Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O que é planejamento tático e qual é a sua importância?

O planejamento tático é crucial para o sucesso dos negócios, então, saiba tudo sobre o tema e aprenda a aplicar na sua marca de forma fácil, para se destacar no mercado.

Planejamento tático é uma etapa de um plano empresarial que ocorre entre a estratégia e a ação em si, diante de uma situação de mercado. Então, é preciso entender como fazer da forma correta, bem como a importância para o sucesso de uma marca em um segmento.

O que é planejamento tático?

O planejamento tático é uma etapa do plano de uma empresa que traça o caminho ideal para colocar suas estratégias em prática. Nesse sentido, é uma fase que intermedeia as ideias e a prática de uma tática no mercado.

Quais são os tipos de planejamento?

De modo geral, existem três tipos de planejamento, que merecem destaque e você precisa entender para aplicar em seu negócio. São eles:

Na última etapa, é criado um plano de ação para tirar o melhor proveito das fases anteriores. Assim, é uma forma de garantir ainda mais eficácia em uma situação em que precisa agir com cautela.

O que é planejamento tático e qual é a sua importância?
O planejamento tático é uma etapa do plano de uma empresa que serve para trilhar o caminho certo a se percorrer. Imagem de @cookie_studio em Freepik

Como funciona o planejamento tático?

O planejamento tático funciona como um elo que une a etapa da estratégia com o plano de ação, de forma que uma leve a outra à eficácia. Nesse sentido, possui alguns elementos básicos que o compõem, como você pode ver mais adiante.

Quais são seus elementos?

Existem alguns elementos que servem como base para um bom plano de marketing ou de qualquer outro tipo voltado aos negócios. Assim, pode-se destacar:

  • a alocação de recursos;
  • a criação de metas;
  • o prazo para as mesmas, por exemplo.

Ainda assim, esses e outros pontos merecem uma atenção especial, e você precisa entendê-los mais a fundo. Veja a seguir alguns pontos-chave em cada um desses elementos.

Defina metas e objetivos

Como toda tática, é ideal criar metas para a sua estratégia ter melhor proveito. Contudo, também é crucial criar objetivos intermediários também, que podem conter:

  • metas de vendas;
  • aumento de lucro;
  • expansão no mercado.

Dessa forma, é preciso identificar essas metas para alinhar tudo de forma estratégia em situações como a criação de produtos, por exemplo.

Alocação de recursos

No decorrer desta etapa, é crucial definir quais recursos são precisos para atingir os objetivos e metas já previstos. Desse modo, isso pode incluir pessoal, orçamento, equipamentos e tecnologia, por exemplo.

Defina táticas e estratégias

As táticas são criadas para orientar as ações exigidas para atingir os objetivos do seu plano. Portanto, isso envolve a escolha de uma abordagem de vendas, bem como maneiras de fazer seu marketing, as vendas em si, operações ou criação de produtos.

Seja realista nas metas

Cada objetivo tático deve ser mensurável e fácil de quantificar, para que você possa acompanhar todo o processo, do início ao fim, bem de perto e avaliar tudo de maneira objetiva. Assim, é mais fácil atingir o sucesso e a aplicação certa da sua tática.

Cronograma e prazos

Essa etapa de criação de um plano tático deve incluir um cronograma com prazos claros para a conclusão de tarefas e metas. Afinal, isso ajuda a manter o foco e a disciplina ao implantar tudo na sua empresa.

O que é planejamento tático e qual é a sua importância?
O planejamento tático é um elo que une a etapa estratégica da fase prática. Imagem de pressfoto em Freepik

Qual é a importância do planejamento tático?

O planejamento tático possui um papel crucial em uma empresa e oferece vantagens, como melhor uso de pessoal e recursos, por exemplo. Contudo, cada um dos pontos positivos que ele traz possuem um sentido. Veja adiante detalhes sobre eles.

Alinhe sua equipe

Um bom plano tático assegura que as ações e metas de curto prazo estejam alinhadas com os objetivos estratégicos de longo prazo, além de uma equipe que entenda e vista a camisa da empresa com prioridade em cumprir todas essas metas.

Assim, isso ajuda a garantir que a marca siga na direção desejada, definida em seu plano via reuniões ou outra forma de contato.

Melhore seu foco

O plano tático ajuda a definir o que é prioridade nas ações e focar os esforços em áreas-chave que vão guiar a empresa para o sucesso geral. Portanto, é crucial saber como aplicar cada etapa do jeito certo.

Otimize seus gastos

Ao alocar recursos eficazmente, a tática ajuda a evitar desperdícios e a otimizar a eficiência das fases de operação do seu plano.

Melhore sua reação a mudanças

Como o ambiente de negócios está em constante evolução, a etapa tática permite que a empresa seja ágil e se adapte a novas situações. Por isso, você precisa ser flexível e ter uma rota alternativa para sua tática.

Avalie o desempenho

A mensuração do progresso em relação às metas táticas fornece dados valiosos para avaliar como a sua tática se sai na prática. Por fim, a tomada de decisões também fica melhor com um plano eficaz e que pense em tudo.

O que é planejamento tático e qual é a sua importância?
O planejamento tático é crucial para o sucesso de uma marca em um segmento de mercado. Imagem de senivpetro em Freepik

Onde aplicar o planejamento tático?

É possível aplicar o planejamento tático em diversas esferas de negócios e, na prática, existem alguns exemplos de sucesso. Veja a seguir e inspire-se.

Empresas de varejo

Uma rede de varejo pode criar metas táticas para abrir um determinado número de novas lojas em uma região específica nos próximos dois anos. Assim, isso envolve alocar recursos para locais, pessoal e marketing.

Ramo de tecnologia

Para marcas de tecnologia, é possível definir como meta tática lançar três novos produtos inovadores nos próximos 18 meses. Mas, isso requer alocação de recursos para pesquisa e criação, design e marketing.

Redes de ensino

Uma universidade pode definir, por exemplo, como objetivo tático aumentar o número de matrículas em programas de pós-graduação em 15% nos próximos três anos. Então, a tática envolve estratégias de recrutamento, bolsas e parcerias, para melhor resultado da campanha.

Vale a pena investir em planejamento tático?

O planejamento tático possui um papel crucial na gestão, o que permite que elas atinjam suas metas de forma eficaz, então vale, sim, a pena investir. Por fim, estude mais sobre o tema e aplique no dia a dia da sua marca, para atingir o sucesso de maneira rápida.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes