Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Estratégia boca-a-boca digital, saiba como ela pode ajudar

A estratégia boca-a-boca digital é uma adaptação da já conhecida indicação, mas que ocorre no meio virtual, na qual quem vende a marca é o público

A estratégia boca-a-boca digital está presente no mundo digital e tem sido uma tendência no mercado, porque além de eficiente, tem um baixo custo e alta conversão. Assim, ela é uma potente forma de gerar mais confiança e gerar mais vendas para a empresa.

O que é estratégia boca-a-boca digital?

A estratégia boca-a-boca digital é a já conhecida indicação, porém na internet, inclusive, via redes sociais. Logo, quando se aplica no ambiente online ela é capaz de alcançar maiores proporções. 

Isso porque a internet é um mundo sem nenhuma barreira física, um comercial na tv por exemplo ficava limitado à cidade ou estado, assim, para investir em algo em nível nacional era preciso ter muito recursos.

Atualmente, um bom produto é visto e vários reviews sobre ele são feitos. Antes da compra o consumidor sabe sobre seus dados, média de valores e acima de tudo qualidade.

Muitas empresas investem nesse tipo de publicidade, porque, além de possuir um custo baixo quando comparado aos meios tradicionais, ela tem retorno rápido e quase sempre é positivo para a marca.

Agregar valor à marca

Assim, a estratégia boca-a-boca digital é uma forma de agregar valor à marca e não somente a venda de produtos. Além disso, as opiniões sinceras do consumidor ajudam a empresa a evoluir em vários sentidos.

Enfim, ela é muito parecida com a indicação, a diferença é que ela parte não só de amigos e familiares. Com a internet não há mais limites territoriais e assim, consegue abranger um número maior de pessoas.

Onde é feita a estratégia boca-a-boca digital?

Atualmente, os canais mais importantes para a estratégia boca-a-boca digital são sem dúvidas as redes sociais. No entanto, os fóruns e até mesmo grupos de whatsApp e de Facebook se mostram positivos para a técnica, além disso, outros sites são:

  • Yahoo;
  • comunidades;
  • Google business;
  • Instagram;
  • Reclame aqui.

Um exemplo prático é o TripAdvisor em que pessoas indicam hotéis, restaurantes e locais para viagem. Enfim, há uma série de sites, inclusive os e-commerce que permitem que os clientes avaliem os produtos.

Enfim, todos os sites que têm esse recurso para receber opiniões de pessoas comuns acerca de um produto ou serviço podem de forma indireta influenciar na decisão de compra. E nem é necessário que essas pessoas se conheçam ou morem na mesma região.

Inclusive, o fato de não ter barreiras físicas pode ajudar ainda mais um produto a conquistar mercado, se consolidar ou em casos negativos, perder clientes.

image 180
Estratégia boca-a-boca digital mostra a importância da indicação na internet. Imagem de Master 1305 em Freepik

O caso das confeiteiras

Como exemplo, pode-se citar um grupo de confeiteiras que interagiam em um grupo das redes sociais. Elas faziam elogios a um produto para decoração de bolos que era ideal para cidades mais quentes, como o Rio de Janeiro.

Logo, encheu-se de feedbacks de clientes com a mesma opinião e indicando o produto, em termos gerais, para todas as cidades nos meses mais quentes do ano. Afinal, no Brasil o verão é quente para todos.

Em meios a elogios, várias pessoas diziam que iam comprar o tal produto, assim, a experiência pessoal de uma, induziu a compra várias outras, isso sem sequer a marca ter ciência do que estava acontecendo.

Esse caso mostra como ainda há muito a explorar de forma planejada pelas empresas e o quanto de público pode ser conquistado através da estratégia boca-a-boca digital.

Humanos indicam por natureza

Os seres humanos indicam desde as eras primitivas usam a informação do que é bom ou do que pode prejudicar é acima de tudo uma questão de sobrevivência. Assim, é uma característica humana e que está em nossas vidas e no nosso cotidiano.

As indicações estão presentes de uma forma muito natural, por isso, elas têm muito peso na hora de decidir se compramos ou não certo produto. O processo de decisão passa por opiniões de terceiros e isso, antes, era feito de forma presencial.

Era comum ainda contar com a opinião de amigos e familiares, ou seja, pessoas de confiança. Como a estratégia boca-a-boca digital digital revela, o processo de decisão de compra de um produto também pode passar por desconhecidos.

Quando surgiu a estratégia boca-a-boca digital?

A Estratégia boca-a-boca digital existe desde que a internet entrou nos lares e na vida das pessoas. Logo as empresas viram nela uma ferramenta com potencial para divulgar e vender seus produtos. 

Uma das formas, mais antiga talvez, é o marketing de interrupção, ou seja, aquele filme publicitário que entra no meio do vídeo ou podcast, ou atrapalha a música que escutamos no Youtube.

Bastava segundos para pular o comercial e quando era insistente, uma espécie de birra era criada pelo anúncio, muitas vezes pelo produto e até pela marca. Pois é, isso é uma forma já ultrapassada de marketing digital.

Afinal, não há nada mais incômodo do que acessar uma página de notícias e pipocar imagens de produtos e serviços, muitos dos quais não estamos nem à procura.

As empresas já perceberam isso e hoje recorrem a outros tipos de recursos para atrair clientes, uma delas é a estratégia boca-a-boca digital. Enfim, uma indicação sincera consegue encantar mais que qualquer anúncio.

Empresas que cresceram com a estratégia boca-a-boca digital

Assim como o exemplo da TripAdvisor, são várias as empresas que surgiram através do conceito de estratégia boca-a-boca digital. Outras, por sua vez, cresceram e conquistaram o nicho de mercado.

Uma delas foi a Airbnb a especialista em hospedagem compartilhada, nele a startup viu sua base de clientes crescer pelo mundo através das indicações dos usuários. Atualmente, com 10 anos na internet, ela domina o setor de aluguel compartilhado.

A startup tem vários segmentos, assim ela usa a estratégia boca-a-boca digital para oferecer bônus para eles em troca das indicações.

Código promocional

Algumas empresas usaram de indicação para entrarem no mercado, uma delas foi a Uber, que através do cupom promocional enviado aos amigos fez o aplicativo propagar de forma rápida. 

Outra empresa que viu na estratégia boca-a-boca digital a forma mais rápida de adentrar no mercado foi a 99 Pop, que seguiu os mesmos moldes da anterior.

Quais as vantagens da estratégia boca-a-boca digital?

Uma das vantagens é um canal orgânico para aquisição dos clientes, isso acontece porque é os próprios consumidores que conquistam novos clientes. Assim, o custo de aquisição é baixo quando comparado a outras ações de marketing para startup, bem como:

  • alta taxa de conversão;
  • redução do custo operacional;
  • menos esforço para fechar negócios;
  • funil de venda mais rápido.

Enfim, o custo para empresa é nulo para receber as indicações, na realidade o que ela precisa é que seu produto tenha qualidade.

Como fazer com que os clientes façam a estratégia boca-a-boca digital da sua empresa?

Para que os clientes façam a estratégia boca-a-boca digital é preciso que a empresa garanta a máxima satisfação dos clientes. Somente dessa forma elas se tornam embaixadoras da sua marca.

A partir da qualidade do produto e da relação que a empresa tem com o consumidor é que resulta nas indicações positivas pelas redes. Aliás, quanto mais espontâneo melhor.

image 179
Estratégia boca-a-boca digital afeta a decisão de compra dos consumidores Imagem de Kate Mangostar em Freepik

Como melhorar a estratégia boca-a-boca digital da sua empresa?

A melhor forma de melhorar a estratégia boca-a-boca digital é surpreender o cliente. Para isso a empresa pode usar de criatividade, personalização e é claro, tem ciência de quem é o seu consumidor.

Outra forma é cumprir com o esperado, assim, a sua empresa precisa entregar o que propõe, caso contrário não terá uma boa estratégia boca-a-boca digital. Inclusive, não adianta criar ações e não entregar o que se espera e bem feito.

Um ponto importante é a empresa ficar sempre ciente do que os clientes esperam da sua empresa e o que acham de seus produtos e serviços. Para isso, a empresa pode monitorar as menções a marca nos principais canais digitais.

É importante que a empresa veja isso como um canal de oportunidade para melhorias, oferecendo soluções para os clientes que não estão satisfeitos ou até mesmo mudar uma coisa ou outra do produto.

Conteúdos virais

Uma das melhores formas de estratégia boca-a-boca digital é fazer com que ela esteja à vista e também que estejam falando dela. Para isso acontecer é preciso criatividade, aliás invista em criar vídeos virais para marketing digital.

O investimento está em mostrar a marca e associá-la a algum esporte ou pessoa, por exemplo, não ofertar o produto diretamente. Um exemplo, é a marca de energéticos Red Bull que investe em atletas de esportes radicais e com isso fica próximo ao público.

image 178
O trabalho dos influenciadores é um bom exemplo do poder da estratégia boca-a-boca digital. Imagem de cottonbro studio no Pexels

Influenciadores

São pessoas que têm visibilidade e são acompanhadas de perto pelo seu público em suas redes sociais. Assim, o que eles usam viram objeto de desejo dos seus seguidores. Aliás, essa oportunidade de ter o mesmo objeto dá uma certa proximidade da marca com o cliente.

A empresa pode investir de várias formas em influenciadores, o primeiro passo é identificar quem são as pessoas que consomem a marca e quem eles seguem nas redes sociais. Aliás, é bom ter claro quanto vale o seu conteúdo.

Enfim, após visto, a equipe de especialista em marketing digital precisa trabalhar para que ele seja a imagem da marca.

Invista na estratégia boca-a-boca digital 

Investir na estratégia boca-a-boca digital é uma das formas de fazer o produto ou serviço crescer de forma orgânica, com base na satisfação do consumidor. As empresas que veem nesse meio um novo meio de divulgação cresce com pouco dinheiro.

Por fim, não deixe de estudar sobre o assunto e verificar a real vantagem que isso pode trazer para sua empresa. Com certeza ela tende a ganhar e seu produto crescer ainda mais.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes