Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Marketing de Conteúdo Visual e sua importância para uma empresa

Marketing de Conteúdo Visual é uma das formas mais práticas para as empresas se destacarem no mercado digital e, com isso, se comunicarem de modo mais amplo com o seu público. Então, saiba como usar essa estratégia para se tornar mais popular.

O que é Marketing de Conteúdo Visual?

Hoje em dia é bom ter vários tipos de conteúdo visual para falar com a sua persona. Dessa forma, é um dos modos mais eficazes para cativar vários públicos e aumentar as chances de venda de seu negócio. Por isso, o grande objetivo de todo o material é que seja:

  • Simples;
  • Atrativo;
  • Rápido.

Tudo isso permite que a informação seja passada de um modo mais claro e de um jeito que realmente faça as pessoas conhecerem a marca. Assim, investir em imagens e vídeos de qualidade é um jeito de chamar a atenção e despertar o interesse em seus produtos e serviços.

Um bom conteúdo consegue fazer com que a sua comunicação se torne fácil de associar e lembrar. Isso porque, ela cria uma identificação de mídia única com as pessoas. Por isso, é bom ter muito carisma para cativar ao máximo quem se interessa pelo que oferece.

pessoas sentadas em uma mesa de reunião, com bloco de notas, notebook e relatórios espalhados por todo o espaço
Foto: O Marketing de Conteúdo Visual é uma ótima ferramenta para suas campanhas alcançarem um público maior. Imagem de Mikael Blomkvist no Pexels.

Por que a estratégia de Marketing de Conteúdo Visual é importante?

Hoje em dia é comum ver que as marcas estejam cada vez mais presentes nas redes sociais para cativar clientes. Dessa forma, o Marketing de Conteúdo Visual é um dos modos de elaborar boas estratégias para se comunicar com o seu público.

Usar essas plataformas ajuda a tornar a experiência do usuário mais completa e facilita na hora de passar uma imagem plena de sua visão de mundo. Além disso, um bom conteúdo ajuda para que sua mensagem chegue de modo mais claro.

Essa estratégia de marketing faz tanto sentido que as empresas apostam cada vez mais no conceito. Dessa forma, grande parte de quem trabalha na área já usa essa tendência para se destacar. Isso porque, o retorno já se mostrou ser bem favorável para os negócios.

Comunicação natural ao ser humano

O conteúdo visual é eficaz porque ele ajuda em todo o tipo de comunicação para pessoas de qualquer idade. Por isso, é um jeito natural de dialogar com outros seres, o que funciona bem desde o início dos tempos.

Esse tipo de linguagem é universal, o que amplia ainda mais a capacidade de alcance da mensagem. Então, as chances de sucesso em converter vendas, por exemplo, crescem muito.

Quais os principais tipos de  Marketing de Conteúdo Visual?

O Marketing de Conteúdo Visual tem várias áreas de atuação e pode ter muitos formatos diferentes. Assim, há grandes chances para se explorar nesse sentido e com isso tentar ampliar a sua captação de clientes.

Variações

Há muitos tipos de cada uma das mídias digitais e é preciso saber qual a situação ideal para usar cada uma delas. Dessa forma, é necessário entender suas especificidades e ver quais são as suas vantagens.

A seguir estão as principais variações, os detalhes e as dicas para usar elas de modo correto ao longo de estratégias. Por isso, dá para descobrir quais as grandes vantagens que elas oferecem para cada tipo de aplicação.

1 – Imagens no Marketing de Conteúdo Visual

Um dos itens mais comuns dessa estratégia é usar imagens para se comunicar e elas podem ser fotografias ou desenhos. Mas, depende muito da intenção por trás da campanha feita.

Elas são usadas para se comunicar em blog, redes sociais como Facebook, e também nos mecanismos de pesquisa. Além disso, melhoram a estética, o que chama mais a atenção e faz muito sucesso no Marketing de Conteúdo Visual.

A principal vantagem das imagens é que é fácil adquirir em bancos, gratuitos ou pagos, ou ainda produzir as próprias. Assim, não é preciso equipamentos caros para esse tipo de produção.

Misturar o conteúdo visual com textos e vídeos também é uma boa forma de elaborar a sua campanha. Isso porque, dá para passar mais informações de um modo claro e que converse com o público.

Fotografias

As fotografias são um jeito prático de inserir contextos reais e melhorar a comunicação em cada post. Além disso, com os novos métodos de edição se tornou um item mais barato e fácil de obter.

Imagens vetoriais

Os vetores são imagens digitais criadas e que podem ser editadas e redimensionadas sem perder a sua qualidade. Por isso, são ideias para se usar em vários tipos de plataformas. 

2 – Como usar vídeos na estratégia de Marketing de Conteúdo Visual?

Esse é um recurso importante para empresas de grande ou pequeno porte. Isso porque, os vídeos tem um grande potencial para melhorar a reputação da marca e deixá-la mais próxima dos clientes.

A ferramenta se tornou muito popular, ainda mais depois da pandemia e com isso é uma das formas de produção digital que mais crescem. Assim, eles têm um grande potencial para ampliar a sua marca e gerar novas chances de receita.

Mais de 80% do tráfego na Internet

O Marketing de Conteúdo Visual tem que usar dados das redes sociais e em 2019 eles já mostravam que 80% do tráfego online era composto por vídeos. Dessa forma, esse tipo de conteúdo consegue aumentar o muito o engajamento orgânico

Isso representa que uma produção de qualidade pode chegar a um grande público e dialogar com ele de modo simples. Por isso, esse tipo cresce mais a cada dia e essa grande interação deve se manter nos próximos anos.

mesa com várias fotos espalhadas e uma prancheta com o nome branding, aparentando ser um processo de escolha de logo para uma marca
Foto: O Marketing de Conteúdo Visual é uma boa maneira de chamar a atenção dos clientes. Imagem de Olya Kobruseva no Pexels.

3 – O infográfico no Marketing de Conteúdo Visual

Uma outra forma de se comunicar é por meio de infográficos. No geral, esse estilo serve para unir um texto com uma ilustração e trazer dados atuais com base no design e na qualidade das estatísticas obtidas. 

A combinação é boa porque é fácil de entender e consegue passar informações sérias de um modo mais lúdico. Assim, é um modo prático para empresas falarem sobre vários temas e informarem o seu público sobre eles.

Dados estatísticos

Quando se une imagens com um bom texto as chances de transmitir o conhecimento é bem maior. Por isso, esse é um tipo de conteúdo visual muito prático para lidar com estatística e demonstrar resultados.

Muitas marcas optam pelo infográficos para suas campanhas demonstrativas e também em seus relatórios de ação trimestrais. Mas, o uso pode ir bem além, de acordo com o tipo de conceito que se pretende passar.

4 – GIFs e seu no no Marketing de Conteúdo Visual

Os gifs, são um modo de Marketing de Conteúdo Visual novo e que tem uma linguagem mais leve. Além disso, eles têm um grande potencial de engajamento e dialogam de modo direto com vários públicos, afinal, seu formato é fácil de: 

  • Produzir; 
  • Entender; 
  • Compartilhar.

Isso permite que uma campanha seja divulgada de modo bem rápido e se propague com eficácia. Por isso, as chances de sucesso veloz em redes sociais se tornam bem maiores com o seu uso.

Animações

Os gif’s são pequenas animações que passam uma mensagem de um modo divertido e diferente. No geral, são poucos segundos que já transmitem um grande impacto em seu público-alvo.

A sua linguagem é bem simples, por isso, é preciso ter um pouco mais de atenção e cuidado na hora de usá-lo. Isso porque, a linguagem e a intenção precisam ser bem claras para não gerar nenhum tipo de confusão.

5 – Como usar memes na estratégia de Marketing de Conteúdo Visual?

Os memes também são parte do Marketing de Conteúdo Visual, mas é um tópico mais delicado e que nem todos sabem utilizar. Afinal, eles precisam fazer parte do universo que seu público acompanha e tem uma vida útil bem curta.

As mídias digitais permitem que as marcas usem uma linguagem mais tranquila para falar com a sua persona. Mas, é preciso ter cuidado para não errar o nível de informalidade e conseguir manter algum tipo de decoro.

Engajamento

Um dos motivos que os tornam tão comuns é o alto engajamento orgânico. Isso porque, eles garantem bons resultados em pouco tempo, já que o compartilhamento tende a ser intenso nesse tipo de informação que tem uma identificação de mídia alta.

Screenshots na estratégia de Marketing de Conteúdo Visual

Os screenshots prometem ser uma forma rápida e prática de compartilhar um tipo de informação. Assim, eles são bem simples e a sua produção tende a ser bem rápida e intuitiva.

Ferramenta de comunicação

As capturas de tela são uma grande aliada para quem deseja demonstrar a sua comunicação. Dessa forma, é uma ferramenta importante para a comunicação, já que elabora ótimos tutoriais, por exemplo.

Empresas que investem no Marketing de Conteúdo Visual

Hoje muitas marcas já entendem que criar um bom conteúdo visual é a melhor estratégia de marketing para se popularizar. Então, no Brasil é possível ver esse padrão em diversas instituições como:

  • Nubank e Itaú;
  • TIM e Coca-Cola;
  • Netflix e Vivo;
  • Guaraná Antártica.

Essas empresas têm um Marketing de Conteúdo Visual tão bem consolidado que a maior parte do público consegue identificar que se relaciona a elas mesmo que não citem os seus nomes. Por isso, são considerados casos de sucesso nessa área.

pessoa usando o laptop para editar uma foto
Foto: O Marketing de Conteúdo Visual precisa ter uma boa qualidade para ter sucesso. Imagem de Mart Production no Pexels.

Como implementar o Marketing de Conteúdo na sua estratégia?

Para implementar essa ferramenta em qualquer empresa o primeiro passo é entender quem é sua persona. A partir disso, é possível selecionar os canais onde irá se comunicar e também a linguagem mais apropriada.

Com todos esses dados em mãos se torna mais fácil gerar um conteúdo que gere engajamento. No entanto, é preciso pensar sempre na qualidade de suas produções para garantir que eles agradem.

Seja o primeiro a ser notificado, sempre que um novo artigo ser publicado

Deixe uma resposta

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes