Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Google Meu Negócio: saiba como a ferramenta pode impactar nas vendas da sua empresa

Saiba os detalhes sobre o Google Meu Negócio e veja a importância desta aplicação para o sucesso da sua empresa. Desse modo, entenda o que é o GMN e confira dicas para usar na sua estratégia digital para o seu empreendimento físico ou online.

O que é Google Meu Negócio ou GMN?

Esta é uma plataforma da rede de buscas Google que te permite criar um perfil digital para sua empresa. Dessa forma, funciona como um diretório com informações sobre vários negócios.

A maioria das pessoas busca dados na internet antes de comprar algo, por exemplo. Com isso, construir a ficha do seu empreendimento na base pode ser um diferencial em seu lucro.

O recurso ajuda a alavancar negócios e possui foco principal nas empresas de pequeno porte. Assim, mercados locais têm tido sucesso e atingiram bons números devido a esta aplicação do Google.

Vale lembrar que usar a plataforma traz respeito para a sua marca, além de atrair novos leads. No entanto, é preciso nutrir o seu perfil e se possível estar sempre de olho nos feedbacks.

Forma gratuita de colocar sua empresa no Google

Um ponto que merece destaque para esta ferramenta Google é que você não gasta nada para criar seu perfil. Desse modo, é crucial para o sucesso da sua marca, seja qual for o segmento.

imagem de uma mesa com laptop com a página de pesquisa aberta, óculos, bloco de notas e caneca de café
Legenda: Construir sua presença digital é grátis e rápido com o Google Meu Negócio. Imagem de rawpixel.com em Freepik

Quais os benefícios de usar o Google Meu Negócio?

Fazer a sua ficha nesta aplicação traz várias vantagens para a sua empresa. Portanto, veja a seguir alguns benefícios para você e considere criar seu perfil nesta rede que já é um sucesso:

  • Gerar tráfego;
  • Exposição grátis;
  • Criar uma presença digital.

Outro ponto que merece destaque é o relacionamento que se pode criar com seus clientes a partir do seu uso. Dessa forma, é uma maneira de sair na frente dos concorrentes e crescer na internet, além de:

  • Aparecer no Google MAPS;
  • Criar autoridade.

Já foi comprovado que as pessoas tendem a consumir produtos e serviços de marcas influentes. Então, use a aplicação ao seu favor e inclua na estratégia de negócios da sua empresa.

Maior visibilidade e captação de novos clientes

Todo mundo usa o Google para tirar dúvidas, mas também cresce o número de usuários que deseja conhecer as empresas antes de adquirir algo. Assim, criar a sua ficha é uma forma de atrair clientes a partir da sua presença online.

Maior engajamento com o público com o Google Meu Negócio

Você pode criar o seu perfil para conseguir engajar mais, só que isso não basta. Assim, alimentar a sua conta com dados atualizados é crucial para ter sucesso e conseguir atrair o público.

Há alguns benefícios para quem precisa de mais engajamento, pois é possível incluir o endereço para os clientes irem até você. Além disso, veja a seguir mais vantagens para a interação dos usuários com a marca:

  • Oferece métricas;
  • Mostra o número de acessos.

A plataforma ainda mostra quem são seus clientes, além de onde eles moram. Desse modo, é mais fácil traçar um plano e melhorar o seu atendimento ao público.

Com este aplicativo, é possível também aumentar o alcance da sua empresa. No entanto, é preciso otimizar todos os dados, para que o buscador entregue o seu resultado como relevante.

Torne o seu atendimento humanizado

Investir na melhoria do diálogo e interação com o público-alvo é um ponto que pesa a favor do seu negócio. Portanto, use o Google My Business para humanizar a sua marca, além de trabalhar isso no dia a dia.

homem com o dedo apontado para um ícone de barra de pesquisa à sua frente
Legenda: Inclua o Google Meu Negócios na sua estratégia de marketing e expanda seu domínio na internet. Imagem de master1305 em Freepik.

Como cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio?

Para criar a ficha da sua empresa na ferramenta é simples e rápido. Mas, você precisa primeiro fazer sua conta Google, o que é gratuito e leva apenas alguns minutos para validá-la.

Ao criar ou selecionar o e-mail desejado, continue com o processo e abra a página do Google Meu Negócio. Desse modo, vá em gerenciar agora e siga os passos a seguir:

  1. Coloque o nome da marca;
  2. Informe os dados;
  3. Selecione a categoria.

Depois de fazer esse passo a passo, informe o número do seu telefone. Assim, valide a partir do SMS que vai receber e pronto, a sua conta foi criada e já é possível iniciar o uso.

Quanto mais informação sobre o seu negócio, melhor

O ideal é fornecer o maior número de dados possíveis para melhorar a sua presença online. Além disso, veja a seguir quais informações são cruciais e não podem faltar na sua ficha neste serviço do Google:

  • Endereço;
  • Contato;
  • Horário de funcionamento, mas também de pico.

Informe também detalhes sobre seus produtos ou serviços, para evitar dúvidas. Mas, você também pode usar o recurso de perguntas e respostas, além de postar eventos futuros.

Seja criativo e torne seu perfil atrativo

A forma como a sua empresa aparece é a maneira que os seus clientes irão lembrar dela. Desse modo, aliar este serviço a um bom plano de marketing digital vai te levar ao sucesso se for tudo bem feito.

Como otimizar o seu perfil no Google Meu Negócio?

Para melhorar a experiência do seu cliente e aparecer para mais pessoas é preciso otimizar o perfil e preencher todos os campos. Dessa forma, você pode tomar algumas atitudes, como:

  • Criar uma boa descrição;
  • Utilizar SEO;
  • Crie conteúdo no Google Posts.

Também pode usar a própria ferramenta do Google para interagir com os clientes. Assim, o clima fica mais leve e as pessoas começam a criar identificação com o serviço da empresa.

Adicione imagens e vídeos, além de fotos internas no caso de um negócio físico. Com isso, é mais fácil criar uma presença nas redes e você também pode instigar o público a avaliarem a marca.

Mantenha o seu perfil atualizado

Nunca deixe o seu perfil com dados antigos e sempre busque novidades para sua ficha. Então, você garante que os usuários que acessaram antes vão voltar e gerar mais tráfego para ele.

Como usar a ferramenta Google Posts?

Usar essa ferramenta Google é simples e você precisa ter o My Business ativo. Com isso, é liberado um formulário e ao preencher você está pedindo uma vaga para iniciar suas postagens.

Esta base vai funcionar como uma rede social dentro do próprio serviço da empresa. Desse modo, você pode fazer seus posts com algumas características, como mostra a lista a seguir:

  • Um breve texto;
  • Fotos ou vídeos;
  • Links internos.

Vale lembrar que as táticas de SEO, como escolher bem a palavra-chave da sua postagem é ideal para engajar mais. No entanto, não inclua imagens sem resolução ou mal tiradas para não prejudicar a imagem da marca.

Imagens trazem mais interações com o seu negócio

O apelo visual é uma ótima tática do marketing digital e deve ser usado ao seu favor. Portanto, poste boas imagens para conseguir engajar mais e ter uma boa referência no seu negócio.

Agende seus serviços pelo Google Meu Negócio

Uma ótima função que este serviço do Google oferece é a possibilidade dos clientes agendarem uma visita no próprio site. Assim, é uma ótima dica de como melhorar seu negócio, seja no ramo que for.

Este recurso é ideal para quem trabalha com hora marcada ou caso a busca pela sua empresa seja alta. Deste modo, a funcionalidade que o GMN oferece te permite otimizar pontos como:

  • Gasto de tempo;
  • Lucros;
  • Controle de fluxo.

Outro ponto que merece destaque e que deve te convencer a usar o aplicativo é o seu fácil uso. Desta forma, mesmo que seu público não acesse muito a internet, não terão dúvidas com o serviço.

Sempre acompanhe dentro da plataforma como estão os feedbacks e quais são os horários já marcados. Com isso, você evita atrasos e não aborrece os clientes, que terão mais chances de voltarem.

Habilite esta ferramenta para vender mais

Escolha um provedor compatível e em menos de uma semana o serviço estará ativo. Além disso, é ideal que tenha uma pessoa responsável por acompanhar tudo que chega a partir do Google My Business.

Quanto mais rápido você responder, mais você vende

Treinar a equipe ou acompanhar você mesmo de perto as mensagens ajuda a deixar sua marca mais forte. Por isso, nunca demore muito a dar um retorno aos seus clientes e se possível determine um prazo de resposta.

Novas oportunidades de negócios com o GMN

Criar a presença digital da sua empresa traz mais oportunidades de negócios e de lucrar cada vez mais. Isso porque, quanto mais você aparecer e conseguir engajar, mais retorno terá.

Um ponto que facilita é deixar tudo bem preenchido e todas as funções ativas. Além disso, veja alguns recursos que se pode usar a seu favor, a fim de não perder nenhuma chance de vender:

  • Configure mensagens automáticas;
  • Ative o chat apenas quando estiver aberto.

Usar linkagem para outros artigos ou redes, faz com que o tráfego aumente e deixa a sua estratégia mais forte. Então, aliar isso a sua presença criada no Google Meu Negócio te dá chances de lucrar mais.

imagem de um tablet com a página do Google aberta e um teclado, ambos apoiados em uma mesa
Legenda: Use o Google Meu Negócio para criar um ambiente de interação entre cliente e empresa. Imagem de Pixabay.

Como analisar seus resultados com o Google Meu Negócio?

Analisar os dados que a sua empresa gerou é simples e só leva alguns segundos. Com isso, trace uma estratégia de marketing e consulte sempre os Insights nas aplicações do buscador.

Para extrair os principais dados, vá ao perfil da empresa e em seguida, busque por relatórios. Assim, será possível escolher os seguintes pontos para ver como seguir:

  • Cliques e ligações;
  • Total de ações;
  • Visualizações de pesquisas, mas também no Maps.

O documento gerado é bem didático e fácil de aplicar para todos os ramos. Além disso, você também consegue ver como repercutiram os artigos e notícias postadas na página, por exemplo.

Trace uma nova estratégia, se necessário

Crie um plano e faça uma vistoria pelo menos semanal para ver como pode atrair clientes em maior número. Desse modo, se algo não funcionar da forma que você deseja, mude a direção e planeje algo diferente.

Como criar um site no Google Meu Negócio?

Após criar a sua conta e o seu perfil no Google Meu Negócio, você pode elaborar um site para a empresa. Com isso, basta ir na função Editar Perfil e em seguida, faça o passo a passo abaixo:

  1. Vá em “Informações Comerciais”;
  2. Clique na guia “Contato”;
  3. Selecione “Novo Site”;
  4. Vá em “Começar”.

Deve abrir uma página em branco onde você pode criar o site do início. Dessa forma, ao concluir tudo, seu site já deve estar no ar e é fácil de começar a postar conteúdos nele.

Na página criada dentro da Aplicação do Google, é possível ainda inserir imagens e personalizar tudo do seu jeito. Por isso, opte por usar a própria plataforma e use temas para deixar tudo à cara do seu negócio.

Ferramenta simples e intuitiva para a criação de sites

Após criar e ativar sua página, comece a criar material para ela. Assim, vá em gerenciar e depois publicar, para incluir os dados da sua postagem e subir para o site da empresa.

Invista em um domínio para melhorar o ranqueamento

Contratar um bom domínio ajuda a aparecer mais para seu público. Com isso, este investimento vale muito a pena, junto da atualização de dados no Google Maps e técnicas de SEO.

Use vídeos no perfil da sua empresa no Google

Produzir e postar conteúdos em forma de vídeo ajuda a engajar ainda mais e aparecer para os clientes. Além disso, criar postagens e direcionar seus links pode ajudar também a nutrir os leads da empresa.

imagem de uma mão aberta e, em cima dela, há um celular com o GPS aberto
Legenda: O Google Meu Negócio permite adicionar seu endereço para que os clientes te achem no Google Maps. Imagem de creativeart em Freepik.

É possível incluir vídeos também e fotos junto de um tema personalizado no site. No entanto, crie conteúdo que vá ter relação com seus produtos e serviços, para não perder posição no ranqueamento.

O Google Meu Negócio é a melhor forma de publicar suas mídias e é possível postar arquivos com duração de até 30 segundos. No entanto, veja mais detalhes sobre o conteúdo em vídeo:

  • Receba material dos clientes;
  • Poste e exclua quando quiser.

Vale lembrar que os posts do site não tem prazo para desaparecer. Mas, no Google Postagens eles vão sumir dentro de uma semana, então, adicione sempre algo que seja relevante para seu negócio.

Use o Google Meu Negócio na sua estratégia de marketing

Ter uma presença digital, hoje em dia, é ideal e o Google Meu Negócio facilita o dia a dia de quem tem pouca experiência com marketing, principalmente, de forma digital. Assim, crie o seu perfil, pois é possível mudar o patamar de um negócio local com esta ferramenta.

É bom destacar que toda a estratégia online vai ajudar a alavancar a sua empresa. No entanto, aliar uma aplicação já consolidada à sua marca é uma garantia de que seu empreendimento não será esquecido.

Seja o primeiro a ser notificado, sempre que um novo artigo ser publicado

Deixe uma resposta

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes