Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Marketing Promocional, como se aproximar dos seus clientes e vender mais

Saiba todos os detalhes sobre a estratégia do Marketing Promocional e entenda como funciona e como planejar para a sua marca. Além disso, veja como surgiu e entenda a relação dele com o mercado e quais as diferenças deste para os demais planos de vendas.

O que é Marketing Promocional?

Este termo se trata de uma estratégia que visa melhorar a relação entre a marca e os clientes. Desse modo, é uma boa escolha e você pode trabalhar a partir de alguns pontos, como:

  • Distribuição de brindes;
  • Cupons em geral.

Vale destacar que é preciso traçar um plano e que não se trata de uma promoção ou desconto, apenas. Assim, veja mais detalhes a seguir sobre os principais objetivos da estratégia promocional:

  • Conquistar novos clientes;
  • Fidelizar os já existentes.

Para realizar um Marketing desse tipo é preciso antes de tudo definir bem o seu público-alvo. Mas, também é importante conhecer bem novas ferramentas que vão te ajudar, como Google Ads e o Google Shopping.

imagem mostra braços de duas pessoas analisando relatórios. Uma segura uma olha e aponta para o notebook e a outra, faz anotações
Foto: Investir em Marketing Promocional fortalece a presença digital da sua marca. Imagem de our-team em Freepik

Histórico: da publicidade ao Marketing Promocional 

De modo geral, a publicidade deu início ao Marketing da forma que se conhece hoje em dia. No entanto, há diferenças, porque, de forma ampla, a primeira visa instigar a venda de um produto ou serviço, além de:

  • Associar um item à marca;
  • Gerar credibilidade.

Para o seu negócio, é interessante conhecer tudo que vá ajudar na promoção de sua marca. Desse modo, entender sobre o Marketing Digital pode te ajudar no crescimento da mesma.

Investir em e-commerce ou trabalhar a partir de links patrocinados pode te ajudar também em uma campanha. Além disso, há também técnicas de escrita persuasiva capazes de mudar a história de uma empresa, como o copywriting.

Novos padrões de consumo

A forma como os clientes consomem determinada coisa muda cada vez mais e isso aumentou mais ainda após a pandemia. Portanto, é preciso traçar novos planos para reagir e alavancar seus negócios.

Qual a diferença entre Marketing Promocional e Merchandising?

De modo bem amplo, o Merchandising é um ramo da publicidade que visa promover um produto ou serviço no tempo e local certo. No entanto, pode ser também uma tática na sua estratégia.

O plano de Marketing da sua empresa deve dividir o mesmo objetivo, que é a conexão direta entre cliente e marca. Mas, é preciso investir não só em promoções e sim pensar a longo prazo em aumentar a taxa de conversão.

Ambas formas de trabalhar o produto só serão eficazes se entregues às pessoas certas. Então, não adianta investir na propaganda de uma marca de sabão durante uma corrida de cavalos, por exemplo.

Canais do Marketing Promocional

Para promover a sua marca, há alguns canais que você pode usar. Assim, optar por e-mails para entregar um conteúdo ajuda muito, além de trabalhar com blogs e até tráfego direto ou orgânico.

Quais benefícios o Marketing de promoção pode trazer para o seu negócio?

O principal benefício desta tática é a melhora na relação com os seus clientes mais fiéis. Além disso, há mais vantagens de usar este plano para seus negócios, como você pode ver abaixo:

  • Aumento de vendas;
  • Cria novos clientes a longo prazo;
  • Induz a pessoa à compra.

Um dos principais pontos que devem ser trabalhados no Marketing de produtos é quebrar todas as objeções possíveis do seu lead. Desse modo, melhorar a escrita da sua Landing Page pode gerar grande impacto.

Autoridade e novos clientes para a sua marca

Trabalhar a imagem da sua empresa é um dos pontos cruciais de qualquer plano de Marketing de vendas. Dessa forma, trazer bons resultados ajuda a trazer a confiança das pessoas.

A forma como todos vêem a sua empresa impacta de forma direta no seu negócio. Com isso, a construção deve ser diária, para que enfim os clientes passem a associar o nome da marca à sucesso.

homem sentado usando o notebook e o celular ao mesmo tempo. Ao seu lado tem uma xícara de café e um bloco de anotações
Foto: Marketing Promocional ajuda a nutrir leads e fideliza clientes a longo prazo. Imagem de rawpixel.com em Freepik

Como criar um plano de Marketing Promocional para o seu negócio?

Para criar um bom plano ou estratégia promocional é ideal iniciar a produção de conteúdos de valor. Assim, você pode aliar ferramentas de gestão ao seu negócio que são gratuitas e te ajudam a gastar menos.

Você também pode investir em um projeto de envio de notícias direto para os clientes. Com isso, ainda há o benefício de conseguir analisar as métricas de e-mail marketing , além de tentar diminuir o custo por clique.

Uma dica importante para o sucesso da sua estratégia de Marketing é sempre analisar seus ganhos em potencial. Ainda, vale a pena investir em criar a sua presença digital por meio do Google Meu Negócio.

De modo geral, não há custo no uso das ferramentas de publicidade que o Google oferece. Mas, é preciso entender um pouco como funciona, para começar a oferecer seus produtos no Merchant Center do Shopping Ads.

Trace um plano personalizado para seu negócio 

Vale destacar que para cada negócio ou serviço é preciso agir de determinada maneira. Desse modo, você pode contar com a ajuda de especialistas para gerir a sua campanha da forma mais objetiva possível.

Exemplos práticos do uso do Marketing Promocional 

Hoje em dia é muito comum ver esse tipo de estratégia no seu Marketing de vendas, como é o caso de distribuição de brindes. Mas, não se resume a isso, e há mais alguns exemplos práticos, como estes:

  • Serviço Voucher;
  • Descontos para clientes;
  • Criar experiências de consumo.

Algumas marcas usam o cartão fidelidade como uma forma também de Marketing Promocional. Desse modo, você mantém o cliente a longo prazo de forma bem barata e rápida.

Principais resultados do Marketing Promocional

Há alguns pontos que merecem destaque para seu negócio no uso de um Marketing planejado, como melhorar as vendas. Mas, há mais resultados que vão te agradar, como estes a seguir:

  • Reduz custos de operação;
  • Aumenta a conversão.

Investir na presença da sua empresa passa muito por como você vai promover sua marca. Dessa forma, não é apenas uma promoção que vai te fortalecer, porque o preço nem sempre é um diferencial de sucesso.

5 ações de Marketing Promocional para o seu negócio

Há algumas ações que são básicas para iniciar o trabalho do Marketing Promocional na sua empresa. Desse modo, você pode iniciar com algo mais básico até um plano de longa duração, como:

  1. Boas ofertas ou descontos;
  2. Trabalhe o Inbound Marketing;
  3. Distribua brindes úteis;
  4. Crie um programa de incentivo;
  5. Melhore a logomarca do seu negócio.

Outro ponto que funciona muito bem é usar o Remarketing na sua estratégia. Assim, oferecer atualizações de um produto que o cliente já comprou ajuda a criar interesse e trazer ele para o lado da empresa.

A partir do momento que o cliente casual se torna fiel à sua marca, ele se torna um objeto do Marketing de produtos. Com isso, a propaganda que ele fará caso se sinta satisfeito com seu produto diminui ainda mais seu custo com a promoção.

Veja quais funcionam dentro da sua realidade

Para cada negócio, há um tipo de estratégia que funciona melhor. Mas, é preciso fazer uma boa análise do mercado, para não ficar refém da tentativa e erro, pois isso pode te levar ao fracasso.

Como superar a concorrência com esta estratégia de Marketing ? 

É ideal se destacar no mercado para superar a sua concorrência. Desse modo, uma simples oferta pode resolver o problema, mas com o Marketing Promocional é possível superar outras marcas.

Para isso, você deve se destacar primeiro no atendimento, porque isso pode ser usado ao seu favor no plano de Marketing . Além disso, investir em tráfego e nutrir seus leads faz com que a sua marca não seja esquecida.

Aprender e começar a usar ferramentas do Google também vai te fazer superar as demais marcas. Assim, alie tudo isso no seu planejamento e trabalhe o Marketing digital a partir de redes sociais ou blogs.

Fique atento ao que há de novo no mercado

Sempre analise as tendências do mercado e as novas formas de publicidade que estão a surgir. Assim, você pode traçar um plano para sair na frente das demais marcas e chegar ao seu público-alvo de forma mais eficiente.

Marketing Promocional não é desconto

O desconto é uma das maneiras de trabalhar o Marketing da sua empresa. Mas, vale destacar que não se resume apenas a uma promoção passageira, porque seu objetivo é criar vínculos a longo prazo.

Mitos e verdades sobre o Marketing Promocional 

Um dos principais mitos que envolvem o Marketing Promocional é de que isso não funciona para pequenas empresas. Assim, é possível obter bons resultados apenas com um trabalho bem feito.

Outro ponto que não é verdadeiro é de que a sua empresa não precisa de um bom plano. Com isso, muitas marcas acabam por se ofuscar no mercado, aliás, a verdade é que isso impacta de forma direta nas vendas.

Este tipo de estratégia tem como base o engajamento que algumas ações vão trazer ao seu negócio. Desse modo, não é preciso gastar muito para ter esses resultados, o que quebra mais um mito sobre o Marketing .

Como fazer Marketing de promoção na internet?

O ponto de partida é definir a meta e conhecer seu público-alvo. Além disso, elenque os pontos fortes e fracos de sua marca e comece a melhorar o design do produto e onde ele vai ser entregue.

Uma estratégia que costuma ser útil no Marketing Promocional é o tráfego pago. Assim, garanta que seu produto será entregue apenas a quem tem interesse e diminua seu gasto com divulgação.

Use a internet a favor do seu negócio

Você pode também criar conteúdos de valor e divulgar em suas redes. Desse modo, o seu lead vai associar o sucesso de determinada ação à sua marca ou produto e quando pensar em adquirir algo vai se lembrar do seu negócio.

duas pessoas sentadas em uma mesa com um laptop e diversos relatórios com gráficos espalhados
Foto: Investir no Marketing Promocional gera credibilidade e melhora a imagem da sua marca. Foto de DCStudio em Freepik.

Inclua o Marketing de promoção na sua estratégia de vendas

Use todas as técnicas e ferramentas para melhorar as vendas e a nutrição de leads da sua empresa. Mas, também fique atento ao momento e a tudo que entrou em desuso nos últimos tempos, para não perder tempo com algo ultrapassado.

Definir uma persona te ajuda a direcionar melhor a sua campanha de marketing e vendas também. Com isso, você perde muito menos tempo e pode se dedicar a algo que crie laços com clientes e traga mais pessoas para seu time.

Seja o primeiro a ser notificado, sempre que um novo artigo ser publicado

Deixe uma resposta

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes