Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Habilidades de comunicação: como podem ser potencializadas de forma fácil?

As habilidades de comunicação melhoram a sua forma de transmitir uma mensagem e são capazes de te fazer conquistar o interlocutor, então, saiba tudo sobre o tema.

Melhorar suas habilidades de comunicação pode ser uma das maneiras eficazes de otimizar suas estratégias de marketing e vendas. Dessa forma, pode ser uma boa técnica para atrair clientes novos para sua marca e faz com que você ainda melhore a conversão.

O que são habilidades de comunicação?

As habilidades de comunicação são alguns “hacks” ou técnicas que podem ser usadas para ter conversas mais precisas e eficientes. Desse modo, pode-se destacar como formas para comunicar-se melhor:

  • perguntas;
  • uma boa escuta;
  • informar o interlocutor.

Em geral, essas habilidades trazem diversas vantagens para quem as desenvolvem. Por isso, veja a seguir mais detalhes sobre os benefícios de se comunicar com mais clareza.

Habilidades de comunicação: a imagem mostra duas pessoas
As habilidades de comunicação podem tornar um diálogo em algo muito mais simples e direto. Imagem de luis_molinero em Freepik

Quais são as vantagens de desenvolvê-las?

Desenvolver boas habilidades de comunicação pode ser interessante para gerenciar um time de vendas para agências, por exemplo. Contudo, não traz apenas benefícios para a sua vida profissional, mas também para:

  • conversas do dia a dia;
  • fazer compras;
  • atingir objetivos.

Você consegue se tornar mais produtivo com uma comunicação direta. Por isso, não deixe de ler todos os detalhes dessa matéria até o fim e saiba os benefícios de desenvolver uma comunicação clara para sua vida.

Melhore sua persuasão

As habilidades de comunicação podem melhorar ainda mais a persuasão na sua fala. Então, pode ser um diferencial para te fazer vender mais com marketing digital ou para conseguir se tornar um consultor de vendas completo.

Como melhorar suas habilidades de comunicação na prática?

É preciso trabalhar suas habilidades de comunicação e seguir algumas dicas para melhorá-las pode ser um ponto de partida. Por isso, veja a seguir alguns aspectos que vão te ajudar nesse quesito e não perca tempo em colocá-los em prática.

1. Ouça mais

Para conseguir evoluir na sua comunicação com os outros, é ideal praticar a arte da escuta. Afinal, ser um bom ouvinte te faz entender bem melhor as pessoas ao seu redor e ainda mostra o valor que você dá para aquela interação, seja quem for o seu interlocutor.

2. Não fale junto do interlocutor ou o interrompa

Existem algumas coisas que deve evitar sempre ao manter um diálogo com outra pessoa. Por isso, jamais faça o que está na lista a seguir:

  • falar junto do interlocutor;
  • interromper a outra pessoa;
  • mostrar que quer controlar o diálogo.

As atitudes acima podem mostrar ao próximo que o que ele fala é irrelevante e que você tem mais a oferecer. Com isso, o outro pode se sentir desrespeitado e entender que suas interações não tem credibilidade alguma.

3. Parafraseie o outro agente do diálogo

Você pode usar uma das habilidades de comunicação para prestar atenção em trechos importantes da fala do outro indivíduo. Desse modo, será fácil parafrasear o mesmo, mas sempre mantenha o foco para não usar essa técnica em excesso, o que pode ser chato.

Confirme que prestou atenção

Para situações onde é preciso ter certeza do que o interlocutor falou para você, a paráfrase pode ser uma boa habilidade a se explorar. Afinal, essa tática pode fazer com que a pessoa sinta-se importante e ouvida.

Habilidades de comunicação: a imagem mostra pessoas
As habilidades de comunicação podem te tornar um consultor de vendas completo. Imagem de Freepik

4. Pratique a escuta ativa

A escuta ativa é uma das habilidades mais importantes na hora de se comunicar com alguém. Isso porque, essa técnica consiste em sempre reforçar que está atento à fala do outro e sempre responder tudo no diálogo de acordo com o que o mesmo vai dizer.

5. Olhe sempre para a pessoa

Outra dica que pode parecer boba, mas que faz total diferença em uma conversa é fazer sempre contato visual com o seu interlocutor. Dessa forma, ao olhar nos olhos da pessoa, é mais fácil que ela se sinta mais aberta e tenha mais confiança em você.

6. Crie metas para a conversa

Aqui vai uma dica pouco usada, mas que também pode influenciar na forma como os outros te veem. Em suma, a técnica é ideal para usar no seu trabalho, já que consegue oferecer bons resultados, pois o diálogo será mais rápido, produtivo e direto.

Foque no diálogo

O ideal é que você sempre saiba aonde quer chegar ao conversar com outra pessoa. Então, não será necessário nenhum rodeio, manterá o seu foco e o do interlocutor no diálogo que está em andamento.

7. Inclua sempre o seu interlocutor

Essa dica é ideal para uso enquanto oferece ou apresenta alguma solução de problemas para a outra pessoa. Desse modo, mesmo que o foco da conversa seja ensinar algo para que o mesmo desenvolva, use o termo nós, para criar laços com a pessoa e evitar receios.

8. Tenha respeito em situações delicadas

Mesmo que a pessoa do outro lado da linha seja difícil de lidar, sempre mantenha a sua educação e o respeito pelo próximo. Desse modo, encoraje o outro a participar da conversação e jamais adote uma postura arrogante ou agressiva, por exemplo.

Perguntar mais pode ajudar nas suas habilidades de comunicação?

Fazer perguntas pode ser bem chato, mas essa é uma das habilidades de comunicação mais eficientes que você pode usar e desenvolver.

Afinal, é com as perguntas que consegue sanar todas as suas dúvidas sobre algo, até para atender melhor os seus clientes. Por isso, não tenha vergonha de fazer o máximo de questionamentos possíveis para apresentar uma solução eficiente à pessoa do outro lado.

Atente-se também ao tom de voz

Levantar o tom de voz, seja qual for a situação, pode comprometer toda uma conversa e uma comunicação com outras pessoas. Portanto, trabalhe a sua paciência sempre que possível, principalmente se trabalhar com atendimento direto ao público, por exemplo.

Não é só a mensagem que importa

Vale destacar que não é só a mensagem que deve ser clara para o seu interlocutor. Então, trabalhe formas de transmitir o que você deseja de forma simples, branda e com a maior calma possível a quem está do outro lado.

Atenção à sua postura também

O modo como você se porta durante um diálogo também merece atenção e cuidado redobrado. Portanto, mantenha a sua postura confiante, mas jamais use isso para se sobressair aos demais, pois isso pode deixar as pessoas mais fechadas para a conversa.

Faça sempre críticas objetivas

Durante o trabalho, é comum que precise elogiar ou criticar outras pessoas, principalmente se você for o líder de uma determinada equipe. Nesse sentido, seja sempre objetivo quanto ao que deseja falar ou apontar nos outros.

Habilidades de comunicação: a imagem mostra pessoas conversando
As habilidades de comunicação podem te fazer um bom líder dentro das empresas. Imagem de Freepik

Cuidado com as palavras

Ser direto não significa disparar palavras de qualquer jeito ou adotar uma postura de superioridade. Então, cuidado com as palavras que vai usar na conversa e jamais leve as críticas para o lado pessoal.

Mudanças são um processo

Vale destacar ainda que essas mudanças e o desenvolvimento de suas habilidades de comunicação são um processo. Desse modo, é impossível que consiga adotar uma postura mais comunicativa da noite para o dia.

Dê exemplos ao argumentar

Use exemplos durante a sua argumentação para evitar rodeios na hora de explicar ou abordar algum tema em questão. Assim, você consegue ser melhor compreendido e ainda consegue captar a atenção de quem te ouve, por exemplo.

Não fique sempre na defensiva

Evite ficar na defensiva durante um diálogo e trabalhe formas para não ter tal atitude de forma inconsciente. Com isso, você fica mais aberto a ouvir argumentações de outras pessoas e se abre mais para analisar pontos importantes da conversação.

Saiba quando silenciar

Outra dica valiosa é saber qual é o momento exato de calar-se e ouvir a outra pessoa. Além disso, saber quando silenciar é também valioso para conseguir argumentar diante de determinada fala da outra pessoa que está em um diálogo contigo.

A empatia pode ajudar em suas habilidades de comunicação?

Trabalhar a empatia é algo que, sem dúvida, irá melhorar as suas habilidades de comunicação. Isso porque, o termo consiste na ação de se colocar no lugar do outro e tentar compreender a dor que o mesmo sente, sem julgamentos e aberto à ajudar.

Faça um script para te ajudar

Fazer um script para de guiar nas conversas pode ser algo interessante, embora possa soar estranho para muita gente. Portanto, sempre tenha pautas em mente ou no papel para saber como retomar o diálogo, caso a conversa fique morna ou se desvie do foco principal.

Fale de acordo com seu interlocutor

Sempre trabalhe formas diferentes de falar com as pessoas, de acordo com a sua faixa etária, interesse ou necessidade. Afinal, um bom comunicador consegue se adequar ao assunto e com alguns sinais, entender qual a melhor forma de conversar com alguém.

Seja sempre positivo

Mantenha a positividade constante durante um diálogo, principalmente se o seu trabalho envolver atendimento direto ao público. Desse modo, a experiência da pessoa com a sua marca também será positiva, o que ajuda a fidelizar aquele indivíduo.

Peça feedbacks sempre que possível

Sempre solicite feedbacks aos seus clientes ou leads ao fim de um diálogo. Com isso, você também consegue otimizar suas habilidades de comunicação para ter os melhores resultados com o público.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes