Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

CRM: saiba para que serve e quais as vantagens de usar esse sistema nos negócios

Com o CRM dá para organizar e manter o registro dos contatos de seus clientes. Dessa forma, é um sistema bem amplo, mais do que uma simples lista de informações. Ele ajuda a criar relação com os consumidores e torná-los fiéis ao seu negócio e ao que ele oferece.

O que é CRM?

É uma sigla que significa Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. Dessa forma, é um software que vê a relação com o consumidor para saber sua satisfação. Então, se refere a um enorme conjunto de:

  • Práticas;
  • Estratégias de negócios;
  • Tecnologias.

Sua ajuda visa reduzir qualquer custo, mas também trazer lucros para a empresa. Portanto, também tem como foco a fidelização dos clientes ao automatizar e organizar os processos. Contudo, trata-se de uma ferramenta ótima para se aproximar dos consumidores.

Impacto nas estratégias de marketing

Qualquer venda, suporte e setor de um negócio, vai ser atingido pelo CRM. Assim, tudo o que envolve a relação com o cliente, pode aproveitar de seus benefícios. Dessa forma, as empresas o usam para que consigam manter seus compradores e fidelizá-los.

homem e mulher sentados analisando gráficos no computador à sua frente
Legenda: O CRM pode ser usado por toda a equipe para controlar os dados. Imagem de senivpetro no Freepik.

Como funciona o CRM?

A sua função é guardar as informações de clientes atuais, ou seja, que tem um grande potencial de compra. Mas, também marca suas tarefas e os momentos que teve contato com a empresa por meio de:

  • Ligações telefônicas;
  • E-mails;
  • Visitas ao site.

Mesmo que pareça com uma lista de contatos, vai mais além e traz dados essenciais. Assim, ele cadastra os clientes, que pode ser feito via manual ou por exportação. Mas, também registra o histórico de compras, nomes, canais favoritos, endereços e números.

7 benefícios da gestão do relacionamento com o cliente

Compreender o consumidor e criar uma relação é o que gera satisfação nele. No entanto, apenas isso não é o suficiente para que ele se torne fiel à marca. Mas, quando esse processo é feito aliado a uma boa estratégia, traz essas vantagens:

  1. Planejamento estratégico inteligente;
  2. Controle dos follow-ups;
  3. Dá para acompanhar o desempenho;
  4. Aumenta as vendas;
  5. Traz força para a marca;
  6. Fornece uma visão maior do negócio;
  7. Ganha produtividade sustentável.

O CRM é uma estratégia escalável e que possui um ótimo desempenho. Contudo, nos dias atuais, as pessoas querem que o atendimento seja atencioso. Por isso, a maior vantagem do software é ajudar as empresas a oferecer esse conforto aos clientes.

Invista na sua estratégia

A ajuda que o software traz é ótima para dispensar o esforço manual da equipe. Então, o negócio pode progredir e as estratégias podem ser pensadas com mais tempo. Portanto, torna-se o momento para investir e se planejar com eficácia para conquistar os clientes.

Faça um plano personalizado

Um plano personalizado serve para atrair os consumidores com potencial de compras. Dessa forma, a ideia é criar mensagens adaptadas para suas necessidades ou características especiais. Ou seja, o objetivo é gerar valor no cliente.

1 – Como ter uma visão ampliada do negócio com o CRM?

O problema de grande parte das equipes de gestão é ter visão limitada do seu negócio. Por exemplo, não veem o seu redor, bem como, falta estratégia para tomar as decisões. Dessa forma, torna-se difícil de chegar até os resultados esperados e obter lucros.

Centralize as informações

Essa é a solução para que a equipe tenha acesso a todos os dados, em qualquer hora. Mas, também podem ver essas informações por meio de vários dispositivos diferentes. Assim, dá para alinhar os esforços com qualquer outra área e achar soluções rápidas.

2 – O que é produtividade sustentável no CRM?

Trata-se da capacidade de trabalhar sem causar danos para a saúde da equipe. Ou seja, a prática leva a impedir que os colaboradores dependam de:

  • Remédios;
  • Anestésicos;
  • Estimulantes.

A ideia é trabalhar sem estresse e não precisar lidar com a falta de tempo para outras atividades. Dessa forma, evita problemas como a síndrome de burnout, uma condição que afeta pessoas sob grande pressão. O software dispensa esse serviço cansativo.

Otimize o tempo da equipe

Com o CRM é possível ter uma enorme melhoria na comunicação da equipe. Assim, criar processos também torna-se eficiente e a produtividade aumenta. Mas, o seu aspecto principal é reduzir o trabalho excessivo que cansa os colaboradores e consome seu tempo.

homem usando o computador para analisar dados
Legenda: O CRM é um software que serve para armazenar vários dados sobre clientes. Imagem: de ArthurHidden no Freepik.

3 – Como controlar os follow-ups de venda com CRM?

Esse termo significa acompanhar, então, dentro das vendas, é o mesmo que seguir seus clientes. Ou seja, são feitas ações que dão a chance de levar os consumidores para avançar na compra. Dessa forma, pode ser feito de várias maneiras diferentes:

O uso do CRM ajuda a se pôr na frente de vários recursos para fazer esse acompanhamento de leads. Aliás, muitos colaboradores preferem não insistir em visitantes depois de alguns contatos. No entanto, estar presente em todos os passos é útil às vendas.

4 – Use a inteligência no planejamento estratégico com CRM

Planejamento estratégico é como um guia para chegar aos seus objetivos e fazer a empresa crescer. No entanto, ele usa dados bem simples para se trabalhar:

  • O quanto a empresa pode fazer;
  • Até onde chega com os recursos que possui.

As equipes precisam manter suas informações atuais, bem como, devem ser relevantes. Assim, tomar decisões e ter uma base para mudanças é preciso ser feito de forma esperta. Por isso, o software garante acesso a todos esses dados, por agir como uma central deles.

Guiar a tomada de decisões

Dá para tomar as decisões de forma bem prática com o uso do CRM. Assim, o planejamento estratégico inteligente precisa de histórico de compras e desempenho do setor. Com o software, todos poderão ver esses dados e pensar sobre eles.

Torna-se ideal para que as ideias sejam passadas de uma pessoa para a outra na equipe. Mas, também gera facilidade para criar sugestões que sejam úteis e resolvam problemas.

5 – Como acompanhar o desempenho em tempo real com CRM?

Um negócio pode não apresentar nenhum problema logo de cara. Então, suas fraquezas precisam estar sempre em discussão dentro da equipe. Assim, é preciso fazer análises ricas em detalhes e avaliar todas as informações a respeito.

Visão realista do negócio

O CRM é capaz de criar essa visão e também dá a precisão necessária do desempenho. Com todos os seus recursos, é possível chegar aos resultados que precisa para ter sucesso. Mas, ele mostra quais são as melhorias que precisam ser feitas.

É possível usar o software para fazer segmentos de clientes que tenham o mesmo comportamento ou interesse. Então, dá para direcionar os produtos e criar as estratégias certas. Contudo, ele irá mostrar a visão total, caso algo não funcione como deveria.

Métricas

Tem várias métricas que podem ser acompanhadas, seja para cada vendedor ou toda a equipe. Assim, dá para seguir oportunidades, valores da semana, taxas de conversão e até os motivos para a perda de vendas.

6 – Como aumentar as vendas e o ticket médio com CRM?

Pelo fato do sistema ajudar com a produtividade, planos e melhorar as vendas, ele já impulsiona os ganhos. Até mesmo o histórico de vendas pode ser usado para fazer crescer o negócio, já que mostra a direção certa.

Apenas fazer com que o cliente compre seus produtos ou serviços, não é o suficiente. A ideia é torná-los fiéis para que voltem sempre e o sistema é para isso, afinal:

  • Um cliente fiel tem maiores chances de voltar;
  • Com isso, tende a gastar mais com seus produtos.

Com isso, as empresas perdem menos tempo com publicidade e em resolver problemas. Fazer os consumidores voltarem é o ponto chave para que tenha os lucros que deseja.

homem e mulher sentados analisando dados no computador
Legenda: Com o CRM, a equipe consegue se tornar mais produtiva e saudável. Imagem de senivpetro no Freepik.

7 – A gestão de relacionamento como meio de fortalecer a marca

Com o CRM é possível converter leads em clientes de forma fácil. Mas, todos os seus pontos positivos são o que levam a dar força para o negócio. Por exemplo, qualquer problema que surja, deve ser resolvido de forma rápida e eficaz.

Branding

Significa a forma que a sua marca é vista dentro do mercado. Ou seja, pode ser por clientes ou pelos concorrentes, bem como, apenas observadores. Assim, é uma gestão que leva o seu negócio a ser mais:

  • Desejado;
  • Positivo.

O seu conceito é que toda marca precisa de um planejamento, além de estrutura. Mas, também deve ser bem gerida e promovida para chegar aos outros. Dessa forma, o software pode ajudar com esse posicionamento, por fazer o negócio trabalhar de maneira fácil.

Quais os principais tipos de gestão do relacionamento?

Existem dois tipos de CRM, no entanto, um se volta para grandes empresas. Enquanto o outro, possui foco total para os pequenos negócios. Contudo, cada um tem aspectos especiais, com o objetivo de atender necessidades e tem:

  • Enterprise;
  • PME.

Um dos focos da Enterprise é a personalização, que ajuda a suportar as demandas de grandes empresas. Quanto a PME, são ótimas para quem precisa de mobilidade e agilidade. Assim, o seu sistema tem menos opções para configurar e é simples.

Ferramentas do mercado

Dá para aplicar o CRM com outras técnicas, como o funil de vendas. Portanto, não precisa se limitar a apenas os tipos de software que existem. Tem várias ferramentas que podem ser usadas para trabalhar e ter bons resultados com elas.

Como aplicar a gestão de relacionamento em 4 passos?

Por ser um software versátil, ele pode servir para várias estratégias diferentes. Mas, tem algumas etapas a seguir que são bem eficazes:

  1. Faça um atendimento que encante os clientes;
  2. Analise as métricas e os indicadores-chave;
  3. Defina suas estratégias;
  4. Use o customer success (sucesso do cliente).

Todas essas fases são essenciais para que os seus resultados sejam lucrativos. Por exemplo, o sucesso do cliente tem a ver com ele tirar grande proveito de seu produto. Muitas vezes, ele usa apenas o básico e não sabe quais outras soluções têm.

Esse detalhe pode ser resolvido de forma fácil e eficaz. Assim, todas as informações que estão no sistema, servem para prever algum problema. Portanto, os usuários vão descobrir que seus produtos ou serviços também servem para outras urgências.

O seu negócio precisa de gestão de relacionamento com o cliente?

Nem sempre o uso do CRM será uma solução para os problemas do seu negócio. Mas, vários casos conseguem se adaptar a ele e vê-lo como uma forma de resolver tudo. Assim, para saber se a empresa precisa desse tipo de software, levante questões como:

  • Há conquista de novos clientes?
  • Os processos estão alinhados com as vendas?
  • A relação com os leads é boa?
  • Leva tempo para achar dados?
  • Não tem uma equipe ágil?

A falta de organização com as informações que são importantes, também é um motivo para usar o sistema. Os relatórios precisam ser precisos, para achar os lados fracos e fortes do negócio. Ou a empresa sempre irá apresentar um desempenho abaixo do esperado.

Equipe ágil

Sua equipe precisa ser ágil e levar menos tempo para achar os dados que deseja. Além disso, o sistema serve para evitar uma relação genérica com seus clientes. Assim, evita enviar mensagens iguais, falar sobre os mesmos produtos e não oferecer soluções novas.

laptop mostrando uma tela de atualização de software
Legenda: O CRM pode ser o que a sua empresa precisa para se organizar e lucrar mais. Imagem de rawpixels.com no Freepik.

Como escolher o melhor CRM para o seu negócio?

Existem algumas etapas para garantir que tome a decisão certa. Por exemplo, começa pela avaliação dos processos internos feitos na empresa. Então, algumas questões básicas precisam ser levadas em conta, como:

  • Porte da empresa;
  • Quantidade de funcionários;
  • Vantagens em usar o sistema.

Quando responder essas perguntas, saiba que o software precisa ter algumas qualidades. Depois, procure pelo máximo de simplicidade que ele possa oferecer e faça os testes. Assim, saberá se ele cumpre o prometido e se as funções são o que está a procura.

3 características de um bom CRM

Todo sistema de gestão de relacionamento que seja bom, precisa ter integração, personalização e guardar dados. Deve servir para entregar relatórios e ser fácil de acessar. No entanto, o ideal é que ele possa oferecer:

  • Computação em nuvem;
  • Tarefas com automação;
  • Poder se conectar com outros aplicativos. 

Para fazer sua escolha, tenha em mente sobre como ele será usado no dia a dia. Mas, não esqueça quais são os recursos necessários para criar a linha de corte. Por fim, use as ferramentas que já tem maior uso dentro do mercado.

Adapte o CRM à sua realidade

De início, aposte naqueles modelos que sejam mais simples. Depois, pode começar a investir em sistemas maiores e com mais recursos. Assim, a empresa e a equipe podem entender melhor e aprender a trabalhar no software, conforme o negócio cresce.

Como implementar a estratégia no seu negócio?

O uso do CRM precisa ser feito com um bom plano, junto com a execução ideal. Por isso, é preciso usar da paciência e bastante treino. Contudo, os melhores sistema de gestão de relacionamento que podem ser vistos são:

  • Salesforce;
  • Pipedrive;
  • ZohoCRM.

Tem alguns outros que podem servir para fazer os testes dentro da empresa. Caso queira, pode ver como todos funcionam e ver qual a sua equipe se adapta com mais agilidade. Afinal, precisa gerar conforto para que os benefícios possam trazer sucesso.

Seja o primeiro a ser notificado, sempre que um novo artigo ser publicado

Deixe uma resposta

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes