Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Ações de relações públicas: Como proteger a imagem da sua empresa

As ações de relações públicas são as responsáveis por gerir a imagem de uma empresa em períodos de crise, por isso, são importantes em qualquer contexto

As ações de relações públicas servem para proteger e melhorar a imagem da sua empresa perante o público. Elas são usadas para recompor o nome do seu negócio e blindar seu empreendimento de opiniões negativas em casos de uma crise de marca.

O que são ações de relações públicas?

Ações de relações públicas são um conjunto de estratégias que são usadas em casos de ataque à imagem de um empreendimento. Por isso, elas são muito relevantes para manter a comunicação da empresa de forma positiva e impactante.

É possível melhorar a reputação de uma marca de maneira simples, na diminuição das impressões negativas e no aumento da sua visibilidade positiva. Portanto, se elas forem bem feitas, essas ações irão consolidar a reputação do seu negócio no mercado.

Ao desenvolver um bom plano de ação, como resultado, a empresa construirá uma relação de confiança com o público. Dessa forma, você atingirá novas pessoas, além de atrair clientes e transformá-los em promotores da sua marca na web a longo prazo.

Quais são os objetivos das ações de relações públicas?

O objetivo das ações de relações públicas é encontrar formas mais eficientes de melhorar a imagem de uma empresa. Entre os objetivos mais comuns das relações públicas estão:

  • obter a confiança do público;
  • melhorar a relação com a imprensa;
  • chegar a um novo grupo de pessoas;
  • aumentar o nível de transparência.

É importante salientar que esses objetivos tendem a potencializar as vendas, já que o encantamento de um novo público permite conquistar novos clientes.

Qual é a importância das ações de relações públicas?

As ações de relações públicas geram uma imagem corporativa positiva, daí a sua importância. Mas, para alcançar isso, a empresa precisa aplicar seus três pilares básicos que envolvem a aparência, comportamento e a comunicação entre os colaboradores.

Em relação a aparência, a organização pode escolher um uniforme casual ou mais formal, porém, também pode permitir o uso de trajes informais que sigam um “dress code”.

A depender do ambiente e da imagem que quer passar, mais padrões podem ser definidos. Como em um banco, por exemplo, onde o diálogo não permite o uso de gírias e tanto o comportamento como o estilo das roupas passam confiança e seriedade.

Qual a importância da imagem corporativa de uma empresa?

Ter uma boa imagem corporativa passa uma mensagem congruente para seus clientes. É por isso que todo o ambiente da empresa deve ser compatível com o mercado no qual está inserido o seu público-alvo.

Uma vestimenta mais casual pode ser uma boa ideia para uma startup, enquanto para uma corretora de investimento talvez não seja a melhor escolha. Por isso, é importante entender que cada contexto exige um tipo adequado de se vestir.

Como tornar a imagem da empresa um diferencial?

Toda empresa quer se destacar no mercado, e é por isso que a imagem corporativa pode ser um grande diferencial. Investir na própria reputação é um dos pilares para obter sucesso e isso pode ser feito já no primeiro momento.

Clientes também compram por causa de fatores emocionais, dessa forma, trabalhar no visual do seu negócio tem muita importância. Entretanto, além da escolha da vestimenta, invista também nas habilidades de comunicação dos seus colaboradores.

L0Iv7tWvh2z3YzO
Ações de relações públicas envolve a imagem e a forma como os colaboradores se comunicam  – Imagem de Anna Shvets no Pexels 

O que é preciso para elaborar ações de relações públicas?

Para criar ações de relações públicas é preciso conhecer a empresa, o público-alvo e as suas demandas. Ademais, é necessário fazer uma avaliação geral para ter uma ideia de quais segmentos é preciso focar e definir metas como, por exemplo:

  • investir em uma boa assessoria de imprensa;
  • criar parâmetros de gerenciamento de crise;
  • divulgar um novo serviço/produto no mercado;
  • estabelecer um relacionamento de qualidade com o público;
  • produzir conteúdo para desenvolver uma boa imagem;
  • mensure e acompanhe resultados.

Também é importante conhecer os canais por onde seus clientes se comunicam, assim, você saberá como encontrar o tom mais adequado para a criação de campanhas que permita aumentar o engajamento do seu público.

O planejamento das ações de relações públicas é de extrema importância para as marcas atualmente. Pois, com o avanço da internet, o mercado está cada vez mais competitivo e para obter sucesso é preciso adotar uma postura estratégica.

Assessoria de imprensa

Criar relações entre canais de informação e o seu empreendimento, pode ser feito por uma assessoria de imprensa, pois ela elabora atividades que compõem a comunicação de uma empresa de forma personalizada.

Ela também pode servir para moderar críticas sofridas, o que acontece em períodos com casos de gerenciamento de crises.

A assessoria é a responsável por cultivar boas relações com a imprensa, assim, quando o relacionamento com o público e a transparência se tornam prioridades de uma empresa, as pessoas conseguem enxergar isso a ponto de querer fazer parte da sua história.

Gestão de crise

Gestão de crise é um dos métodos das ações de relações públicas que visa minimizar os impactos derivados de problemas no processo de uma empresa. Contudo, lidar com esses fatores é uma tarefa mais complexa do que no passado. 

Por isso, aprender a gerir crises é uma das técnicas mais importantes, portanto, listar os cenários negativos que a sua empresa pode passar no ano faz parte de um bom planejamento, bem como manter a calma e não divulgar informações precipitadas.

Relacionamento com o público

É possível dividir uma ação de relacionamento em pelo menos duas categorias, o público interno (colaboradores da empresa) e o público externo (clientes, leads).

Para construir um bom relacionamento com esses públicos, é necessário fazer um bom uso do networking. Além disso, ter uma plataforma para receber feedback e sugestões pode ser uma boa ideia.

Produção de conteúdo

A estratégia de conteúdo de uma empresa pode se basear no posicionamento da marca. Por isso, a produção de conteúdo também está diretamente ligada às ações de relações públicas. 

Canais de divulgação nas redes sociais, inserções na imprensa e blogs fazem parte dessa estratégia de gestão de relações públicas.

n5fuDKOGg5jRtewgwAeLuElzrAUT56vrGgO0IMjBqT7I6XUDQZ 5OhEQhi5qMgY9cW 1z3JVGvuu9CZ7ARz4eqAIjuWhJmFF4itm4R3fsBwbLAGUD79HBABFOt3ets8Untdo6HmTi03iS37FYTCCIFk
As ações de relações públicas protegem a reputação da sua empresa – Imagem de Photomix no Pixabay

Quais são as melhores estratégias para ações de relações públicas?

Para elaborar ações de relações públicas, as melhores opções envolvem táticas como eventos, press kit e press release. Confira algumas dessas estratégias que compõem as relações públicas e a função de cada uma logo abaixo.

Eventos

Fazer eventos é uma estratégia que também faz parte desse relacionamento, pois são momentos importantes que favorecem os seguintes fatores:

  • geração de networking;
  • maiores chances de inserção na mídia;
  • conteúdo para redes sociais.

Isso pode servir como um meio de conseguir outros contatos importantes, mas existem formas de tornar o convite mais interessante por meio de uma estratégia de press kit.

Press kit

O press kit, ou kit de imprensa, é um conjunto de objetos que são usados para divulgações, assim, melhoram as campanhas de marketing ao lançar novos produtos. Alguns dos itens que costumam compor o press kit são:

  • uma caixa ou envelope para envio;
  • o produto oferecido pela empresa;
  • brindes relacionados com a ação.

O release é um dos vários elementos que devem ser incluídos no kit, já que ele será o responsável por apresentar todo o material, estratégia e objetivo daquele envio.

Agora que você já sabe da importância das ações de relações públicas para o seu negócio, é o momento de avaliar a sua reputação e criar seu planejamento de imagem.

Press Release

O press release, também conhecido como boletim de imprensa, é um tipo de matéria no formato jornalístico enviado para membros da mídia. Ele trata sobre uma novidade ou um assunto de interesse do público como, por exemplo:

  • lançamento de produto;
  • escândalos envolvendo a empresa;
  • posicionamento de marca;
  • divulgação de campanhas;
  • inaugurações ou fechamentos;
  • outros acontecimentos marcantes.

Nesse tipo de texto é preciso construir um conteúdo rico para conseguir captar a atenção da imprensa, que é o público-alvo desse material. Além disso, o conteúdo deve seguir o lead jornalístico a fim de garantir boas ações de relações públicas.

O que é um lead no jornalismo?

O lead é a estrutura de um texto ou parágrafo, responsável por responder perguntas a fim de contar uma história breve. Desse modo, o lead deve responder algumas perguntas, tais quais:

  • o quê?
  • quem?
  • onde?
  • quando?
  • como?
  • por quê?

Esse tipo de formato facilita a compreensão do jornalista ao ler, junto aos veículos de mídias que ainda podem publicá-lo na íntegra em alguns casos.

Os leads dos textos de notícia pedem a  inclusão de todas as informações essenciais para o leitor, nas duas ou três frases primeiras frases. Além disso, também é necessário a presença das perguntas acima.

Saiba mais sobre o lead

O lead é preciso ser feito de maneira objetiva, por isso é indicado fazer com que as informações relevantes fiquem no início de cada parágrafo. Pois, pode haver um desvio da atenção do leitor se no decorrer do texto houver intercalações exageradas.

Tente levar o leitor para o ponto central da informação sem tentar transformar seu lead em algo muito exótico ou engraçado, pois essa temática não é fácil de ser atingida e pode prejudicar o seu texto.

0QUlVBqaCZmXihQSgdOKB kr5rtN8MYolShq O4Vp5 NV wW7It2iwMSlMxqklbwC qgNh6osG8a7aqofFTHuBP7CoK0ugfuY81qgVH1uEvsP6u8IYAOzDvevSU C3To336q7foCgAyMe it8QXY5d8
Para obter resultados com as ações de relações públicas todos os setores da empresa precisam trabalhar em conjunto – Imagem de Fauxels no Pexels  

Vale a pena investir em ações de relações públicas no seu negócio?

O investimento em ações de relações públicas vale muito a pena, pois o potencial de uma empresa está ligado à sua imagem. Assim, a sua aplicação promove os valores da marca e fortalece a relação com o seu público-alvo, a fim de gerar mais confiança. 

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes