Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Como as metas SMART podem te ajudar a melhorar o desempenho da sua empresa e equipe

As metas SMART são um jeito eficiente de traçar objetivos, sejam pessoais ou profissionais. Isto porque, a falta de estratégia ao criá-los, pode ser tão ruim quanto não fazê-los. Então, ao aplicar essa técnica é possível ter os resultados esperados.

O que são metas SMART?

Trata-se de uma sigla em inglês para específica, mensurável, atingível, relevante e temporal. Nesse sentido, tais palavras indicam requisitos na hora de criar uma meta. A ideia, portanto, é ter uma estratégia inteligente, como o nome sugere, para:

  • Crescimento individual;
  • Melhoria de resultados empresariais;
  • Fortalecer o trabalho em equipe.

Pode parecer novidade, mas o termo para se referir a objetivos inteligentes surgiu em 1981. Aliás, George T. Doran o citou pela primeira vez, mas houve muitas adaptações depois. Com isso, as letras A e R podem ter mais de um significado.

Como funcionam as metas SMART

A ideia principal é envolver todos que farão parte do processo de alguma forma. Dessa forma, cada membro da equipe fica ciente do seu papel e pode contribuir também. Tais metas, então, funcionam com um checklist para verificar as etapas concluídas.

ilustração de um gráfico de colunas e, um homem com um pincel branco, faz uma seta em cima da figura
Legenda: As metas SMART ajudam no planejamento das empresas. Imagem de Rawpixel no Freepik.

Aprenda sobre o que é uma meta específica

Com a definição do que se deseja alcançar, é preciso que todos os envolvidos tenham clareza. Nesse sentido, a meta específica está ligada à exatidão e não a termos genéricos. Por exemplo:

  • Vender mais;
  • Arrecadar um valor 15% superior ao mês anterior.

No primeiro caso, trata-se de um conceito amplo, já que “vender mais” significa muitas coisas. Por outro lado, a definição do percentual de quanto se deseja arrecadar é específica. Aliás, um conceito abstrato deixa a equipe perdida e é mais difícil de alcançar.

Perguntas que uma meta específica deve responder

A fim de direcionar a construção desse objetivo, deve-se fazer algumas questões. Isto porque, as perguntas vão dar clareza aos envolvidos nas metas SMART. Assim, são elas:

  • “O que se quer alcançar com a meta?”
  • “Quem será responsável por ela?”
  • “Onde se realizará?”
  • “De que forma será conquistada?”
  • “Por que deve-se segui-la?”

Com tais dados, cria-se mais sentido quanto ao motivo de agir de certa maneira. Dessa forma, há maior engajamento e empenho por parte da equipe. Isto porque, um dos grandes obstáculos para alcance de metas é a falta de organização.

O que é uma métrica mensurável nas metas SMART?

Trata-se de algo que se consegue medir e avaliar para saber a evolução do processo. Apesar de parecer algo óbvio, nem todas as ações dentro de corporações podem ser medidas. Nesse sentido, é possível notar quando se alcançou uma meta mensurável

Ela possui método para ser atingida e prazo para isso também. Assim, fica mais fácil acompanhar o seu andamento e saber a hora certa de agir. Caso isso seja preciso.

Como criar uma meta mensurável

Um objetivo com boa estrutura precisa responder a três perguntas básicas. Então, “qual o resultado que se espera?” é a primeira delas. Além disso, “Quanto tempo é necessário para alcançá-la?” é outra indagação importante.

Há, também, a questão “como se medirá esse resultado?”. Dessa forma, as respostas para tais perguntas vão nortear a forma para medir o objetivo. Logo, elas são essenciais em todo o processo.

Como funciona uma meta atingível?

Tão importante quanto ser específico e mensurável é ter um ideal possível. Isto porque, para criar metas SMART é preciso focar em algo alcançável. Um objetivo realista, portanto, evita frustrações e a sensação de trabalho em vão.

Muitos projetos ficam ótimos no papel, mas não são viáveis na prática. Nesse sentido, a ideia é rascunhar o máximo de informações possíveis para evitar esse caminho de frustração. 

Seja realista ao criar uma meta

Para focar em ideais alcançáveis, é crucial levantar algumas perguntas. Dessa forma, caso haja dificuldade em respondê-las, fica evidente que há problemas à vista. Então, são elas:

  • “Com base no histórico, é possível atingir a meta?”;
  • “O que os colaboradores envolvidos pensam a respeito?”.

Uma meta atingível é construída de vários fatores. Nesse sentido, mesmo com muito empenho da equipe, pode-se levar mais tempo para chegar lá. Assim, as experiências com as anteriores são uma boa forma de mensurar isso.

mulher escrevendo em post-its que estão espalhados em um quadro grande à sua frente
Legenda: Traçar metas realistas é essencial para evitar a frustração de seu time. Imagem de pch.vector no Freepik.

O que é uma meta relevante dentro do conceito SMART?

É aquela que causa um efeito direto sobre o negócio, algo notável. Isto porque, a equipe precisa sentir a importância desse movimento ou não será prioridade. Por exemplo, o aumento da arrecadação em 15% em relação ao mês anterior.

Com o alcance desse objetivo, toda a empresa terá benefícios, inclusive os operários. Desse modo, metas SMART ganham a adesão da equipe porque seu valor é algo notável. 

Indicadores e metas relevantes

A fim de traçar objetivos que envolvam os funcionários, vale observar alguns aspectos. Então, há certas perguntas cujas respostas mostram a importância do projeto, por exemplo:

  • “De que forma a empresa será impactada?”
  • “A meta é vista como relevante por todos os envolvidos?”
  • “O momento é oportuno para ir em busca disso?”
  • “Alguma prioridade sofrerá prejuízo pela meta?”

Uma boa maneira de medir se o objetivo é viável, é observar os indicadores. Ou seja, dados sobre o faturamento, o lucro e o número de clientes. Assim, caso haja impacto em tais dados, sabe-se que é uma meta relevante.

A importância da métrica temporal

Caso a meta não tenha um tempo definido para ser atingida, fica fácil esquecê-la. Nesse sentido, ela deixa de ser prioridade diante de outras funções do dia a dia. Logo, para evitar que isso ocorra, é preciso ter um prazo para o alcance do ideal.

Períodos muito longos também podem atrapalhar o processo. Isto porque, aumenta-se as chances de surgirem obstáculos que dificultem sua conclusão. Então, o ideal para as metas SMART é definir o término em alguns meses, no máximo.

Determine o prazo para realizar suas metas

Estipular um período que seja viável para todos os envolvidos é crucial dentro desta ótica. Prazos irreais, portanto, são um dos grandes motivos de desistência de metas. Sejam eles muito curtos ou longos demais. Assim, algumas questões podem nortear nesse sentido:

  • “Há um cronograma definido?”
  • “Os envolvidos concordam com os prazos deste cronograma?”
  • “Qual o prazo final para atingir a meta?”

O senso de urgência é o que faz as pessoas colocarem algo como prioridade e terem foco. Dessa forma, este é mais um benefício da métrica temporal dentro da estratégia de seu negócio. 

pessoas diferentes em uma sala de reunião. Elas parecem estar comemorando e, duas delas, estão de pé fazendo o sinal de high five
Legenda: Para ter bons resultados com as metas SMART é preciso trabalho em equipe. Imagem de Yanalya no Freepik.

Como as metas SMART ajudam na produtividade?

Tal estratégia de objetivos pode ser uma grande aliada em diversos sentidos. Isto porque, quando toda a equipe faz parte da construção de algo, há maior empenho. Assim, o mesmo ocorre com a produtividade dentro das empresas, sendo elas de vários nichos como por exemplo, marketing digital.

Metas servem como um direcionamento

Pessoas sem um ideal claro tendem a tomar decisões que podem prejudicar a todos. Uma direção bem definida, no entanto, mostra quais caminhos não se deve seguir. Dessa forma, objetivos inteligentes servem como uma bússola precisa.

3 dicas para conquistar bons resultados com as metas SMART

Existe um leque de oportunidades que se pode alcançar com esse método. Contudo, alguns passos são essenciais para dar bons resultados com sua aplicação. Isto porque, trata-se de algo que todos buscam e poucos encontram. Então, são eles:

  1. Acompanhe a equipe com frequência;
  2. Envolva todo o time nas metas;
  3. Mantenha uma boa comunicação.

É essencial que neste processo toda a sua equipe esteja alinhada. Afinal, estão juntos e possuem o mesmo objetivo. Por isso, cabe ao gestor manter a organização e foco de todos.

Consiga melhores resultados com metas SMART

Por mais que na teoria a estratégia seja muito boa, é preciso trabalhar muito. Assim, para manter a equipe unida no projeto da meta, o gestor deve estar presente. Não basta, portanto, introduzir o método e deixar que a equipe supere os desafios.

1 – Como monitorar o desempenho das ações das metas SMART?

Uma maneira de notar se todos os requisitos são seguidos pela equipe é ao acompanhá-la. Isto porque, o criador da meta é a pessoa apta a notar os desvios. Além disso, tal ação mostra aos envolvidos a relevância do projeto.

Crie uma rotina de acompanhamento das metas

Estabeleça, então, horários do dia para se dedicar a observar os detalhes. Com o alto volume de demanda no dia a dia, é fácil perder o foco. Dessa forma, a monitoria das metas deve ser uma prioridade dentre as demais tarefas.

2 – É possível envolver todo o time nas metas SMART?

A adesão da equipe ao objetivo que se deseja atingir pode ser um desafio. Assim, é crucial se certificar que o time entendeu a importância da meta. Além disso, deve-se delegar as funções e deixar claro a relevância do papel de cada um.

Qual a importância de envolver o time nas metas

Trata-se da única forma de obter sucesso no objetivo que se persegue. Isto porque, quando os membros visam coisas diferentes, não se chega a lugar algum. As metas mensuráveis, então, são uma ferramenta que funciona com base no trabalho em equipe.

3 – Como apresentar resultados com as metas SMART?

Tão importante quanto o processo, é o alcance do objetivo que se busca. Nesse sentido, o resultado do trabalho é algo que precisa ser mostrado aos envolvidos. Esta, portanto, é uma maneira de mostrar que o empenho surtiu efeito positivo.

Valorize o trabalho e esforço das metas

Reconhecer o papel de cada membro do grupo é crucial ao apresentar os resultados. Isto porque, o alcance da meta só é possível com o esforço de toda a equipe. Assim, ao dar valor ao trabalho individual, aumenta-se a motivação e elo do grupo.

Como você usa as metas SMART no seu negócio?

O conceito de como elas funcionam é fácil de entender e muito atrativo. No entanto, uma boa estrutura é a chave para fazer o projeto dar resultados de fato. Dessa forma, dedique o tempo necessário para ela e dê a prioridade que exige. Outras dicas cruciais são:

  • Conheça todos os membros da sua equipe de forma profunda;
  • Envolva no projeto apenas quem é essencial para manter o foco no projeto;
  • Metas de curto prazo têm mais chances de darem certo;
  • Comemore cada conquista de resultado.

As metas SMART já ajudaram muita gente a mudar sua realidade e prosperar. Nesse sentido, sua aplicação pode ser feita em diversos cenários, seja para guiar uma análise digital do seu negócio ou como crescimento profissional.

Seja o primeiro a ser notificado, sempre que um novo artigo ser publicado

Deixe uma resposta

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes