Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Marketing de Afiliados: o que é e como usá-lo para ganhar dinheiro com vendas online?

Quando o assunto é ganhar dinheiro online, o Marketing de Afiliados é uma opção interessante. Assim, com várias vantagens e uma execução prática, ele tem tido cada vez mais espaço no mercado digital. Portanto, conheça mais sobre este método e como funciona.

O que é Marketing de Afiliados?

Este tipo de marketing é uma forma de divulgação online que utiliza afiliados para promover uma marca. Desse modo, muitos têm usado esse sistema para ganhar dinheiro pela internet e fazer uma renda extra.

O método se baseia em uma empresa que lança seu produto no ambiente online. Então, usa outras pessoas para poder promovê-lo mais facilmente. Isto é, por meio de qualquer indivíduo que queira se filiar à ele. 

Comissão

As vendas pelo Marketing de Afiliados ocorrem por um link de cada vendedor. Dessa forma, quando alguém faz uma compra por meio dele, aquele que vendeu recebe uma comissão.

O valor pago é definido por um sistema de métricas que confere se a estratégia teve sucesso. Nesse sentido, a pessoa afiliada ganha tanto pela venda quanto pela conversão de clientes.

homem sentado trabalhando no seu laptop
Legenda: O Marketing de Afiliados é um dos métodos de venda online mais atuais. Imagem de Canva Studio no Pexels.

Quem são as pessoas que fazem o Marketing de Afiliados?

Nesse tipo de marketing estão envolvidos três tipos de pessoas. Isto é, os produtores, também chamados de vendedores, os afiliados e os clientes. Agora, confira a seguir os detalhes sobre cada um deles.

Produtores ou vendedores

Os produtores são as empresas que usam o Marketing de Afiliados para impulsionar as vendas de uma nova mercadoria. Dessa maneira, podem aumentar seus lucros sem precisar gastar muito com anúncios.

Afiliados

Os afiliados são os responsáveis por divulgar o produto por meio do marketing digital, além de outras estratégias de venda online para atingir um público maior. Assim, recebem comissão quando atingem essa meta.

Clientes

Os clientes, como já se sabe, são os que realizam o ato da compra. Então, deixam de ser apenas leads e se tornam um comprador efetivo. Além disso, eles se impactam de forma real pelo plano de venda do afiliado.

Quais são os tipos de divulgações no Marketing de Afiliados?

Para definir o valor a ser pago para os afiliados e medir seu sucesso, os vendedores podem usar certos critérios. Assim, vai depender do tipo de divulgação usado na estratégia de venda, que pode ser:

  1. Custo por clique;
  2. O custo por ação;
  3. Custo por mil impressões;
  4. O custo por vendas.

Cada um desses modelos funcionam de modo distinto e usam diferentes métricas. Por isso, a análise do desempenho deve estar de acordo com elas e considerar todos os seus traços. Desse modo, veja os tópicos a seguir para entender melhor essa questão.

1- Custo por clique (CPC) no Marketing de Afiliados

O CPC funciona por meio do número de cliques que uma página recebe. Dessa forma, o Marketing de Afiliados precisa girar em torno de anúncios chamativos. Portanto, deve despertar interesse no leitor para que possa acessar o link.

Nesse método, o foco não está na venda do produto em si, mas em atrair cliques nas propagandas. Então, pode ser visto como uma tarefa mais fácil de ser feita pelo afiliado. 

Menos complexo

Ele é menos complexo pelo fato de que só é preciso criar boas campanhas. Dessa maneira, a conversão de leads não é o principal objetivo aqui, mas sim chamar a atenção do usuário.

2- O que é custo por ação (CPA)?

Já no caso do CPA, apenas o clique no anúncio não basta. Do mesmo modo, o visitante também deve realizar alguma ação na página do site. Por exemplo, criar um cadastro, comentar ou concluir uma compra.

O afiliado só receberá sua comissão se conseguir essas interações. Nesse sentido, seu plano de divulgação deve ser mais eficaz, a fim de encorajar esse tipo de atitude do usuário.

Criar interesse

A página em questão deve despertar o interesse das pessoas para que queiram interagir com o conteúdo. Por isso, a campanha deve contar com vários elementos de persuasão para se ter sucesso.

pessoas analisando relatórios com gráficos que estão dispostos em uma mesa
Legenda: O Marketing de Afiliados pode ser aplicado de diversas formas, a partir de métricas diferentes. Imagem de Karolina Grabowska no Pexels

3 – Custo por mil visualizações (CPM) no Marketing de Afiliados

Diferente dos outros métodos, o CPM funciona com um número fixo de visualizações em uma página. Isto é, o pagamento acontece assim que se atinge a quantidade de mil views no site.

Pagamento recorrente

O valor pago é definido pelo anunciante do produto e acontece de forma recorrente. Assim, pode ser muito vantajoso no Marketing de Afiliados quando feito por criadores de conteúdo.

Aqueles que já possuem boas visualizações em seus blogs podem se interessar mais pelo CPM. Desse modo, tanto o pagamento recorrente quanto o controle sobre o mesmo também despertam interesse.

4- Custo por vendas (CPV) no Marketing de Afiliados

Uma das categorias mais conhecidas é o CPV, em que o afiliado recebe por cada venda que realiza. Dessa maneira, ela é contabilizada por um link ou código associado à pessoa.

Toda a transação é registrada e faz ligação com o cadastro na plataforma. Em seguida, se calcula o valor da comissão com base no preço do produto vendido. Ou seja, é um sistema automático e muitas vezes imediato.

Comissão automática

A comissão acontece de forma automática e o pagamento é processado assim que a compra acontece. Portanto, é o método que paga o afiliado de forma mais rápida.

Os principais benefícios ao se tornar um afiliado

É comum que haja dúvidas sobre o Marketing de Afiliados e se ele realmente é eficaz, bem como, se é uma boa forma de ganhar dinheiro online hoje em dia. Contudo, ele conta com vários benefícios como esses listados a seguir:

  • Não requerer um investimento alto para começar;
  • Você pode trabalhar na internet antes de ter uma reserva para empreender;
  • Não é preciso criar um produto, apenas vender algo que já existe no mercado;
  • O afiliado não precisa pagar impostos ou taxas de envio do item.

Além das vantagens acima, também não é preciso pagar um valor mensal nas plataformas de afiliados. Como resultado, se tem um sistema de vendas prático, de baixo custo e com mais liberdade.

Não é à toa que ele é tão popular. Aliás, é até mesmo citado como uma das profissões do futuro. Nesse sentido, é um dos métodos mais promissores do mercado digital atual.

Quais as melhores plataformas para Marketing de Afiliados?

Agora que já viu todo o conceito sobre o Marketing de Afiliados, é hora de conhecer as plataformas. Então, confira os tópicos a seguir e saiba quais são os melhores sites para atuar.

Hotmart

É um meio muito conhecido e tem grande destaque. Dessa maneira, a Hotmart trabalha com diversos cursos sobre vendas online com temas muito amplos sobre esse nicho.

O site conta com uma estrutura pronta para que consiga definir o valor que será pago para seus afiliados. Bem como, produtos variados para que você escolha aquele que mais se adequa ao seu público.

Eduzz

A Eduzz possui um recurso interessante para recuperar vendas perdidas ou abandonadas. Dessa forma, os leads não são desperdiçados e estratégias mostram o motivo da perda de interesse pela compra.

Com essa função, o vendedor e o afiliado conseguem melhorar seus métodos. Assim, é uma ótima plataforma que, aliás, conta com o depósito do pagamento direto na conta bancária.

Monetizze

A Monetizze tem como foco principal a conversão dos clientes. Por isso, ela é vinculada ao Google Analytics para obter as métricas relacionadas ao processo. Desse modo, fornecem informações atuais para melhorar as estratégias e aumentar a comissão.

mulher sentada com laptop a sua frente
Legenda: O Marketing de Afiliados é prático e conta com plataformas com vários recursos úteis. Imagem de nensuria no Freepik

Qual o cenário atual do Marketing de Afiliados?

Cada vez mais o Marketing de Afiliados tem se tornado popular pela sua praticidade. Ou seja, poder vender um produto em uma plataforma com os todos os recursos necessários e sem precisar pagar algum valor por isso.

Alguns o consideram uma profissão que tem ficado cada vez mais em alta. Nesse sentido, muitas pessoas foram atraídas para esse mercado. Por exemplo, aqueles que já tem familiaridade com a internet como:

  • Criadores de conteúdo;
  • Influencers digitais;
  • Pessoas que trabalham com blogs e redes sociais.

Esse tipo de marketing é um bom começo para quem quer atuar com vendas online. Dessa maneira, pode-se crescer na área e em experiência, enquanto se junta recursos para abrir um negócio próprio.

Como usar o Marketing de Afiliados na sua estratégia?

Pode ser que ainda precise de algumas dicas para começar a atuar. Afinal, são muitos pontos a se considerar, além de métodos e produtos para se escolher. Então, confira a seguir algumas sugestões para montar a sua estratégia:

  • Pense no tipo de item que você quer vender;
  • Analise as plataformas de afiliados e qual combina mais com os seus objetivos;
  • Veja qual a forma de divulgação com que deseja trabalhar;
  • Defina qual será seu público-alvo e crie uma campanha de marketing para ele. 

Mesmo que o Marketing de Afiliados seja algo prático, ainda requer um bom plano. Portanto, não deixe de pesquisar sobre o nicho em que vai atuar para criar estratégias assertivas.

Com isso, é possível lucrar com esse método. bem como, se inserir no mundo dos negócios online e quem sabe, se tornar um empreendedor de sucesso e se tornar referência no mercado.

Seja o primeiro a ser notificado, sempre que um novo artigo ser publicado

Deixe uma resposta

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes