vão surgir pelo caminho, não vão faltar lições pessoais e profissionais para aprender no dia a dia. 

Já a satisfação de criar algo único ou com grande potencial para contribuir com a sociedade, sem dúvida, tem o poder de gerar um sentimento de realização muito prazeroso no empreendedor.

Por último, alguém bem-sucedido consegue mais do que lucros e ganhos financeiros, mas vivências inéditas e a chance de fazer a diferença na vida de sua equipe e na de terceiros.

Como ser empreendedor de sucesso?

Ser empreendedor de sucesso requer desenvolver todas as soft skills aqui mencionadas e acima de tudo, ser alguém de visão e atitude. Afinal, não se trata de apenas ganhar dinheiro na internet, mas de mudar o meio em que está inserido.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes